domingo, 31 de outubro de 2010

A Poesia Silenciosa

Luo Ping (1733 - 1799)
Há semanas tenho debatido com Nótlim Jucks sobre uma publicação diferente para o Blog, e encontramos em um artista do Oriente, exatamente o que queríamos – uma expressão poética visual. Depois de muito pesquisar nas escassas fontes disponíveis em português, conseguimos através de uma pesquisa visual, encontrar o trabalho de traços leves do artista chinês Luo Ping (1733 – 1799).
 
Luo Ping foi um dos mais versáteis e originais artistas da China. No século XVIII integrou o grupo seleto denominado "Oito Excêntricos de Yangzhou", sendo o mais jovem dentre eles, sua pintura ferozmente independente, incluí retratos, paisagens e pinturas de flores, que influenciaram profundamente o curso da pintura chinesa. No livro: "História Contada em Poemas sem Voz" de Zhang Jiayi e Nie Chongzheng, encontramos sua obra estampada juntamente com as de seu mentor e poeta Jin Nong (1687-1763).
 
Espero que apreciem, é de coração. Em breve publicaremos mais um conto nórdico de Nótlim Jucks. Até lá.

domingo, 24 de outubro de 2010

Toques

O "Mirtu's Blog - A poesia é a pintura que fala", completou no mês passado, um ano de existência. Foi um ano de idas e vindas, voltas e reviravoltas, em que os amigos compartilharam comigo o que acharam interessante no Blog, ou porque o Blog não era interessante. Então pautando os objetivos da existência do Mirtu's Blog – divulgar os trabalhos do poeta e contista Nótlim Jucks, e minhas experiências cotidianas – o resultado foi e é satisfatório.

As duas últimas publicações continham alguns elementos que hoje são muito utilizados em palestras empresariais, nos mais diversos níveis, ao redor do mundo. O conto "Águias Livres" e o trabalho sobre "A Escola de Mistérios" engendram histórias de formação de equipes, gerencia de conhecimento e ademais. Mas o melhor das duas publicações é simplesmente a tentativa de diversificação de pensamento.

A partir de hoje o Mirtu's Blog tem uma mudança em seu título, visando se tornar menos especifico aos navegantes que aqui atracam e contemplando melhor a diversidade de trabalhos aqui publicados. Desta forma nasce o "Mirtu's Blog – Contos Crônicos & Pinturas que Falam", um lugar em que sempre se encontra algo sobre literatura, cinema, música e arte... um pouco de política, sócio-economia, filosofia e história... e alguma coisa sobre o amor. Os "Contos Crônicos" são contos enraizados na mitologia; na mitologia de todos os tipos e tempos, que procuram trazer algum sentimento mais profundo ao cotidiano. "Pinturas que Falam" são poesias livres de estereótipo, que por vezes gostariam de ter sido canções e por outras queriam ter sido desenhos, animados ou imaginados.

Para inaugurar o "Mirtu's Blog – Contos Crônicos & Pinturas que Falam", faço uma homenagem a meu afilhado, que quarta-feira passada fez aniversário. Ele nasceu no mesmo dia que a imperatriz japonesa Michiko Shoda – 20/10 - e esta não é única coincidência entre eles, pois meu afilhado é de descendência oriental – um pequeno samurai – e espero que ele enfrente os desafios e surpresas que a vida lhe propuser, com obstinação e personalidade, qualidades típicas destes guerreiros e de sua imperatriz.

Feliz até Dormindo
Conversando com o mestre Issa, o mestre me deu algumas dicas de como realizar esta homenagem, pois eu quero agradar meu afilhado e não que ele "pague mico" com os colegas. Assim o mestre recomendou que eu desse alguns conselhos – que irei chamar de "toques" – sobre alguns assuntos que podem ser importantes nessa fase da vida. (Ah.... o pequeno samurai fez 15 anos =)

01º Toque – Dinheiro

Dinheiro não trás felicidade. Mas ajuda bastante. Essa é a grande verdade. Por isso é importante pensar na grana que você vai precisar pra sair com aquela garota que você curte. O dinheiro dos pais é válido até certo ponto, mas a moral é maior quando a grana é sua – aquela que você ganhou fazendo algum trabalho que você acha um saco.

Eu nunca dei muita importância para o dinheiro. Tudo que "aparecia" na minha carteira, eu gastava. E só existiam duas maneiras do dinheiro "aparecer" na minha carteira, ou meu pai me dava, ou era a grana que sobrava do meu salário de office-boy – afinal eu tentava pagar meu colégio (mas meu pai sempre teve que me ajudar, ou com o colégio, ou com a balada).

Então faça melhor do que eu, não "desapareça" com a grana que você conseguir, pense sempre um pouco mais adiante; no carro que você vai querer comprar, na casa que você vai querer ter, na família que você vai querer formar. Mesmo que você não queira essas coisas, pois cada um deseja uma coisa – cuide do seu dinheiro, para que ele nunca lhe falte e você sempre possa curtir a vida, e ter o necessário para não deixar de ser feliz. A felicidade é uma opção, você escolhe estar feliz, ou escolhe estar triste; o dinheiro só te ajuda a ter mais conforto, a poder fazer mais coisas, afastando uma porção de coisas que podem fortalecer a tristeza; mas a felicidade só existe dentro de você e compartilhando-a com as pessoas que você ama.

02º Toque – Sexo, Drogas & Rock 'n' Roll

Antes de qualquer coisa, saiba que filmes pornôs não são manuais de sexo. Não ache que assistindo filmes de sacanagem, você vai manjar tudo sobre sexo (vão dizer que um garoto de 15 anos não tem permissão de assistir filmes adultos, mas quando a gente quer a gente consegue). Não acredite em tudo que seus pais dizem, as experiências deles não necessariamente serão as suas. Ouça-os com relação aos conselhos que eles lhe darão sobre se cuidar, se prevenir de doenças e escolher bem suas companhias.

Saiba que suas experiências serão únicas e diferentes entre você e a pessoa que as compartilhar com você.

