terça-feira, 23 de outubro de 2012

As doze riquezas da vida

Sê verdadeiro para com teu próprio eu interior, e disto decorrerá — como a noite decorre do dia — que não terás capacidade para ser falso com qualquer um de teus semelhantes.
William Shakespeare
A vida contrai-se e expande-se
proporcionalmente à coragem do indivíduo.
Como diria Raumsol: "As ausências quando são promessas de novos encontros, servem para fortalecer os laços do mútuo afeto." – e assim vejo minhas ausências no Blog; como promessas de novos e revigorados encontros com vocês. 

Durante esta minha última ausência, estive testando "A Teoria do Sucesso Irrestrito - S=c.p² (Sucesso é igual ao conhecimento multiplicado pela perseverança ao quadrado)" e posso garantir a vocês que ela funciona com igual maestria a fórmula pura de Albert Einstein, que foi provada pela bomba atômica.

Aos amigos que por muitas vezes acompanham o Blog e podem dar por falta das histórias do meu velho mestre, gostaria de lhes contar que o mestre Issa está rumando para os 97 anos de existência – a completar em Março do ano que vem – com a força de um senhor de 60 anos e que não parece apto a morrer.

O velho Talmur tem muito haver com minha garantia sobre a eficácia da teoria que nomina este Blog. Este ano estou finalizando um projeto que iniciei em 2009, um projeto profissional de quase 4 anos, que me trouxe todos os tipos de situações. Felizmente uma delas foi conhecer este honorável senhor que agora vive em Colônia.

Nesta jornada conheci muitas pessoas, perdi outras tantas – distanciadas – pois, muitas vezes a vida nos cobra certas posições, e que façamos escolhas quase nunca fáceis, por outras, as escolhas são feitas por inércia, que é quando elas se fazem por nós – essas talvez as piores, pois quando nos damos conta, estão feitas.

Durante estes 4 anos perdi um amor que engrandeci demais, cuja ferida ainda por vezes me arde, mas que está no passado, como tantas outras coisas que por breves momentos me derrubaram; perdi dinheiro, carro, amigos – esses últimos à dor maior. E então, quando me olhei e vi que não havia mais nada a perder, decidi vencer, e venci.

Digo-lhes com simplicidade que a vida é feita de oportunidades e sua obrigação para consigo é gerar as possibilidades de apanhar essas oportunidades. Como inquire um post aqui do Blog ("Qual é o teu legado?"): 'Como começo?' – Com uma decisão, a decisão de começar. E assim todas as coisas se sucederão.

Há dois anos eu pensei: "Preciso ganhar mais!" – um pensamento clássico de quem acha que ganha pouco pelo que faz; então eu me questionei sobre o que eu poderia fazer para ganhar mais dinheiro, e uma das possibilidades que vislumbrei foi: dar aulas. Mas aulas de quê? E foi aí que decidi fazer um curso de pós-graduação.

Esse foi meu primeiro passo, foi o meu 'começar'. Mas, você pode perguntar: "Você está dando aulas?" – e a resposta é: "Não. Não estou!". E você pode completar: "Peraí, mas não faz sentido.". E lhe digo que o sentido está no fato de gerar possibilidades. Todo conhecimento adquirido pode ser aplicado de alguma forma, em algum momento e o fundamental é agir, se mover em direção aquilo que você deseja; se não tomarmos nenhuma ação, não veremos nenhum resultado.

Hoje, posso dizer que apliquei "A Teoria do Sucesso Irrestrito - S=c.p² (Sucesso é igual ao conhecimento multiplicado pela perseverança ao quadrado)" e isso me trouxe satisfação e êxito profissional; estou ganhando mais; tenho um carro que curto demais – uma raridade – que me faz sorrir toda vez que estou a guiá-lo; vivo um romance que é como fogo novo, que aquece e aconchega meu coração; tenho saúde, amigos e minha família é harmoniosa. É, é por isso que garanto que a fórmula S=c.p² é eficaz e lhes recomendo.

Em vista disso, quero compartilhar com vocês "As doze riquezas da vida" – segundo Napoleon Hill – e como vivê-las:

1. Uma atitude mental positiva
Há uma pequena diferença entre as pessoas,
mas essa pequena diferença faz uma grande diferença!
A pequena diferença é a atitude.
A grande diferença é se é positiva ou negativa.
Todas as riquezas — sejam quais forem suas naturezas — começam como um estado de espírito, e um estado de espírito é a única coisa sobre a qual cada um tem um direito de controle inquestionável.

É altamente significativo que o Criador não tenha dado ao homem controle sobre coisa alguma, a não ser sobre os próprios pensamentos: temos o privilégio de ajustá-los ao padrão de nossa escolha.

A atitude mental é importante porque converte o cérebro num ímã, que atrai aquilo que corresponde aos nossos pensamentos, objetivos e propósitos dominantes. Ele atrai também o que corresponde aos nossos medos, aborrecimentos, preocupações e dúvidas.

