domingo, 31 de maio de 2015

Tao

TAO, é o 'Caminho', são várias mentes com um único ideal. O 'Caminho' que faz o pensamento de muitos, estar em completa harmonia com o Um, levando-os a conseguir seus objetivos sem temer nenhum risco. Sun Tzu
Caminho
O que tem a física a ver com espiritualidade? Fritjof Capra fez esta pergunta quando trabalhava como pesquisador em física de partículas e se interessou por religiões orientais, e hoje o Mirtu's Blog verifica como Capra respondeu essa questão.

As descrições de matéria e realidade nos dois domínios o impressionaram muito, como sendo extraordinariamente similares, mas ninguém parecia ter feito essa ligação. Não foi a física regular clássica, mas a relativamente nova ciência quântica que estimulou sua comparação, que parecia retornar a uma compreensão do mundo a qual – para olhares convencionais – só poderia ser descrito como místico.

'O Tao da física: um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental' ajudou a criar um novo gênero de escrita que estabeleceu a interligação entre ciência e espiritualidade, e é, ainda, uma obra de referência, pois carrega o entusiasmo de ligações antes despercebidas. Publicado em uma época em que a ciência e a tecnologia pareciam ter triunfado, o livro foi uma surpresa, porque revelou que a ciência moderna estava em conflito com estranhos fenômenos físicos, os quais a literatura espiritual parecia ter descrito e explicado séculos antes.
Um paralelo entre a física e o misticismo
Mesmo universo, olhares diferentes

Capra observa que o universo imaginado por Isaac Newton no século XVII era mecânico, uma grande máquina composta de objetos que se movimentam, os quais, se você soubesse suas regras, eram plenamente previsíveis. Tudo acontecendo dentro deste universo tinha um motivo definido, e todo evento tinha certo impacto. Tempo e espaço eram distintos, e, caso se observasse com atenção o suficiente, toda matéria poderia ser decomposta até seus elementos estruturais fundamentais.
Newton, de William Blake (1795)
O modelo newtoniano claramente se aplica ao funcionamento de nosso mundo diário, no qual um grão de sal cai em um prato, uma bola voa pelo ar, um planeta se move através de seu sistema solar. A teoria tem lógica intuitiva. A teoria da relatividade de Albert Einstein, no entanto, mostrou que a matéria não possui a consistência que nossos sensos concedem a ela. Coisas não são "coisas", mas energia, que toma aparência e sensação de uma forma. A natureza do mundo não é consistente, mas de movimento contínuo.
Tudo é energia
Os primeiros físico quânticos confirmaram esta teoria, com a descoberta de que a matéria, quando observada em seu nível mais diminuto, é mais bem entendida como uma espécie de campo no qual expressões de energia – prótons, elétrons, etc. – se movem incessantemente. E em contraste ao universo "bola de bilhar" de Newton, no qual objetos supostamente compeliam outros objetos a fazer certas coisas, a física quântica descobriu um mundo muito mais flexível, não amarrado a casualidades pontuais. Os pioneiros da física quântica, Werner Heisenberg e Niels Bohr, não podiam acreditar totalmente nos resultados e nas implicações de alguns de seus próprios experimentos, como os seguintes:
Um mundo muito mais flexível
• Partículas frequentemente apareciam onde eles não as esperavam.
• Eles não podiam prever quando certo evento subatômico ocorreria, apenas notar a probabilidade de sua ocorrência.
• Algumas vezes, as partículas aparentavam ser, para o observador, partículas; outras vezes, padrões ondulatórios.
• Partículas não eram objetos na acepção newtoniana, mas, de certa forma, indicações observáveis de reações e interconexões.
• Partículas não colidiam umas nas outras enquanto mantinham suas propriedades essenciais, mas absorviam e trocavam propriedades umas das outras.
• Partículas só poderiam ser compreendidas nos termos de seu meio, e não como objetos isolados.

Em resumo, estes experimentos revelaram que a natureza básica de nosso mundo físico não era como uma coleção de objetos, mas se assemelhavam mais a uma rede complexa de interações com movimento constante.
Uma rede complexa de interações
Capra observa que o núcleo de um átomo – seu "conteúdo" – é 100 mil vezes menor que o átomo todo, mas ele constitui quase toda massa do átomo. A partir disso, podemos começar a entender que aquilo que discernirmos como uma cadeira, uma maçã ou uma pessoa, embora pareça sólido, tem um estrutura baseada predominantemente em espaço vazio, e o que é sólido está geralmente em um estado vibrante frenético.

