domingo, 31 de agosto de 2014

Sobre Sapos...

No livro "O Amor que Acende a Lua", Rubem Alves nos apresenta um conto intitulado 'A Arte de Engolir Sapos' que segundo o maior folclorista do país - Luís da Câmara Cascudo - é uma "arte" explicitamente brasileira, um regionalismo típico do nosso país

"Engolir Sapo" é uma expressão usada quando somos obrigados a tolerar coisas desagradáveis sem podermos responder; mas um dos melhores coaches do mundo - Brian Tracy - acrescenta que sapos são pessoas, situações e experiências negativas, problemas atuais, e suas dúvidas e crenças autolimitantes, as quais devemos responder.
Não engula sapos, lide com eles
Hoje o Mirtu's Blog traz as recomendações de Brian Tracy, para encarar os sapos da vida e não mais engoli-los. Pois como alerta Rubem Alves: Alimentos não digeríveis são eliminados pelo aparelho digestivo de duas formas bastante agressivas: ou são expelidos pelas vias superiores, ou pelas vias inferiores. Os sapos são uma exceção. Não são digeridos, mas não são expelidos nem pelas vias superiores, nem pelas vias inferiores. Os sapos se alojam no estômago e não mais são esquecidos.

"O Sapo e a Princesa"

Era uma vez, uma bruxa que transformou um príncipe em um sapo, determinando que ele permanecesse um sapo até que uma princesa o beijasse. O sapo passou a viver em um lago próximo. Um dia, uma bela princesa se sentou perto da margem e sonhava com seu príncipe. O sapo apareceu e disse que se ela o beijasse, ele se transformaria em um príncipe, casaria com ela e a amaria eternamente. Ela beijou o sapo nos lábios e este se transformou em um príncipe formoso. Ela casou com ele, e eles viveram felizes para sempre.
A Princesa e o Sapo
A moral da história é que a maioria das pessoas tem sapos - pessoas, situações e experiências negativas, problemas atuais, além de dúvidas e crenças autolimitantes - que as impedem de atingir felicidade e satisfação. Você pode lidar com seus sapos com técnicas simples, mas poderosas, que podem ajudar você a experimentar alegria, amor, realização e satisfação. A felicidade pode ser sua se você usar estas 12 maneiras de "beijar esse sapo":

1. Sete Verdades sobre Você

Você já possui tudo de que precisa para viver a vida de seus sonhos. Identifique as sete verdades essenciais que caracterizam o potencial pleno em cada indivíduo:

1. Você tem muito valor - Duvidar de seu valor intrínseco leva a descontentamento.
2. Você é importante - Sentir-se desmerecedor produz comportamentos prejudiciais.
3. Você tem potencial ilimitado - Acredite que você pode ter a vida que deseja.
4. Você cria o seu mundo - Suas crenças se tornam a sua realidade.
5. Você é livre para escolher os seus pensamentos - "Cultive flores, não ervas daninhas".
6. Você possui um grande destino - Acredite que você foi concebido para ter sucesso.
7. Você não tem limites - Apenas suas dúvidas e medos podem parar você.

2. Imagine Seu Príncipe Perfeito

A princesa imaginou o príncipe exatamente como ela desejava que ele fosse. Como ela, você precisa de uma visão concreta da pessoa em que quer se tornar e da vida que quer ter. Use estes exercícios para conceber seus sonhos visionários - não receie em sonhar grande:
Tornar-se
• A varinha mágica - Agite a varinha para revelar o que é ideal para você.
• Seu futuro perfeito - Imagine daqui a cinco anos. Escreva a descrição de seu trabalho ideal, suas relações e estilo de vida, sua saúde e de seu patrimônio.
• Seu dia perfeito - Como seria o dia se você pudesse fazer tudo o que quisesse?

