domingo, 9 de outubro de 2011

Transformar em Sucesso

"Linda ela nem percebe que a observo, ela me lembra uma música do meu amigo Johnny – (She Don't Know Me) não há nada que eu não tenha tentado, ainda assim é tão difícil ela notar que tentei muito ser direito. Não há mais nada que eu possa dizer; se ao menos ela olhasse na minha direção, hey, hey, mas...  ela não me conhece, ela não me vê.

"Está tocando Bossa Nova, o que tem tudo haver com a imagem que faço em minha mente do Rio de Janeiro; é como se o mestre Vinicius tivesse decidido me receber, trazendo consigo o amigo Tom. Ah, a linda jovem que observo, bem, ela está entretida com a tecnologia da internet; existem vários "curtir's" para ela distribuir."
Cidade Maravilhosa
Foi assim que começou minha estada no Rio de Janeiro, o resto certamente passou na televisão; eu me emocionei com o show da Legião Urbana - me senti de novo como o menino grunge que tinha acabado de descobrir o Rock Brasil; quando o Dinho disse que não precisava de vocal, pois o publico cantava em uníssono, eu me senti parte da Religião Urbana, e então o Renato sorriu no alto do telão e disse: "Hoje o Mirtu não vai trabalhar porque tá curtindo Legião!"

Legião Urbana - Rock In Rio
Bom, a viagem foi tudo de bom, novos amigos e novas lembranças para me alegrar. Só que desde a minha volta da viagem ao Rock In Rio, tenho imaginado como seria esta publicação e a verdade é que flertei com tantos temas, que não consegui determinar um de forma clara. Foi quando, do nada um amigo questionou a fórmula de "A Teoria do Sucesso Irrestrito" que intitula o Blog, me inquirindo se eu não estava sendo pretensioso demais em estabelecer uma fórmula para o sucesso.

E a verdade é que apesar da minha presunção, a fórmula é precisa. Primeiro, deve-se determinar o que é o sucesso. Sabendo-se exatamente o que é o sucesso, tem-se exatamente o que é necessário para alcançá-lo. Quanto mais conhecimento, multi-APLICADO, com perseverança que não esmorece, maior será o sucesso.

O problema muitas vezes, é que temos uma visão errada de o que é o sucesso.

Por volta do ano 30 a.C. o filósofo Cícero definiu os "Seis Erros que os Homens Cometem":

1 - Acreditam que um homem pode se beneficiar exterminando outro;
2 - São propensos a se preocupar com coisas que não podem mudar;
3 - Tendem a insistir que alguma coisa é impossível, simplesmente porque 'eles' não conseguem realizá-la, porque não conseguem imaginar como tal coisa poderia ser feita;
4 - Apegam-se a orgulhos, preferências e preconceitos banais;
5 - Param de aprender e não continuar a aperfeiçoar sua mente;
6 - Procuram constantemente e insistentemente obrigar os outros a pensar e a viver como eles.

Um bom exercício para determinar melhor o que é o sucesso, parte de examinar a nós mesmos e tentar erradicar de nossa personalidade os defeitos (erros) apontados por Cícero. Quanto melhor nos conhecemos, melhor sabemos o que nos faz feliz, e no cerne, o sucesso é o resultado de algo que nos dá felicidade.
--

Conversando com o poeta Nótlim Jucks, perguntei o que era o sucesso pra ele, e ele me respondeu: "Sucesso pra mim é fazer amor no final da tarde e minha amada me olhar extasiada; fazer amor de novo e observá-la dormir relaxada".

Finalizo esta publicação com um poema do meu amigo Jucks e como estive na terra do poetinha, indico um documentário biográfico sobre ele - a partir da realização de um pocket show em homenagem a Vinícius de Moraes, dá-se início a reconstrução da carreira do cantor e compositor. Nascido em 1913 no Rio de Janeiro, Vinícius de Moraes testemunhou e foi personagem de uma série de transformações na cidade, tendo criado para si um dos percursos mais relevantes da cultura brasileira no século XX.
Quem pagará o enterro e as flores se eu me morrer de amores?
Transformação
poesia de Nótlim Jucks

A primeira vez que vi aquela garota,
eu sabia que era muito longe para se chegar.
Ainda assim tentei esconder o que estava sentindo,
por que você precisa parecer seguro.
Um amigo me disse que conhecia aquela garota,
mas ele só sabia o que todos sabiam,
aquelas coisas que os caras ficam tentando adivinhar.
Por que eu tinha certeza que havia uma coisa
que só ela poderia fazer por mim.

Enquanto os outros ficavam jogando os mesmo jogos,
eu sabia que ela faria de mim um vencedor.
Por que aqueles olhos cor de mel
escondiam o caminho para o céu.
Eu sabia que enquanto os outros
ficavam correndo atrás de palavras,
ela me daria toda ação que meu coração poderia agüentar.
E que enquanto os outros ganhavam um talvez,
ela teria sempre um sim para me dar.

Ela me ensinou a agir e viver,
sem muitas palavras para perder os sentidos.
Ela me levou pelo caminho mais difícil,
para eu entender que o mais fácil é um caminho perdido.
Ela fez tudo isso acontecer e me virou do avesso,
me colocou de cabeça para baixo
e fez de mim o que eu sabia que só ela poderia fazer.
Viajei ao centro do universo e me encontrei,
andei por lugares que eu não andaria, e sobrevivi.

Aquelas mãos delicadas transformaram meus ossos em pedra,
e ela me ensinou a dar nomes as coisas
que nunca mais deveriam me machucar.
Ela segurou minha mão quando eu fiquei aflito,
e me amou a noite como se estivéssemos no deserto,
como se nós fossemos as únicas pessoas no mundo.
A primeira vez que eu vi aquela garota
eu sabia que ela transformaria minha vida,
e que eu não sentiria falta de quem eu era antes dela.


--
"Acorde! Nunca é tarde para analisar o que você é e quais são as suas tarefas secretas, para se tornar aquilo que deve ser. Você tem talentos e habilidades que nunca usou. Tem toda a energia de que precisa. Não há nada maior que o poder da mente. Afaste-a dos hábitos mesquinhos que fazem de você uma criatura mundana. Sorria o sorriso eterno - o sorriso de Deus. Sorria o sorriso vigoroso do empenho equilibrado, o sorriso da prosperidade que ninguém pode lhe arrebatar."
Paramhansa Yogananda