Mas, para introduzir um dos muitos paradoxos da ciência quântica, o "espaço vazio" tem uma característica quase viva, e partículas podem espontaneamente aparecer, sem razão aparente. Como Capra explica: "A matéria revelou-se, nestas experiências, como completamente mutável. Todas as partículas podem ser transformadas noutras; podem ser criadas a partir de energia e podem acabar em energia". Nesses campos de força de partículas subatômicas, a distinção entre a matéria e o vazio ao redor dela se torna indistinta, e o vazio em si se torna importante. Agora se compreende o estar em movimento, e formas físicas são "meras manifestações transitória do Vazio subjacente".
Movimento transitório
Vazio como criador

Durante suas leituras das cosmologias do hinduísmo, do taoísmo e do budismo, Capra percebeu que suas descrições de como o universo opera eram semelhantes às descobertas esquisitas e aos aparentes paradoxos da mecânica quântica. Essas religiões, muito mais antigas que a física newtoniana, tinham, há muito, incorporado o mito da solidez e permanência.
Vishnu sonha o universo
No budismo, por exemplo, a causa de todo o sofrimento é trishna, que se agarra ou apega, que não reconhece a característica essencialmente transitória da vida, e na qual a ilusão de fixidez só pode causar problemas. Esta doutrina na impermanência também é encontrada na religião chinesa, que celebra a qualidade de fluidez eterna e mudança da natureza. Um dos livros mais importantes do pensamento chinês é o I Ching, o Livro das Mutações, que guia o leitor em direção à ação complementar ao modo com o qual as coisas estão se movimentando, em qualquer instante.
Transitório
Na física quântica, a criação ou a destruição de partículas frequentemente acontece sem nenhuma razão. Há um campo do qual elas saem e ao qual retornam, mas parecem funcionar como se estivessem além de causa e efeito. No entanto, Capra nota que o nada não é vazio, um paradoxo amplamente tratado nas religiões orientais. O hinduísmo, por exemplo, tem uma palavra para esse vazio, Brahman, um campo de potencialidade do qual todas as coisas emergem e a Dança de Shiva expressa o infinito processo de criação e destruição da matéria. No budismo, o Sunyata é um vazio vigoroso que dá origem a todas as coisas físicas. Taoísmo tem como componente central o Tao, a natureza vazia e sem forma do universo, que, todavia, é elemento básico da criação.
O nada não é vazio
Capra, assim, argumenta de maneira convincente que os paradoxos da solidez e da efemeridade, e do nada e do ser, que desnortearam cientistas quânticos, têm sido parte das religiões orientais por séculos. Onde antes tais ensinamentos podem ter sido considerados, ao menos para a perspectiva racional ocidental, como superstição mística, na verdade, o contrário é revelado como correto: a mística oriental tem, desde o princípio, descrito precisamente (o tanto quanto possível em palavras) a estrutura da criação, não em termos matemáticos, mas com a mitologia, a arte e a poesia.
A arte poética da estrutura da criação
De vários para um

O yin e yang da religião chinesa representa forças aparentemente opostas (feminino – masculino; intuitivo – racional; luz – escuridão; etc.), mas que, na verdade, são complementares, cada uma precisando da outra para existir. Capra observa que o objetivo do misticismo oriental, seja o hinduísmo, o budismo ou o taoísmo, é, enfim, reconhecer que o universo é um todo indivisível, a despeito da aparência de ser uma profusão de objetos separados.
Yin e Yang
O filósofo francês do século XVII, René Descartes, ponderou humanos como seres pensantes, capazes de analisar o universo objetivamente, e a civilização ocidental se desenvolveu nesta distinção entre mente e matéria. A física quântica destruiu essa noção de pura objetividade, pois experimentos mostraram que partículas tomavam formas diferentes, dependendo de como decidimos observá-las. Nas palavras de Heisenberg: "O que nós observamos não é a natureza em si, mas natureza exposta pelo nosso método de questionar". Isto é, os padrões que observamos na natureza com suposta objetividade podem não ser uma realidade verdadeira final, mas irão refletir como nossas próprias mentes se desenvolveram. Deixamos de ser observadores do mundo atômico e, de fato, nos tornamos participantes dele.
Observação
A lição da física quântica e o ponto de vista das filosofias hindu e budista é que a distinção entre aquele que executa, o fazer e o objeto da ação é artificial. São todos um.

O que isso tudo significa para nós, diretamente? A divisão de Descartes entre mente e matéria nos leva a pensar em nós mesmos como egos separados dentro de corpos individuais. Mas Capra diz que esta separação consciente de nós próprios do mundo cria um senso de fragmentação, no qual temos uma multiplicidade de crenças, dons, sentimentos e atividades.

No budismo, há uma palavra para esta perspectiva da vida, em que nos fazemos um ego isolado: avidya ou "ilusão". A obra hindu Bhagavad Gita diz: "Todas as ações têm lugar no tempo pela conjugação das forças da natureza, mas o homem, perdido no engano egoísta, pensa que ele mesmo é o agente". E considere este verso dos Upanishads: "Quando a mente está perturbada, a multiplicidade das coisas é produzida, mas quando a mente está silenciada, a multiplicidade das coisas desaparece".
Multiplicidade da Individualidade
Em outras palavras, o mundo literalmente muda quando nós o percebemos de forma diferente. É bastante newtoniano ver o mundo como feito de milhões de coisas separadas, mas isso é potencialmente muito fragmentador, se nós aplicarmos ao nosso senso de self. Quando vemos o mundo em conjunto, podemos curar e unificar a nós mesmos; não queremos machucar outros ou lesar nosso ambiente, pois isso só estará nos machucando.
O mundo em conjunto
Como as coisas são

Se você aceitar apenas um ponto de 'O Tao da física', será o de que a ciência moderna valida, de modo crescente, mas concepções espirituais ou místicas do universo.