Uma atitude mental positiva é o ponto de partida de todas as riquezas, sejam elas de ordem material ou espiritual. Ela atrai as riquezas da verdadeira amizade e as riquezas que encontramos na esperança de uma realização futura. Ela fornece as riquezas que podemos encontrar na natureza, como as que existem nas noites enluaradas, nas estrelas que pontilham o céu, nas belas paisagens e nos horizontes longínquos.

A tudo isso se acrescenta as riquezas que estão para ser encontradas na elaboração das nossas escolhas, onde uma expressão pode ser dada ao plano mais elevado da alma humana. E as riquezas da harmonia no relacionamento dentro de um lar, onde todos os membros de uma família trabalham juntos, imbuídos de um espírito de cooperação amistosa. E as riquezas de uma saúde física vigorosa, que é o tesouro daqueles que já aprenderam a equilibrar o trabalho e a diversão, a devoção com o amor, e que possuem a sabedoria que consiste em comer para viver e não viver para comer.

E as riquezas da libertação do medo. As riquezas do entusiasmo, tanto ativo como passivo. As riquezas das canções e dos risos, já que ambas indicam estados de espírito. E as riquezas da autodisciplina, através das quais temos a alegria de saber que a mente não só tem possibilidades reais para servir como há de servir a qualquer fim desejado, desde que nos apossemos dela comandando-a por propósitos bem-definidos. E as riquezas dos jogos e diversões, por meio dos quais podemos suavizar os pesados encargos da vida, tornando-nos crianças novamente.

E as riquezas da descoberta do nosso outro eu — aquele ego que desconhece totalmente realidades tais como a ideia de um fracasso definitivo. E as riquezas da fé na Inteligência Infinita, sendo cada mente individual uma pequena projeção dessa inteligência. E as riquezas da meditação, por meio da qual qualquer um pode captar e extrair benefícios do grande reservatório universal da Inteligência Infinita.

De fato, estas e todas as outras riquezas partem de uma atitude mental positiva. Portanto, não é de se admirar que uma atitude mental positiva encabece a lista das doze riquezas.

2. Uma saúde física vigorosa
Quando você se exercita, seu estado de espírito
é geralmente mais à vontade, pronto para mais desafios.
Saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social.
Uma saúde vigorosa começa com uma consciência sadia, produzida por uma mente que pensa em termos saudáveis e não em termos doentios, acrescida de moderação nos hábitos alimentares e atividades físicas equilibradas.

3. Harmonia nos relacionamentos humanos
São as coisas em comum que tornam os relacionamentos agradáveis,
mas são as pequenas diferenças que os fazem interessantes.
A harmonia com os outros começa por uma harmonia consigo próprio, como bem disse Shakespeare: "Sê verdadeiro para com teu próprio eu interior, e disto decorrerá — como a noite decorre do dia — que não terás capacidade para ser falso com qualquer um de teus semelhantes." Muitos benefícios receberão aqueles que seguirem este preceito.

4. A libertação do medo
Você ganha forças, coragem e confiança,
a cada experiência em que você enfrenta o medo,
pois você tem que fazer exatamente aquilo que acha que não consegue.
O homem que teme, seja o que for, não é um homem livre! O medo é um arauto do mal e, onde quer que ele apareça, podemos detectar uma causa, que tem de ser eliminada para que este mesmo homem possa tornar-se rico no sentido pleno do termo.

Os sete temores que aparecem com maior frequência nas mentes dos homens são:

O medo da pobreza.
O medo da crítica.
O medo de uma saúde precária.
O medo da falta de amor.
O medo da perda da liberdade.
O medo da velhice.
O medo da morte

5. A esperança de realização pessoal
Felicidade e realização pessoal são
consequências naturais de atitudes corretas.
A maior de todas as formas de felicidade consiste na esperança de realização de um desejo ainda não concretizado. Pobre mesmo é a pessoa incapaz de olhar para o futuro com a esperança de vir a ser a pessoa que desejaria, ou de atingir o objetivo que não conseguiu alcançar no passado.

6. A capacidade de ter fé
Ter fé é ser mais humano, no sentido mais verdadeiro.
A fé é o elo entre a mente consciente do homem e o grande reservatório universal da Inteligência Infinita. A fé é o solo fértil do jardim da mente humana, onde podem desabrochar todas as riquezas da vida. Ela é o "elixir eterno", que confere um poder criativo aos impulsos do pensamento. A fé é a base dos chamados "milagres" e de muitos mistérios que não podem ser explicados pela lógica ou pela ciência.

A fé é uma substância química espiritual. Quando misturada com a oração, provoca uma ligação direta e imediata do ser humano com a Inteligência Infinita.

A fé é o poder que transmuta as energias normais do pensamento nas suas energias equivalentes espirituais. Além disso, é o único poder através do qual a força cósmica da Inteligência Infinita pode ser adaptada às finalidades e necessidades humanas.

