sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Excelência

"O pensamento positivo leva a atitudes positivas,
as quais levam a alternativas positivas,
as quais levam a resultados positivos."
Chaim Y. Botwinick
Excelência é uma arte conquistada pelo treino e pelo hábito.
Nós não agimos certo porque temos virtuosidade ou excelência,
mas preferencialmente as temos porque agimos certo.
Nós somos o que fazemos repetidamente.
Excelência, então, não é um ato, mas um hábito - Aristóteles
Nos 2 últimos meses tenho estado preocupado com algumas questões sócio-político-econômicas do Brasil – não que eu seja um grande agente de mudanças, mas acredito na influência positiva. Então tenho buscado divulgar textos e vídeos (como: Arquitetos do PoderO Brasil Deu Certo(?) E Agora?Manifestações sem Direção?, entre outros em: Mirtu's Archive) que tem o intuito de criar interrogações nas cabeças das pessoas. Pois sempre que há uma interrogação, há uma busca, nem que seja na própria consciência, pela resposta que resolva a interrogação (ou questão – como preferir).

Em um mundo que se tornou tão competitivo que a expectativa geral é que o nosso desempenho seja sempre excelente, já não basta mais, sermos bons no que fazemos. Então, como aprimorar e incrementar as nossas iniciativas pessoais?

O educador Chaim Y. Botwinick responde a essa e outras perguntas em seu livro "Think Excellence: Harnessing Your Power to Succeed Beyond Greatness" – ainda sem tradução para o português; um livro altamente informativo, enriquecido com o prefácio de Stephen R. Covey – como muitos que acompanham o blog sabem – de quem sou grande fã.

Botwinick apresenta e mostra como funcionam nove "Princípios de Poder", que tem tudo para nos ajudar a aprimorar a qualidade do nosso trabalho e nossa relação com o mundo. Botwinick descreve que o sucesso no mundo moderno exige excelência. E que devemos dar o melhor de nós e sermos o melhor que pudermos no ambiente em que estivermos inseridos. Em todos os aspectos de nossa vida, devemos pensar de forma mais "ousada, criativa e estratégica". Ele diz: "Esforce-se para atingir o seu auge, aquele momento especial onde você consegue inspirar, encorajar e promover a excelência". Para alcançarmos nosso potencial mais elevado, ele sugere que incorporemos os princípios a seguir, em tudo o que fizermos:

1. Tenha sempre como alvo "Objetivos de Excelência"
Objetivos de Excelência
Defina com detalhes os seus objetivos. Torne-os mensuráveis. Eles devem ser oportunos (realizados até determinada data), atingíveis (alcançáveis), realistas, orientados (defina um caminho exato a seguir), duradouros (aplique-os em outras situações no futuro) e tangíveis (específicos e concretos). Corra atrás das suas metas. Elabore um "mapa da excelência" para os seus objetivos e defina os passos a serem seguidos. Para começar, trace as diretrizes em duas vias: as atividades a serem empreendidas e os resultados que você deseja alcançar. Determine quais os recursos necessários e como você vai medir os seus resultados. Faça algumas perguntas cruciais: "Qual é o meu objetivo?", "Por que desejo alcançá-lo?", "Quando penso em atingi-lo?" e "Como pretendo alcançá-lo?". Finalmente, defina os indicadores que vão assinalar os passos dados e garantir que o objetivo foi atingido, liberando você para as próximas etapas.

2. Renove os seus "Objetivos de Excelência"
Constantes Mudanças
A vida exige constantes mudanças, por isso é preciso estar pronto para reavaliar, renovar suas posturas ou ideias, adaptar o seu planejamento e objetivos, e começar novamente. Cada circunstância nova pode apresentar desafios inesperados. O importante é tentar estar preparado emocionalmente. Dê os 10 passos seguintes para lidar com as mudanças difíceis:

1. Tente não encarar as mudanças pessoais ou profissionais como afrontas.
2. Considere as mudanças um desafio com oportunidades e não uma grande reviravolta.
3. Perceba que as mudanças são muitas vezes temporárias.
4. Ajuste-se ao novo cenário, sem sacrificar a qualidade do seu trabalho.
5. Caso necessário, elabore novos mapas e novos caminhos rumo ao objetivo.
6. Mantenha sempre uma atitude positiva e otimista.
7. Desafie os seus pressupostos, sempre catalisando o máximo da sua força interior.
8. Tenha em mente que 75% dos seus esforços são responsáveis por 25% dos seus resultados.
9. Permita que outras pessoas lhe ajudem a resolver problemas.
10. Busque alternativas, caso se encontre diante de algum obstáculo.