Capra prova seu ponto de que ambos, o místico e o cientista, são observadores da natureza e os dois relatam suas descobertas na linguagem que conhecem. Considerando que estas linguagens são bastante diferentes, a extraordinária similaridade em suas descrições sugere que estamos mais perto de saber o que move o universo. 'O Tao da física' é capaz de transmitir que o universo é muito mais estranho que imaginávamos, ou pelo menos mais estranho que a física convencional imaginava, apesar de, ao mesmo tempo, mostrar que a humanidade há muito produziu correto conhecimento de seus padrões no mito, na religião e na arte. A física de Newton queria explicações causais ordenadas para tudo, mas a religião sempre soube que a divindade se movimenta de maneira misteriosa e aparentemente milagrosa. Para formular de outra forma, o que para a ciência é mágico, do ponto de vista espiritual é apenas como as coisas são.
Cientificamente espiritual
Passaram-se mais de 30 anos desde que O Tao da física foi publicado, então a ciência progrediu. No entanto, os conceitos básicos ainda estão corretos, e uma antiga cópia pode impressionar tanto quanto uma edição mais nova. É uma excelente introdução às religiões orientais, e, se você sabe pouco sobre esse assunto, já é motivo suficiente para ler o livro.
Compensação interior
A lei da compensação interior
poesia de Lao-Tsé

O que é imperfeito será perfeito;
O que é curvo será reto;
O que é vazio será cheio;
Onde há falta haverá abundância;
Onde há plenitude haverá vacuidade.
Quando algo se dissolve, algo nasce.
Assim, o sábio,
encerrando em si a alma do Uno,
se torna modelo do Universo.
Não dá importância a si mesmo,
e será considerado importante.
Não se interessa por si mesmo,
e será venerado por todos.
Nada quer para si,
e prospera em tudo.
Não pensa em si,
e é superior a tudo.
E, por não ter desejos,
é invulnerável.
Por isto, há muita verdade
no velho ditado:
Quem se amolda é forte.
É esta a meta suprema 

domingo, 24 de maio de 2015

Sem Desculpas

Sua capacidade de persistir diante das adversidades, dos contratempos e das decepções dá a medida de sua autoconfiança. A persistência é decisiva para o sucesso; se você persistir o tempo necessário, no fim vai conseguir. - Brian Tracy
Persistência e Autoconfiança
Hoje o Mirtu's traz o trabalho ambicioso de Brian Tracy (consultor empresarial e coach, que já escreveu mais de 13 livros, entre eles 'As Leis Universais do Sucesso'), que apresenta uma fórmula para superar os grandes desafios da vida. Tudo se resume na aplicação da autodisciplina para alcançar o sucesso e a felicidade. Os tópicos de Tracy vão desde a importância de agir com integridade até as melhores práticas de vendas, passando pelo fortalecimento do casamento. Com tal amplitude, os conselhos do autor são obviamente gerais e elementares. No entanto, se você evitar procurar soluções específicas e focar no tema geral do livro, vai descobrir que se trata de um manual bastante útil. Tracy defende que você precisa assumir a responsabilidade por seu próprio contentamento e carreira. A sua abordagem "Sem Desculpas" elimina a conveniência dos bodes expiatórios e ensina como cuidar do seu próprio destino.
Cuide do seu próprio destino
Os perdedores dão desculpas; os vencedores progridem

