domingo, 15 de abril de 2012

Um Feixe de Luz

Aquilo que você mais sabe ensinar, 
é o que você mais precisa aprender.
Ilusões - As aventuras de um Messias Indeciso 
[Richard Bach]
Escritório de Patentes de Berna
O ano é 1905, Einstein trabalha em um oficio que o entendia e é mal pago no escritório de patentes suíço. Infelizmente ele chateou tantos professores que nenhum o recomendaria para lecionar.

Ele se casou com Mileva e tiveram um filho, mas nada parecia o prender a realidade, pois ele vivia as voltas com articulações grandiosas e grandes teorias, a ponto de seus amigos se preocuparem e tentarem convencê-lo a trabalhar em áreas menores da física, para conseguir um posto na universidade e ter um salario decente para cuidar de sua família.

Mas Einstein tinha um sonho, um sonho que o acompanhava desde pequeno; ele queria saber o que havia no fim de um feixe de luz. E ele dedicou-se à luz, na universidade e além, trabalhou horas a fio em casa após o trabalho, buscando responder questões que intrigavam sua mente irrequieta.
O Pequeno Pensador, de Donald Zolan
E durante um destes períodos de trabalhos particulares, enquanto rabiscava suas teorias, ou devaneios – como consideravam muitos –, ele teve uma revelação monumental. Ele teve uma efusão inacreditável de criatividade e iniciou a revolução da física com a publicação de um artigo sobre como calcular o tamanho verdadeiro dos átomos.

Dois meses depois, publicou seu artigo sobre a natureza da luz – o artigo que viria lhe dar o prêmio Nobel anos mais tarde. E no terceiro mês, o terceiro artigo, sobre como as moléculas se movem quando aquecidas, o que finalmente acabou com o debate se os átomos existem. O quarto artigo foi publicado no final do sexto mês, e nele, Einstein explicou a teoria da luz, tempo e espaço. Era a "Teoria Restrita da Relatividade", que mudaria toda nossa visão do mundo.

Aquele ano que parecia só mais um, foi um ano milagroso para Einstein e não parou por ali. Num último grande artigo de 1905, ele propôs uma unidade mais profunda. Ao computar as implicações de usar uma nova teoria, percebeu outra ligação estranha entre energia, massa e luz. Ele concluiu que a energia é igual à massa vezes a velocidade da luz ao quadrado.
A Natureza da Luz
Einstein mandou seu grande artigo de 1905 para publicação. Em três páginas e simplesmente afirmou que energia e massa estavam ligadas pelo quadrado da velocidade da luz: E=mc2. Com quatro notas familiares na escala da natureza, o examinador de patentes compôs uma melodia totalmente nova. Foi o apogeu de sua jornada de 10 anos em direção à luz.

Por centenas de anos, a ciência acreditou que havia um mundo de objetos de matéria, e outro mundo separado, de movimento, força e energia. E Einstein disse: 'Não são separados'. Energia pode se tornar massa e fundamentalmente, massa também pode tornar-se energia. Há uma unidade profunda entre energia, massa e luz.

A equação de Einstein mostrou que cada pedaço de matéria no Universo tem dentro de si uma quantidade fantástica de energia. A velocidade da luz, por exemplo, é mais ou menos 299.792.458 m/s, multiplica-se isso por ele mesmo e terá um quintilhão. Então, em outras palavras, o que é massa? De certa forma, massa é a condensação de vastas quantidades de energia.
Energia Pessoal
E aqui surge um questionamento filosófico. Você já se deu conta que é portador de tanta energia, que se puder abrir de alguma forma toda energia existente em você, irromperia uma força comparada à da bomba atômica?

Depois do 5º grande artigo de Einstein em 1905 os físicos nunca mais falaram de massa ou energia. Desde então, entenderam ser a mesma coisa. Porém o ano mais miraculoso da ciência terminou em silêncio. Os artigos foram publicados e ressoaram em nada.