Quando você estiver com uma garota, lembre-se de três coisas: atenção, dedicação e concentração. Obviamente você não vai se lembrar de todas essas três coisas e por vezes, de nenhuma delas, muitas vezes você não vai se lembrar de nenhuma delas; mas se esforce. Independente da garota com quem você estiver, preste atenção nela; no momento ela é tudo que você precisa ter em mente. Preste atenção nos movimentos dela e tente perceber o que a deixa a vontade e com vontade. Então se dedique. É como nos jogos de videogame; para passar de fase, você precisa de atenção, dedicação e concentração; no sexo não há um código secreto que quando digitado te transforma nO Cara. Cada vez, é um jogo diferente, mesmo que seja com a mesma pessoa. A concentração entra junto com a dedicação. Dedique-se em descobrir o que mais agrada a garota, não pergunte a ela diretamente, interaja com ela, procure descobrir, faz parte do dedicar-se com atenção ao jogo. Concentre-se nela, no que você está fazendo, seu objetivo é chegar ao "high score" e você só "finaliza o jogo" se ela estiver com você. É como se você estivesse jogando Golden Axe, e você fosse o Ax Battler, o Bárbaro e ela a Tyris Flare, a Amazona; vocês só terminam o jogo "lutando" juntos, aí sim vem o regozijo pela vitória.

Tyris Flare, a Amazona
Bom, tem mais uma porrada de coisas que podem ser ditas sobre sexo, mas acredito que isso ajuda na primeira vez e com as garotas especiais. Ah... todas as garotas são especiais, cuide bem delas e elas cuidarão bem de você. Se alguém te disser que você tem que ter pegada; não é força, é atitude, firmeza e consistência no que se faz.

As drogas; as drogas vão chegar até você, isso é quase certo. Por isso, tenha muito claro em mente, que a felicidade não está em pílulas alucinógenas, cigarros naturais, ou pós mágicos. Qualquer viagem prometida pelas drogas, pode ser empreendida sem elas. E saiba que algumas viagens feitas com as drogas, só possuem passagem de ida. Tudo na vida se resume as escolhas que fazemos e as conseqüências que essas escolhas trazem. Jamais assuma para você o que outra pessoa sente ao praticar determinada coisa; cada ser humano produz uma reação diferente a cada uma das coisas que o corpo é submetido. Se você quiser experimentar para curtir; experimente fazer um esporte de aventura, experimente conquistar aquela garota que todos acham impossível; os efeitos hormonais produzidos por estas experiências são muito superiores, a curtição que uma droga pode te trazer – sem os efeitos colaterais e a dependência que as drogas causam. Lembre-se, as escolhas são suas – é sua vida – você que terá que lidar com qualquer conseqüência, boa ou má; não deixe que escolham por você, não vá na onda; faça sua onda.

Quanto ao Rock 'n' Roll. O Rock 'n' Roll liberta. Ele tem em si, todos os estilos. Seja bastante eclético com relação aos seus gostos músicais. Se puder, fuja de modismos; siga seu ouvido, os sons que mais lhe agradam. Você vai perceber que Beethoven é Rock 'n' Roll, que Vinícius de Moraes é Rock 'n' Roll, que Maria Gadú e Marisa Monte são Rock 'n' Roll; o Rock 'n' Roll fala ao coração, a mente, a alma. Isso é Rock 'n' Roll.

Para finalizar, segue de coração, a poesia Desejo (ou, Os Votos), de autoria de Sergio Jockymann, que foi publicada em 1980 no Jornal Folha da Tarde, de Porto Alegre-RS e que a maioria atribuí a Victor Hugo - esta correção não desmerece a vasta obra do escritor e poeta francês, muito menos diminuí a poesia de Sergio Jockymann.

03º Toque - O que te desejo

Desejo primeiro, que você ame,
e que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer
e esquecendo não guarde mágoa.

Desejo também que tenha amigos,
que mesmo maus e inconseqüentes,
sejam corajosos e fiéis,
e que em pelo menos num deles
você possa confiar sem duvidar.

E porque a vida é assim,
desejo ainda que você tenha inimigos;
Nem muitos, nem poucos,
e que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
para que você não se sinta demasiado seguro.

Desejo ainda que você seja tolerante;
não com os que erram pouco, porque isso e fácil,
mas com os que erram muito e irremediavelmente,
e que fazendo bom uso dessa tolerância,
você sirva de exemplo aos outros.

Desejo que você sendo jovem,
não amadureça depressa demais
e sendo maduro, não insista em rejuvenescer,
e que sendo velho não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor
e é preciso deixar que eles escorram por entre nós.

Desejo também, que você plante uma semente
por mais minúscula que seja,
e que acompanhe o seu crescimento
para que você saiba de quantas muitas vidas
e feita uma árvore.

Desejo por fim que você sendo um homem,
tenha uma boa mulher,
e que sendo uma mulher,
tenha um bom homem
e que se amem hoje, amanhã e no dia seguinte,
e que quando estiverem exaustos e sorridentes,
ainda haja amor para recomeçar.

E se tudo isso acontecer,
não tenho mais nada a desejar.

PS: Amo Você Carinha! Perdoe-me se não sou tão presente quanto eu deveria ser.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A Escola de Mistérios

O que faz o homem realmente bom é a consciência do seu ser e a vivência do seu agir. Huberto Rohden
Educação do Homem Integral
Bem, essa publicação surgiu em uma conversa que tive com o mestre Issa, em que falávamos sobre educação e a formação do Homem, principalmente sua formação como membro da sociedade. Então o mestre me contou uma história fascinante, que hoje permanece para nós como uma lenda.

Segundo o mestre Issa, os graus de formação que possuímos hoje – como exemplo o ensino no Brasil, que é dividido em "Ensino básico": Educação infantil, Ensino fundamental, Ensino médio e Ensino profissionalizante; e "Ensino superior": Graduação e Pós-graduação – não é uma criação contemporânea e sim um "reflexo" dos "centros educacionais" de milhares de anos atrás, quando a educação do Homem se dava em períodos de 7 em 7 anos, sendo três os níveis: básico, aprendiz e mestre. Com uma diferença peculiar, pois os "centros educacionais" de então, se dedicavam a "Educação do Homem Integral" – e aqui encontramos um livro homônimo escrito pelo filósofo e educador brasileiro Huberto Rohden – isto é, um homem com conhecimento e consciência.

Nesta conversa que tive com o mestre, pedi que ele me disponibilizasse algo para ser publicado no Blog. Então, em meu estágio de "Químico da Alma", ou Alquimista Aprendiz, o mestre me permitiu publicar o trabalho realizado por Fernando Malkún e Josefina Murillo, em que é traçado um histórico condensado de como se dava a "Educação do Homem Integral" milhares de anos atrás. O trabalho é nomeado: "A Escola de Mistérios" – e é a maior publicação já realizada pelo Mirtu's Blog, espero que vocês gostem.

