sexta-feira, 26 de junho de 2015

Autoconfiança

Deus não muda a condição de alguém
enquanto esse alguém não muda o que está em seu coração. Corão 13:11
Aprimoramento pessoal
Com apenas trinta páginas, 'Autoconfiança' é o menor texto do livro Ensaios: Primeira Série. Tem as qualidades de um concentrado, talvez a própria essência do desenvolvimento pessoal, e suas ideias têm influenciado de forma imensurável. 'Autoconfiança' foi uma das peças-chave da escrita que ajudou a esculpir a ética do individualismo norte-americano e faz parte do alicerce intelectual da escrita de aprimoramento pessoal dos dias atuais.
Ética individual
Como um dos grandes filósofos e sábios da cultura ocidental, Emerson ainda é importante; na verdade, ele nunca foi tão relevante. O desejo de realizar o nosso potencial sempre fez parte da natureza humana: agora, no entanto, é provável que ele seja visto como um direito, não um desejo reluzente. Emerson chamou sua filosofia de idealismo, mas não era romântico, realista ou estéril. Pelo contrário, como diz Geldard em 'A visão de Emerson': "Ele tem um toque de granito nela".
Potencial
Para Emerson, a autoconfiança era mais do que a imagem de uma família esculpindo uma vida na fronteira. Embora ele admirasse a atitude e se deliciasse com a natureza, a fronteira de Emerson, o lugar da verdadeira liberdade e oportunidade, era uma paisagem mental livre da mediocridade e da conformidade.

Singular e livre

Emerson achou bobagem sair por aí tentando reformar e melhorar o mundo, até mesmo fazer doações para "boas causas", antes de termos encontrado o nosso lugar nele. Conforme a sua célebre observação:

"Todos os homens se emplumam na melhoria da sociedade, 
e nenhum deles melhora."
Encontrar seu lugar no mundo
Se não pudéssemos examinar a nós mesmos e identificar o nosso verdadeiro chamado, não teríamos tanta utilidade. A falta de consciência nos moldaria rapidamente no formato de uma sociedade que pouco se importa com a beleza e a liberdade do indivíduo.

Esse é o caminho que a maioria segue, feliz em acompanhar, o programa da sociedade para ganhar em troca um nível de status e circunstâncias materiais razoáveis. Embora professemos o rompimento com as limitações, a realidade é o conforto na conformidade.
É preciso entender que a maior parte dessas pessoas
não está pronta para acordar
Mas por que deveríamos nos incomodar com esse rompimento? Por que arriscar a insegurança? Assim como uma formiga não pode apreciar o nível de vida do qual um ser humano pode desfrutar, a maioria de nós não sabe o que está perdendo se nunca olhar além do pequeno mundo em que vive. Tendemos a nos basear em coisas como sexo, sucesso no trabalho, comer e fazer compras para ter certeza daquele sentimento de estar vivo. Emerson enxergou através do véu do externo e aprendeu que são os domínios internos que revelam as verdadeiras riquezas, a paz e o poder. A única defesa adequada contra a conformidade entorpecente é encontrar e trilhar o caminho da unicidade. 
Esta é sua última chance. Se tomar a pílula azul a história acaba,
e você acordará na sua cama acreditando no que quiser acreditar.
Se tomar a pílula vermelha ficará no 'País das Maravilhas'
e eu lhe mostrarei até onde vai a toca do coelho. O que vai ser?
Em 'Autoconfiança' há muitas indicações que levam a esse fim:

"Nós apenas nos exprimimos pela metade, 
e temos vergonha da Ideia Divina que cada um de nós representa."

Ao expressar esta Ideia Divina, de que somos nós mesmos; os laços aparentemente fortes e necessários com a sociedade e com outras pessoas são desfeitos. Não precisamos mais de aprovação para funcionar. Estamos na mesma posição de Martinho Lutero, que disse: "Aqui estou. Não posso renunciar"; este sou eu e o que significo.
Este sou Eu e o que significo
O nosso primeiro dever não é, em última instância, para com a nossa família, trabalho ou país, mas somente aquilo que nos invoca a fazer ou ser. Muitas vezes, "dever" esconde uma falta de responsabilidade em assumir um caminho único. Podemos deixar um chamado de lado por alguns anos, fazendo escolhas de fontes óbvias de dinheiro ou satisfação, ou até mesmo uma situação mais confortável, mas isso acabará cobrando um preço.
Ouça o chamado; honre, respeite e integre suas quatro dimensões:
corpo, mente, coração e espírito; então você estará completo.
Para Emerson, o gênio não era uma propriedade de grandes artistas e cientistas. As coisas genuínas que fazemos, aquelas que não se referem ao que os outros estão propensos a pensar, são fragmentos de gênio que devem ser expandidos para formar todos os dias da nossa vida. Apenas ao encontrar e expressar essa essência é que a verdadeira natureza de uma pessoa será revelada, ao passo que "sua conformidade não explica nada".
Verdadeira natureza revelada
Clareza e conhecimento

