quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Uma Milha Extra

Tudo acontece por algum motivo. Para cada causa há um efeito, e, quer você saiba ou não, cada efeito foi gerado por uma ou várias causas. Não existem acidentes. Você pode conseguir tudo o que deseja na vida se decidir o que quer e fizer o que outros já fizeram para alcançar o mesmo resultado. 
[Brian Tracy]
Boas ações, e/ou más ações,
geram "sementes" na mente que virão a aflorar
Algumas pessoas por vezes tem o hábito de nos por a prova, duvidando e questionando nossa capacidade de realizar determinadas coisas; e não é diferente quando o Mirtu's Blog aborda a temática do sucesso.

O que nos deixa sempre sob judice, devido muitas pessoas associarem sucesso a bens materiais, porém, como expressou magistralmente Napoleon Hill em sua 2ª apresentação: "Sucesso é o conhecimento com o qual você pode conseguir o que quiser da vida, sem violar os direitos dos outros, e ajudando os outros a conseguir o que querem".

Um grande problema nosso, é que muitas vezes não temos uma visão clara de o que será o nosso sucesso. Porém, seja o que for o sucesso para cada um de nós, para consegui-lo, temos que ter uma visão clara do que é e porque o queremos. O que significa para nós conseguir isso, porque necessitamos disso em nossa vida e intensamente, com apoio destes porquês, então adquirimos mais poder pessoal para alcançá-lo.
Falta de Visão Clara
Há uma parábola moderna que conta que nos anos 60, o presidente Kennedy colocou como meta para a NASA, colocar um homem na lua até o final daquela década. A NASA então traçou um plano de direção de como se verificaria o sucesso dessa meta. E concluiu que o sucesso não seria colocar um homem na lua e sim fazer o grupo de astronautas retornar com segurança para a Terra. Assim dirigiram e traçaram planos para isso. E através deste grupo de cientistas, que "viram" mais do sucesso, direcionaram melhor seus planos e os executaram com êxito.

Stephen R.Covey sempre expressou que a melhor maneira de aprender algo, é ensinando a alguém; então espero me tornar melhor compartilhando os ensinamento de Napoleon Hill com vocês. A terceira apresentação sobre os princípios de sucesso é: O hábito de 'andar uma milha extra' – (aproveitem bem =)
A melhor maneira de aprender
é ajudar alguém a aprender
"O princípio do sucesso, que marca o ponto crucial para toda pessoa que já se promoveu, dos mais baixos níveis do sucesso aos mais altos planos de realização em que a pessoa consegue tudo o que deseja; é o hábito de 'andar uma milha extra'. Isso significa o hábito de prestar mais serviços e serviços melhores do que é esperado que alguém preste, e que o façamos com uma atitude mental positiva.
Uma Milha Extra
"Eu irei dizer a você tudo o que sei sobre esse princípio mágico de progresso pessoal; porque é a única regra que você precisa seguir, se você pretende aumentar o preço da sua própria etiqueta e quiser ter a certeza de conseguir.

"Deixe-me descrever esse princípio do sucesso para você em uma fórmula breve, para que você possa lembrar facilmente; eu a chamo de fórmula 'QQAM'. O que significa a Qualidade do serviço que você presta, mais a Quantidade de serviço que você presta, mais a Atitude Mental com a qual você presta os serviços, que é o que determina o espaço que você ocupa na profissão que escolheu, e a compensação que você consegue pelo seu serviço.

"Se você examinar com cuidado as pessoas que você conhece que são excepcionalmente bem sucedidas, você irá descobrir que elas seguem a fórmula 'QQAM', apesar de que, muitas delas possam fazer isso inconscientemente.
Personalidades
"Agora, eu quero dar a você uma grande vantagem em relação a esses que seguem essa fórmula inconscientemente. Eu quero mostrar a você como utilizá-la deliberadamente, com propósito de premeditação. Então assim você pode fazer com que o princípio lhe recompense enormemente e que o faça rapidamente. E agora eu irei lhe dizer os benefícios de seguir o hábito de 'andar uma milha extra'.

1. Este hábito fará com que você tenha a atenção favorável daqueles que podem e irão lhe oferecer as oportunidades para que você se promova a uma circunstância melhor.

2. Ele colocará em seu auxilio a grande lei natural do 'Retorno Crescente', em que o serviço que você presta lhe dará de volta mais do que a compensação média.

3. Seguir esse hábito o fará indispensável na ocupação que você escolheu, ou profissão. Dessa forma ele irá lhe colocar na posição de escrever a sua própria etiqueta de preço.

4. Esse hábito irá lhe ajudar a se destacar em sua linha de trabalho, por que cada vez que você presta um serviço, você se esforça para fazer um trabalho melhor do que fez antes.

5. Se você trabalhar por um salário ou ordenado, esse hábito lhe dará preferência quando o trabalho estiver faltando e houver um corte de funcionários.