3. Olhe Seu Sapo na Cara

Quando o sapo feio pediu à princesa que lhe beijasse, ela poderia tê-lo ignorado. Todos têm sapos que precisam ser beijados. Podem ser emoções negativas acerca de experiências passadas, crenças limitantes no presente ou medos quanto ao futuro. Beijar o sapo pode significar acolhê-lo como um aliado, dar adeus a ele ou perdoar prejuízos causados por ele. Domine seu sapo olhando nos seus olhos antes de lhe beijar os lábios. Experimente estas técnicas:
Olhe Seu Sapo na Cara
• Seja realista - você não pode mudar os outros.
• Lide com a realidade - O estresse diminui quando você aceita a sua situação.
• Separe o fato do problema - Você não pode mudar fatos, mas pode resolver problemas.
• Não se agarre ao passado - O que estás feito está feito. Libere-se e siga em frente.
• Seja um domador de preocupações - Elimine a ansiedade imaginando o pior resultado possível, decidindo aceitá-lo e atuando para evitá-lo.

4. Elimine os Sapos Feios

Os maiores impedimentos para ter alegria são as emoções negativas - os sapos feios que vivem em seu "lago mental" produzem frustração e sofrimento. Expulsar emoções negativas dá espaço a sentimentos positivos. Use estes métodos para banir sapos feios de seu lago:
Seu "lago mental"
• Transforme negativos em positivos - Descubra o lado positivo de cada dificuldade.
• Adquira controle de sua mente - Pessoas felizes comandam seus pensamentos e, por isso, suas circunstâncias. Pessoas infelizes abdicam desse controle.
• Programe o otimismo - "Pensamento precede sentimento, [que por sua vez] precede decisão e ação.".
• Pense antes de responder - Considere as consequências antes de falar ou agir.
• Use a lei da substituição - Você só pode ter um pensamento de cada vez em sua mente. Substitua imediatamente cada pensamento negativo por um positivo.

5. Escoe o Pântano

Como a maioria das pessoas, você pode permitir que medo, preocupação e dúvida determinem seu pensamento, humor e ações. Estes cinco comportamentos levam a emoções negativas:
Monstro do Pântano
1. Justificação - Faz você ficar zangado e alimenta as emoções negativas.
2. Identificação - Faz você levar as coisas para o lado pessoal mesmo que não tenha havido a intenção disso
3. Hipersensibilidade - Reforça os sentimentos de inferioridade.
4. Julgamento - leva você a condenar os outros para atenuar sua própria ira.
5. Racionalização - Transforma em aceitável um ato que de outro modo seria inaceitável socialmente.

Expulse estes sapos feios e a raiva e culpa que eles provocam assumindo responsabilidade pela forma como você vê qualquer situação que evoca emoções negativas. Pare de alimentar o fogo da negatividade e comece assumindo controle de suas emoções.

6. Mude a Água de Seu Lago

Para remover negatividade e estagnação, pense de forma nova, saudável e positiva. Mude seus pensamentos, buscando o que você quer. Experimente estas técnicas:
Mude a Água de Seu Lago
1. Afirmações positivas - Crie um "sistema mentalmente imune" poderoso personalizando suas metas, usando o presente e descrevendo seus objetivos em termos positivos.
2. Visualização - Forme imagens mentais vívidas de seus desejos. Quanto mais você focar em uma imagem, mais rapidamente ela se tornará realidade.
3. Preparação mental - Prepare-se para um acontecimento importante afirmando um cenário positivo, visualizando-o e sentindo alegria quando o sucesso acontecer.

7. Veja a Beleza nos Sapos

A forma como você interpreta circunstâncias determina sua perspectiva. Aumente seu nível de felicidade reconhecendo que a dor sempre traz aprendizado com lições de vida, quer essa dor seja emocional, física ou financeira. Lide com sapos dolorosos enfrentando a verdade e buscando o significado mais profundo. Mude os termos que você usa para descrever o que lhe preocupa. É bom substituir a palavra "problema" por uma mais neutra como "situação", mas usar os termos "desafio" ou "oportunidade" é ainda melhor. Pratique o pensamento "base-zero": Admita quando você cometer um erro para poder seguir em frente com menos mágoas. Aceite as coisas que você não pode mudar. Prometa que fará melhores escolhas no futuro.