A Escola de Mistérios
Cernê - Capital da Atlântida
Esta história começa antes da destruição causada pelo Dilúvio, quando ainda existia outra civilização na Terra, sobre o lugar que hoje convertido em lenda, chamamos de Atlântida. Lá havia uma sabedoria produto da evolução da consciência do Homem por milhares de anos, eram verdades aprendidas sobre o funcionamento do Universo e do processo que chamamos Vida.

O estudo das constelações lhes revelou que a humanidade era uma união vivente entre o céu e terra, e que as estrelas e os sóis a influenciavam, formando estações, ciclos e ritmos.

Sábios Sacerdotes da Escola de Conhecimento Naacal na Atlântida descobriram que o planeta estava nos momentos finais de um destes ciclos.

Avisaram então os governantes - sem que estes lhes dessem ouvidos - que uma catástrofe eminente destruiria as estruturas que organizam a vida do Homem. E sem o apoio da maioria da população, construíram alguns barcos fechados por todos os lados e os protegeram com campos eletromagnéticos.

Comandados pelo Sumo Sacerdote Chiquitet Arelich Vomalites, subiram abordo com suas famílias, alguns instrumentos e animais domésticos, afastando-se da Atlântida. E então o planeta estremeceu, "os céus derreteram" e as águas arrasaram os continentes, apagando quase todos os rastros de sua civilização.
O Dilúvio Universal
Como evidência desta civilização, próximo ao Egito foram encontrados gigantescos monumentos de pedra, chamados "megálitos", que por seu tamanho, peso e difícil montagem, revelam uma tecnologia desaparecida, certamente da civilização atlante.

A primeira evidencia está em Baalbek, Líbano – lá se encontram os três maiores e mais pesados monumentos de pedra do mundo, chamado "monolitos". Cada um pesa 1.500 toneladas, mede 25 metros de comprimento, 8 metros de largura e 5 metros de altura. O maior peso que podemos levantar com um guindaste, é o ônibus espacial Discovery, que pesa somente 150 toneladas, um décimo do peso dos "monolitos". Não existe hoje, tecnologia para levantá-las e muito menos para posicioná-las com tanta precisão quanto à encontrada em Baalbek.
Monolito de Baalbek
O lugar onde as pedras foram talhadas fica a três quilômetros de Baalbek, onde se encontra uma pedra do mesmo tamanho, que nunca foi utilizada pelos construtores originais.
Monolito de Baalbek
Em virtude do seu tamanho, a misteriosa plataforma tornou-se um lugar sagrado para as culturas, que depois do Dilúvio se assentaram na região. Assírios, Persas, Gregos e por último os Romanos, construíram seus principais templos sobre a plataforma.
Alegoria do Templo de Júpiter
A segunda evidencia está em Jerusalém, a cidade que é sagrada para três religiões. Lá existem outros destes "megálitos", monumentos gigantescos, pesando cada um, mais de 800 toneladas. Por seu enorme e inexplicável tamanho, também se converteram em lugares sagrados, em volta dos quais cresceu Jerusalém. Fazem parte da enorme plataforma que sustentava o Tempo dos Judeus e que hoje segura a Mesquita de Al-Aqsa e a Cúpula da Rocha.

As pedras fazem parte das fundações do Muro das Lamentações. Hoje se chega lá por um túnel que revelou as enormes pedras. Os "megálitos" de Baalbek e de Jerusalém faziam parte de construções desaparecidas com o cataclismo universal e permaneceram em seu lugar por serem tão imponentes. Este cataclismo destruiu a civilização atlante e isto aconteceu por volta do ano 10.900 a.C, quando o sistema solar transitava no signo de leão (10.940 – 8.780 a.C) e está registrado nos livros sagrados de todas as culturas do mundo.

Quando se recuperou o equilíbrio, os Sacerdotes sobreviventes ao cataclismo desembarcaram no centro da superfície terrestre, no lugar onde sabiam, afluem às forças telúricas do planeta. Esperavam utilizar estas forças para dar impulso ao pensamento do Homem, construindo maciças formas piramidais, que ressoavam, concentravam e transformavam a vibração fundamental do planeta em energia. Eram seres muito avançados espiritualmente, que tinham um conceito de progresso que não estava baseado em aquisições materiais, mas em encontrar a paz e a harmonia interior, transformando o limitado Homem animal, no Homem-Integral.

Estes Sacerdotes, num momento que chamaram Zep-Tep: Tempo Novo; viram ressurgir das águas, um oásis estreito e longo, uma terra fértil, rodeada pelo deserto protetor, as margens de um longo rio, e chamaram-no Egito. A terra que emerge das águas, o país de um único rio, o Nilo, com as melhores condições para gerar uma nova civilização.
O Nilo
Os Sacerdotes viram o cataclismo como uma oportunidade de orientar a humanidade a um destino mais alto e estruturar neste novo ciclo, uma sociedade dedicada ao aperfeiçoamento espiritual. E a Esfinge demonstra os enormes ciclos de tempo que consideravam. Sua forma ressalta o ciclo compreendido entre a era de leão e a de aquário, os tempos de influencia da nova civilização.

Eles viam a vida como um processo desenhado por Deus, no qual o Homem reencarna sucessivamente para aperfeiçoar-se e ascender na hierarquia do Universo. O espírito do Homem que não entende o Criador, nem a razão do Universo, ou de sua própria existência, se encarna num corpo para viver experiências que lhe permitam adquirir sabedoria e compreensão.
Abu Simbel
O lugar em que reencarna e experimenta tudo, tem dois extremos opostos, é um Universo polarizado e dual, que permite a comparação entre as partes para compreender qual é a verdadeira. Aprende-se individualmente, o resultado de cada decisão e comportamento na vida, o sofrimento permite entender a felicidade, e a angústia permite entender a paz. Ao longo de muitas vidas, comparando os dois extremos, entende-se que a verdade está no centro, na neutralidade do amor. Através da reencarnação o Homem compreende a vida, se transforma num ser que respeita tudo que existe, compreende que tudo tem a sua função, aceita que todas as circunstâncias, mesmo as mais difíceis, são perfeitas, pois são lições para o aperfeiçoamento espiritual.

Vida após vida, o Homem vai subindo de nível, tem mais informação, permanece em paz e harmonia, maneja mais energia vital, se transforma num ser tolerante e respeitoso, que alcança mais poderes. Compreende que no Universo dual, em circunstâncias contraditórias, a única coisa que não tem polaridade é o amor. O amor é neutro como Deus.

