domingo, 13 de janeiro de 2013

A Força Cósmica do Hábito

Quase 95% de tudo o que você faz é resultado de seus hábitos – sejam eles positivos, ou negativos. Você pode desenvolver hábitos que levam ao sucesso, praticando repetidamente comportamentos que propiciam uma vida bem-sucedida, até que esses hábitos se tornem automáticos. [Brian Tracy]
Hábitos
Essa é a última apresentação de Napoleon Hill sobre os princípios do sucesso e apesar de poder haver muitos questionamentos quanto à aplicabilidade destes princípios, eles são baseados em procedimentos que consistem em fazer com que as pessoas tomem uso de seus próprios recursos para atingir objetivos práticos, ou resolver suas dificuldades; a busca de aperfeiçoamento pessoal deve ser uma constante em nossas vidas, assim a chave-mestra do sucesso se nos apresentará da forma como estivermos preparados para tê-la.

W. Clement Stone mais uma vez abre a apresentação de Napoleon com um comentário sobre como a filosofia do sucesso sempre o ajudou durante a vida; hoje é o décimo terceiro dia do ano 2013 do calendário gregoriano e essa é a décima terceira apresentação do mestre do sucesso, em que nos é apresentada a: Força Cósmica do Hábito – aprecie.
A Força do Hábito
"Durante toda a minha vida eu tive uma grande variedade de metas muito altas. Mas a maior delas sempre permaneceu a mesma: Mudar o mundo, e torná-lo melhor para essa e para futuras gerações. E Napoleon Hill e sua filosofia do sucesso me ajudaram a desenvolver, manter e alcançar esse objetivo. Nesta última apresentação para nós, o Dr. Hill discute a natureza de uma lei universal, e seu impacto em todos nós".

"Há uma lei da natureza que é à base de todos nossos hábitos, tanto os hábitos bons, como os ruins. Essa lei é uma parte vital dos 17 princípios do sucesso, porque ela é o meio pelo qual você e qualquer outra pessoa podem colocar em operação, um poder irresistível pelo qual os seus objetivos e propósitos são realizados quase automaticamente, pela ação de seus hábitos.

"Eu chamo essa lei de 'Força Cósmica do Hábito'. Porque é a lei que dá certeza de ação para tudo que se move, por todo o Universo. Ela mantém as estrelas e os planetas em seus lugares habituais, e fixa os padrões de vida de todo ser vivente, do menor inseto ao maior animal. Exceto somente ao homem, a quem foi dado o meio de poder usá-la, para estabelecer seus próprios hábitos, e determinar seus próprios desejos e ações por toda a vida.
A Força da Mente (sinapses neuronais)
"A força cósmica do hábito une toda criatura viva que está mais abaixo na escala de inteligência que o homem, com o que chamamos 'instinto'. Mas o homem pode elevar-se acima desses padrões fixos pelos quais as formas mais baixas de vida vivem e estabelecer o seu próprio padrão. Este privilégio é a única coisa sobre a qual o homem tem completo poder de controle e direção.

"E é interessante observar que o Criador nunca dá ao homem nenhuma forma de riqueza sem mandar junto com ela os meios pelos quais o homem pode fazer o que quiser com essas riquezas.

"Como qualquer outra lei natural, a 'Força Cósmica do Hábito' possui tanto um potencial de aplicação positivo como negativo. A aplicação negativa dessa lei chama-se 'ritmo hipnótico', que significa entre outros resultados possíveis, que ela se prende aos indivíduos pela nossa negligencia de fixar nossos pensamentos sobre as coisas que desejamos na vida, e assim, ganhar o poder da força cósmica do hábito, para atingir esses desejos.
"Ritmo Hipnótico"
"A lei automaticamente age através de seu aspecto negativo, no 'ritmo hipnótico', e fixa nossas mentes nas coisas que não desejamos, e atrai para nós a contraparte física de todos esses desejos.

"Entenda esse principio da força cósmica do hábito, e obviamente você terá uma concepção melhor de como é essencial manter a sua mente ocupada com o padrão de vida e as coisas e circunstâncias que você deseja, até que esse padrão seja assumido e tornado permanente pela força cósmica do hábito.

"A força cósmica do hábito é o 'cão de guarda', por assim dizer, que olha por cima do seu ombro durante toda a sua vida, examina todo pensamento que você libera, cada ação que você se envolve, e força sobre você as penalidades ou recompensas daqueles dois envelopes que lhe foram descritos nas apresentações anteriores.

"Quando você entende o principio da força cósmica do hábito, ele é claro o suficiente, para afirmar que você não pode passar pela vida sem usar o poder dessa lei para realizar as circunstancias e os desejos que você escolheu voluntariamente, ou pela sua negligencia, permitir que a mesma lei force você a pagar as penalidades anteriormente descritas.
Quando você tem que fazer uma escolha
e você não faz; isso já é uma escolha.
"Você tem um poder de escolha aqui, o mesmo que em outras coisas, mas a sua negligencia em exercitar esse poder, irá acarretar, senão certamente, mas sempre imediatamente, alguma retribuição sobre você.