É possível arranjar dezenas de razões que vêm impedindo você de alcançar os seus objetivos. Talvez a sua mãe tenha sido dominadora, ou a economia esteja difícil ou seu chefe não goste de você. A lista de desculpas é interminável. No entanto, se você deseja ser bem-sucedido, redirecione a energia que utiliza para inventar desculpas para práticas que estimulem o seu progresso. Você vai se surpreender.
Expanda seus limites
A vida é difícil para todos, mas as pessoas bem-sucedidas alcançam os seus objetivos, apesar dos obstáculos da vida. Elas são disciplinadas e abrem mão do prazer imediato em favor da satisfação no longo prazo. Elas definem metas. Elas desenvolvem e repetem boas práticas que favoreçam sua carreira. Isso requer um alto nível de autodisciplina. Ao aplicar os 21 métodos de autodisciplina seguintes em cada aspecto de sua vida, você vai melhorar em três áreas principais: "sucesso pessoal"; "negócios, vendas e finanças"; e "vida pessoal". Através da prática do autocontrole, você vai gostar mais de si mesmo. Você vai se sentir mais orgulhoso e realizado e desfrutar de uma autoimagem aperfeiçoada. Em última análise, você vai se sentir mais capacitado e confiante, pronto para assumir o controle do seu futuro.
Autoimagem aperfeiçoada
1. Sucesso - Quando você define o significado de sucesso no trabalho, família, saúde e finanças, você descobre imediatamente o que precisa ser feito para alcançar o seu ideal de vida. Agora que sabe o que deseja, você pode começar a se disciplinar para tal. O "Princípio de Pareto" define a relação 80/20; por exemplo, 20% da sociedade desfrutam de 80% das riquezas. Para se tornar parte dos 20%, identifique as habilidades necessárias a serem adquiridas e as medidas a serem tomadas. Aprenda com aqueles que chegaram lá antes de você, estudando as suas técnicas, lendo os seus livros e participando de seus workshops. Se você estiver disposto a se aplicar e trabalhar duro, você vai atingir os seus objetivos.
Não pare de aprender
2. Caráter - O traço definidor do caráter é a integridade. Agir com integridade exige autodisciplina para resistir às tentações e fazer o que você sabe que é certo. O seu caráter verdadeiro vem à tona durante uma crise ou quando você está sob pressão. Você pode desenvolver o seu caráter através de "instrução, estudo e prática". Estude os valores apresentados por aqueles que você mais respeita e admira. A "psicologia do caráter" consiste do seu "eu ideal, sua autoimagem e sua autoestima". O seu "eu ideal" representa a pessoa que você procura ser. A sua "autoimagem" é como você se vê e a sua "autoestima" reflete como você se julga em termos emocionais. Pratique o valor que você queira adotar até que este se torne um hábito arraigado. Ao alinhar as suas ações aos seus valores, você vai experimentar uma maior autoestima.
Integridade
3. Responsabilidade - Brian Tracy trabalhou na construção civil quando tinha 21 anos. O seu salário mal dava para sobreviver e ele não tinha oportunidades de avanço. Uma noite, sentado sozinho em seu apartamento, ele experimentou uma epifania. Tracy percebeu que só ele poderia mudar a sua própria vida. Como um primeiro passo para dar rumo aos seus objetivos, ele comprou um livro de desenvolvimento pessoal e o estudou com afinco. As emoções negativas resultam da raiva e vão depender da sua propensão em culpar os outros por suas circunstâncias. Esse é o caminho mais fácil. Assumir a responsabilidade por seu próprio sucesso e felicidade exige esforço e autodisciplina. Essa aceitação leva ao controle da sua vida e do seu destino.
Assuma a responsabilidade
4. Objetivos - Estabeleça metas e defina um caminho para aquela que você considera a sua vida ideal. Observe o seguinte método para atingir os seus objetivos: determine o que você deseja alcançar, coloque isso no papel e estabeleça um prazo. Crie uma lista de todas as ações necessárias para atingir o que deseja, organizada por tempo e importância. Comece a pôr em prática esses passos imediatamente. E, por fim, faça algo todos os dias que mova você na direção do seu objetivo principal.
Trace seus objetivos
5. Excelência Pessoal - Você é o seu bem mais valioso. Ao investir na sua profissão, você aumenta o seu valor e potencial de ganho. No entanto, você precisa se comprometer em tornar isso uma prioridade por toda a sua vida e carreira. Comece o seu dia um pouco mais cedo. Você vai se surpreender com o quanto pode realizar ainda no início do dia. Se você ler por apenas uma hora diariamente, vai completar mais de 50 livros por ano. Em breve, você vai se tornar um perito no seu campo de estudo. Comprometa-se com pelo menos 10 objetivos diários, colocando-os no papel. Nada de tentar ser multitarefa; dedique-se a cada projeto do início ao fim.
Comprometa-se
6. Coragem - Todos têm receio de algo e a maior parte das pessoas teme em particular o fracasso e a pobreza. A autodisciplina ajuda a desenvolver a coragem necessária para enfrentar os seus temores. Pratique confrontando os seus medos, identificando uma pessoa ou situação que você esteja evitando e procurando lidar com essa questão diretamente. Às vezes, o medo toma a forma de preocupação ou ansiedade. Concentre-se exatamente naquilo que esteja incomodando. Em seguida, imagine o pior e perceba que você consegue lidar com as consequências e superá-las.
Desenvolva sua coragem
7. Persistência - Nenhuma grande conquista na vida vem sem persistência. A capacidade de perseverar é desenvolvida através de reveses, frustrações, impedimentos e mesmo crises. Sempre que você persistir diante da adversidade, você vai se sentir mais feliz e no controle. Para aumentar a perseverança, diga sempre: "Eu nunca vou desistir". Não procure desculpas, fuja da autopiedade e deixe de agir como vítima.
Persistência
8. Trabalho - As pessoas gastam uma quantidade impressionante de tempo no trabalho envolvidas em tarefas improdutivas. Mais uma vez o Princípio de Pareto entra em jogo: 20% das suas atividades profissionais produzem 80% dos seus resultados desejados. Além disso, a "Lei dos Três", afirma que três tarefas no trabalho são responsáveis por cerca de 90% do seu valor como empregado. Identifique as suas atividades mais produtivas e se concentre nelas. Não fuja das tarefas mais difíceis. Quando questionado, um grupo de executivos respondeu que as duas qualidades que eles mais procuram em um empregado são "a capacidade de definir prioridades e trabalhar em tarefas de alto valor" e "ter a disciplina para completar uma tarefa com rapidez e qualidade".