Emerson foi fortemente influenciado pelos antigos textos religiosos do Oriente (Upanixades, Vedas, O Bhagavad-Gita). A filosofia desses textos é uma revelação da unicidade de todas as coisas; a vida é cheia de ilusões, e laços falsos nos impedem de estarmos reunidos com o que é eterno e imutável. Por meio da conscientização de nossos próprios processos de pensamento, podemos esperar limpar o nevoeiro do auto-engano e da ilusão, o que chamamos atualmente de "concepção" de nossas vidas pela sociedade. Ser autoconfiante não significa não aceitar o que os outros dizem. Emerson não discorda do argumento de Thoreu de que Harvard, que ambos frequentaram, ensinou muitas disciplinas, mas não ensinou as raízes de nenhuma delas.
Além das ilusões
Emerson estava ciente de que a educação convencional não estava à altura desse trabalho de levantar o véu, porque ela lidava principalmente com a categorização individual. Atingiríamos a verdadeira consciência no pensamento meditativo que, em vez de trancafiar o conhecimento em compartimentos, se abriria para receber a completa e mutável sabedoria. A esse conhecimento primário Emerson deu o nome de intuição, enquanto que todo o ensino posterior era apenas instrução. Ele tentou nos fazer pensar duas vezes sobre depender só da força da nossa vontade. O pensamento meditativo, que nos coloca em sintonia com as forças e leis universais, leva-nos a formas de ser e de fazer que são inerentemente certas e "bem-sucedidas".
Sherlock Holmes e sua famosa intuição
O tesouro interior

As pessoas do tempo de Emerson o viram como sábio ou profeta, um homem com poucas falhas da natureza humana. Mas Emerson tinha, assim como qualquer pessoa, as esperanças, as elevações e os reveses dos quais a vida parece consistir. O que o fez se destacar foi a crença de que não tínhamos de ter uma vida emocional flutuante reagindo aos acontecimentos bons ou maus. Estas são as linhas finais de 'Autoconfiança':
Ralph Waldo Emerson
"A vitória política, um aumento nos aluguéis, a recuperação de uma doença ou o retorno de um amigo ausente, ou algum outro evento favorável, eleva o nosso espírito, e achamos que os dias bons estão se preparando para nós. Eu não acredito nisso. Nada pode nos trazer paz além de nós mesmos. Nada pode nos trazer paz além do triunfo dos princípios."
Nada pode nos trazer paz além de nós mesmos
Essa passagem fala ao coração da condição humana e às ideias sobre fortuna pelas quais vivemos. Emerson ainda acreditava que toda a felicidade era, em última instância, autogerada. Não era a natureza humana para ser permanentemente refém de eventos – somos perfeitamente capazes de exercer o distanciamento ou a transcendência.
Geração de felicidade
Enfim

Talvez não encontremos leitura melhor que a de Emerson para nos ajudar a dar um salto de liberdade na autoconfiança. É difícil ler 'Autoconfiança' somente como um trabalho histórico, porque somos facilmente arrastados para a órbita da pura responsabilidade e autoconsciência criada por Emerson, um mundo no qual não há desculpas, somente oportunidades.
Um salto de liberdade de autoconfiança
A mensagem é a de que o desejo de obter sucesso não se trata da nossa extrema vontade contra o Universo. Em vez disso, aos nos tornarmos plenamente conscientes dos padrões e fluxo da natureza, tempo e espaço, ao trabalharmos com o grão do Universo, seremos parte de um poder infinitamente maior. Os princípios sobre os quais ele falou na citação acima não são restritivos, mas sim a nossa resposta, criativa e consciente, para o mundo; a nossa vida deve refletir esse Universo perfeito, em vez de ser moldada pelos retângulos e quadrados tortuosos da cultura. O indivíduo autoconfiante deve ser capaz de viver no mundo e melhorá-lo, e não ser apenas mais um produto dele.
Um poder infinitamente maior
Sou
poesia de Oscar Motomura

Agradeço, Deus, por ser quem sou
E por sermos Um na Unidade com todos os seres vivos.
Agradeço o amor, a luz e todos os sentimentos
Que me fazem viver com muita alegria
Todos os momentos de minha vida.