"Talvez agora você veja porque o alertei em apresentações anteriores, de que os dois envelopes selados não eram imaginários, mas reais. E é claro que agora você entende que você precisa valer-se dos benefícios de um, ou ser forçado a aceitar as penalidades do outro.

"Não há nenhuma forma de meio termo para nenhum ser humano. Pondere sobre essa profunda verdade e você provavelmente irá chegar a uma compreensão impressionante sobre este poder que está disponível para você, através da aplicação dos dezessete princípios do sucesso, da 'Ciência do Sucesso'.

"E você também pode conseguir um melhor entendimento sobre como esses 17 princípios se espalharam pelo mundo sem um gerenciamento empresarial organizado por trás deles. Porque se acredita que essa filosofia da 'Ciência do Sucesso' tenha trazido sucesso pessoal para mais pessoas do que qualquer outra filosofia criada para ajudar indivíduos a tomar posse de suas próprias mentes.

"O mais próximo de uma descrição da lei da força cósmica do hábito que eu já vi, é a 'Lei da Compensação' de Emerson. Nela, ele claramente estabelece a verdade de que nada, nunca, acontece apenas por acaso.
Nada Acontece por Acaso
"Mas todo efeito tem sua causa específica, assim sendo, nós frequentemente observamos efeitos cujas causas nós não podemos isolar, ou compreender.

"Se você ler o ensaio de Emerson sobre a 'Lei da Compensação' novamente, e ver o que lhe foi dito aqui sobre a lei da 'Força Cósmica do Hábito', você pode obter muito mais dela do que havia absorvido antes.

"Agora, eu devo lhe dar uma variedade de ilustrações sobre como a lei da 'Força Cósmica do Hábito' opera:

1. Primeiro de tudo, deixe-me chamar a sua atenção para o fato de que a força cósmica do hábito fixa os hábitos de elétrons e prótons da matéria. Assim a relação entre eles e seu comportamento químico sempre segue o mesmo padrão. Assim, nós vemos que tudo por todo o Universo, encontra-se sob a influência da força cósmica do hábito. E tudo se move e existe por um padrão que é imutável e eterno exceto pelo homem, que, como já foi dito, pode quebrar os hábitos estabelecidos pela força cósmica do hábito, que o afetam, e criar no lugar deles, hábitos de sua própria escolha.
Sistema Límbico
2. A força cósmica do hábito fixa o padrão de todas as formas de vegetação que cresce do solo da Terra, de modo que cada coisa se reproduza conforme o seu próprio padrão. O grão de erva sempre reproduz outros grãos da mesma erva, nunca comete o erro de produzir aveia, ou alguma outra forma de vegetação. Um átomo de hidrogênio e dois átomos de oxigênio combinados sempre produzem água, nunca outra coisa; porque o padrão de sua reação química foi fixado pela força cósmica do hábito.
Padrão Natural
3. Quando a mente humana está focada em um propósito principal definido, a lei da força cósmica do hábito entra em ação imediatamente e atrai para o individuo, o equivalente material daquele propósito. E o procedimento é inexorável e nunca varia. Entretanto o 'ritmo hipnótico' – aplicação negativa da lei – irá tão definitivamente atrair para a pessoa todas as coisas e circunstancias indesejáveis que é permitido a mente concentrar-se. Tais como pobreza, má saúde, fracasso, medo, e todas as outras coisas indesejáveis.
Em ritmo hipnótico
4. A força cósmica do hábito expressando-se através da emoção do 'sexo' é o meio pelo qual todos os seres vivos perpetuam suas espécies. Entenda essa verdade e você entenderá melhor as forças irresistíveis da profunda emoção do sexo, o meio pelo qual a natureza cria todas as coisas vivas. Você também entenderá melhor porque objetivos e propósitos que são expressos verbalmente, sob as grandes forças criativas da emoção do sexo, são postas em prática tão rapidamente pela força cósmica do hábito.
A Emoção do Sexo
5. Nós às vezes ouvimos as pessoas falarem de homens de sucesso, como estando no 'trilho certo', com isso elas querem dizer que aqueles que desfrutam o sucesso estabeleceram um padrão de pensamento de sucesso em suas mentes; que a força cósmica do hábito captou e executou até a sua conclusão lógica. Direcione essa força a objetivos definidos, com uma crença espiritual na consecução desses objetivos, e mantenha sua mente ocupada em realizar o seu propósito, ao invés de permitir que ela se desvie para assuntos que você deseja evitar.
"Nos Trilhos"
"Você está no 'trilho certo' quando verdadeiramente pode dizer: 'Eu sei precisamente o que eu quero da Vida, e tenho fé que irei conseguir isso'.

"Você não está no 'trilho certo' quando não tem um propósito definido e esta vagando a esmo pela vida.