Trabalho
9. Liderança - Os líderes inspiradores e eficazes são mestres da autodisciplina. Eles têm clareza de propósito e exigem um padrão elevado de excelência. Os grandes líderes consideram o sucesso da organização parte dos seus objetivos pessoais. No entanto, eles são realistas e sabem onde suas empresas precisam melhorar. Eles estão abertos a novas ideias e se mostram sempre dispostos a aprender. Os líderes vencedores são confiáveis, firmes e consistentes quanto aos seus pensamentos e ações.
Sustentação
10. Negócios - O seu produto ou serviço deve ser algo que os consumidores queiram, utilizem de bom grado e estejam dispostos a pagar um preço justo por isso. Trabalhe melhor e supere a sua concorrência. Conheça o seu público-alvo e sua "proposta singular de venda". Procure fornecer um serviço de alto nível e meça sempre o seu desempenho. Um sinal que você está indo bem é quando os seus clientes passam a promover o seu negócio a amigos e familiares.
Negócios
11. Vendas - Mesmo em tempos difíceis, a profissão de vendedor pode proporcionar um potencial de ganhos quase ilimitado. O medo da rejeição é um grande obstáculo; é comum os vendedores evitarem ligações frias e fugirem dessa tarefa. Para ser bem- sucedido, entenda que "a rejeição não é pessoal". Os números não mentem: quanto mais contatos fizer, mais vendas você vai fechar.
Vendas
12. Finanças - A maior parte das pessoas entra em apuros financeiros porque não exerce o autocontrole. Elas buscam a gratificação imediata e igualam felicidade com aquisição. Redirecione o seu pensamento para que a poupança se torne uma fonte de satisfação. Com o crescimento do seu saldo no banco, você vai se sentir muito mais seguro e contente. Fugir das preocupações financeiras leva a uma maior satisfação pessoal.
Finanças
13. Gestão do tempo - A "capacidade de escolher a sequência certa de eventos" define a arte da gestão do tempo. Se você priorizar as tarefas e concluí-las em ordem, você vai conseguir gerenciar o seu tempo de forma eficiente. Pense em todas as atividades como um investimento e veja se você está recebendo o retorno máximo. Utilize o "Método ABCDE" para gerir o seu dia: faça uma lista de tudo o que você precisa fazer. Em seguida, atribua uma letra de A a E para cada tarefa, pesando a sua importância relativa. Concentre-se primeiro nas suas tarefas "A" e prossiga na lista. Nunca trabalhe em algo que não aproveite o melhor uso do seu tempo, foco e energia.
Gestão do tempo
14. Resolução de problemas - As pessoas mais bem sucedidas respondem aos desafios. Muitos usam a seguinte abordagem para a resolução de problemas: em primeiro lugar, defina claramente o dilema. Isso é realmente um problema? É algo que você pode resolver, ou vai além do seu controle? Considere as raízes do problema e garanta que isso não se repita. Faça um brainstorm de todas as soluções possíveis e a seguir escolha aquela que faça mais sentido no momento. Decida como implementar a solução e quem será responsável por ela. Então, como sempre, meça os resultados.
Resolução de problemas
15. Felicidade - Os seres humanos são seres sociais que dependem de outras pessoas para obter a felicidade. No entanto, todos experimentam um aumento da felicidade quando se sentem no controle das suas emoções, bem como das suas circunstâncias. Portanto, assuma as rédeas da sua vida. Ao explorar o seu potencial, você se sente mais realizado em todos os sentidos. Ao exercitar a autodisciplina quanto ao seu físico, relacionamentos, trabalho, saúde financeira e realização pessoal, você aumenta as suas chances de viver mais contente.
Felicidade
16. Saúde pessoal - Obtenha informações sólidas sobre como conseguir e manter uma boa saúde. Seguindo algumas regras básicas, você vai gozar de uma vida mais longa e saudável. Coma refeições regulares, evite lanches e não coma demais. Substitua a farinha branca pela integral e não exagere no sal e no açúcar.
Saúde pessoal
17. Preparo físico - Exercite-se por cerca de 30 minutos todos os dias como parte essencial da sua rotina. Você não precisa treinar para as Olimpíadas, mas deve exercitar-se regularmente. Não fume e não beba em excesso. Você só vai se sentir verdadeiramente feliz quando estiver com o preparo físico em dia.
Preparo físico
18. Casamento - Um relacionamento de longo prazo é essencial para o seu bem-estar. As chaves para um casamento feliz são compatibilidade e temperamento. Os seus atributos pessoais básicos, especialmente os seus valores, devem estar bem ajustados aos do seu cônjuge. Manter um relacionamento forte exige esforço e saber ouvir. Para se tornar um ouvinte eficaz, concentre-se no que seu parceiro estiver dizendo, sem interromper. Reflita por alguns instantes em sua resposta antes de falar. Se você não entender algo, procure esclarecer as coisas. Por fim, repita com suas próprias palavras o que foi dito pela outra pessoa.
Relacionamento de longo prazo
19. Filhos - O melhor que você pode fazer por seus filhos é que eles saibam que você os ama incondicionalmente. Não há atalhos ou substitutos para o tempo que você deve passar junto de seus filhos, à medida que eles crescem. A sua responsabilidade é a de criar um ambiente seguro em que possam explorar e experimentar. Através das ações diárias dos pais, as crianças aprendem valores; portanto saiba que eles vão imitar o seu comportamento. Se você demonstrar autocontrole, especialmente ao lidar com problemas, eles vão seguir o seu exemplo.
Amor incondicional
20. Amizades - A chave para ser um bom amigo é dar aos outros aquilo que você deseja para si mesmo. Mostre-lhes que você os aprecia e respeita e que valoriza a sua amizade. Aceite-os como são, sem julgamentos. Seja grato por tudo que lhe ofereçam. Certifique-se de ser uma pessoa com a qual os outros gostem de passar o tempo; seja agradável e amável. Esteja ciente de que suas críticas ou reclamações podem ser destrutivas para a autoestima de alguém.
Amizades
21. Paz de espírito - Invista na sua saúde espiritual para alcançar a paz interior. Deixe de lado a "necessidade de estar certo". Pare de responsabilizar os outros pelo seu estado de espírito. Pratique o perdão para conseguir tranquilidade. "A disciplina do perdão é a chave para o reino espiritual".
Paz de espírito
Crer em Si
poesia anônima