6. Irá lhe ajudar a se beneficiar pela lei do 'Contraste', por que os outros ao seu redor não estarão andando a primeira milha, muito menos andando uma milha extra.
Lei do Contraste
7. Seguir esse hábito de fazer o seu melhor em todos os seus esforços e fazê-lo com uma atitude mental agradável, irá aprimorar a sua personalidade e fazer com que os outros gostem de você.

8. Também irá lhe ajudar a desenvolver uma imaginação afiada e alerta. Porque você estará buscando continuamente novos e melhores jeitos de prestar serviços úteis.

9. Irá inspirar você a se mover de acordo com a sua própria iniciativa, ao invés de ficar esperando para que lhe digam o que fazer.

10. É o hábito que é o primeiro passo para liderança em todas as profissões. O hábito de 'andar uma milha extra' definitivamente desenvolve uma maior confiança em si mesmo. E dá a pessoa mais coragem para continuar em frente sem medo das críticas de outros.

11. E aqui está uma coisa que ele faz, que beneficia você como nenhum outro hábito e que justifica que você o adote; ele ajuda você a controlar o hábito destrutivo da 'Procrastinação'. Esse é o hábito que encabeça a lista dos fracassados.

12. 'Andar uma milha extra', influencia outras pessoas a respeitarem sua integridade, as inspira a sair do caminho e a cooperar com você, em um espírito amigável.

13. O hábito ajuda você a definir a certeza de propósito, que é o ponto inicial de todo o sucesso pessoal. E faz com que você pare de se mover sem direção pela vida, sem saber o que quer e para onde está indo.
Barco à Deriva
14. E aqui está a maior recompensa que este hábito lhe dará, ele irá lhe prover com a única desculpa para pedir uma promoção para uma melhor situação na vida, ou, um melhor pagamento. Obviamente, que se você não estiver fazendo mais do que aquilo pelo qual você é pago, você estará sendo pago por tudo que foi contratado e você não tem nem uma desculpa para pedir mais pagamento, ou uma posição melhor. Você entende esse ponto e estima sua significância, correto?

15. Último, mas não menos importante. O hábito de 'andar uma milha extra' condiciona a sua mente a manter uma aliança de Mente Master com outros. De vez em quando eu ouço pessoas reclamando sobre não receberem oportunidades favoráveis, em suas relações com os outros. Mas eu nunca escutei esse tipo de reclamação de alguns de meus estudantes da 'Ciência do Sucesso', ou de qualquer pessoa que tenha lido um livro meu; porque todos os meus alunos aprenderam o segredo de como criarem suas próprias oportunidades favoráveis e eles o fazem por seguir o hábito de 'andar uma milha extra'.
Diferentes Perspectivas
"Eu posso dizer francamente, que nunca recebi uma grande oportunidade favorável durante toda a minha vida, que não tenha vindo da aplicação do princípio de 'andar uma milha extra'.

"Às vezes ouço as pessoas reclamarem também, que em suas posições, ou algo do tipo, não as permite andar uma milha extra; e o meu conselho a essas pessoas é sempre o mesmo: 'Mude a sua posição e venda serviços onde lhe paguem para andar uma milha extra'. E estou sinceramente dando esse conselho porque eu sei que ninguém consegue fazer melhor do que ganhar o necessário para viver, a menos e até que comece a andar uma milha extra.

"Durante minha carreira de negócios eu creio que tenha empregado, uma vez ou outra, pelo menos vinte secretárias particulares. E todas elas seguiram o hábito de 'andar uma milha extra', mas eu nunca pude manter nenhuma dessas secretarias por mais de um ano, isso, pois invariavelmente elas se promoviam a trabalhos mais bem pagos em outros lugares; e elas o faziam com toda a minha benção. A única exceção é a minha secretária-chefe, que esta comigo há mais de dez anos, e eu me casei com ela para me certificar de não perdê-la.

"A razão pela qual eu sei com certeza que o hábito de 'andar uma milha extra' é um procedimento concreto, é fato de que eu experimentei esse princípio como fiz com todos os outros dezesseis princípios do sucesso, para me certificar de que estavam em harmonia com as leis naturais do Universo. Eu posso lhe dar um bom exemplo de como a natureza força o homem a andar uma milha extra de modo que ele produza a comida para que possa existir.

"O agricultor como exemplo, precisa seguir o hábito de limpar o terreno e cercá-lo, prepará-lo e plantar a semente na estação do ano correta. Tudo isso ele precisa fazer com antecedência, sem compensação de nenhum tipo.
Preparo do terreno
"Se ele fizer sua parte do trabalho apropriadamente, ele então deixa o trabalho para a natureza; ele senta-se e espera que ela faça sua parte. E em um breve período a natureza faz a semente que o agricultor plantou germinar, amadurecer e dá de volta para ele a semente que plantou e mais, talvez um aumento de 100 vezes daquela quantia, para compensá-lo por ter andado uma milha extra.