8. Avance com Confiança
Avance com Confiança
Negatividade deriva de erros dos pais que levam as crianças a padecer de crítica destrutiva e falta de amor, os quais originam a maior parte do sofrimento e disfunções dos adultos. A Crítica destrutiva mata a alma. A falta de amor alimenta a falta de motivação, perfeccionismo, baixa autoestima e outros. Dois sapos especiais atormentam adultos: o medo de falhar - isto é o medo de perder dinheiro, saúde ou amor - e o medo de rejeição - isto é o medo de críticas, constrangimento ou desaprovação. Examine ambos os medos se perguntando como a independência financeira afetaria hoje o seu comportamento e com o que você se atreveria a sonhar se soubesse que não falharia. O psicólogo Carl Rogers acredita que pessoas plenas têm níveis altos de contentamento e confiança; elas têm postura completamente não defensiva sobre suas escolhas de vida e sentem-se confortáveis com seus pensamentos, sentimentos, valores e ideais. Torne este estado mental seu objetivo.

9. Dê um Beijo de Despedida aos Sapos Feios

Crianças nascem sem culpa. Familiares, amigos, professores e igrejas usam a culpa para manipular e controlar seus pensamentos e ações. Isto leva à autocrítica e a sentimentos de inferioridade, incompetência e vitimismo. Vítimas de sentimentos de culpa geralmente dão desculpas, reclamam e negam responsabilidade. Siga quatro passos para eliminar a culpa de sua vida:
Despeça-se do Sapo
1. Modifique sua autoanálise - Recuse-se a criticar ou denegrir a si mesmo.
2. Pare de criticar os outros - Em vez disso, encontre o lado positivo deles.
3. Nunca coloque a culpa nos outros - Mostre amor e aceitação incondicional.
4. Não deixe que outros lhe façam sentir-se culpado - Advirta-lhes e mantenha-se firme.

10. Espere o Melhor do Seu Sapo

Quando criança, você confiava na previsibilidade de funcionamento da vida dentro do universo racional, lógico e controlado de sua educação. Com a idade, você aprendeu que algumas coisas não acontecem como previsto ou esperado. Pessoas que se tornam frustradas e medrosas desenvolvem as duas piores emoções negativas - inveja e ressentimento. Se você é invejoso, essa energia negativa pode afastar alegria e sucesso. Se você admirar o sucesso dos outros, você atrairá sucesso para você também. Para superar a inveja e ressentimento, deseje sempre aos outros o que quer para você mesmo.

11. Liberte os Sapos Dolorosos

Uma razão para permanecer infeliz é recusar-se a perdoar alguém. Você deve liberar e esquecer injustiças sinceramente para seguir em frente em sua vida. Absolver alguém não significa aprovar o que aconteceu. Ofensores não precisam sequer saber que você lhes perdoou; você é a única pessoa que precisa saber. Para se liberar da amargura, substitua a raiva pelo perdão. Perdoe quatro grupos de pessoas: seus pais, amigos íntimos do passado, todos que lhe importam atualmente e a si mesmo. Peça desculpa a quem você tratou injustamente. Perdoar e pedir perdão são o caminho para liberdade pessoal.
Perdoe o Sapo
12. Utilize as Sete Chaves para Tornar-se uma Pessoa Positiva

Uma "dieta física" de alimentos de alta qualidade melhorará sua saúde. Sua "dieta mental" rege seu caráter, personalidade e perspectiva de vida. Use estas sete chaves para transformar-se em uma pessoa positiva:

1. Autoanálise positiva - Converse com você mesmo de forma encorajadora.
2. Visualização positiva - Faça com que algo aconteça visualizando-o claramente em sua mente.
3. Pessoas positivas - Passe tempo com pessoas felizes e bem-sucedidas. Evite os derrotistas.
4. Alimentos mentais positivos - Leia e escute materiais educativos e inspiradores.
5. Treinamento e desenvolvimento positivos - Comprometa-se com o aprendizado ao longo da vida.
6. Hábitos de saúde positivos - Faça o que for preciso para estar dançando em seu centésimo aniversário.
7. Expectativas positivas - Crie expectativas de sucesso.
Vá em frente - beije esse sapo!

domingo, 24 de agosto de 2014

Viagem pelos Sonhos

A pintura é a poesia muda e a poesia, 
a pintura que fala
Simónides de Ceos -556 a.C. – 448 a.C. - Poeta Grego