Creio em mim mesmo.
Creio nos que trabalham comigo.
Creio em quem dirige.
Creio nos meus amigos.
Creio em minha família.
Creio que Deus me emprestará
tudo que eu necessito para triunfar,
contanto que eu me esforce para alcançá-lo
por meios lícitos e honestos.
Creio nas orações e nunca fecharei meus olhos
para dormir sem pedir antes a Divina orientação,
a fim de ser paciente com os outros
e tolerante com os que não acreditam
como eu acredito.
Creio que o triunfo é o resultado do esforço
Inteligente e não depende de sorte,
de magia, de amigos duvidosos, de companheiros
ou de quem dirige.
Creio que tirarei da vida
exatamente o que nela colocar,
e, assim sendo, serei cauteloso
quanto a tratar com os outros,
como quero que eles sejam comigo.
Não caluniarei aqueles de quem não gosto.
Não diminuirei o meu trabalho
por ver que os outros o fazem.
Prestarei o melhor serviço de que for capaz,
porque jurei a mim mesmo triunfar na vida
e sei que o triunfo é sempre o resultado do esforço
consciente e eficaz.
Finalmente,
perdoarei os que me ofendem,
porque compreendo que algumas vezes ofendo

domingo, 17 de maio de 2015

Serendipidade

Serendipidade é a arte de construir pontes onde os outros só veem buracos
Anônimo
Serendipidade
Em 1945, o engenheiro Percy Spencer estava trabalhando com magnetrons, dispositivos eletrônicos que geram sinais de rádio micro-ondas. Ao se aproximar de um magnetron em funcionamento, Spencer sentiu derreter de repente a barra de chocolate que carregava no bolso e logo deduziu que as micro-ondas provenientes do magnetron haviam sido as responsáveis. Este insight, uma verdadeira obra do acaso, levou à invenção do forno de micro-ondas. 
Percy Spencer e seu trabalho com magnetrons
Os empresários Thor Muller e Lane Becker, ambos especialistas na web e na satisfação dos clientes, debatem em seu livro 'Get Lucky' ('Contando com a Sorte'), como o acaso é essencial e como você pode desencadear a casualidade em seu favor. O tom agradável e a maneira fácil como os autores lidam com conceitos complexos tornam a leitura deliciosa. Embora seja um tanto irreal, esperar que o acaso resolva lhe visitar, você pode promover um ambiente que apoie a boa sorte, o que lhe permitirá agarrá-la caso esta decida aparecer.
Busque, persevere e a boa sorte virá.
Os Adesivos Post-It