"Assim, nós vimos que a lei do 'Retorno Crescente' vem em auxilio do homem que anda uma milha extra, e este princípio se aplica do mesmo jeito ao se prestar serviços em um emprego, como nos terrenos de uma fazenda. Se o agricultor não tivesse seguido o hábito de 'andar uma milha extra', a raça humana iria morrer de fome em uma estação.
Retorno Crescente
"E tenho certeza que você concorda que, a qualquer tempo nós podemos copiar os hábitos da 'Mãe Natureza' e nós não iremos errar por fazê-lo.

"Agora você tem a posse deste terceiro princípio de realização pessoal. Que traz três passos para perto do segredo pelo qual você tem que tomar posse da chave-mestra do sucesso. Para que você possa testar o poder mágico desse terceiro princípio eu irei oferecer a você uma sugestão, que pode lhe trazer um sucesso tão impressionante, que você não precisará das próximas apresentações.

"A minha sugestão é que: Primeiro – Comece amanhã, em qualquer ocupação que você esteja engajado, a prestar algum tipo de serviço útil a alguém próximo a você que não esperam que você preste e que você não espera, ou peça por compensação.

"Segundo: Preste este serviço com uma atitude mental agradável, que irá mostrar claramente que você apreciou em fazê-lo.

"Terceiro: Siga essa prática durante sete dias consecutivos e então note a mudança na atmosfera que irá desfrutar em sua associação com aqueles próximos a você.

"Ao executar essas instruções não fale a ninguém do seu plano, mas vá em frente e faça do jeito mais natural possível. Ao Final do sétimo dia você irá se encontrar muito mais feliz e muito mais apreciado por aqueles ao seu redor, que  você nunca irá querer desistir desse hábito. Então você estará próximo do alcance do supremo segredo do sucesso, que vem da chave-mestra do sucesso.

"Na quarta apresentação, irei lhe dar uma pista bem definida sobre os meios pelos quais você pode apossar-se e usar a grande chave-mestra. E nesta mesma pista eu irei lhe apresentar a fonte de um poder ancestral que não reconhece a palavra 'impossível' e que o ajudará a transmutar todos os fracassos e derrotas e adversidades em vantagens de grande beneficio para você. Gostaria de lembrá-lo que, se você acreditar, você pode fazer."
Siga em frente
A Canção da Estrada Aberta
poesia de Walt Whitman

A pé e de coração leve
Eu enveredo pela estrada aberta,
Saudável, livre, o mundo à minha frente,
À minha frente o longo atalho pardo
Levando-me aonde eu queria.

Daqui em diante não peço mais boa-sorte,
Boa-sorte sou eu.
Daqui em diante não lamento mais,
Não transfiro, não careço de nada;
Nada de queixas atrás das portas,
De bibliotecas, de tristonhas críticas;
Forte e contente vou eu
Pela estrada aberta.

A terra é quanto basta:
Eu não quero as constelações mais perto
Nem um pouquinho, sei que se acham muito bem
Onde se acham, sei que são suficientes
Para os que estão em relação com elas.

Carrego ainda aqui
os meus antigos fardos de delícias,
carrego – homens e mulheres –
carrego-os comigo por onde eu vou,
confesso que é impossível para mim
ficar sem eles: deles estou recheado
e em troca eu os recheio.

A terra a se expandir
À esquerda e à direita,
Pintura viva – cada parte com
A luz mais adequada,
A música a se ouvir onde faz falta
E a se calar onde não é querida,
A jubilosa voz da estrada aberta,
A alegre e fresca sensação da estrada.

Ó estrada que percorro, é a mim que dizes
"não me deixes"?
Dizes "não te aventures, se me deixas
Estás perdido"?
Dizes "já estou preparada,
Bem batida e transitada,
Fica comigo"?
Ó estrada minha e de todos,
O que lhe posso dizer
É que não tenho medo de deixa-la,
Por mais que a ame: você me expressa melhor
Do que eu expresso a mim mesmo,
Você há de ser para mim
Mais do que o meu poema.

...

Vontade! Nós não devemos
Ficar aqui parados, por mais doces
Que sejam estes armazéns fornidos,
Por mais conveniente
Que pareça esta casa, nós aqui
Não podemos ficar,
Por mais abrigado que seja o porto
E por mais calmas que estas águas sejam,
Aqui nós não devemos ancorar;
Por mais acolhedora
Que seja a hospitalidade que nos cerca,
Não nos é permitida desfruta-la
Senão por bem pouco tempo.

Ouça-me! Eu vou ser franco com você:
Não ofereço velhos prêmios fáceis,
O que ofereço são novos prêmios difíceis.
Eis como hão de ser os dias que lhe podem suceder:
Você não acumulará riquezas, assim chamadas,
Distribuirá com mão pródiga
Tudo o que venha a adquirir ou ganhar,
Nem bem chegando à cidade à qual era destinado
Dificilmente se há de estabelecer
E ter alguma satisfação
sem que ouça um apelo irresistível
a de novo partir,
terá de acostumar-se às zombarias
e aos risinhos irônicos
dos que foram ficando para trás,
aos acenos de amor
que receber
você dará em resposta
somente apaixonados beijos de despedida,
e não permitirá
o abraço das pessoas que vierem
com as mãos suplicantes
em sua direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário