domingo, 23 de fevereiro de 2014

A Arte da Oposição Constante

"Sun Tzu disse: O princípio geral da guerra é manter o Estado do inimigo intacto. Dominar o seu exército e forçá-lo à rendição é melhor do que esmagá-lo. Um chefe que está bem instruído em operações militares faz com que o inimigo se renda sem lutar, captura as cidades do inimigo sem atacá-las violentamente, e destrói o Estado do inimigo sem operações militares demoradas. O prêmio maior de uma vitória é triunfar por meio de estratagemas, sem usar as tropas." – resumindo, o bem-sucedido tem a habilidade incomum de lidar com o conflito e assegurar o melhor resultado para todos.
Batalha de Zhuxian.
Batalha decisiva na guerra entre as dinastias Jin e Song.
Na Batalha de Zhuxian, o exército Song quase foi abatido,
mas a coragem de seus lideres transformou a derrota em vitória.
Na publicação anterior procurei apresentar a obra magistral de Niccolò Machiavelli e convidá-los a um exercício de interpretação das ideias apresentadas, em relação aos dias e situações atuais. Ainda na mesma linha, trago a análise primorosa de Tom Butler-Dowdon sobre A Arte da Guerra, de Sun Tzu, e seus cinco princípios básicos: simplicidade, alinhamento, foco nas pessoas, flexibilidade e excelência.

Para minha surpresa, ao assistir ao filme "Ender's Game - O Jogo do Exterminador", baseado nos livros de Orson Scott Card, vi estes princípios representados. São princípios que estão muito em voga ultimamente, quer seja dentro das empresas, das universidades, na sociedade como um todo; a "busca pelo líder". 
Ender's Game - O Jogo do Exterminador
Ender's Game conta a jornada de um garoto que vive em um mundo em que as crianças precisam treinar desde cedo para combater uma invasão alienígena. A história é uma ficção científica que traz muitas questões sobre liderança, totalmente alinhadas aos princípios explorados em A Arte da Guerra, de Sun Tzu.

Sun Tzu é sem dúvida um dos autores mais famosos da história da China. No entanto, os especialistas sabem realmente muito pouco sobre sua vida e obra. Na verdade, nem sequer é certo se ele realmente existiu, ou se é apenas uma lenda. 

A história, ou lenda, conta que Sun Tzu viveu na mesma época que Confúcio, no norte da China e que ele foi um brilhante estrategista militar durante o período chinês dos Reinos Combatentes. Conhecido na China simplesmente como "O Sun Tzu", A Arte da Guerra, é um registro das ideias dele para sobrevivência e sucesso em tempos difíceis. Tendo sido transmitido por muito tempo apenas de forma oral, mais tarde ele foi escrito em varetas de bambu e eventualmente se tornou um livro.
Sun Tzu
A Arte da Guerra não era o único conteúdo sobre liderança militar da época, mas foi considerado o mais importante, pois outros livros de teor militar eram apenas manuais técnicos. A Arte da Guerra enfatiza o conhecimento como meio de se alcançar o sucesso, e sua principal arma é o poder já existente nos reinos natural e humano. Essa atenção ao individual – conhecimento, caráter, harmonia com o Tao (o espírito guia do Universo) – é o motivo pelo qual o texto ainda é relevante e valioso.

Vencendo através da não agressão

"Obter cem vitórias em cem batalhas não significa o máximo da excelência. Excelência mais alta está em obter-se uma vitória e subjugar seu inimigo sem, no entanto, lutar."
Não Agressão
A Arte da Guerra é uma maneira diferente de entender o conflito, transcendendo a postura instintiva "lute pela sua vida". Com bastante sabedoria, diz que pode ser impedido que um conflito se desenvolva em algo asqueroso – ou que ele sequer de desenvolva. O sábio general sabe que a batalha real é somente uma maneira de se alcançar a vitória. Este é o conceito de "tomar tudo, completamente": conquistar com o uso mínimo da força e com pouca destruição. As conveniências das duas partes são deixadas intactas.

Resultados desse tipo são um benefício mútuo; não meramente derrotar alguém em uma discussão, mas convencê-lo do seu modo de pensar como correto. Porque empregamos a visão mais ampla, o orgulho e dignidade não são danificados. Em contrapartida, quando se acredita na necessidade de resultados em que "alguém tem que ganhar e outro deve perder", então se depende da agressão e força. A maneira de Sun Tzu é pensar menos em termos do "inimigo", e, ao invés disso, no Tao da situação toda – ou seja, no modo em que as coisas caminham – para que você e a outra parte quase se tornem unos. Você controla a situação, mesmo em meio ao caos aparente. Não é uma questão de crença em forças desconhecidas, mas em saber como as coisas funcionam.

Um exemplo moderno

A maioria das pessoas nunca terá que se envolver em uma guerra, mas nós temos que lidar com conflitos. A melhor maneira de se abordar um conflito – por mais difícil que pareça – é a maneira impassível. A Arte da Guerra ensina que "o general que não pode dominar a própria ira, perde". A raiva gera o caos e até um sofrimento maior do que é necessário, enquanto o autocontrole contribui para a ação desapegada mas poderosa.

Em sua biografia de Warren Buffet, Richard Lowenstein conta sobre a crise da carreira do lendário investidor, na qual ele teve que lutar para salvar a firma Salomon Brothers. Essa empresa, na qual ele era um dos maiores investidores, corria o risco de ser fechada pelo governo porque um de seus participantes havia tentado enganar o departamento do tesouro dos Estados Unidos. Buffet cooperou muito – quase atrapalhando pelo seu excesso – com os investigadores, que acabaram por retirar as queixas. O advogado de Buffet argumentou que seguir com as acusações faria parecer que a cooperação estava sendo penalizada. Ao contrário, ela deveria ser recompensada. Lowenstein escreve sobre Buffet: "Instintivamente, ele evitou confrontar seus adversários, mas ele era extraordinário em conquista-los sem uma briga sequer. Ele não convencia tanto; ele os desarmava, ele os neutralizava."
Reconhecimento
Ao modo de Buffet, é o exemplo perfeito da mensagem de Sun Tzu, de que o melhor guerreiro consegue o que quer sem nem mesmo ter de lutar. Pode conceder respeitoso reconhecimento aos seus adversários, eles se tornam menos contrários e hostis, e um melhor resultado é alcançado para todos.

Liderança através do caráter

Para ser um líder nos moldes de Sun Tzu é exigido que se possua não somente dados minuciosos sobre os outros, mas também conhecimento sobre si mesmo.

Para ser invencível, você deve se construir desta maneira. Você não pode contar com as fraquezas do outro. O sucesso vem para aqueles que desenvolveram princípios de refino e aperfeiçoamento, e não para aqueles que se preocupam com a competição. Você não pode controlar o outro, mas ao desenvolver sua própria força de caráter, conhecimento, e o discernimento, você pode construir a invencibilidade. Donald Krause – cujo, A Arte da Guerra para Executivos, aplica estratégias de Sun Tzu para o sucesso no gerenciamento de pessoas, desenvolvimento de negócios e para a prosperidade em circunstâncias variáveis – nota que, na filosofia chinesa, liderança é caráter. Pessoas de caráter notável, desenvolvido ao longo do tempo, naturalmente se tornam líderes.
Liderança através do caráter
"Aquele que conhece o outro e a si mesmo, lutará 100 batalhas sem perigo."

Por meio de tal autoconhecimento, acrescido do desenvolvimento da percepção estratégica através da atenta observação dos outros, você pode se tornar um "general sábio", ou um "líder prudente".

Adotando a visão ampla e vendo claramente

A visão menor é sempre a incorreta, a que é vulnerável. Adotar a visão ampla é estar aberto para receber todas as porções de informações, que dão a você uma ideia mais precisa daquilo que está ocorrendo (o Tao de uma situação). A visão menor tende a ser conduzida pelo medo, a visão ampla é guiada por um objetivo, o qual você busca de forma desapegada.
Visão Ampla
A Arte da Guerra valoriza muito as informações correntes. Ela diz: não aja de acordo com crença ou dogma, mas dentro da curva de informações sobre a situação, ou o momento. Sempre desafie a sabedoria convencional.