"Pessoas que são fracassos também estão no 'trilho certo', mas estão no lado negativo do trilho, porque elas negligenciaram utilizar aquelas riquezas que vieram com elas naquele envelope selado. E elas se colocaram sob a influência do 'ritmo hipnótico', que é a aplicação negativa da força cósmica do hábito.

"Existe uma palavra que os médicos temem e é a palavra 'fixação', que significa que uma pessoa doente acredita na sua doença como algo que não pode ser curado.

"Fixações podem se tornar uma vantagem inestimável, para aqueles que descobriram a grande chave-mestra do sucesso, e aprenderam como desenvolver 'fixações' em suas mentes, baseadas nas coisas boas que mais desejam na vida.
Ache os meios de fixar na sua mente
as coisas boas que deseja para sua vida
"A 'Força Cósmica do Hábito' é o poder que torna as fixações permanentes. E você deveria ter uma fixação definida, baseada no seu principal propósito de vida. Mas você é a única pessoa que pode criar essa fixação. Você pode fazê-lo ao tomar posse da sua própria mente e mantê-la direcionada para a realização de seu maior propósito.

"Se você fizer isso, seguindo todas as instruções que lhe foram dadas nessas apresentações, em pouco tempo você se encontrará no 'trilho certo', e indo diretamente em direção a tudo que você deseja e merece receber.

"Por fim, lembre-se que a sua atitude mental é algo que você controla inteiramente, e você precisa usar sua 'Autodisciplina', até que você crie um padrão de pensamento, ou hábitos de pensamento, que mantenham ao sua 'Atitude Mental Positiva' todo o tempo. A sua atitude mental é importante porque ela age como um imã que atrai para você, tudo, toda circunstancia que faz com que você seja o que você é, e esteja onde está.
Mantenha uma Atitude Mental Positiva: Eu Posso!
"Se você deseja estar no 'trilho certo' para o sucesso, certifique-se de dar a força cósmica do hábito de um melhor pensamento, baseado nas coisas que você mais quer da vida, e ela fará o resto."

sábado, 12 de janeiro de 2013

Pensar com Exatidão

Nunca há tempo suficiente para se fazer tudo, mas sempre há tempo bastante para as coisas mais importantes. Quanto mais coisas você decide fazer, mais eficiente se torna. Você só percebe quanto é de fato capaz quando tenta fazer mais. [Brian Tracy]
Tempo
Essa é a penúltima apresentação dos princípios de sucesso apresentados por Napoleon Hill, essa décima segunda apresentação é sobre: Pensar com Exatidão

"As regras do 'Pensar com Exatidão' são tão claras e simples, que eu muitas vezes me pergunto por que tão poucas pessoas, alguma vez tiraram tempo para aprender as regras.

"Já que o 'Pensar com Exatidão' é o próprio fundamento de todas as realizações bem-sucedidas. Nesta apresentação lhe será dada uma descrição prática das regras do 'Pensar com Exatidão', que todas as pessoas de sucesso seguem.

"Primeiro de tudo, o 'Pensar com Exatidão' se Baseia em dois simples fundamentos, eles se baseiam em: 'Raciocínio Indutivo' e 'Raciocínio Dedutivo'.

Raciocínio Indutivo é usado quando os fatos necessários em que embasar o seu pensamento não estão disponíveis. Neste caso, você age a partir de hipótese, ou o que você pensa que são os fatos.

Raciocínio Dedutivo é usado quando se tem os fatos, ou o que aparenta serem os fatos em que basear o seu pensamento.
Pensar com Exatidão
"O próximo passo no 'Pensar com Exatidão' é separar os fatos da ficção, ou boatos e evidencias, e determinar quando você está lidando com hipóteses, ou fatos reais. Quando você tiver certeza que tem fatos confiáveis sobre os quais basear o seu pensamento, você toma o segundo passo separando esses fatos em duas classes:

"Uma, é dos fatos importantes, e a outra é a dos fatos não-importantes. Quando você faz isso você pode se surpreender com a quantidade esmagadoramente maior de fatos não importantes que você lida diariamente, e então há os fatos importantes.
Coisas Importantes e Coisas Não Importantes
"Neste momento você está quase certo de querer perguntar: O que é um fato importante? E como posso distingui-lo diante um fato não importante?

"A resposta para essa pergunta muito importante, é que um fato importante é qualquer fato que irá ajudá-lo, de qualquer modo a alcançar o objetivo do seu maior propósito de vida.

"E todos os outros fatos no que lhe diz respeito, não são importantes. E você não deve perder tempo com eles. E depois que terminar essa apresentação, você pode empregar a hora seguinte a um grande beneficio para si: Escreva num papel uma lista de todos os fatos que você lidou ontem. Separe-os em duas classes – importante e não importante.

"Na realidade, você fará uma descoberta profunda em relação a pensar com exatidão. Se você seguir o hábito de diariamente fazer um inventário de todos os fatos que exigem sua atenção durante o dia colocando-os no papel em duas colunas separadas, numa intitulada 'fatos importantes' e outros intitulados 'fatos não importantes'.
Primeiro O Mais Importante
"Agora vamos voltar a nossa atenção ao tema das opiniões, e ver até que ponto as opiniões infundadas são confundidas com pensamento exato. Para começar, vamos reconhecer a verdade de que as maiorias das opiniões são sem valor, porque elas se baseiam em preconceito, discriminação, intolerância, adivinhação, boato e muita ignorância.