3. O poder da fraqueza
Encare seus pontos fracos
Você não pode alcançar a excelência ignorando as suas fraquezas. Ao contrário, aceite-as a fim de dominá-las. Basear-se apenas nos seus pontos fortes é algo irrealista. Todos temos deficiências que podem nos comprometer. Conheça os seus defeitos e esteja atento a eles. Veja quais situações ocorrem normalmente, como se manifestam e qual a sua reação. Para obter maior controle, entenda os seus sentimentos em situações que acentuem as suas fraquezas. Siga um plano de ação pessoal. O que pode parecer um traço negativo talvez seja apenas a sua reação incorreta com base nas suas inseguranças. Elimine as deficiências que você consegue mudar, como aprender a não procrastinar ou trabalhar para melhorar a sua memória, e depois aceite as demais. Uma vez compreendendo os seus pontos fracos, planeje como transformá-los em pontos fortes.

4. A perfeição é inimiga da excelência
Nunca busque a perfeição; ela é um empecilho
no caminho rumo à excelência.
Saiba que é impossível alcançar a perfeição. E o pior: o esforço para alcançá-la é frustrante e autodestrutivo. Invariavelmente, as pessoas que tentam ser perfeitas sabotam a si mesmas. Elas hesitam experimentar novas tarefas, pois o custo da perfeição é alto demais, portanto fracassam antes mesmo de começar. A perfeição é uma linha reta à procrastinação e ao atraso. Para trabalhar de forma realista na busca dos seus objetivos, estabeleça pontos de referência ao longo do caminho, que mostrem o que você deve fazer e quando fazer. Ao enfatizar a perfeição, você ativa a mentalidade "do criticar o que está errado", exatamente o oposto do que você gostaria. Ao invés disso, preste atenção ao que você pode fazer de excelente. Todo mundo comete erros de uma forma ou de outra, mas apenas os perfeccionistas permitem que os erros os imobilizem. Evite a armadilha da perfeição. Aceite os seus erros, aprenda com as lições e siga em frente.

5. Busque soluções para os problemas e não apenas causas
Busque Soluções
Quando as coisas correm mal, as pessoas costumam procurar culpados ao invés de corrigir o problema. Elas acabam atoladas em um "apontar de dedos" interminável, que não leva a nada. É claro que atribuir culpa é mais fácil do que colocar a sua mente e habilidades para funcionar em busca de uma solução. Para resolver qualquer problema, siga este plano de sete passos:

1. Identifique e defina o problema específico – Saiba exatamente o que vai enfrentar.
2. Identifique as causas possíveis – O que deu errado?
3. Quais são as soluções possíveis? – Leve em conta todas as suas escolhas. Convoque outras pessoas para ajudar a identificar as várias possibilidades.
4. Reveja as soluções possíveis – Avalie os prós e os contras de cada opção, assim como o impacto de um determinado curso de ação.
5. Determine soluções permanentes – Busque respostas quantificáveis e de longo alcance.
6. Qual é a melhor solução possível? – Certifique-se de que a abordagem planejada é a mais correta e então prossiga com "confiança e convicção".
7. Implante a solução – Utilize a modelagem lógica para aplicar a cura permanente.

6. Conceba previsões através do seu "Poder de Retrospectiva"
Retrospectiva
Depois da ocorrência de um fato, você desenvolve automaticamente conhecimento sobre o assunto: esse é o "Poder de Retrospectiva". Após o fato consumado, você entende claramente que tal problema seria inevitável. Talvez você diga: "Se eu soubesse o que sei agora, a minha decisão ou curso de ação teria sido diferente". Essa retrospectiva pode ser uma valiosa ferramenta de planejamento. Ao planejar o próximo curso de ação, visualize as experiências anteriores que possam fornecer pistas úteis sobre o que se deve fazer. Aprenda com o passado e aplique essas lições às circunstâncias a serem enfrentadas no futuro. Permita que o seu poder de retrospectiva lhe ajude a fazer as previsões necessárias para resolver um problema ou traçar a melhor maneira de seguir em frente. Quanto mais lições você aprender com o passado, mais preparado estará para lidar com as situações futuras.

7. Quando a vida atrapalha a própria vida
Lidar com o Inesperado
Não importa o quão cuidadoso seja um planejamento, prepare-se para as circunstâncias invisíveis que forçam você a mudar ou abandonar o plano original. Acidentes acontecem, a vida é assim mesmo. A seguir, algumas dicas sobre como lidar com o inesperado:

Mantenha a calma e a cabeça no lugar. Não importa o quão ruim as coisas pareçam, elas poderiam ser piores.
Não se frustre pensando como as coisas seriam maravilhosas se esta interrupção não tivesse acontecido. Esteja atento à nova situação e o que deve ser feito a seguir.
Não se deixe oprimir pela possibilidade de uma circunstância difícil.
- Procure a orientação das pessoas que lhe são caras, amigos ou assessores de confiança.
- Imagine como você vai se sentir após resolver o problema.
- Seja grato por ter em mãos os recursos necessários para se reorganizar.
- Procure ter sempre a visão geral ao abordar um novo planejamento. Seja estratégico.
- Uma vez tendo feito o necessário, volte rapidamente à rotina normal.