Agradeço, Deus, por ajudar-me
A trazer alegria à vida de todos
As oportunidades para poder expressar
O que de melhor tenho em mim
Servir, dar, ajudar os seres vivos que minha vida toca
O tempo todo, todos os dias.

Agradeço, Deus, minha saúde perfeita
A energia e força sempre renovada
O acesso a recursos infinitos
O agir natural no momento certo
Minhas melhores intenções
Sempre se tornando realidade.

Agradeço, Deus, a paz perfeita
Que sinto em mim o tempo todo
Tranquilidade, serenidade
Divina Quietude.

Agradeço, Deus, tudo que vivo
Tudo que aprendo, tudo que crio
Sua inspiração e ajuda para criar o Céu na Terra
A cada momento que penso, falo e ajo.
Agora. E agora. E agora...

Obrigado, Deus. Agradeço por tudo que sou.
--

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Desenvolvimento Humano

Crianças não são simplesmente pequenos adultos pensando de maneira menos eficiente – elas pensam diferente. Tom Butler-Bowdon, interpretando Piaget
O principal objetivo da educação
é criar pessoas capazes de fazer coisas novas
e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.
Estudos sobre o desenvolvimento humano sempre despertaram minha curiosidade e devo dizer que ela ficou mais aguçada quando, durante um encontro profissional na Fundação CPqD, tive a oportunidade de assistir uma palestra sobre 'A teoria do desenvolvimento moral' de Lawrence Kohlberg. Há muito tenho buscado formas de apresentar algo sobre essa teoria no Mirtu's Blog, mas ainda não consegui compilar um material para publicação. Contudo, ontem de manhã, assisti ao documentário 'Cenoura, ou Vara? Um Guia Horizon sobre Criar os Filhos' da BCC, que apresenta as diversas teorias sobre a educação das crianças, e neste documentário há a apresentação dos estudos de Jean Piaget, sobre o desenvolvimento cognitivo - relativo à maneira como adquirimos conhecimento.
Desenvolvimento
Desta forma achei pertinente dedicar uma publicação a estes estudos, e hoje contando com a magistral síntese de Tom Butler-Bowdon o Mirtu's Blog traz a resenha de 'A linguagem e o pensamento da criança' de Jean Piaget. Tom observa que Piaget era um especialista da observação do mundo natural, antes de voltar sua mente para questões humanas. E que quando criança e adolescente, ele perambulava pelos riachos, colinas e montanhas do oeste suíço coletando caracóis, e, mais tarde, escreveu sua tese de doutorado sobre os moluscos das montanhas de Valais.
A linguagem e o pensamento da criança
O que ele aprendeu nesses anos – a observar primeiro e classificar depois – o preparou bem para examinar o assunto do pensamento da criança, que tinha atraído muitas teorias, mas não muita observação científica sólida de crianças de fato. Entrando na área, o principal desejo de Piaget era que suas conclusões fossem tiradas dos fatos, não importa quão difíceis ou paradoxais eles parecessem. Somando à sua habilidade metódica, era – para um cientista – um extraordinário entendedor da filosofia. A psicologia da criança era um emaranhado de questões epistemológicas – teorias do conhecimento –, mas ele decidiu focar em questões muito práticas, como: "Por que uma criança fala e para quem ela está falando?", e "Por que ela faz tantas perguntas?".
O que eles estão conversando?
Se houvessem respostas, ele sabia que elas poderiam beneficiar professores em grande medida, e foi principalmente para educadores que Piaget escreveu 'A linguagem e o pensamento da criança'. Muitos investigadores da mente da criança tinham focado na natureza quantitativa da psicologia infantil – as crianças eram ensinadas a ser como elas são porque possuem menos habilidades mentais que os adultos e comentem mais erros. Mas Piaget acreditava que não era uma questão das crianças terem mais, ou menos de alguma coisa, mas que elas são fundamentalmente diferentes na maneira como pensam. Existem problemas de comunicação entre adultos e crianças não por causa de lacunas de informações, mas devido aos modos bastante diferentes como eles se entendem dentro de seus mundos.
Dificuldades de comunicação
Por que a criança fala