Então, lentamente, começou: uma carta aqui e ali. E durante quatro anos, Einstein respondeu a cada questionamento tentando explicar suas ideias complexas e difíceis para uma comunidade confusa. Depois de quatro anos esperando, ele foi nomeado professor de Física pela Universidade de Zurique. Dali em diante, sua carreira foi meteórica. Virou professor de Física na Universidade de Berlim e ganhou renome internacional. Ele se tornou o pai indiscutível da Física Moderna.
Albert
Tudo porque ele acreditou em um sonho. O sonho infantil de descobrir de que era feita a luz e o que ele encontraria no final de seu feixe. Einstein sonhou cavalgar um raio de luz e imaginou o que encontraria.

Há um livro de 1954, escrito por Claude M. Bristol & Harold Sherman, o qual eles chamaram T.N.T – Nossa Força Interior, que trata de maneira simples – até mesmo pela época em que foi escrito – da energia que nos move e a qual estamos conectados, quer acreditemos, ou não. E como a persistência, o foco, a confiança, pode moldar nossa vida. E como 'devaneios' como os de Einstein, podem tornar-se realidade.

Mike Dooley, um dos palestrantes do filme 'The Secret', criou a tabela a baixo, como um mapa de orientação, de como libertar a energia que cada um de nós encerra e obter o que desejamos. Tudo tem haver com nossos pensamentos, depende completamente de nosso estado de ânimo. Devemos agir no sentido de realizar o que desejamos, agindo com confiança e tendo a visão ampla que gera as possibilidades, os detalhes para alcançarmos nossos sonhos vão sendo delineados conforme nos colocamos em movimento em direção ao nosso desejo.
Tabela do Sucesso, de Mike Dooley
Devemos começar pela esquerda, duas ou três colunas e as consequências serão o que está mais a direita. Tudo nasce com felicidade; deseje abundância e as consequências serão uma carreira promissora, amigos, harmonia familiar. À esquerda, tudo depende 100% do seu foco, das suas perspectivas. Não depende do tempo, de espaço, ou outras coisas. As ilusões são aquilo que acreditamos que nos trará o que está à esquerda. 

Se percorrermos a gama da realidade da direita para esquerda, não há fluxo, por que não há conexão. Ter o carro especifico, o emprego especifico, ter a soma de dinheiro adequada, não vão lhe encaminhar para felicidade. É partindo da felicidade que se obtém essas coisas.

Não amarre seus sonhos a coisas, como exemplo, 'Quando eu comprar aquela casa serei feliz', 'Quando eu tiver aquele cargo estarei satisfeito'; os maiores e melhores resultados surgem com confiança, criatividade, paciência e porque não dizer, com espiritualidade. Einstein acreditava em Deus, ele queria entender como Deus criou o Universo e isso o levou a realizar as maiores descobertas sobre o Universo.
Perseverança
Se Einstein, que foi a mais brilhante mente do século XX, teve que passar horas a fio dedicando-se a seu sonho, buscando as respostas para questões que muitos sequer imaginavam questionar, durante anos; quanto de esforço, persistência, confiança e atitude, você acredita que precisamos para alcançar nossos sonhos?

Desejo-lhe saúde.
Desejo-lhe riqueza
que não acabe com o tempo.
Eu lhe desejo longos anos.
Que seu coração seja tão paciente quanto a terra.
Seu amor, tão cálido quanto o ouro do trigo.
Que seus dias sejam cheios, como cheia é a cidade.
Suas noites, tão animadas quanto dançarinos.
Que seus braços sejam tão acolhedores quanto o lar.
Que sua fé seja tão duradoura quanto o amor de Deus.
Seu espirito, tão valioso quanto sua herança.
Que sua mão seja tão firme quanto um amigo.
Seus sonhos, tão cheios de esperança quanto uma criança.
Que sua alma seja tão corajosa quanto seu povo
E que você seja abençoado.

Bênção de Wigglier
(encontrada na folha de rosto 
do livro de John Robbins: 
Saudável aos 100 Anos)