Com o Zodíaco de Dendera ensinaram que esse processo de aprendizagem concede a cada espírito um ciclo cósmico, doze eras zodiacais. Um giro completo do sistema solar, recebendo a radiação de cada uma das 12 constelações.

Durante estes 25.920 anos, reencarna 700 vezes em diferentes corpos, lugares, tempos, circunstancias, condições e personalidades. Em cada vida aprende algo diferente, cada vez nasce influenciado de diferentes maneiras pelas forças que as estrelas irradiam. Assim todo ser vivo cumpre um ciclo cósmico, recebendo energia das 12 constelações e as influências dos céus, que marcam ritmos e produzem estados diferentes. Conhecendo a relação deste processo de aprendizagem, das vidas do Homem na terra, com o movimento do planeta e do sistema solar, regeram seus planos pelas estrelas.
Ciclo Cósmico
Estruturaram um método para revelar informações sobre Deus, o Universo e processo de aperfeiçoamento, por milhares de anos. Uma forma de mostrar ao Homem o que é a vida e para que existe. Estabeleceram fases para revelar informações sobre Deus ao seu povo, etapas que mudariam como as eras zodiacais na abóbada celeste. Épocas dedicadas a estudar como Deus criou o Universo e depois a consciência do Homem. Cada fase da revelação foi dirigida por um centro religioso construído ao longo da coluna vertebral do Egito, o Nilo. Atuaram como os chakras, ou centros de transformação e distribuição de energia e informação ao corpo do país.

Desenvolveram em quatro épocas, quatro centros religiosos, cada um deles dedicado a explicar e conseguir a compreensão do povo, sobre uma fase do Gêneses. Cada um deles dedicado a um momento distinto do único Deus, com nomes e formas simbólicas diferentes.

O primeiro centro religioso estabeleceu-se em Annu, chamada Heliópolis pelos gregos. Ao começar a era de gêmeos no ano de 6.620 a.C, na época pré-dinástica do Egito. Uma época dedicada à simetria na arte e na arquitetura. Foi dedicada a revelar informações sobre as características, qualidades e significados de um Deus absoluto, O Único Deus, a causa original, o todo, que chamaram Atum-Ra, a unidade homogênea, estática, antes de manifestar o Universo.

O segundo centro religioso estabeleceu-se em Menfis, ao começar a era de Touro, ano 4.460 a.C; foi dedicado a revelar informações de outro momento de Deus, quando manifesta o Universo, os planetas e os Homens, quando ativa sua vontade, a sua energia Divina e cria a matéria. Essa característica criadora de Deus chamaram Ptah. Durante essa época sente-se a influência de Mentu, o touro que representa a era de Touro, em todo o Egito, até nos nomes dos Faraós.

O terceiro centro religioso foi criado em Hermópolis, dedicado a Thoth; assim chamaram o único Deus, quando multiplica a criação sobre a terra com a diversidade da natureza, das plantas e dos animais.

O quarto centro religioso estabeleceu-se em Tebas, com a chegada da era de Áries, o Ram, no ano 2.300 a.C; foi dedicado a revelar informações sobre as características, qualidades e significados de Deus, quando cria a Sua imagem e semelhança, a consciência do Homem, chamado de Amon-Ra; nessa época acontece o momento culminante da civilização, constroem-se centenas de templos, onde a imagem de carneiros predomina e os faraós incorporam Amon e Ram aos seus nomes.

As mudanças de era, ou constelação zodiacal (Câncer – 8.870 a.C – 6.620 a.C, Gêmeos – 6.620 a.C – 4.460 a.C, 4.460 a.C – 2.300 a.C, 2.300 a.C – 150 a.C) determinaram a duração de cada fase da revelação, o povo entendeu aos poucos que existe um só Deus, que por suas características em momentos diferentes que cria o Universo e o Homem, tem nomes diferentes. Criaram uma Escola de Mistérios para transmitir o seu conhecimento, garantindo os Sacerdotes sucessores de sua casta, para continuar o processo de revelação. Desenvolveram-se ao redor dos templos e centros religiosos. Em seu interior se dedicaram a converter os iniciados, em seres respeitosos, capazes de guiar seu povo e manejar as forças fundamentais da natureza.
Templo de Luxor
Escolheram seus discípulos entre todos os meninos do Egito, pelo nível de consciência e de sensibilidade que demonstravam, dando-lhes a possibilidade de dedicar-se a uma vida de sacerdócio. Deram-lhes informações sobre o processo de aperfeiçoamento, sobre Deus e o Universo, através da reencarnação; ensinaram-lhes ciências, artes, religião e filosofia. Foram treinados a exercitar seu autocontrole, aprenderam a conservar sua energia vital, a compreender a importância do respeito e do livre-arbítrio, acelerando seu processo evolutivo. Foram convertidos em sucessores de sua casta, Sacerdotes com o conhecimento e o poder que este produz, com a missão de guiar o povo no caminho de aperfeiçoamento geral.

Foram encontradas estatuas de Sacerdotes, uns saindo de um cubo, outros representados como escribas, seres com conhecimento. Alguns poucos tiveram adicionado aos seus nomes a palavra Hotep: Sábio – como Imhotep, ou Amenhotep, "filho de Hapu", como reconhecimento de sua sabedoria.

Foi dos templos onde concentraram o conhecimento, o poder, a riqueza material e espiritual, que impulsionaram a organização da civilização egípcia. Utilizaram o Olho de Hórus, como símbolo dessa organização fechada de Sacerdotes que dirigiam o destino do Egito por milhares de anos, nas sombras atrás do faraó.
Olho de Hórus
A Escola de Mistérios utilizou o Olho de Hórus como seu símbolo, uma assinatura que aparece nos muros de todos os templos do Egito. Um símbolo que trás a mente e evoca o seu significado, sua ação principal e transmite uma idéia de maneira muito simples, além das palavras. Seu significado pode ser entendido milhares de anos depois de ter sido desenhado.

Os olhos são o sentido do Sol, a origem da vida. Atuam percebendo a sua luz e as vibrações da cor, transmitem a mente a intensidade e a força do fogo. Os olhos são os terminais nervosos que percebem a vontade Divina, a intensidade da luz, a força de Deus que os egípcios chamavam de Phi; a força que condensa o espírito na matéria, dando lugar ao Universo, um lugar de experimentação da consciência. São os únicos nervos na superfície do corpo e que podemos observar seu funcionamento vital e florescem dentro de esferas com um liquido branco cristalino.

Os olhos simbolizam a dualidade, o olho esquerdo é Solar, sensível ao negativo; o direito é Lunar, sensível ao positivo e afirmativo. Cruzam a sua informação para produzirem a imagem mental correta do espaço. Simbolizam a experimentação da consciência num Universo de contrastes, para encontrar a verdade por comparação entre as partes opostas. Reagem a luz ativa do Sol, produzindo na mente a verdadeira luz, a energia vital luminosa, uma luz invisível que torna possível a inteligência e a compreensão da realidade.

Os pássaros evocam a ação de voar, a liberdade sem limitações materiais. O falcão é o pássaro que vê melhor. E Hórus, o falcão, representa o espírito quando completa a sua aprendizagem na vida mortal e limitada, quando entende as verdades do Universo, porque as verificou em muitas vidas e se eleva sobre as limitações materiais, sobre o tempo e o espaço. O Olho de Hórus é a consciência imortal que tudo sabe, tudo vê. Pode voar muito alto, sobre tudo que existe, ou fixar a atenção em qualquer detalhe.

Evidentemente os sábios Sacerdotes se viam como observadores e guias de um movimento de aperfeiçoamento em direção a luz, por isso o seu símbolo era o Olho de Hórus, o Olho que Tudo Vê. A começar pelos templos, os Sacerdotes do Olho de Hórus guiaram em paz e harmonia o aperfeiçoamento espiritual do povo, revelando informação sobre Deus, o Universo e o processo que sofre a consciência do Homem.

Protegido por muros altíssimos (Templo de Luxor, em Tebas), cada templo era um enorme complexo, onde moravam milhares de pessoas (Templo de Karnak, em Tebas), homens e mulheres igualmente, porque não havia distinção de sexo. Dedicavam pelo menos 21 anos de suas vidas, recebendo informação e treinamento (Templo de Osiris, em Abydos) para converterem-se em Sacerdotes ou Sacerdotisas. O processo de aprendizagem era realizado em vários templos, onde permaneciam por longos períodos, enquanto recebiam as informações necessárias, havia treinamento correspondente a esse e provas de autocontrole para alcançar outro nível, em outros templos sobre o Nilo.
Alegoria do Templo de Karnak
Cada templo era uma biblioteca viva com informação especializada, cada um continha uma informação diferente sobre o Universo, ou a razão da existência. Cada templo continha em seu interior um tema sagrado distinto, com informações que dão sentido a tudo que existe. O nível básico se realizava durante os primeiros sete anos, quando recebiam informações gerais sobre o Universo e treinamento para manipular os centros energéticos mais baixos do corpo.

Havia templos como o de Kom Ombo, dedicados a entender a necessidade do Universo dual e polarizado, para permitir a mente comparar entre extremos opostos e assim compreender a verdade. Em seu interior, aprenderam a controlar o medo da perda, a entender que se possuí em cada vida o necessário para entender as experiências de aprendizagem. Tinham instalações que despertavam o medo da morte, para aprender a controlá-lo e entender que a morte é apenas um passo para outra experiência. Em tuneis com água e crocodilos, grandes alturas, lugares fechados com serpentes, os iniciados provavam a sua determinação. Lá receberam a informação para superar o medo ao abandono, os instintos de agressão e defesa, e entender a existência de programas mentais inconscientes que geram reações automáticas, de forma que pudessem controlá-las.

No templo de Luxor em Tebas, transmitiram os conhecimentos que tinham sobre o funcionamento do corpo e o treinamento para que a consciência se identificasse com ele. O templo inteiro era como um organismo humano, cada salão representando um órgão com informações nos muros, sobre sua função principal, sobre o beneficio que o organismo inteiro obtinha ao realizá-la e sua relação com os outros órgãos. Em seu interior realizavam exercícios de concentração e de movimento, levando a sua mente a cada órgão, até que o corpo inteiro estivesse consciente e os manipula-se a vontade, como um excelente instrumento.
Planta do Templo de Luxor
Vários templos com Sacerdotisas de Néftis e Ísis se dedicavam a transmitir informações e treinamento sobre as percepções físicas, as emoções e desejos carnais, sobre a diferença das emoções superiores, a intuição e a inspiração. Aprenderam a transmutar as paixões e as sensações do corpo, com o poder do espírito, a elevar a consciência e sua depuração vital, a solicitar a canalização de energia e inspiração de espíritos em planos mais evoluídos, para despertar a criatividade.
Templo de Isís, em Philae
Muitos templos como o de Hathor em Denderah, estavam dedicados a ciência, astronomia, astrologia e matemática. Em seus terraços se dedicavam a registrar os céus, a entender as diversas energias que cada constelação emite e os efeitos que produzem. Seguiam dia a dia os desígnios das estrelas, controlando a duração do ano solar, a data exata da enchente do Nilo, o momento que a terra mudou da era de Touro para era de Áries e os lugares que afetam o processo de evolução.

Depois de receberem informações dirigidas à razão e treinamento para controlar sensações, emoções e pensamentos, dedicavam outros sete anos ao lado direito do cérebro, a inteligência do coração, a encontrar a diferença entre pensar e meditar.

O templo de Karnak, o maior do Egito, estava dedicado a consciência. A analisar as forças que a moldam, a entender o processo de evolução e acelerá-lo, utilizando conceitos, palavras, sensações, pontos exatos ou movimentos. Aprenderam a concentrar-se si mesmos, a diferenciar entre o Eu Superior e o Ego, a identificar-se com ser ou objeto externo, até sentir e transforma-se no que se pensa.Realizavam exercícios de telepatia em lugares próximos, depois a distancia, num momento determinado do dia, até aprenderem a comunicar-se mentalmente a qualquer hora. Recebiam informações sobre o tempo e treinamento para vivê-lo como um eterno presente. Entendiam que pensar é comparar para conhecer e que quando se sabe tudo, não se pensa, nem se compara. Aprendiam a mudar de estado ou nível vibratório, a manejar as circunstâncias externas, conseguindo o equilíbrio emocional, como uma decisão mental interna.
Templo de Karnak
Cada templo continha três níveis de informação, era uma maneira de revelar informações simultaneamente a Homens em diferentes níveis ou estados evolutivo.
Templo de Hatshepsut, em Deir-El-Bahri
O primeiro nível transmitia informações básicas dirigidas ao povo, cada templo contava uma história simples, repleta de símbolos e personagens fantásticos, um drama sagrado facilmente compreensível, as idéias eram expressadas como mitos em forma de história. O mito, a história fantástica, foi utilizado como método para revelar ao Homem, um mundo que ele só entende imperfeitamente. Os mitos ganham vida quando se acredita neles. Inventavam personagens com características simbólicas, com formas que trazem a mente sua função e atividade principal, que participavam de histórias simples e parábolas que contam verdades sobre a natureza humana, sem a aridez e abstração da filosofia e da metafísica. O povo recebeu a informação sobre cada tema sagrado ao conhecer a história central de cada templo, ao conhecer as fraquezas e forças de cada personagem, as circunstancias que atravessam e a maneira como os resolvem.

