Serendipidade é a arte de construir pontes onde os outros só veem buracos
Anônimo
Serendipidade |
Em
1945, o engenheiro Percy Spencer estava trabalhando com magnetrons,
dispositivos eletrônicos que geram sinais de rádio micro-ondas. Ao se aproximar
de um magnetron em funcionamento, Spencer sentiu derreter de repente a barra de
chocolate que carregava no bolso e logo deduziu que as micro-ondas provenientes
do magnetron haviam sido as responsáveis. Este insight, uma verdadeira obra do acaso, levou à invenção do forno de
micro-ondas.
Percy Spencer e seu trabalho com magnetrons |
Os empresários Thor Muller e Lane Becker, ambos especialistas na
web e na satisfação dos clientes, debatem em seu livro 'Get Lucky' ('Contando
com a Sorte'), como o acaso é essencial e como você pode desencadear a
casualidade em seu favor. O tom agradável e a maneira fácil como os autores
lidam com conceitos complexos tornam a leitura deliciosa. Embora seja um tanto
irreal, esperar que o acaso resolva lhe visitar, você pode promover um ambiente
que apoie a boa sorte, o que lhe permitirá agarrá-la caso esta decida aparecer.
Muitos
dos principais desenvolvimentos científicos, técnicos e de produtos resultaram diretamente
do "cruzamento do acaso com a criatividade", incluindo, por exemplo,
os adesivos Post-it. Em 1968, o Dr. Spencer Silver, um químico pesquisador da
Minnesota Mining & Manufacturing Company, atualmente a 3M, estava tentando
desenvolver adesivos para a fabricação de aeronaves. Ele criou um adesivo
esquisito de "alta aderência", mas "baixa transferência",
que pode ser facilmente removido e reposicionado. Embora essas propriedades não
tivessem aplicação na fabricação de aeronaves, Silver ficou feliz com a sua
criação incomum. No entanto, os seus colegas não mostraram interesse na sua
nova "cola mágica", sendo descartada pelo núcleo de pesquisa. Depois
de alguma insistência, Silver convenceu o Dr. Nicholson, gerente de laboratório
de novos produtos, a fabricar o protótipo de um mural, onde as pessoas pudessem
afixar e retirar facilmente os seus papéis, mas a ideia fracassou. Silver
parecia ser o único na 3M animado com sua descoberta. Ele promoveu seminários
sobre o assunto dentro da empresa, na esperança de que algum desenvolvedor
identificasse alguma utilização para o produto.
Um adesivo esquisito |
Quatro
anos depois, Art Fry, um funcionário da divisão de fitas adesivas da 3M, compareceu
a um dos seminários de Silver. Ele gostou do produto, mas não conseguiu
encontrar uma maneira de tornar o adesivo comercialmente viável. Meses se
passaram. Então, certo dia na igreja, o marcador do hinário de Fry insistia em
sair do livro, desmarcando a página. Naquele momento, uma imagem do adesivo
incomum de Silver surgiu na cabeça de Fry. Ele sabia como a 3M poderia lucrar
com isso. Logo após a trabalhar em um relatório, Fry teve uma dúvida que
precisava de resposta. Então, ele rasgou um pedaço de papel adesivo, escreveu a
sua pergunta e afixou no seu relatório. O supervisor escreveu a resposta na
mesma nota com a "cola mágica", mexendo com a imaginação de Fry.
"Foi um momento 'Eureka!' Ainda hoje sinto a emoção. Eis o meu produto:
uma nota adesiva".
A mágica nota adesiva |
Fry
contatou Nicholson e teve o seu apoio para criar o protótipo de um novo produto
e utilizou folhas amarelas descartadas de um laboratório vizinho para produzir
os blocos de notas adesivas mais originais que havia. Os resultados dos testes
foram espetaculares. A história do Post-it ilumina o conceito do acaso. Este
item agora onipresente surgiu de golpes de sorte, acidentes, coincidências e
ocorrências não planejadas, em outras palavras, obras múltiplas do acaso que
foram ocorrendo sucessivamente ao longo dos anos e da definição de propósito de
seu criador. Hoje, a linha de produtos Post-it gera anualmente US $ 100
milhões. Mas não foi por acaso que uma empresa como a 3M desenvolveu um produto
como o Post-it. A 3M criou as condições ideais para Silver inventar o adesivo
mágico e apresentá-lo aos outros, e para Fry e Nicholson desenvolverem as notas.
Você
pode e deve trabalhar em favor da própria sorte, criando um ambiente que promova
obras do acaso. Se você adotar a disposição necessária, você pode se tornar
extremamente bem-aventurado, não apenas uma ou duas vezes, mas o tempo todo.