"São palavras duras que eu estou usando, e elas representam a fonte da maioria das tragédias de vida que as pessoas encontram desnecessariamente. Eu diria que de todas as tragédias que causam miséria e fracasso nenhuma é mais cruel, ou destrutiva que aquelas que crescem da indiferença das pessoas que não fazem nenhuma tentativa de aprender como 'Pensar com Exatidão'.

"Jamais esquecerei uma experiência que tive com o presidente Woodrow Wilson, quando eu estava trabalhando para ele durante a 'Primeira Guerra Mundial'. Eu perguntei ao presidente que efeito a 'Primeira Guerra Mundial' teria sobre a civilização. E a resposta dele foi breve, mas foi uma obra-prima que você deveria lembrar enquanto você viver: 'Eu não posso responder a sua pergunta', disse o presidente, 'porque eu não tenho fatos sobre os quais basear uma opinião'.
Em busca dos fatos
"Se você se lembrar desse discurso de Woodrow Wilson, de 18 palavras, toda vez que você estiver prestes a expressar uma opinião sobre qualquer coisa, é provável que você logo saia do hábito de expressar, ou mesmo ter opiniões não baseadas em algo mais substancial do que preconceitos, discriminação e sentimentos emocionais, que frequentemente servem como pais para os fatos.

"Você irá aprender a se observar atentamente, que quanto mais bem-sucedida uma pessoa é, menos ela está inclinada a expressar opiniões desvairadas, injustificadas sobre qualquer coisa.

"Além disso, você já deve ter observado que os indecisos, que estão sofrendo com frustrações, porque eles reconhecem que são fracassados, geralmente você tem uma variedade de opiniões sobre tudo o que você pode imaginar.

"Quando eu ouço alguém expressando uma opinião definitiva sobre alguma coisa, de que tenho razão definitiva para acreditar que ele sabe pouco, ou nada, eu me lembro de uma experiência que eu tive quando parei um Quaker nas ruas da Filadélfia e lhe perguntei a hora do dia.

"Ele tirou seu relógio examinou-o atentamente, e então em um tom enfático e lento de voz ele disse: 'Bem Senhor, de acordo com essa suposta 'peça de tempo' parece ser aproximadamente um minuto e dez segundos depois das 12 horas'.

"Eu fiquei especialmente impressionado com o cuidado com que este Quaker identificou a fonte de informação que ele estava passando para mim. E eu muitas vezes pensei depois disso o quão benéfico seria, se todas as pessoas que expressam opiniões, ou oferecem informação, tomassem o tempo necessário para identificar a fonte da qual elas foram capazes de falar.
Qual a fonte da informação?
"Não posso influenciar todas as pessoas a participarem desse tipo de raciocínio seguro, mas eu posso sugerir que você dê atenção a isso, em relação com essa apresentação sobre o assunto de 'Pensar com Exatidão'.

"Agora, eu lhe darei uma regra simples, que pode lhe ajudar a evitar ser enganado por opiniões infundadas, expressadas por outras pessoas.

"Quando você ouvir alguém fazer uma afirmação que a sua razão não consegue aceitar como sendo confiável, ou que você questiona, ou que deveria, por questão de segurança, ou por qualquer motivo que for, faça a seguinte pergunta simples: 'Como você sabe?'.

"E permaneça firme nessa pergunta até forçar o falante a identificar a fonte de onde ele conseguiu a informação que ele está se empenhando para passar para frente como 'fatos', ou rejeite a afirmação completamente como ela não tivesse sido feita, e faça isso não importa quem esteja falando, ou qual possa ser a reputação dele(a) para verdade e veracidade.
Veracidade, ou imagem meramente ilustrativa?
"Lembre-se que foi dado a você, como seu direito de nascença mais precioso, o privilégio de controlar os seus próprios pensamentos. Por essa razão, trate esse dom divino com profundo respeito que ele tem de direito, e não permita que ninguém pense por você, ou que influencie o seu pensar de qualquer modo, exceto pelas regras do 'Pensar com Exatidão' que lhes estão sendo passadas.

"Siga esse procedimento independentemente do que as pessoas pensem, ou digam do seu método de pensar. Se elas quiserem chamar você de 'cínico', ou de 'São Tomé', deixe que isso seja azar delas. Mas pelo seu próprio bem, faça o certo pensando através de regras que irão lhe salvar de vários enganos e tragédias por toda a sua vida.

"Agora eu lhe darei sete regras para você seguir, que se você memorizá-las e segui-las como um hábito diário, pode lhe provocar um grau elevado como um pensador exato:

1. Nunca aceite a opinião de outras pessoas como sendo fatos, até que você conheça a fonte dessas opiniões e esteja satisfeito com a sua exatidão.
Holmes, dê-me um esboço dos eventos para eu avaliar
2. Lembre-se que conselho gratuito, independente de quem é recebido suportará o exame mais rigoroso, antes de ser colocado em prática como seguro. E falando no geral, esse tipo de conselho vale tanto o quanto custa.

