domingo, 29 de julho de 2012

Tornar a Tomar

A vida não é a que cada um viveu,
mas a vida é a que cada um recorda
e como recorda para contá-la
Gabriel Garcia Márquez
Lá e de Volta Outra Vez ;-)
Foi um longo período de ausência, o maior desde que criei o Blog. E neste ínterim muita coisa aconteceu; fiz novos amigos, perdi antigos amigos – algo que nunca imaginamos que pode acontecer – e tenho trabalhado mais do que deveria, mas faz parte do meu senso de responsabilidade.

E você, como está? Espero que bem. Quero agradecer a todos que não desistiram de seguir este Blog, pois – apesar da ausência – eu também não desisti de escrevê-lo, e o faço pela paixão que tenho de compartilhar esse espaço com vocês.

Estava aqui juntando minhas coisas para viajar e pensando na publicação de "retomada", com meus neurônios a se digladiar – não, eles não se chamam Tico e Teco, eu os chamo de Snoopy e Woodstock – quando ouvi aquela vozinha no interior do meu vácuo cerebral (se você disser que o som não se propaga no vácuo, é porque você nunca assistiu Star Wars, o que é lamentável de sua parte =) dizendo: 'Conta dos livros do Allan Percy' – então daqui alguns parágrafos eu conto sobre os livros do Allan Percy.

É que agora eu quero escrever sobre 'Riqueza'.

Faz 6 anos que tenho estudado Metafísica, Mentalismo, PNL e toda uma gama de assuntos relacionados ao pensamento; e hoje enquanto procurava um texto do Chaplin para retomar as publicações em grande estilo, encontrei um mantra do Wallace D. Wattles que há muito tenho guardado e pronunciado: Eu quero ficar rico a fim de que possa comer, beber e me alegrar, quando for hora de fazer estas coisas; a fim de que eu possa me cercar de coisas bonitas, possa ver terras distantes, suprir minha mente, e desenvolver meu intelecto; a fim de que possa amar o próximo e fazer coisas boas, e possa fazer minha parte ajudando o mundo a encontrar a verdade.

Nesse momento percebi que 'eu sou rico' e sorri escrevendo a você. Por isso lhe digo e espero que você compreenda: Quando desejamos muito uma coisa, todo Universo conspira para que a consigamos – cabe a você perceber o que está conseguindo.
Os Livros do Allan Percy
Bem, sobre os livros do Allan Percy; comprei o 'Nietzsche para Estressados' e uma semana depois senti uma compulsão que me levou a comprar o 'Oscar Wilde para Inquietos'. São livros simples e completos, excelentes leituras despretensiosas – leitura de saguão de aeroporto, de ônibus traslado, de antes de dormir, etc. Vale a pena.

Aí você pode pensar: 'Só isso?' – Não, tem mais, mas é bom deixar para as próximas publicações. Huuummm, pensando bem, tem mais uma dica. POWERS de Brian Michael Bendis e Michael Avon Oeming, o 1 dos 1001 quadrinhos você precisa ler antes de morrer ;-)

Ah, a seguir Chaplin e Nótlim Jucks, afinal, algumas coisas mudam, mas são melhores quando como as conhecemos.

O Último Discurso
(de "O grande Ditador")
Charlie Chaplin

Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar - se possível - judeus, gentios... negros... brancos.

Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência nos tornou duros como pedra e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloquente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhões de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: "Não desespereis!". A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.

Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam, que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos ! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como um gado humano e que vos utilizam como carne para o canhão! Não sois máquinas! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem...

Corações em Chama
poesia de Nótlim Jucks

Abra seus braços,
acolha meu coração;
sinta como ele queima,
é como fogo novo.

Esse brilho especial
que você carrega
é mais do que você imagina,
é algo sem igual.

O papel que você representa
é o que você realmente é ;
então olhe o céu que brilha,
compartilhe sua tristeza e toda sua alegria.

Seja como você é
e eu serei como eu sou,
e ninguém será como nós;
pois seremos a faísca do desafio.

Ouça o som dessas batidas,
elas ecoam de um peito em flama;
então abra seus braços
e acolha este coração partido.

As pessoas podem até falar,
mas ninguém saberá,
que somos um durante a noite
e somos dois de manhã.

Não importa o tempo,
nem se haverá depois.
Existe essa noite
e ela deve ser a melhor de todas.

Toque comigo os acordes da canção
e esqueça por um momento
todas as coisas que aprendemos,
se são certas ou se estão erradas.

Pois, eu e você talvez não seja certo,
mas tampouco pode ser errado;
somos apenas dois corações
inflamados um pelo calor do outro.

Vamos, abra seus braços,
acolha meu coração;
sinta como ele queima,
é como fogo novo.

Que você acendeu,
o trabalhou com esmero
e não se esqueceu;
que foi assim que você escolheu.