Muitos dos principais desenvolvimentos científicos, técnicos e de produtos resultaram diretamente do "cruzamento do acaso com a criatividade", incluindo, por exemplo, os adesivos Post-it. Em 1968, o Dr. Spencer Silver, um químico pesquisador da Minnesota Mining & Manufacturing Company, atualmente a 3M, estava tentando desenvolver adesivos para a fabricação de aeronaves. Ele criou um adesivo esquisito de "alta aderência", mas "baixa transferência", que pode ser facilmente removido e reposicionado. Embora essas propriedades não tivessem aplicação na fabricação de aeronaves, Silver ficou feliz com a sua criação incomum. No entanto, os seus colegas não mostraram interesse na sua nova "cola mágica", sendo descartada pelo núcleo de pesquisa. Depois de alguma insistência, Silver convenceu o Dr. Nicholson, gerente de laboratório de novos produtos, a fabricar o protótipo de um mural, onde as pessoas pudessem afixar e retirar facilmente os seus papéis, mas a ideia fracassou. Silver parecia ser o único na 3M animado com sua descoberta. Ele promoveu seminários sobre o assunto dentro da empresa, na esperança de que algum desenvolvedor identificasse alguma utilização para o produto.
Um adesivo esquisito
Quatro anos depois, Art Fry, um funcionário da divisão de fitas adesivas da 3M, compareceu a um dos seminários de Silver. Ele gostou do produto, mas não conseguiu encontrar uma maneira de tornar o adesivo comercialmente viável. Meses se passaram. Então, certo dia na igreja, o marcador do hinário de Fry insistia em sair do livro, desmarcando a página. Naquele momento, uma imagem do adesivo incomum de Silver surgiu na cabeça de Fry. Ele sabia como a 3M poderia lucrar com isso. Logo após a trabalhar em um relatório, Fry teve uma dúvida que precisava de resposta. Então, ele rasgou um pedaço de papel adesivo, escreveu a sua pergunta e afixou no seu relatório. O supervisor escreveu a resposta na mesma nota com a "cola mágica", mexendo com a imaginação de Fry. "Foi um momento 'Eureka!' Ainda hoje sinto a emoção. Eis o meu produto: uma nota adesiva".
A mágica nota adesiva
Fry contatou Nicholson e teve o seu apoio para criar o protótipo de um novo produto e utilizou folhas amarelas descartadas de um laboratório vizinho para produzir os blocos de notas adesivas mais originais que havia. Os resultados dos testes foram espetaculares. A história do Post-it ilumina o conceito do acaso. Este item agora onipresente surgiu de golpes de sorte, acidentes, coincidências e ocorrências não planejadas, em outras palavras, obras múltiplas do acaso que foram ocorrendo sucessivamente ao longo dos anos e da definição de propósito de seu criador. Hoje, a linha de produtos Post-it gera anualmente US $ 100 milhões. Mas não foi por acaso que uma empresa como a 3M desenvolveu um produto como o Post-it. A 3M criou as condições ideais para Silver inventar o adesivo mágico e apresentá-lo aos outros, e para Fry e Nicholson desenvolverem as notas.
Crie as condições...
O Acaso na Prática

Você pode e deve trabalhar em favor da própria sorte, criando um ambiente que promova obras do acaso. Se você adotar a disposição necessária, você pode se tornar extremamente bem-aventurado, não apenas uma ou duas vezes, mas o tempo todo. Isso não é tão absurdo quanto parece. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg diz que sua empresa projetou a sua rede social para favorecer o acaso em tempo real. Muitas outras pessoas e empresas também se concentram em tornar o acaso possível e muitos cientistas agora reconhecem a sua importância. Pek van Andel, um pesquisador europeu do setor médico, vai longe, a ponto de se denominar "serendipitologista". Já não é de hoje que os pesquisadores científicos valorizam e muitas vezes dependem das ocorrências fortuitas e inesperadas.
O Acaso na Prática
O Serendipismo Planejado

O Facebook, a 3M e muitas outras empresas promovem a criatividade e a casualidade afortunada praticando o serendipismo planejado, o qual requer o desenvolvimento de oito habilidades:

1. Movimento

Como a Pixar, famosa por seus desenhos animados, sustenta a sua cultura de criatividade? Ao planejar as primeiras instalações da Pixar, o seu fundador Steve Jobs queria que houvesse o máximo de interação entre as pessoas. Ele insistiu em um edifício aberto com todos os seus principais serviços localizados em um átrio central. Isto significava que os funcionários da Pixar acabariam se chocando uns aos outros, aumentando assim suas chances de "colisões criativas" várias vezes ao dia. Jobs queria que todos na Pixar absorvessem pontos de vistas diferentes para ajudar a gerar novas ideias e insistiu que eles nunca fossem afastados uns dos outros. Para promover o acaso esteja constantemente misturado com os outros, para que você possa se beneficiar de acontecimentos inesperados.
Pontos de vistas diferentes
2. Preparação

Segundo Louis Pasteur, "a sorte favorece apenas as mentes preparadas". As mentes preparadas são curiosas, encontram significado nas novas informações e retiram novos conceitos a partir de experiências não planejadas. Elas percebem exceções na rotina e na regularidade e as capturam para concentrar-se em problemas particulares. As mentes preparadas vão além do que é aceito como certo e abordam os problemas de novas formas. As "mentes geniais" são focadas, versáteis e se tornam tão obcecadas com suas áreas de especialização que raramente se desviam. Elas são movidas pela curiosidade, capazes de agarrar uma exceção e aprender com ela. O medo do fracasso pode impedir você de agir segundo informações novas. Desenvolva uma distância crítica para um objetivo específico, assim um potencial fracasso se torna apenas parte da descoberta.
Nenhum problema pode ser resolvido
pelo mesmo estado de consciência que o criou.
É preciso ir mais longe.
Eu penso várias vezes e nada descubro.
Deixo de pensar, mergulho em um grande silêncio e
a verdade me é revelada
3. Divergência