3. Alerte-se imediatamente quando você ouvir alguém falando de outros num espírito calunioso, ou descortês. Porque este mesmo fato deve colocá-lo na observação de que o que você está ouvindo é tendencioso, para dizer o mínimo sobre isso, e pode ser procedente de inexatidão.

4. Ao perguntar aos outros por informações, não revele a eles o que você deseja que a informação seja, porque a maioria das pessoas tem o mau hábito de tentar agradar, sob tais circunstancias. Perguntas bem calculadas e cuidadosas podem ser um grande beneficio para você em pensar com exatidão.

5. Lembre-se que tudo o que existe, em qualquer parte do universo, é capaz de prova. E quando tal prova não está disponível, é mais seguro assumir que nada existe.

6. Um dos maiores milagres inexplicáveis, consiste no fato de que tanto a mentira como a verdade, não importando por que meios elas foram expressas, carregam consigo um meio silencioso, invisível de se identificarem como tal. Sendo assim lembre-se dessa verdade e comece a desenvolver a faculdade intuitiva necessária para permitir que você 'sinta' o que é falso e o que é verdadeiro.
Viver a ilusão, a mentira, ou conhecer a verdade?
7. Siga o hábito de perguntar: 'Como você Sabe?' quando qualquer pessoa faz uma afirmação que você não pode identificar como verdadeira. Siga esse hábito fielmente e você verá muitas pessoas se contorcerem e ruborizarem, quando você insiste em uma resposta direta.

"Os pensadores mais exatos são os cientistas, eles investigam com mentes abertas e nunca permitem que seus desejos se tornem os pais dos fatos. Mas lide com cada fato como ele é, e não como gostaria que ele fosse.

"Agora, uma última palavra de aviso que eu sinto que devo deixar a você.

"Estude a si mesmo cuidadosamente e você pode descobrir que as suas próprias emoções são seus maiores obstáculos, no assunto do 'Pensar com Exatidão'.

"É fácil para você acreditar naquilo que deseja acreditar, e infelizmente é exatamente o que a maioria das pessoas faz. Esse é um método pelo qual muitas pessoas se condenam a fracassos e derrotas eternos.

"E é um método que abre largamente aquele envelope selado que contém a lista de 'Penalidades' que as pessoas devem sofrer por negligenciar tomar posse de suas mentes e utilizá-la para fins construtivos e benéficos para elas mesmas.

"Agora, até nossa próxima apresentação, permita-me dizer: 'Até logo!'."

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Visão Criativa

Sua mente tem o poder de realizar tudo aquilo em que acreditar e é capaz de conceber. Todo progresso em sua vida começa com algum tipo de ideia. Como sua capacidade de ter novas ideias é ilimitada, seu futuro também pode ser ilimitado. [Brian Tracy]
Imaginação
Essa é a décima primeira apresentação dos princípios do sucesso, realizada por Napoleon Hill, e é sobre ter: Visão Criativa

"A 'Visão Criativa' é o princípio do sucesso que é responsável pela construção de todos os nossos planos, objetivos e propósitos. É dito que a 'Imaginação' é a oficina onde nós moldamos os propósitos do nosso cérebro e as ideias de nossa alma.
Visão Criativa
"Eu não conheço uma melhor definição de imaginação do que essa. Há duas formas de imaginação:

1. Primeiro, há a 'Imaginação Sintética', que consiste em organizar e reunir ideias reconhecidas, conceitos e fatos, arranjados em uma nova combinação. Muito raramente que alguém cria uma ideia, ou qualquer outra coisa absolutamente nova. Praticamente tudo que é conhecido à civilização nada mais é do que uma combinação de algo que é antigo.

2. Segundo. Há a 'Imaginação Criativa' que opera através do sexto sentido, e tem como sua base a região subconsciente do cérebro, e serve como o meio exclusivo através do qual, basicamente, novas ideias, ou fatos são revelados.

"Deixe-me dar alguns exemplos de 'Imaginação Sintética' em ação:

1. A invenção de Edson; a lâmpada incandescente elétrica, foi uma criação de imaginação sintética por que foi criada reunindo em uma nova combinação, dois antigos e bem conhecidos princípios.
A Imaginação Sintética de Edson
2. O projeto de Clarence Saunders, em que o Sistema de Armazenamento Piggly Wiggly foi baseado, é o resultado de imaginação sintética (foi o primeiro verdadeiro self-service em que os clientes buscavam nas prateleiras da mercearia os bens que necessitavam). Ele somente tomou emprestado o projeto self-service das cafeterias e o introduziu dentro do setor de supermercados. Mas, apesar da simplicidade do plano, é dito que rendeu ao seu organizador, milhões de dólares já nos primeiros anos em que foi colocado em prática.