Nas primeiras páginas, Piaget perguntou o que admitiu ser uma questão estranha: "Quais são as necessidades que uma criança tende a satisfazer quando ela fala?". Qualquer pessoa sã diria que o propósito da linguagem é se comunicar com os outros, mas, se este fosse o caso, ele queria saber por que as crianças falam quando não há ninguém por perto, e por que até mesmo adultos conversam com eles mesmos, seja internamente ou murmurando em voz alta. Era claro que a linguagem não poderia ser reduzida à função única de comunicar pensamento simplesmente.
Quais são as necessidades que uma criança
tende a satisfazer quando ela fala?
Piaget conduziu sua pesquisa no Instituto Jean-Jacques Rousseau, em Genebra, aberto em 1912 para o estudo da criança e das ciências da educação. Lá ele observou crianças de 4 a 6 anos, anotando tudo o que elas diziam enquanto interagiam e brincavam, e o livro incluí transcrições de suas "conversas".

O que Piaget rapidamente descobriu é que quando as crianças falam, em grande parte do tempo elas não estão conversando com ninguém em particular. Estão pensando em voz alta. Ele identificou dois tipos de discurso, o egocêntrico – que mostra atenção apenas, ou maioritariamente aos seus assuntos – e o socializado. Dentro do tipo egocêntrico havia três padrões:
Atenção a seus assuntos
Repetição – Discurso não direcionado a pessoas, dizendo palavras pelo simples prazer de fazê-lo.
Monólogo – Comentários completos que seguem as ações ou atividades da criança.
Monólogo coletivo – Quando as crianças estão conversando aparentemente juntas, mas não estão levando realmente em conta o que as outras estão dizendo. (Uma sala de dez crianças sentadas em mesas diferentes pode ficar barulhenta com a conversa, mas, na verdade, elas estão todas falando consigo mesmas).
'Um Tira no Jardim de Infância'
Ele notou que, até certa idade (7 anos, ele acreditava), as crianças não têm "continência verbal", e devem dizer qualquer coisa que vem à sua cabeça. Um jardim de infância, ou uma creche, ele escreveu, "é uma sociedade na qual, a rigor, as vidas individuais e sociais não são diferenciadas". Porque as crianças acreditam ser o centro do universo, não há necessidade da ideia de privacidade, ou ocultar visões por sensibilidade a outros. Os adultos, em contrapartida, por causa de sua falta de egocentrismo em comparação, adaptaram-se a um padrão de discurso completamente socializado, no qual muitas coisas não são ditas. Somente loucos e crianças, digamos assim, dizem qualquer coisa que pensam, porque para eles só eles mesmos realmente importam. É por essa razão que as crianças são capazes de falar o tempo todo na presença de seus amigos, mas nunca conseguem ver as coisas do ponto de vista deles.
Em função de si mesmo
Parte do motivo do egocentrismo das crianças é que uma porção significativa de sua linguagem envolve gestos, movimentos e sons. Como estes não são palavras, elas não podem expressar tudo, então as crianças devem permanecer parcialmente prisioneiras de suas próprias mentes. Nós podemos entender isso quando reconhecemos que, quanto maior o domínio da linguagem de um adulto, mais capaz ele provavelmente é de compreender, ou pelo menos de estar ciente das visões dos outros. A linguagem, na verdade, leva as pessoas para além delas mesmas, que é a razão pela qual a cultura humana coloca tanta ênfase em ensiná-la às crianças – elas lhes permite eventualmente sair do pensamento egocêntrico.
A linguagem leva as pessoas para além delas mesmas
Pensamento diferente, palavras diferentes

Piaget tomou emprestada uma distinção da psicanálise entre os dois tipos de pensamento:

Pensamento inteligente ou dirigido – Tem um objetivo, adapta esse objetivo à realidade e pode comunica-lo em linguagem. Esse pensamento é baseado em experiência e lógica.
Pensamento autístico (concentração excessiva em pensamentos e sentimentos próprios em oposição ao mundo exterior) ou não dirigido – Envolve objetivos que não são conscientes ou adaptados à realidade, baseado na satisfação dos desejos em vez de estabelecer verdade. A linguagem desse tipo de pensamento são imagens, mitos e símbolos.
Pensamento autístico
Para a mente dirigida, a água tem certas propriedades e obedece a determinadas leis. É concebida tanto de forma conceitual como material. Para a mente autística, a água é somente relevante em relação a desejos ou necessidades – é algo que pode ser bebido, visto ou aproveitado.