Utilizavam um segundo nível de informação, dirigidos aos discípulos, seres com um nível espiritual mais elevado, aos quais se explicava diretamente o mesmo tema sagrado, de uma maneira mais concreta e profunda. Para isso utilizavam as cenas descritivas do mito, talhadas no muro do templo. Explicavam cada personagem, o que simboliza no Universo, a parte no processo de aperfeiçoamento que representava, o porquê da sua forma, comportamento e sua função principal.

A sabedoria dos Sacerdotes do Olho de Hórus fica evidente na história contada por cada templo e nas formas que utilizavam como símbolos, é só olha-lhos e vem na mente a ação vital que representam, ou qualidade que se ganha ao realizá-la. Ao representar Homens com cabeça de animal como símbolo, os transformam em idéias que evocam a característica vital do animal. Trazem a mente a função do animal no Universo. Um homem com cabeça de chacal adquiri as suas características, seu sentido de orientação no deserto, seguindo suas pegadas chega-se sempre a terras cultivadas, é, portanto um excelente guia. Cada símbolo evoca uma simbologia, a forma simples de um pássaro evoca na mente o vôo, a liberdade. Um disco solar sobre a cabeça de um homem, fala da sua iluminação, da sabedoria que irradia, da informação que tem, do nível da sua consciência.

Estudaram nitidamente os animais e os insetos, assim reuniam um profundo conhecimento sobre a sua vida, sua atividade principal, suas necessidades vitais, os hábitos que desenvolviam para supri-las, sua dieta alimentar, a duração de sua gestação, seus hábitos sexuais e o sentido principal da sua existência. Escolheram os animais mais idôneos para representar uma ação vital e o que acontece no Universo quando se executa. O processo da lagarta que se arrasta e tece para depois transformar-se em borboleta.

De todos os pássaros o falcão é o que vê melhor, tem um cérebro ótico com a vista mais perfeita e desenvolvida, por isso é escolhido como símbolo para representar essa função vital, o sentido da visão. Uma figura humana com cabeça de falcão é um ser que tudo vê, que domina o panorama, vendo perfeitamente cada um dos detalhes em que foca sua atenção.
Hórus
Estas figuras chamadas deuses, ou Nethers pelos egiptólogos que acreditam que o Egito era politeísta e que adoravam os animais, representam apenas uma ação vital, um comportamento que transforma e aperfeiçoa. Cada ação importante da vida tem um símbolo que a representa, comunica à transformação que acontece na essência do individuo que a executa e o que obtém dela. Um par de braços indica adoração, um par de pernas, ação de andar, uma boca, ação de falar.

E por último, num terceiro nível de informação, cada templo guardou um código secreto embebido no próprio símbolo, era conhecido apenas pelos altos Sacerdotes e Mestres, com informações sobre forças e energias fundamentais, como controlá-las e utilizá-las para prestar serviço ao seu povo. Em templos como o de Hórus em Edfu, o Sumo Sacerdote levou seus discípulos mais evoluídos a deslocar sua consciência no tempo, abrindo o inconsciente para reviver e compreender as vidas passadas em seu processo de reencarnação. O Sumo Sacerdote sempre foi um ser muito adiantado no caminho espiritual, ele não se identificava com o corpo, conhecia perfeitamente o seu funcionamento e que energias utilizar para equilibrá-lo. Controlava no centro nervoso no alto da cabeça o mais alto nível de energia vital, permanecia num eterno presente, irradiando amor, guiando e servindo com seu divino poder.
Templo de Hórus
A matéria apenas recebe, se contrai; dar é irradiar, esta é uma característica vibratória do espírito. Os seres de cada nível recebem e transmitem aos níveis inferiores.

Em seus salões entenderam que a realidade se compõe de sete níveis de energia vibratória, sete correntes energéticas, com sete diferentes níveis de poder ou força. O corpo tem sete chakras, ou centros de transformação da energia fundamental do Universo. Cada ser humano em sua vida presente utiliza um destes sete centros dependendo do nível de evolução de sua consciência.
Chakras
Quanto maior compreensão do Universo, mais respeito, mais alto chakra o centro nervoso utilizado para transformar a energia, maior quantidade de energia processa diariamente e mais poderes transcendentais possuí. O Sumo Sacerdote podia controlar as forças fundamentais, pelo altíssimo nível de energia vital que permanecia o seu organismo. Seu sistema nervoso tinha uma resistência correspondente a esse nível de energia.

Assim em todos os templos do Egito, os iniciados receberam informação e treinamento, aumentaram paulatinamente seu nível de energia vital e de maneira correspondente o nível de resistência dos nervos de seu corpo. Aprenderam a manter-se em paz, harmonia, a respeitar a tudo que existe, aceitar a perfeição do Universo, para conservar seus níveis de energia vital, no caminho do aperfeiçoamento que leva a onipotência, ao controle de forças e energias superiores. Um intenso preparo físico, mental e espiritual que terminava com o momento de experimentar o tudo e o nada (Pirâmide Escalonada, Saqqara), o manifesto e o não manifesto, e receber numa pirâmide (Pirâmide de Kefrén, Gize) uma poderosa energia que permite vislumbrar o sétimo nível de consciência.

Durante a era de Touro se dedicaram a experimentar uma forma piramidal de tecnologia ressonante, que transformava as vibrações do planeta em energia (Pirâmide de Maidun). Um conhecimento herdado, a ser colocado em pratica (Pirâmide Inclinada e Pirâmide Vermelha de Dahshur).

Colocaram maciças formas piramidais de milhões de toneladas, em pontos nevrálgicos, sobre a malha eletromagnética do planeta. A massa piramidal que continha milhões de partículas de quartzo, vibrava com a terra, produzindo energia pela fricção de suas moléculas, num fenômeno que hoje chamamos de peso elétrico.
Pirâmide de Keops
Construíram muitas pirâmides, até chegar ao modelo perfeito da Pirâmide de Keops. Seus corredores, galerias e câmaras transformaram essa energia em som, fazendo vibrar em níveis cada vez mais altos o que fora preparado, físico, mental e espiritualmente. Esta força impulsionava a mente do Homem a perceber outras dimensões, chegando a outros estados especiais de consciência. Com essa ajuda externa os iniciados vislumbravam o sétimo nível de consciência. Retornavam relembrando o êxtase obtido, as verdades verificadas, para transmiti-las a seus companheiros com palavras e ações. Em suas meditações posteriores obtinham novamente este estado de unidade sem movimento, até que essa situação se consolide definitivamente e eles fiquem de maneira permanente no estado de Deus-Homem, sempre irradiando energia positiva de amor.
Corredores, Galerias e Câmaras de Keops
O conhecimento sobre as formas puras do Universo, os blocos básicos com que se organiza a energia e a matéria, foram fundamentais para o desenvolvimento da civilização egípcia. Hoje chamamos essas formas puras de sólidos platônicos. Cinco polígonos, com seus lados e ângulos iguais, baseados em triângulos eqüiláteros, a forma Divina, sem tensões. Utilizando essas formas, puderam produzir efeitos de ressonância e concentração energética, para elevar a percepção da consciência, para conseguir efeitos de supercondutividade, com os quais se anula a força da gravidade.
Sólidos Platônicos
Hoje se descobriu que o planeta tem pontos nevrálgicos, chamados de nós diamagnéticos, onde se pode controlar a força de gravidade do planeta e produzir fenômenos de supercondutividade. A supercondutividade permite amplificar, ou diminuir a força da gravidade. Ao aumentar o peso das pedras, se enterrava conhecimento, sem que fosse necessário escavar; ao diminuí-lo, tornaram as pedras leves, para empurrá-las e movê-las facilmente desde pedreiras longínquas.
Hieróglifos de Sehel
Na ilha de Sehel, foram encontrados hieróglifos com formulas e ingredientes para produzir uma forma de concreto que parece rocha. Cientistas franceses os decifraram parcialmente. Suas experiências confirmam que se trata de polímeros que ao solidificar-se produzem uma espécie de pedra. Isso explica a facilidade para fazer juntas tão exatas entre as pedras dos seus templos, conseguindo usar os blocos já fundidos como forma para os novos.
Construção em Blocos
Mas o mais importante foi a sua visão de que a vida é um processo desenhado por Deus para ampliar a consciência do Homem, que o espírito do Homem encarna repetidamente em um corpo para compreender a harmonia pelos resultados de suas decisões.

Ao viver muitas vidas com experiências opostas, de angustia e de paz, de depressão e de felicidade, de riqueza e de pobreza, de saúde e de doença, compreende a razão de sua existência e acaba com as limitações materiais, transformando-se num Homem-Integral imortal. Um ser que não perde na morte a consciência, ou a informação acumulada. Um espírito sábio ao final de um processo, que sobe outro degrau na perfeição do Universo.

O Homem reencarna muitas vezes e no principio a sua animalidade é dominante, a intolerância e a agressão determinam uma vida de sofrimento, aos poucos se enche de dores e ao tentar remedia-la deixa de atacar, encontra a paz e com ela, altos níveis de energia vital.

Com a informação do processo de aperfeiçoamento e das leis que o regulam, os egípcios melhoraram de vida, aceitaram os momentos difíceis como parte do seu caminho de aprendizado, permanecendo assim, em paz e harmonia.

Os templos revelaram como Homens em um mundo de dor podiam se transformar em seres sem limitações físicas, com conhecimentos para transmutar a matéria e locomover-se livremente no tempo e no espaço. Entre as contradições de cada vida se aprende algo e se renasce um pouco mais sábio, na polaridade entre a luz e a escuridão, entre o medo e o amor, se aprende a encontrar a paz e a harmonia, a manter a energia vital. Ao sentir na pele os tormentos e a angustia que produzem a ira, o ódio, o rancor, ou a vingança, se compreende o valor da harmonia. Ao compreender que cada decisão produz paz, ou sofrimento, pode-se passar do inferno da vida ao céu da mesma.

O povo entendeu que todas as ações da vida diária, pescar, semear, colher, são uma maneira de aproximar-se de Deus e de aperfeiçoar-se a cada dia. Construíram uma comunidade em paz e uma tal felicidade, que quando o historiador grego Heródoto visitou o Egito no ano 500 a.C, não pode deixar de afirmar: "De todas as nações da Terra, os Egípcios são os mais felizes, sãos e religiosos.". Apesar disso não tinham uma palavra em sua língua que significasse religião, não viam diferença entre o sacro e o mundano, viam-se como os encarregados de compreender que Deus, o Universo e o Homem, formam uma Unidade manifesta pelo amor.
Unidade Manifesta pelo Amor
E assim, compreendemos uma pequena parte da mensagem que os Egípcios transmitiram em seus templos; que todos os Homens avançam por um caminho de aperfeiçoamento que leva muitas vidas, alguns estão mais evoluídos que os outros, mas todos chegarão à imortalidade e a consciência permanente, somente aprendendo a ser flexíveis, aceitar as circunstâncias e a respeitar todos os seres que nos rodeiam. O caminho pode ser de sofrimento, ou de paz e harmonia, depende da valorização do que se tem e de agradecer a oportunidade de estarmos vivos para tomarmos consciência de que fomos criados por amor.
Criados por Amor

domingo, 3 de outubro de 2010

Águias Livres

Czesc (Olá em eslavo lequítico =)

Perguntaram-me esses dias, quando eu ia crescer. Minha resposta foi meio petulante, mas com um sorriso: "Crescer para me tornar um adulto como você?! Jamais!" – acho que perdi um amigo por alguns meses – amigos de verdade não se afastam para sempre. "Você devia procurar um psicólogo, você tem síndrome de Peter Pan." – redarguiu o amigo. Mais uma vez minha resposta saiu espontaneamente: "No meu caso não é síndrome de Peter Pan, é síndrome de menino perdido!" – aí o amigo desistiu de por juízo na minha cabeça.

Apesar do que, acho que é por isso que a mãe da Nininha nunca foi com a minha cara, ela nunca achou que eu fosse criar "responsabilidade", e piorou ainda mais quando ela descobriu qual era a profissão da filha. Acho que ela ainda me culpa por não ter feito nada a respeito – afinal a Nininha sempre disse que eu era o melhor amigo que ela tinha. Mas melhores amigos não se distanciam e não deixam os melhores amigos fazerem a passagem – se sentido sozinhos. Bom, dos meus pecados e demais erros, minha consciência cuida para mim; e posso garantir que ela não é boazinha.