Isso não é tão absurdo quanto parece. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg diz
que sua empresa projetou a sua rede social para favorecer o acaso em tempo
real. Muitas outras pessoas e empresas também se concentram em tornar o acaso
possível e muitos cientistas agora reconhecem a sua importância. Pek van Andel,
um pesquisador europeu do setor médico, vai longe, a ponto de se denominar
"serendipitologista". Já não é de hoje que os pesquisadores
científicos valorizam e muitas vezes dependem das ocorrências fortuitas e
inesperadas.
O
Facebook, a 3M e muitas outras empresas promovem a criatividade e a casualidade
afortunada praticando o serendipismo planejado, o qual requer o desenvolvimento
de oito habilidades:
1. Movimento
Como
a Pixar, famosa por seus desenhos
animados, sustenta a sua cultura de criatividade? Ao planejar as primeiras
instalações da Pixar, o seu fundador
Steve Jobs queria que houvesse o máximo de interação entre as pessoas. Ele
insistiu em um edifício aberto com todos os seus principais serviços
localizados em um átrio central. Isto significava que os funcionários da Pixar acabariam se chocando uns aos
outros, aumentando assim suas chances de "colisões criativas" várias
vezes ao dia. Jobs queria que todos na Pixar
absorvessem pontos de vistas diferentes para ajudar a gerar novas ideias
e insistiu que eles nunca fossem afastados uns dos outros. Para promover o
acaso esteja constantemente misturado com os outros, para que você possa se
beneficiar de acontecimentos inesperados.
Segundo
Louis Pasteur, "a sorte favorece apenas as mentes preparadas". As mentes
preparadas são curiosas, encontram significado nas novas informações e
retiram novos conceitos a partir de experiências não planejadas. Elas percebem
exceções na rotina e na regularidade e as capturam para concentrar-se em
problemas particulares. As mentes preparadas vão além do que é aceito como
certo e abordam os problemas de novas formas. As "mentes geniais" são
focadas, versáteis e se tornam tão obcecadas com suas áreas de especialização
que raramente se desviam. Elas são movidas pela curiosidade, capazes de agarrar
uma exceção e aprender com ela. O medo do fracasso pode impedir você de agir
segundo informações novas. Desenvolva uma distância crítica para um objetivo
específico, assim um potencial fracasso se torna apenas parte da descoberta.
3. Divergência
A
Real Door, uma serraria de Los
Angeles, cria janelas e portas de teca, bubinga – madeira africana de alta
qualidade – e outras madeiras exóticas e caras. O principal problema da empresa
era o desperdício. Cada produto gerava sobras de madeira muito caras. Então, os
proprietários decidiram construir skates
longboards a partir desses recortes de madeira. Os seus lindos longboards fizeram tanto sucesso que a Real Door acabou criando uma marca de longboards, a Dean Leal. A maior parte de nós se concentra exclusivamente naquilo
que está diante de nós. Esta mentalidade bloqueia novas oportunidades. Abra sua
mente para o inesperado.
Em
1971, o ativista Paolo Lugari montou a estação de pesquisa Gaviotas, em Los
Llanos, um deserto estéril na Colômbia. Ele queria mostrar como utilizar os
elementos e materiais naturais para criar habitats viáveis. Lugari e seus
colegas desenvolveram novos métodos e ferramentas criativas em Gaviotas, mas o
laboratório perdeu o seu financiamento durante a turbulência política na
Colômbia. Algumas pessoas da equipe de Lugari queriam que a Gaviotas se
tornasse uma entidade com fins lucrativos, mas Lugari estava comprometido
com o seu estatuto sem fins lucrativos. Certo dia, lendo um artigo sobre a
escassez global de resina, percebeu que, ao aproveitar os inúmeros
pinheiros-do-caribe que havia cultivado, a Gaviotas poderia se tornar uma
grande fornecedora de resina para ajudar a financiar as suas atividades
fundamentais. A Gaviotas prosperou e permaneceu comprometida com a sua visão.
Para
ativar o serendipismo, altere o seu ambiente de quatro formas "distintas":
Uma "mudança de ambiente" significa criar um clima que incentive a
todos a pensar e se comportar de maneiras novas. A "mudança temporal"
significa encarar o tempo de forma diferente. Em culturas mundo afora, muitos
eventos possuem prazos programados, rígidos e absolutos. Mas há aquelas que desfrutam
de uma temporalidade mais relaxada, o que permite que as pessoas interajam de
novas formas. Sendo assim, é muito salutar concentrar-se mais no fluxo e menos
na sequência. A "mudança social" permite o aumento da socialização e
da auto-expressão e uma "mudança emocional" exige a criação de um
ambiente menos estruturado em termos emocionais, para incentivar cada indivíduo
a ser mais receptivo às novas ideias.