Um mestre em calcular o tempo

Com a habilidade de ver o que está ocorrendo também vem a habilidade de escolher a direção e a velocidade do movimento. Porque vê o todo e tem paciência, você tem a capacidade de acertar o tempo ideal. Você pode interpretar a corrente de uma situação e reagir de acordo. O oposto disso é a ação baseada em costumes inconscientes e rigidez da mente. Mesmo os bons hábitos podem atrapalhar a interpretação correta de uma situação.

As estratégias de Sun Tzu são baseadas em construir o momento ideal e então atacar incisivamente e correr rapidamente. "E assim os valores da vitória armada, não valem o seu prolongamento". As ações do combatente sábio são rápidas e decisivas. Dentre alguns outros atributos de tal líder estão:
Construir o Momento
- Controla a forma do combate, ao invés de reagir a ele;
- Movimenta-se calmamente e sem arrogância para alcançar o objetivo;
- Deixa o inimigo se cansar ao tentar ter vantagem, portanto, deixa sua própria força se desestabilizar;
- Parece não ter forma: está por toda parte e em lugar nenhum;
- Decide-se sobre o sucesso, ao invés de deseja-lo;
- É um mestre na incerteza e no caos;
- É conservador com algumas ocasiões e questões, e também capaz de surpreender em outras;
- É experiente na arte do engano; isto é, deixa o outro ver aquilo que quer ver;
- Busca conhecimento, persistentemente, sobre o outro lado;
- Desenvolve uma proximidade com a organização, para que possam se movimentar como uma única peça, com um espírito.

Levou bastante tempo para o Ocidente apreciar totalmente A Arte da Guerra. Isso se deve, em parte, porque o texto em si é bastante enigmático. Não há a construção de um argumento e, como no Tao Te Ching, a ordem na qual as ideias são apresentadas muitas vezes parece não fazer sentido.

Ainda assim, muitos líderes, através da história, atribuíram seu sucesso às estratégias de Sun Tzu. Dentre os primeiros estava o comandante militar Cao Cao, que conseguiu unificar toda a China, e a influência continuou até Mao Tsé-Tung. O manual da Marinha dos Estados Unidos carrega uma similaridade impressionante a muitas passagens de A Arte da Guerra.
Cao Cao
Porém, hoje, são nas situações mais triviais do trabalho e da vida cotidiana que o livro é mais utilizado. A Arte da Guerra será encontrado nas mãos de pessoas de negócios, tanto quanto na posse de líderes militares, ou políticos. 

O manual de Sun Tzu foi feito em uma época de grande instabilidade, quando antigas crenças e a moral estavam sob ameaça. Ele é portanto, não sobre "moralidade" – isto é invenção da humanidade –, mas sobre estar consciente do que funciona, seguindo o fluxo do Universo.

A Arte da Guerra oferece estratégias para o sucesso que têm sido verificadas há mais de mil anos. Conforme as características da sabedoria verdadeira, é universal e atemporal.

E para finalizar esta publicação, um poema inspirador:

Se
poesia de Rudyard Kipling

Se és capaz de manter a tua calma quando
Todo o mundo ao teu redor já a perdeu e te culpa;
De crer em ti quando estão todos duvidando,
E para esses no entanto achar uma desculpa;
Se és capaz de esperar sem te desesperares,
Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
E não parecer bom demais, nem pretensioso;

Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires,
De sonhar - sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires
Tratar da mesma forma a esses dois impostores;
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas
Em armadilhas as verdades que disseste,
E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,
E refazê-las com o bem pouco que te reste;

Se és capaz de arriscar numa única parada
Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida,
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
Resignado, tornar ao ponto de partida;
De forçar coração, nervos, músculos, tudo
A dar seja o que for que neles ainda existe,
E a persistir assim quando, exaustos, contudo
Resta a vontade em ti que ainda ordena: "Persiste!";

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes
E, entre reis, não perder a naturalidade,
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
Se a todos podes ser de alguma utilidade,
E se és capaz de dar, segundo por segundo,
Ao minuto fatal todo o valor e brilho,
Tua é a terra com tudo o que existe no mundo
E o que mais - tu serás um Homem, ó meu filho!