Sabe... nos últimos meses tenho pensado demais nos amigos que não estão mais neste plano, e tenho tentado estar mais próximo dos que continuam aqui, mas sinto que não tenho feito as coisas muito bem. Há um álbum da Marisa Monte - "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor" – que tem acompanhado meus pensamentos perdidos, principalmente a canção "Gentileza" que aprendi a gostar por influência de um amigo que já fez a passagem. Acho que é minha maneira de lembrar. Eu até queria contar a história do Gordo (talvez ainda o faça), do Cari e da Nininha (porém essa última tem um pedido: "Ninguém mais precisa saber. Fica entre nós, tá?!" - e mesmo ela não gostando de mim, é um direito) – seria minha forma de homenageá-los e agradecer por eles terem enriquecido minha vida; quem sabe um dia desses.

Urso Vermelho
Bom, tudo isso rodopiou na minha cabeça, porque há duas semanas fui batizado com um nome indígena, e alguns acham que é infantilidade minha. Mas quando o "seu" Sebastião - Casco de Tartaruga (um velhinho gente boa, que persiste em caminhar na Boa Estrada Vermelha) - me indicou o livro "As Cartas do Caminho Sagrado" de Jamie Sams, me senti muito orgulhoso de poder aprender algo, sobre mais uma filosofia de vida. E assim ganhei mais um mestre.

O processo de conhecer uma nova filosofia me levou a assistir a um filme que eu havia me negado, devido eu acreditar que ele não retratava com profundidade a cultura Maia – Apocalypto, de Mel Gibson. Mas depois de assisti-lo, dei-lhe a devida consideração, colocando-o entre os grandes contos filmados; em que é contada a história de Garra de Jaguar, que assim se apresenta:

Eu sou Garra de Jaguar!

Sou filho de Céu de Pedra!
E meu pai caçou
nesta floresta antes de mim.

O meu nome é Garra de Jaguar!

Eu sou um caçador!
Esta é a minha floresta!
E meus filhos caçarão com os filhos deles quando eu não estiver mais aqui.

Eu sou Garra de Jaguar.

Esta é a minha floresta.
E eu não tenho medo.
Podem vir!

Eu havia precedido Apocalypto com o filme "Enterrem Meu Coração na Curva do Rio", que foi inspirado no aclamado best-seller de Dee Brown – onde é contada a história de como se deu a destruição sistemática da cultura indígena norte-americana, e a resistência do Povo Vermelho de se submeter à política do governo americano, que eles consideravam que ia acabar com sua identidade, dignidade e sua terra sagrada – fato confirmado pela história.

O breve contato com essa filosofia de vida ancestral, me fez parar para pensar que deveríamos usufruir ( == gozar de alguma coisa que não se pode alienar ou destruir) da Terra com mais cuidado, respeito e responsabilidade; pois desde o advento da Revolução Industrial até os dias de hoje, temos nos comportado como "estupradores", possuindo e violando o que nos é entregue naturalmente por amor. Assim, a Mãe Terra pede apenas que a honremos, e ela continuará cuidando de nós e de nossas vidas. Pense nisso!

Sabendo desta minha breve empreitada pela cultura indígena, Nótlim Jucks procurou entre seus textos, algum que combinasse com esta publicação, porém não encontrou. Revirou então seus livros e encontrou um texto de Miguel Ángel Cornejo - destacado orador mexicano, expert em liderança, coaching e administração empresarial – que cabe aqui:

Águias Livres

Um jovem casal de índios, profundamente apaixonado e prestes a se casar, foi ter com o sábio de sua tribo, para que este lhes aconselha-se:

"Ancião, as histórias de nossos ancestrais relatam que as águias formam o casal mais fiel do reino animal e que permanecem juntos para sempre. Então gostaríamos de conhecer o segredo destas magníficas criaturas, para assim vivermos também." – pediu o jovem índio.

O sábio então os olhou atentamente, identificando se havia sinceridade nas intenções dos jovens, se eles possuíam mesmo um profundo amor como diziam, e depois de um longo silêncio, sorriu levemente confirmando que sentia que era autentico o sentimento entre eles.

"Para conhecer o segredo das águias vocês antes terão que executar uma tarefa desafiadora." – determinou o velho índio – que ouviu quase em uníssono a aceitação do desafio, mesmo sem que eles soubessem o que era.

"Vocês devem ir a Montanha Azul, onde um casal de grandes e belas águias habita, lá vocês devem capturá-las usando unicamente suas mãos, e sem machucá-las cada um deve concluir sua tarefa, a você – disse apontando para o jovem índio – cabe trazer a águia fêmea, e a você – disse apontando para a jovem índia que ouvia atentamente – cabe trazer a águia macho. Vocês tem três dias para realizar esta tarefa, ao amanhecer do quarto dia devem estar aqui, neste mesmo lugar. Lhes desejo boa sorte." – disse o velho sábio, dirigindo-se para sua tenda.

No quarto dia, com os primeiros raios de sol, o casal trouxe as majestosas aves amarradas a seus braços, e estavam orgulhosos de sua façanha, pois os animais não possuíam qualquer ferimento. As aves, que tinham as patas atadas e estavam encapuzadas, permaneciam calmas.

"Muito bem!" – exclamou o velho sábio.

"Agora devemos sacrificá-las e beber seu sangue para obtermos o segredo?" – quis saber apressadamente o jovem índio.

"É muito mais simples que isso. Vocês devem amarrar a perna de uma águia na de seu parceiro, tirar-lhes o capuz e deixá-las ir." – explicou.

E assim fizeram. Ao que os parceiros alados lançaram-se em vôo, caíram; surpresos tentaram novamente e o resultado foi ainda mais trágico, pois agora já estavam com raiva. Voltaram-se então um contra o outro e se bicaram até começarem a sangrar. Foi quando o sábio índio interveio: "Desate-as e curem suas feridas. Amanhã concluiremos a revelação do segredo das águias, até lá pensem sobre o que vivenciaram aqui." – disse, deixando-os com os animais feridos.

No dia seguinte, conforme haviam acordado, se apresentaram ao ancião e a única instrução que receberam foi: "Deixe em liberdade cada uma delas." – e assim as aves subiram as alturas com tanta força que em poucos segundos sumiram na imensidão do céu - "Agora lhes pergunto: Conseguiram descobrir qual o segredo das águias?" – interpelou o sábio.

"O segredo para permanecermos juntos é respeitar a liberdade do outro, é ser independente, empenhando toda nossa força, unidos por um mesmo sonho, o que nos tornará inseparáveis."