Quanto
mais conexões existirem entre as pessoas, maiores são as oportunidades
existentes para encontros valiosos, produtivos e acidentais. Na sociedade em
rede de hoje em dia, é fácil para as pessoas se conectarem. Numerosos grupos e
organizações oferecem redes, incluindo associações profissionais, instituições
de caridade, partidos políticos, igrejas e grupos comunitários. A Internet
oferece infinitas conexões através das mídias sociais.
As
separações reduzem a probabilidade de ocorrências fortuitas. Em vez de criar
barreiras entre as pessoas e o mundo exterior, as organizações deveriam tornar
todas as funções mais permeáveis. Para gerar o máximo de serendipismo devemos promover
a maior quantidade possível de trocas de informações entre as pessoas.
As
pessoas que atraem a maior parte das obras do acaso são aquelas que trabalham
duro para desenvolver essas habilidades, isto é, aquelas que se dedicam ao
serendipismo planejado. As pessoas que atraem outras, exibem uma fonte de
inspiração. As habilidades de atração incluem:
• Demonstrar
significado
• Desenvolver
identidade
• Apontar
para realizações maiores
• Promover
"paixão"
Desenvolver
as oito habilidades do serendipismo traz oportunidades que ajudam a sobreviver
e prosperar em um mundo em constante mudança e muitas vezes caótico. Coloque-os
para funcionar e seja beneficiado por uma série de "acidentes
felizes" que não são acidentes na verdade. O processo não é fácil e envolve
optar por determinadas coisas em detrimento de outras. O serendipismo planejado
é o oposto da visão clássica das coisas e pode perturbar o status quo. Como muitos podem estar acostumados há ter tudo muito
bem planejado, é possível que relute em depender de eventos não planejados e da
improvisação. Isso requer abraçar tanto a previsibilidade como a criatividade,
entendendo que são dois lados da mesma moeda. Planeje bem o futuro, criando
oportunidades para se beneficiar do inesperado. Deixe que o acaso lhe ajude a
se tornar afortunado hoje, amanhã e no futuro.
Dois lados da mesma moeda |
Sucesso
poesia de Napoleon Hill
Se pensais em ser vencido
sereis;
Se pensais que não ousais
Não ousareis;
Se quereis vencer mas desanimais,
Provavelmente não vencereis.
Se pensais em perder
perdereis,
Pois é coisa sabida
Que o triunfo começa
com um simples desejo
Num mero estado de espírito.
Se pensais que sois pária
sereis.
É preciso pensar em elevar-se
para tal conseguir;
É preciso estar certo de si mesmo
Para um prêmio poder alcançar.
A batalha da vida nem sempre é vencida
pelo mais forte ou o mais ágil.
Tarde ou cedo aquele que vence
É o que pensa que pode vencer.
sereis;
Se pensais que não ousais
Não ousareis;
Se quereis vencer mas desanimais,
Provavelmente não vencereis.
Se pensais em perder
perdereis,
Pois é coisa sabida
Que o triunfo começa
com um simples desejo
Num mero estado de espírito.
Se pensais que sois pária
sereis.
É preciso pensar em elevar-se
para tal conseguir;
É preciso estar certo de si mesmo
Para um prêmio poder alcançar.
A batalha da vida nem sempre é vencida
pelo mais forte ou o mais ágil.
Tarde ou cedo aquele que vence
É o que pensa que pode vencer.
---
Serendipidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serendipidade
Um Feixe de Luz
http://jrmilton.blogspot.com.br/2012/04/um-feixe-de-luz.html
Definição de Propósito
http://jrmilton.blogspot.com.br/2013/01/definicao-de-proposito.html
Visão Criativa
http://jrmilton.blogspot.com.br/2013/01/visao-criativa.html
A Força Cósmica do Hábito
http://jrmilton.blogspot.com.br/2013/01/quase95-de-tudo-o-que-voce-faz-e.html
Serendipidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serendipidade
Um Feixe de Luz
http://jrmilton.blogspot.com.br/2012/04/um-feixe-de-luz.html
Definição de Propósito
http://jrmilton.blogspot.com.br/2013/01/definicao-de-proposito.html
Visão Criativa
http://jrmilton.blogspot.com.br/2013/01/visao-criativa.html
A Força Cósmica do Hábito
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