3. O primeiro automóvel de Henry Ford foi criado através da imaginação sintética. Pelo simples procedimento de reunir o conhecido método de transporte, o cavalo e a carroça, e máquina a vapor movida a explosão. Ambas as ideias eram velhas, mas ficou para Henry Ford combiná-las em um novo método de uso, e ele se tornou o mais distinto industriário de sua era, pela sua realização. Sem mencionar a fabulosa fortuna.

4. Christian Kent foi o homem que mergulhou um pedaço de sorvete de baunilha em chocolate e colocou um palito para ser segurado, chamando-o de 'Eskimo Pie', e usando a imaginação sintética iniciou uma nova indústria, que até hoje possuí um mercado fabuloso e rende anualmente enormes somas – atualmente – a Nestlé. É seguro assumir que o criador desse plano simples de comercialização foi muito bem recompensado pelo seu uso da imaginação sintética.
A "simples" invenção de Kent
5. F.W. Woolworth fez uso da imaginação sintética, pelo simples procedimento de criar uma loja de varejo na qual uma grande variedade de produtos era oferecida ao público a 5 e 10 centavos por item. E viveu para ver as inovações de sua comercialização começar uma série de lojas varejistas similares, que crescem anualmente em milhões de dores em vendas. E ainda por cima fez Woolworth ficar rico.

"Agora, devo lhe dar alguns exemplos de 'Imaginação Criativa':

1. A invenção de Edson do fonógrafo foi resultado da imaginação criativa, porque nenhuma parte de sua invenção jamais foi conhecida, ou utilizada anteriormente.

2. A Invenção do Sr. Marconi, da comunicação sem fios, também foi o resultado de 'Imaginação Criativa', porque foi baseada essencialmente em ideias novas, que nunca foram utilizadas anteriormente. Ele foi o primeiro a descobrir os meios pelos quais o éter pode tomar o lugar dos fios na transmissão do som.
Marconi e seu Telégrafo
(Marconi's Wireless Telegraph Company)
3. A descoberta do rádio pela Madame Curie, também foi o resultado da imaginação criativa. Porque ninguém antes dela jamais revelou sequer a existência do rádio, ou o método pelo qual ele pode ser recuperado, ou refinado. A célebre física franco-polonesa foi a primeira pessoa a receber duas vezes o 'Prêmio Nobel'.

4. O aperfeiçoamento do avião moderno por Wilbur e Orville Wright, foi em parte resultado da imaginação criativa, e parte o resultado da imaginação sintética. Porque outros, antes deles, descobriram algumas das ideias que eles utilizaram de modo bem-sucedido, mas eles foram os primeiros a coordenar essas ideias e elas funcionaram.

5. Robert G. Letourneau fez uso efetivo da 'Imaginação Criativa', construído grandes máquinas de terraplanagem, que envolveu ideias nunca utilizadas antes, apesar de que ele praticamente não tinha habilidades em engenharia, e tinha muito pouco estudo de qualquer tipo. Eu trabalhei com o Sr. Letourneau por um ano e meio, durante esse tempo e o vi em ação muitas vezes, quando ele estava baseando-se inteiramente na faculdade da 'Imaginação Criativa', e recebendo suas ideias de fontes exteriores a sua educação imediata, ou conhecimento.

"E aqui, no caso de você ainda não ter reconhecido o fato, estou lhe trazendo para muito perto do ponto em que as pessoas algumas vezes se sintonizam com suas imaginações criativas e surgem com ideias que beneficiam um grande número de pessoas, as tornam populares e ricas.

"Eu irei lhe dar essa sugestão somente como inspiração, com a intenção de apresentar a você sua faculdade de 'Imaginação Criativa'.

'Todas as boas ideias já foram usadas'... Será que você já pensou assim? Ou, ainda pensa assim.
Todas as boas ideias já foram tidas?
"Bem ao contrário, as melhores ideias ainda estão para serem reveladas e colocadas a serviço da humanidade.

'Não há mais oportunidades de ficar rico'... Será que você já pensou assim? Ou, ainda pensa assim.

"Se você me der um plano aceitável para influenciar pessoas casadas a adotarem e usarem o princípio da 'Mente Master' nas suas relações domésticas, você pode beneficiar milhões de pessoas em casas onde a harmonia não prevalece, e criar para você mesmo uma reputação digna de muito dinheiro.

"Se você tiver uma ideia melhor, ou plano para o uso de vendedores, em qualquer campo de comércio, a sua ideia pode ajudar milhões de vendedores a aumentar seus rendimentos, e traze-lhe uma recompensa digna do valor da sua ideia.

"Eu ainda estou falando com você sobre exercitar a sua faculdade de imaginação. Mas estou limitado ao número de ideias que eu posso lhe dar no pouco tempo que está apresentação toma, mas irei lhe dar mais algumas ideias úteis, na minha próxima apresentação.