7. Disponibilidade para compartilhar nossas dádivas
Na simplicidade aprendemos que reconhecer um erro
não nos diminui, mas nos engrandece, e que as pessoas
não existem para nos admirar,
mas para compartilhar conosco a beleza da existência
.
Aquele que ainda não aprendeu a arte abençoada do compartilhar não descobriu a verdadeira felicidade, pois a felicidade somente surge do compartilhamento. Todas as riquezas podem ser multiplicadas pelo simples ato de dividi-las, sempre que elas possam servir aos outros. O espaço que ocupamos nos corações dos nossos semelhantes é determinado, precisamente, pela nossa disponibilidade em partilhar e dividir com os outros nossas dádivas pessoais.

As riquezas que não são compartilhadas, sejam materiais ou espirituais, secam e morrem tal como a rosa arrancada de uma roseira, pois, de acordo com uma das primeiras leis da natureza, a passividade e a falta de uso conduzem à decadência e à morte. Esta lei se aplica aos bens materiais dos homens, assim como às células vivas de todos os corpos físicos.

8. Um trabalho de amor
O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.
Não há homem mais rico do que aquele que encontrou um trabalho de amor e está engajado, seriamente, em executá-lo, pois o trabalho é a mais alta forma da expressão humana do desejo. O trabalho é a ligação entre a demanda e o suprimento de todas as necessidades humanas; é o precursor de todo o progresso humano, o meio através do qual a imaginação do homem ganha às asas da ação. E todo trabalho de amor é santificado, porque traz a alegria da autoexpressão para aquele que o realiza.

9. Mente aberta
A verdadeira diferença entre a construção e a criação é esta:
uma coisa construída só pode ser amada depois de construída,
mas uma coisa criada ama-se mesmo antes de existir.
Crie. Eleve sua criatividade.
A tolerância, que está entre os mais elevados atributos da cultura, só é encontrada nas pessoas que mantêm sua mente aberta para todos os assuntos, em todas as ocasiões. E somente o homem que possui mente aberta está preparado para tirar proveito pessoal das maiores riquezas da vida.

10. Autodisciplina
Auto-disciplina é o produto de uma persistente força de vontade.
Considerando que a força de vontade,
é a força que torna possível realizar determinadas coisas,
a auto-disciplina é a capacidade de utilizar a força de vontade
para realizar quaisquer coisas.
Auto-disciplina é o caminho final para o sucesso.
O homem que não é um mestre de si mesmo jamais poderá tornar-se mestre de coisa alguma. Aquele que é mestre de si mesmo pode tornar-se o mestre de seu destino terreno; "mestre de seu destino, capitão de sua alma". E a mais elevada forma de autodisciplina consiste na expressão da humildade do coração, quando chegamos a alcançar riquezas ou somos apanhados de surpresa pelo que é chamado, corriqueiramente, de "sucesso".

11. A capacidade de compreender as pessoas
Procurar compreender requer gentileza;
procurar ser compreendido requer coragem.
A eficácia reside no equilíbrio entre essas duas coisas.
O homem que possui a riqueza de compreender as pessoas reconhece que todas as pessoas são, basicamente, semelhantes, na medida mesma em que se desenvolveram a partir do mesmo tronco humano; reconhece, também, que todas as atividades humanas têm como fonte de inspiração um, ou mais, dos nove motivos básicos da vida, a saber:

A emoção do amor
A emoção do sexo
O desejo de lucros materiais
O desejo de autoconservação
O desejo de liberdade física e mental
O desejo de autoexpressão
O desejo de perpetuação da vida após a morte
A emoção da raiva
A emoção do medo

E o homem que quer compreender os outros deve, obrigatoriamente, compreender a si mesmo, em primeiro lugar.

A capacidade de compreender os outros elimina muitas das causas mais comuns de atrito entre os homens. Este é o fundamento de toda amizade; é à base da harmonia e da cooperação entre os homens. É o fundamento mais importante de toda liderança que exija uma cooperação amistosa. E alguns acreditam que esta é uma abertura — importantíssima — para a compreensão do Criador de todas as coisas

12. Segurança econômica
Se o dinheiro for a sua esperança de independência, 
você jamais a terá. 
A única segurança verdadeira 
consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência
A última — mas nem por isso menos importante — é a parcela palpável das doze riquezas.

A segurança econômica não ocorre somente pela posse do dinheiro. Ela é alcançada pelo serviço que prestamos, pois um serviço proveitoso pode ser convertido em todas as formas das necessidades humanas — com ou sem o uso do dinheiro.

Um industrial milionário tem segurança econômica não porque controla uma grande fortuna em dinheiro, mas por outra razão melhor: ele fornece empregos lucrativos para homens e mulheres e, através desses empregos, produz bens e serviços de grande valor, atingindo um grande número de pessoas. O serviço que ele presta atraiu o dinheiro que ele controla, e é desta maneira que toda segurança econômica duradoura deve, obrigatoriamente, ser alcançada.
--
Esta publicação é dedicada ao meu afilhado Fred Takahachi e ao meu primo-irmão Douglas Costa, que completaram mais um ano de vida no último final de semana; que vivam as riquezas da vida.