Próximo de completar 5 anos, o Mirtu's Blog sofreu várias modificações desde quando surgiu da intenção de publicar os escritos do poeta Nótlim Jucks e da vontade de compartilhar as ideias de Milton Junior. Nestes 5 anos a roda da vida girou, muita coisa aconteceu, muita gente chegou, muita gente partiu e a busca persistiu, a busca pelo sonho, através dos medos e em direção a maior busca, o Amor – o fenômeno insondável que subtitula este Blog.
As asas do sonho
Hoje posso dizer que encontrei o Amor, encontrei-o em vários lugares, em várias pessoas, de diferentes formas – encontrei o amor da minha mãe, o amor do meu pai, o amor do meu mestre, o amor dos meus amigos, o amor do meu cachorro, o amor Universal ensinado pelo Mestre dos Mestres e o amor sublime da minha alma, minha linda Bia, minha latina Helbia.

Há 20 anos quando li o Alquimista, de Paulo Coelho, eu era pouco mais que um menino e pouco menos que um homem, e neste intervalo pré adulto eu não tinha o discernimento necessário para entendê-lo, mas se o tivesse entendido naquela época, talvez eu tivesse amado menos e talvez eu tivesse vivido menos e talvez eu fosse menos, mas compreendo hoje o que o mago tentou me ensinar há tempos.
A busca do sonho
O Alquimista é notável por ser uma história de amor que renuncia a ideia de que o amor romântico deve ser a coisa central da vida de uma pessoa. Cada pessoa tem um destino a seguir que existe independente das outras pessoas. É a coisa que você faria, ou seria mesmo se tivesse todo o amor e dinheiro que deseja. O tesouro que o protagonista – Santiago – busca no livro, é naturalmente, o símbolo do sonho pessoal ou destino, mas ele fica feliz em desistir do tesouro quando encontra a mulher dos seus sonhos em um oásis no deserto. No entanto, o alquimista que ele conhece no deserto diz que o amor da mulher que ele tem no oásis só será real se ela estiver disposta a apoiá-lo em sua busca.

O dilema de Santiago reside no conflito entre o amor e os sonhos pessoais. Muitas vezes vemos uma relação amorosa como o sentido da nossa vida, mas a obsessão pelo romance pode nos privar de uma vida mais conectada com o resto do mundo. Mas não é verdade que o coração tem necessidades? Viva a vida ao redor do sonho, diz Paulo Coelho, e haverá mais "coração" nela do que você pode compreender neste momento:
O amor do sonho
"... nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos, porque cada momento de busca é um momento de encontro com Deus e com a eternidade."

O amor romântico é importante, mas não é o nosso dever – nosso dever é o de sair em busca de nosso sonho. Somente por meio da devoção ao sonho é que a "alma do mundo" nos é revelada; o conhecimento que destrói a solidão e dá poder.

Então, desde que Einstein me revelou a teoria do sucesso irrestrito - S=c.p², tenho me dedicado a busca pelo sonho e agradeço a Deus pela companheira que encontrei no oásis da vida e tem me apoiado nesta busca.
A viagem pelo sonho
Hoje, é o retorno do Mirtu's Blog, mais um entre os diversos fins que já pairaram sobre essa morada; mas assim como os antigos mitos renascem, espero ter forças para continuar... sendo assim, nada melhor que o poema original de Nótlim Jucks para reabrir os trabalhos, pois a busca continua:

Viagem pelos Sonhos
poesia de Nótlim Jucks

Viajei pelos sonhos em um devaneio cintilante.
Cintilante como o brilho do orvalho na rosa.
Da rosa vermelha, da rosa dos ventos;
ventos que me levam pelos sonhos;
sonhos de um devaneio.

Devaneios de amor.
Devaneios de criança.
Devaneios do amor dos sonhos de uma criança.

Viajei pelos sonhos em um devaneio cintilante.
Não tão cintilante como antes, pois o antes;
o antes se foi, e o agora começou.
Começou e tudo mudou;
mudou os sonhos de um devaneio.

Devaneios de glória.
Devaneios de riqueza.
Devaneios da glória das riquezas de um homem.

Viajei pelos sonhos em um devaneio cintilante.
Devaneio que se perdeu pelo caminho;
caminho há muito traçado;
traçados pelas glórias e riquezas de um homem;
um homem sem os sonhos de um devaneio.

Devaneios perdidos.
Devaneios de um retorno.
Devaneios de retornar ao momento em que tudo mudou 
e a criança o devaneio perdeu.