"A imaginação é um traço que se torna alerta somente pela ação constante, baseada nos princípios do sucesso que descrevi nessas apresentações. Você é a pessoa que precisa abastecer essa ação."
Imaginação
Imaginação
poesia de Nótlim Jucks

Quantas árvores!
Quantas flores!

O mundo existe!
Mas quem garante?

Aqui são árvores,
lá são flores.

Aqui são homens,
lá seus amores.

A gente existe!
Mas quem garante?

Podemos ser apenas...
apenas ... apenas ...

Frutos de uma Imaginação

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Aprender com a Adversidade

Uma vida plena é o acumulo de milhares de esforços e sacrifícios não vistos pelos outros. "As alturas conquistadas e mantidas pelos grandes homens não foram alcançadas num voo repentino. Enquanto seus companheiros dormiam, eles trabalhavam na noite escura." [Brian Tracy e Henry Wadsworth Longfellow]
Esforço Concentrado
Essa é a décima apresentação sobre os princípios do sucesso, de Napoleon Hill; e talvez seja o princípio mais difícil de ser assimilado, devido envolver nossas dores pessoais, mas é exatamente sobre isso, sobre: Aprender com a Adversidade.

"'Aprender com a Adversidade', é o princípio que torna possível para você converter em uma vantagem, cada adversidade, cada desapontamento, cada derrota e cada fracasso que você encontrou, ou encontre de agora em diante até o fim de sua vida.
Desapontamento
"Sim, o principio de 'Aprender com a Adversidade', torna possível você transmutar todos os seus fracassos passados e erros, em uma vantagem que irá lhe ajudar a conseguir sucesso notável no futuro.

"Logo no inicio dessa apresentação, quero chamar a sua atenção para um fato importante, que pode lhe dar a posse imediata da grande chave-mestra do sucesso. Insisto, é que a sua atitude mental positiva é o único meio pelo qual você pode converter adversidades, derrotas e fracassos em vantagens.
Uma atitude mental positiva: "Eu posso!"
"Parece que foi intencionado que todos devem experimentar adversidades, derrotas e mesmo fracassos, como uma parte do método da natureza para disciplinar as pessoas a aprender como tomar posse de suas próprias mentes. Mas o Criador, muito sabiamente, proveu todos com os meios para converter essas experiências em benefícios inestimáveis.

"Sendo os meios, o privilégio de manter e dirigir uma atitude mental positiva. Apesar dos benefícios que podemos conseguir das adversidades e experiências desagradáveis de qualquer natureza, ninguém deseja se encontrar com essas experiências.

"Uma vez que você aprenda que as adversidades podem lhe pagar dividendos, você irá adquirir o hábito de procurar pela semente do beneficio equivalente em cada experiência do tipo com a qual você se deparar.
Aprender com as Adversidades
"A minha primeira ilustração diz respeito a um homem que você já pode ter ouvido falar. E não ouso duvidar que você já possa ter comido alguma comida que ele tenha produzido e comercializado; como resultado de uma adversidade que desencorajaria a maioria dos homens.

"O homem é Milo C. Jones, que ganhou uma pequena fazenda com cerca de quatro acres em Wisconsin, onde ele apenas tinha para o seu sustento, e onde ele foi derrubado por uma paralisia dupla, que o privou de cada parte do seu corpo, a não ser o cérebro.

"Nesta hora de sua maior adversidade, Milo C. Jones usou a sua mente, tomou posse dela, talvez pela primeira vez em sua vida e dessa mente nasceu a ideia de criar leitões e transformá-los em salsichas suínas. E nessa mesma fazenda onde ele, antes dessa adversidade, só ganhava para seu sustento, ele encontrou a semente do benefício equivalente que o compensou pela perda do uso do seu corpo, e viveu para ver suas salsichas suínas lhe renderem uma grande fortuna.

"Isso não é estranho? Tantas vezes as pessoas precisam ser devastadas por fracasso e derrota, antes que aprendam que possuem mentes capazes de dominar todos os seus problemas.
Capacidade
"A minha segunda ilustração é baseada na adversidade de um homem que a maioria das pessoas conhece, pois ele foi presidente dos Estados Unidos da América; seu nome é Franklin D. Roosevelt.

"Ele foi atingido em sua juventude por poliomielite, que destruiu o uso de suas pernas; ao invés de sentar numa esquina com uma latinha e alguns lápis, como muitos outros poderiam ter feito, em circunstancias semelhantes, Flanklin D. Roosevelt transmutou a sua aflição em um fortalecimento de sua autoconfiança e elevou-se a mais alta posição disponível para os Norte Americanos. Conseguiu essa posição e a manteve até passá-la adiante; manteve-a mais tempo do que qualquer presidente anterior.

"Verdadeiramente, eu falo com todo o entusiasmo ao meu comando, que você pode encontrar nas suas adversidades, o desafio necessário para inspirá-lo para o sucesso, do tipo que você nunca conheceria sem essas experiências.