Essa distinção ajudou Piaget a avaliar o desenvolvimento do pensamento de crianças de até 11 anos de idade. Dos 3 aos 7 anos, elas são amplamente egocêntricas e têm elementos do pensamento autístico, mas, dos 7 aos 11 anos, a lógica egocêntrica abre o caminho para a inteligência perceptiva.
Inteligência perceptiva
Piaget montou experimentos nos quais era pedido a crianças para relatar uma história que lhe fora contada ou para explicar algo, como o funcionamento de uma torneira, que lhes tivesse sido mostrado. Antes dos 7 anos, as crianças não ligavam se as pessoas com quem estavam falando entendiam a história, ou o mecanismo. Elas podiam descrever, mas não analisar. Mas dos 7 ou 8 anos em diante, as crianças não supunham que a outra pessoa entenderia o que elas queriam dizer e tentavam dar uma explicação exata – ser objetivas. Até essa idade, seu egocentrismo não permite que elas sejam objetivas. O que não podem explicar, ou não sabem, elas inventam. Mas depois da idade dos 7 ou 8 anos, as crianças sabem o que significa transmitir corretamente a realidade; isto é, a diferença entre invenção e realidade.
Até os 7 ou 8 anos, o que a criança não pode explicar,
ou não sabe, ela inventa.
Piaget notou que as crianças pensam em termos de "esquemas", o que lhes permite focar no todo da mensagem, sem precisar entender cada detalhe. Quando escutam algo que não compreendem, as crianças não tentam analisar a estrutura da sentença ou as palavras, mas fazem tentativas de captar ou gerar um significado geral. Ele notou que a tendência do desenvolvimento mental é sempre do sincrético (que combina princípios) ao analítico (que analisa) – ver o total primeiro antes de conquistar a habilidade de separar as coisas em partes, ou categorizar. Antes da idade dos 7 ou 8 anos, a mente da criança é amplamente sincrética, mas ela, mais tarde, desenvolve capacidades de análise que sinalizam a passagem da mente juvenil para a adulta.
Pensando em "esquemas"
Lógica da criança

Piaget queria saber por que as crianças, particularmente aquelas com menos de 7 anos, fantasiam, sonham e usam tanto a imaginação. Ele observou que, por não se envolverem em pensamentos dedutivos ou analíticos, não há razão para que façam uma firme demarcação entre "o real" e "o não real". Como suas mentes não trabalham em termos de casualidade e evidência, tudo parece possível.
Tudo parece possível
Se uma criança pergunta: "O que aconteceria se eu fosse um anjo?" para um adulto, não vale seguir com a questão, pois nós sabemos que isso não pode ser real. Mas, para uma criança, tudo não só é possível como é explicável, uma vez que a lógica objetiva não é requerida. Para satisfazer sua mente, tudo que é requerido é motivação – por exemplo, a bola queria descer o morro, então ela o fez. Aos 6 anos, um garoto pode achar que um rio flui colina abaixo porque ele quer. Um ano depois, ele explicará isso nos termos "a água sempre flui colina abaixo, então é por isso que o rio está fluindo abaixo nesta colina aqui".
Para satisfazer sua mente, tudo que é requerido é motivação
Por que muitas crianças novas perguntam incessantemente "Por quê?"? Porque elas querem saber a intenção de todos e de tudo, mesmo se for algo inanimado, não percebendo que somente algumas coisas têm intenções. Mais tarde, quando elas podem reconhecer que muitas coisas são causadas em vez de intencionadas, suas questões mudam para casualidade. O período que antecede o entendimento delas sobre causa e efeito – pré-causalidade – coincide com o período do egocentrismo.
Por quê?
O "mundo do faz de conta", como rotulamos no nosso mundo adulto, tem a sensação da fria e dura realidade para crianças mais novas, porque dentro dele tudo faz sentido de acordo com suas próprias intenções e motivações. Aliás, como Piaget observou ironicamente, o mundo da criança parece funcionar tão bem que, na sua percepção, a lógica não é requerida para sustenta-lo.
"Mundo do faz de conta", de Jaro Hess
Os adultos frequentemente acham difícil entender as crianças porque se esquecem de que a lógica não tem papel na mente delas. Nós não podemos fazer as crianças pensarem da mesma maneira que os adultos antes que elas atinjam uma certa idade. A cada idade, as crianças adquirem um equilíbrio particular em relação ao seu ambiente. Isto é, o modo como elas pensam e sentem aos 5 anos explica seus mundos perfeitamente. Mas aquele mesmo modo não funciona quando elas têm 8 anos.
Nós não podemos fazer as crianças
pensarem da mesma maneira que os adultos
Em trabalhos posteriores, Piaget explorou o estágio final do desenvolvimento mental, que começa aos 11 ou 12 anos. As habilidades dos adolescentes de argumentar, pensar de forma abstrata, fazer juízos e considerar possibilidades futuras os fazem, essencialmente, iguais aos adultos. Desse ponto em diante, é uma questão de crescimento das habilidades, em vez de mudanças qualitativas.
Estágio final do desenvolvimento mental
Em suma

