domingo, 26 de agosto de 2012

Tudo muito simples

Seja você mesmo.
Todas as outras personalidades já têm dono.
Oscar Wilde
Liberdade [Gemma Castañeda]
Há dois meses, mais ou menos, eu estava lendo o livro "Decifrar Pessoas" de Jo-Ellan Dimitrius e Wendy P. Mazzarella, e nele havia uma passagem que me reteve a visão e o pensamento por um tempo. Era uma pequena elucidação percentual de possíveis más interpretações na comunicação entre as pessoas:

80% ao usar e-mail;
78% ao usar mensagens de texto SMS;
61% por carta, ou outra forma de escrita;
53% por telefone;
37% pessoalmente.

Esses percentuais me remeteram a um curso de comunicação que fiz ano passado, em que a instrutora sempre reforçava que ao nos comunicarmos devemos sempre considerar que a outra pessoa não entendeu o que comunicamos, isso pois, nunca há 100% de assimilabilidade quanto ao que foi comunicado e o que foi interpretado pela outra pessoa; e é uma maneira de sermos cuidadosos quando queremos que o outro saiba o que queremos que saiba.

Parece meio exagerado afirmar que mesmo falando com alguém 'olho-no-olho', a outra pessoa só irá compreender com exatidão o que você está falando durante 63% da conversa. O que acontece com o restante da conversa? A pessoa estará tendo pensamentos não relativos ao dialogo e absorvendo outras informações do ambiente.

Eu achei interessantes esses números, pois eles revelam o quanto podemos ser mal interpretados quando tudo que queremos é passar uma informação, que para nós é muito clara. Olhando por este prisma percebemos o quanto a mensagem pode não ser clara para outra pessoa.

Muitas vezes me pego pensando em quantas coisas eu gostaria que tivessem sido interpretadas de outra forma, mas que tiveram o resultado totalmente oposto ao que eu desejava. E o interessante é que essas más interpretações, não são coisas apenas relativas a conversas, ou trocas de mensagens – que é o veiculo mais comunicativo da atualidade –, mas também em relação às ações do dia-a-dia.
Refletir
As pessoas só possuem percepção daquilo que estão vivenciando, todo o resto só pode ser imaginado. Por isso é imprescindível sentir e experimentar, os acontecimentos e as situações; essa é a chave. Essas são as únicas maneiras de se saber realmente sobre algo.

As pessoas podem até lhe explicar sobre o amor, mas você só saberá o que é, quando você amar. E assim é com todas as coisas. Cada coisa é sentida e experimentada de uma forma diferente por cada um de nós e a maravilha se dá quando você consegue encontrar alguém que sente e experimenta as coisas num grau de proximidade tal com o seu, que vocês se identificam e sentem uma força que os aproxima. Alguns chamam isso de afinidade, em alguns níveis chamam isso de química, chame como você achar melhor, certamente você já sentiu isso na presença de alguém, ou mesmo na presença de várias pessoas.

Talvez você esteja se perguntado se o conhecimento só vem através da experimentação, mas apesar de parecer contraditório ao que escrevi acima, o conhecimento vem de diversas fontes e formas. É um tema que muitos filósofos já discutiram: nosso conhecimento vem de nossas reflexões e buscas? Ou o adquirimos através da experiência?

Eu posso imaginar como são as areias do Egito e conhecer toda história da antiga civilização que floresceu as margens do Nilo. Uma parte é relativa à minha imaginação e a outra é relativa à minha busca por informações sobre o assunto. Contudo todo meu conhecimento não foi experimentado e não posso lhe dizer qual é a sensação de estar diante de uma pirâmide.

O que tem isso haver com más interpretações, ou assertividade na comunicação?
Sentir-se Vivo [Wenqing Yan]
É imprescindível sentir e experimentar, os acontecimentos e as situações. Não são os psicólogos que curam seus pacientes, são os pacientes que se curam, os psicólogos são os condutores pelos sentimentos e experiências que os paciente viveram, ou vivem. Os mestres não formam os alunos, são os alunos que se formam, os mestres são os condutores pelos sentimentos e experiências que os alunos vivenciaram, ou vivenciam.

Para reduzir as más interpretações é necessário haver afinidade, em uma relação de três fatores: comunicação, assunto e recepção. Isso aumenta a assertividade da comunicação. Se não houver afinidade com o assunto, ou se essa afinidade não puder ser estabelecida de alguma forma, não há comunicação, pois não há recepção.

Isso é o mesmo que dizer: "Eu te amo" e ouvir: "Obrigado"; é imprescindível sentir e experimentar, os acontecimentos e as situações, só assim para se ter o conhecimento adequado sobre um assunto.
Sinta e Experimente
--
Esse é o 4º ano de existência do Mirtu's Blog, e talvez seja o mais escasso de sua história. Ao longo do tempo tentei torna-lo mais completo, abranger tudo que faz sentido para mim, e tudo que eu gostaria de compartilhar com as pessoas. 

Apresentar mais poemas e contos de Nótlim Jucks, bem como as histórias que o inspiraram; compartilhar os ensinamentos do mestre Issa (é grande a saudade do velho mestre) e contar outras aventuras, mas este ano aceitei um desafio profissional que tem consumido bastante meu tempo e inspiração. 

Tenho tentado colocar em pratica 'A Teoria do Sucesso Irrestrito' e espero que o sacrifício momentâneo valha a pena. Um ano escasso, mas não ausente, sendo assim, apreciem um poema de Nótlim Jucks, escrito com amor, por amor, sobre o amor.
Tudo muito simples
Tudo muito simples
poesia de Nótlim Jucks

Tudo é muito simples, ela está aqui, presente.
Não há mais nada para complicar.
Não existe essa complexidade em todas as coisas.
Tudo é muito simples, ela está aqui, presente.

Ela sabe que é dona do meu olhar,
das minhas vontades de encantar,
das palavras que se perdem pelo ar
e dos amores quase impossíveis de amar.

Tudo é muito simples, ela está aqui, presente.
Não há como resistir,
não existe possibilidade de eu não me entregar.
Tudo é muito simples, ela está aqui, presente.

Ela conhece os atalhos dos meus sonhos,
das coisas que me fazem feliz,
das vontades que por vezes nem me lembro
e dos momentos sagrados de intimidade.

Tudo é muito simples, ela está aqui, presente.
E quando ela gentilmente me toca,
eu sei que não há nada
com o que eu tenha que me preocupar.

Tudo é muito simples, ela está aqui, presente.
E quando ela gentilmente fala,
eu entendo que essa coisa nossa
não é como todas as outras coisas são.

Tudo é muito simples, ela está aqui, presente.
E quando ela gentilmente me ama,
eu percebo que não existe
amor igual a este que eu tenho vivido.

Ela sabe que é dona dos meus sonhos,
das minhas vontades de amar,
dos meus desejos de ter
e das coisas que ainda vou realizar.

Tudo é muito simples, ela está aqui, presente.
Meu presente de cada dia,
amor da minha vida
Tudo muito simples, pois ela está aqui, presente.