"Aqui, deixe-me lembrá-lo da grande importância de seguir o principio da 'Atitude Mental Positiva', porque esse é o principio que você mais precisará para converter experiências desagradáveis em vantagens.
Seguir adiante
"A minha próxima ilustração envolve uma experiência pessoal muito intima minha. Tudo começou quando a minha mãe morreu; eu tinha oito anos de idade. Eu sei que a perda da mãe em qualquer idade, geralmente é considerada como uma perda irreparável, que não oferece nenhum possível beneficio, mas mesmo na morte de pessoas queridas, nós podemos descobrir que há uma semente de beneficio equivalente.

"Eu descobri essa semente em uma das pessoas mais maravilhosas que já conheci, quando meu pai trouxe para a minha casa, a minha nova mãe. Foi ela que me inspirou, a me preparar para a oportunidade que eu receberia mais tarde na vida, quando conheci Andrew Carnegie e recebi dele a missão de organizar a primeira filosofia prática do sucesso pessoal do mundo.

"Se não fosse pela perda da minha mãe, eu não estaria fazendo agora essa apresentação a você, e os meus livros não estariam servindo para ajudar milhões de pessoas ao redor do mundo a se encontrarem.

'Nada é tão ruim, ou tão desagradável que não pode render algum beneficio se mantivermos uma atitude mental positiva em relação à experiência, e tornar um hábito o procurar por essa semente do beneficio equivalente'.

"Isso, é claro, envolve a aplicação daquele importante princípio do sucesso: 'Iniciativa Pessoal'.
Iniciativa Pessoal
"A minha próxima ilustração nos traz frente a frente com uma adversidade que envolve você e eu e toda outra pessoa vivente.

"Eu tenho notado a tendência nesse e em outros países, de roubar de indivíduos os direitos a liberdade pessoal, uma tendência que esta em direta violação com o propósito do Criador, de dar a cada individuo o privilégio da liberdade de pensamento e ação. Existe algo especifico de que você e eu podemos fazer sobre essa tendência comum, de nos roubar os direitos de liberdade pessoal. Não podemos mudá-la de volta inteiramente, por nossos esforços individuais, mas nós podemos e nós devemos onde isso nos afeta individualmente e onde nós sabemos o que podemos fazer e como podemos fazer. É claro que você vai perguntar: 'O que Eu posso fazer para influenciar a tendência mundial?'

"E eu devo responder dizendo que há algo especifico que você pode fazer: Você pode se recusar a aceitar essa tendência comum e tomar posse total de sua própria mente e assim cumprir com a sua responsabilidade pessoal com seu Criador.

"Você se lembra daqueles dois envelopes selados que eu mencionei nas apresentações anteriores?

"Um deles está intitulado: 'Riquezas; que você pode aproveitar se tomar posse da sua própria mente'.

"Muito bem você tem uma responsabilidade consigo mesmo, com seus entes queridos, com seu Criador, de tomar posse da sua própria mente e de direcioná-la a quaisquer fins que você escolher. Essa responsabilidade é sua e ninguém pode roubá-la ou cumpri-la por você.
Aproveitar
"Você também tem responsabilidade com seu país, com todos os motivos possíveis, para tomar posse da sua própria mente, e escrever a sua própria passagem de vida. É definitivamente uma parte do plano geral do Universo, de dar ao homem o beneficio somente daquelas bênçãos que ele reconhece, adota e usa construtivamente.

"Amarre o seu braço do seu lado e deixe-o fora de uso, e a natureza se rebela imediatamente com o braço, ele atrofia, definha e se torne inútil. Esqueça de manter contato com os amigos e cultivá-los, e você irá perdê-los. Demonstre indiferença com os seus clientes, com os quais você ganha o seu sustento, ou com o empregador que paga o seu salário, e muito em breve você se vera sem um mercado para os seus serviços.

"É uma lei inevitável da natureza, que você perde aquilo que não usa.

"E é claro, isso se aplica ao uso de sua própria mente, assim como com tudo o mais. Nós faremos bem em nos lembrar dessa lei, através da qual nós perdemos aquilo que não usamos devidamente.

"Nessa apresentação, lhe foi trazido algo que pode ser uma surpresa, ou mesmo um choque, ao introduzir esse grande princípio de lucrar com a adversidade. Se você estiver pronto para esse principio, você ira adotá-lo imediatamente, e nunca mais enquanto viver, irá remoer experiências desagradáveis sem saber muito bem que os seus esforços poderiam ser mais bem empregados procurando pela semente do beneficio equivalente, que está disponível nessas experiências.

"Agora, antes de concluir essa apresentação, devo lhe dar uma tarefa que, se você cumpri-la sinceramente, pode muito bem lhe trazer um novo nascimento de oportunidades, tais que você nunca sonhou experimentar.

"Relembre as suas experiências passadas, estude cada adversidade e fracasso que você possa ter experimentado, e procure por aquela semente do benefício equivalente que você não havia descoberto antes, e você pode se achar mais rico do que acredita que é.
Semente do benefício equivalente
"E Agora, até a nossa próxima apresentação. Apenas lembre-se: 'Nada pode ser chamado de fracasso até que você aceite como tal'"