8. Receba de braços abertos os desvios, bloqueios, lombadas e sinais fechados
Supere obstáculos imprevistos
Ao invés de lamentar o surgimento de "bloqueios, lombadas, sinais fechados" e outros obstáculos imprevistos (ou não) que impeçam o seu progresso, tenha uma atitude positiva quanto a essas turbulências da vida. Após superá-las, você vai se tornar mais forte e resiliente. Estes desafios, quando bem abordados e resolvidos, testam a sua perícia e fazem de você uma pessoa melhor. Ao invés de se perturbar ou entrar em pânico com algum revés, desenvolva uma mentalidade confiante, capaz de "absorver as pancadas".

Diante de novos problemas, pode ser que você precise tomar um caminho diferente para chegar ao objetivo desejado. Prepare-se mentalmente para tirar o máximo proveito dessa viagem imprevista. Lembre-se: apesar da mudança de planos, você ainda está no caminho rumo ao seu destino, isto é, ao seu objetivo de excelência.

9. As pessoas apoiam o que ajudam a criar
Trabalho em equipe
Por que tentar realizar algo sozinho quando há outros dispostos e capazes de ajudar? A abordagem solitária não é eficiente e quanto mais pessoas você envolver, é mais provável que se levantem para apoiar os seus objetivos. Um trabalho em colaboração permite o acesso a conhecimentos adicionais e ao consenso em torno do endosso automático do grupo, em favor da solução planejada. A colaboração depende do trabalho da equipe e as equipes bem-sucedidas necessitam de normas de funcionamento, incluindo:

- Políticas claramente articuladas.
- Processos simples para resolver problemas complicados.
- Métodos para a resolução de controvérsias.
- Procedimentos para garantir as informações operacionais necessárias.
- Padrões de comportamento diante de discussões, diálogos e debates.
- Um acordo de que as regras se apliquem com uniformidade a todos na equipe.
- Orientações sobre o formato das reuniões e quem vai conduzi-las.
- Aprovação de cronogramas, metas intermediárias e prazos.

Coloque para funcionar os nove "Princípios de Poder"
Compreensão Duradoura
Para incorporar os nove princípios em todas as áreas do seu trabalho e da sua vida, você precisa aplicar dois conceitos fundamentais: a "compreensão duradoura" (que é aquela que nos torna capaz de explicar, interpretar, aplicar, ter perspectiva, empatia e conhecimento sobre um determinado tema) e a "declaração de missão pessoal". A "declaração de missão pessoal" estimula perguntas essenciais e a resposta a essas perguntas esclarece melhor as suas crenças. Por exemplo, a declaração "O conhecimento do passado ajuda a compreender o presente e a tomar decisões sobre o futuro" provoca a pergunta essencial "Como a avaliação dos eventos passados pode ajudar na tomada de decisão sobre o futuro?".

Stephen R. Covey, autor de "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", acredita firmemente no valor das declarações de missão pessoal; e segundo Covey, elas ajudam você a se motivar e se concentrar no seu propósito especial, sempre com o apoio dos seus objetivos. Utilize a sua declaração de missão pessoal para elaborar os seus valores, definir os seus objetivos de vida e ajudar a determinar as ações a serem seguidas para que todos os seus propósitos sejam cumpridos. Por exemplo, "A minha missão é buscar o amor pela aprendizagem e sua relevância para o meu crescimento e desenvolvimento pessoal".

Reflexos
poesia de James Allen

Se desejas elevar o mundo,

Banir dele todos os males, os ais,
Converter em jardins os desertos,
Adornar a terra toda de rosais:
A ti mesmo eleva!

Se desejas libertar o mundo

Do seu jugo de pecados e paixões,
Do seu desespero, suas mágoas,
Derramando consolo nos corações:
A ti mesmo liberta!

Se desejas curar bem o mundo

Da sua doença, sua velha dor,
Restituindo a todos saúde,
Alegria, contentamento, vigor:
A ti mesmo cura!

Se desejas despertar o mundo

Do sonho pesado de morte fatal;
Se queres mostrar-lhe o caminho
De clara Luz e Vida imortal:
A ti mesmo desperta!