Apesar de algumas discussões sobre os momentos precisos, os estágios de desenvolvimento da criança de Piaget têm aguentado, em grande medida, a prova do tempo, e o impacto deles na educação escolar e pré-escolar tem sido notável.
Estágios de desenvolvimento
Apesar disso, Piaget nunca se considerou um psicólogo da criança; mais precisamente, era um cientista focado em teorias do conhecimento. Sua observação das crianças conduziu a teorias mais amplas sobre comunicação e cognição, porque aquilo que ele aprendeu sobre a mente da criança levou a do adulto uma visão mais clara. Por exemplo, não eram somente as crianças que usavam esquemas para compreender o mundo – os adultos também precisam acomodar e assimilar novas informações ao adaptá-las com o que já sabem.
Os adultos também usam esquemas
para compreender o mundo
Piaget inventou o campo da "epistemologia genética", em outras palavras, como as teorias do conhecimento se desenvolveram ou mudam em reação a novas informações. Ele entendeu a mente como uma criação relativamente arbitrária, formada de tal maneira que a realidade possa ser explicada de acordo com o próprio modelo do mundo de uma pessoa. A educação tem de levar em conta esse modelos, em vez do método de simplesmente empurrar fatos pelas gargantas das pessoas, caso contrário, as informações não serão assimiladas. Tal método de educação resulta em conformidades maçantes que ficam desconfortáveis com mudanças, e Piaget estava à frente de seu tempo ao sugerir que devemos educar as pessoas para que sejam pensadoras pioneiras e inventivas, cientes da subjetividade de suas próprias mentes, mas maduras o suficiente para acomodar novos fatos. Seus experimentos iniciais, observando a linguagem e o pensamento da criança, portanto, levaram a grandes percepções sobre como os adultos processam conhecimento e criam novos entendimentos.
Pensar os processos pelos quais se produz o conhecimento
Às Crianças
poesia de Angeles Arrien

Caros Filhos do Futuro
minhas esperanças quanto a vocês são estas:

Que vocês possam ser Fortemente Amáveis
e Amavelmente Fortes.
Que o Amor possa ser o seu Guia
com a família, os amigos e os colegas.
Lembrem-se de ouvir atentamente
o seu próprio Coração e o Coração dos Outros.

Que vocês tenham Força para sobrepujar
o Medo e o Orgulho e, em vez deles, possam seguir
o que tem Paixão e Sentido para vocês.
Realizem todos os dias alguma Ação
para dar apoio ao Sonho de Vida de vocês,
à Natureza do Amor e à Integridade de vocês.

Que vocês possam zelar pela Mãe Natureza e pelas Florestas,
ajudando todas as criaturas vivas a manter sua Dignidade.

Que vocês possam ser uma Força Positiva atuante,
comprometida com a comunidade.
Que possam vocês mostrar respeito
às Pessoas de Todas as Idades e Raças,
e ajudar a criar um mundo melhor
para os Pobres, os Doentes, os Anciãos e os Jovens

Que vocês possam respeitar todos os modos
de que o ser humano dispõe para chegar à Espiritualidade.

Que possam desenvolver constantemente seus Dons e Talentos
todos os dias, sem hesitação nem reserva.

Com profunda gratidão e respeito por tudo o que vocês farão
para tornar a Terra um lugar melhor em que viver.
--
Cenoura, ou Vara? Um Guia Horizon sobre Criar os Filhos
https://archive.org/details/Criar.Filhos
Talking Babies
https://www.youtube.com/watch?v=_JmA2ClUvUY
Projeto do Milênio
http://jrmilton.blogspot.com.br/2010/11/projeto-do-milenio.html
Descobrir por Si Mesmo
http://jrmilton.blogspot.com.br/2011/08/descobrir-por-si-mesmo.html
'Esperando o Super-homem' - Em busca da educação
https://archive.org/details/Esperando-Super-homem