A Real Door, uma serraria de Los Angeles, cria janelas e portas de teca, bubinga – madeira africana de alta qualidade – e outras madeiras exóticas e caras. O principal problema da empresa era o desperdício. Cada produto gerava sobras de madeira muito caras. Então, os proprietários decidiram construir skates longboards a partir desses recortes de madeira. Os seus lindos longboards fizeram tanto sucesso que a Real Door acabou criando uma marca de longboards, a Dean Leal. A maior parte de nós se concentra exclusivamente naquilo que está diante de nós. Esta mentalidade bloqueia novas oportunidades. Abra sua mente para o inesperado.
Abra sua mente para o inesperado
4. Compromisso

Em 1971, o ativista Paolo Lugari montou a estação de pesquisa Gaviotas, em Los Llanos, um deserto estéril na Colômbia. Ele queria mostrar como utilizar os elementos e materiais naturais para criar habitats viáveis. Lugari e seus colegas desenvolveram novos métodos e ferramentas criativas em Gaviotas, mas o laboratório perdeu o seu financiamento durante a turbulência política na Colômbia. Algumas pessoas da equipe de Lugari queriam que a Gaviotas se tornasse uma entidade com fins lucrativos, mas Lugari estava comprometido com o seu estatuto sem fins lucrativos. Certo dia, lendo um artigo sobre a escassez global de resina, percebeu que, ao aproveitar os inúmeros pinheiros-do-caribe que havia cultivado, a Gaviotas poderia se tornar uma grande fornecedora de resina para ajudar a financiar as suas atividades fundamentais. A Gaviotas prosperou e permaneceu comprometida com a sua visão.
Comprometa-se
5. Ativação

Para ativar o serendipismo, altere o seu ambiente de quatro formas "distintas": Uma "mudança de ambiente" significa criar um clima que incentive a todos a pensar e se comportar de maneiras novas. A "mudança temporal" significa encarar o tempo de forma diferente. Em culturas mundo afora, muitos eventos possuem prazos programados, rígidos e absolutos. Mas há aquelas que desfrutam de uma temporalidade mais relaxada, o que permite que as pessoas interajam de novas formas. Sendo assim, é muito salutar concentrar-se mais no fluxo e menos na sequência. A "mudança social" permite o aumento da socialização e da auto-expressão e uma "mudança emocional" exige a criação de um ambiente menos estruturado em termos emocionais, para incentivar cada indivíduo a ser mais receptivo às novas ideias.
Esteja receptivo à novas ideias
6. Conexão

Quanto mais conexões existirem entre as pessoas, maiores são as oportunidades existentes para encontros valiosos, produtivos e acidentais. Na sociedade em rede de hoje em dia, é fácil para as pessoas se conectarem. Numerosos grupos e organizações oferecem redes, incluindo associações profissionais, instituições de caridade, partidos políticos, igrejas e grupos comunitários. A Internet oferece infinitas conexões através das mídias sociais.
Oportunidades valiosas
7. Permeabilidade

As separações reduzem a probabilidade de ocorrências fortuitas. Em vez de criar barreiras entre as pessoas e o mundo exterior, as organizações deveriam tornar todas as funções mais permeáveis. Para gerar o máximo de serendipismo devemos promover a maior quantidade possível de trocas de informações entre as pessoas.
Intercâmbio entre as pessoas
8. Atração

As pessoas que atraem a maior parte das obras do acaso são aquelas que trabalham duro para desenvolver essas habilidades, isto é, aquelas que se dedicam ao serendipismo planejado. As pessoas que atraem outras, exibem uma fonte de inspiração. As habilidades de atração incluem:

Demonstrar significado
Desenvolver identidade
Apontar para realizações maiores
Promover "paixão"
Atraído por uma fonte de inspiração
O "Duplo Vínculo"

Desenvolver as oito habilidades do serendipismo traz oportunidades que ajudam a sobreviver e prosperar em um mundo em constante mudança e muitas vezes caótico. Coloque-os para funcionar e seja beneficiado por uma série de "acidentes felizes" que não são acidentes na verdade. O processo não é fácil e envolve optar por determinadas coisas em detrimento de outras. O serendipismo planejado é o oposto da visão clássica das coisas e pode perturbar o status quo. Como muitos podem estar acostumados há ter tudo muito bem planejado, é possível que relute em depender de eventos não planejados e da improvisação. Isso requer abraçar tanto a previsibilidade como a criatividade, entendendo que são dois lados da mesma moeda. Planeje bem o futuro, criando oportunidades para se beneficiar do inesperado. Deixe que o acaso lhe ajude a se tornar afortunado hoje, amanhã e no futuro.
Dois lados da mesma moeda
Sucesso
poesia de Napoleon Hill

Se pensais em ser vencido
sereis;
Se pensais que não ousais
Não ousareis;
Se quereis vencer mas desanimais,
Provavelmente não vencereis.

Se pensais em perder
perdereis,
Pois é coisa sabida
Que o triunfo começa
com um simples desejo
Num mero estado de espírito.

Se pensais que sois pária
sereis.
É preciso pensar em elevar-se
para tal conseguir;
É preciso estar certo de si mesmo
Para um prêmio poder alcançar.

A batalha da vida nem sempre é vencida
pelo mais forte ou o mais ágil.
Tarde ou cedo aquele que vence
É o que pensa que pode vencer.