sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Visão Criativa

Sua mente tem o poder de realizar tudo aquilo em que acreditar e é capaz de conceber. Todo progresso em sua vida começa com algum tipo de ideia. Como sua capacidade de ter novas ideias é ilimitada, seu futuro também pode ser ilimitado. [Brian Tracy]
Imaginação
Essa é a décima primeira apresentação dos princípios do sucesso, realizada por Napoleon Hill, e é sobre ter: Visão Criativa

"A 'Visão Criativa' é o princípio do sucesso que é responsável pela construção de todos os nossos planos, objetivos e propósitos. É dito que a 'Imaginação' é a oficina onde nós moldamos os propósitos do nosso cérebro e as ideias de nossa alma.
Visão Criativa
"Eu não conheço uma melhor definição de imaginação do que essa. Há duas formas de imaginação:

1. Primeiro, há a 'Imaginação Sintética', que consiste em organizar e reunir ideias reconhecidas, conceitos e fatos, arranjados em uma nova combinação. Muito raramente que alguém cria uma ideia, ou qualquer outra coisa absolutamente nova. Praticamente tudo que é conhecido à civilização nada mais é do que uma combinação de algo que é antigo.

2. Segundo. Há a 'Imaginação Criativa' que opera através do sexto sentido, e tem como sua base a região subconsciente do cérebro, e serve como o meio exclusivo através do qual, basicamente, novas ideias, ou fatos são revelados.

"Deixe-me dar alguns exemplos de 'Imaginação Sintética' em ação:

1. A invenção de Edson; a lâmpada incandescente elétrica, foi uma criação de imaginação sintética por que foi criada reunindo em uma nova combinação, dois antigos e bem conhecidos princípios.
A Imaginação Sintética de Edson
2. O projeto de Clarence Saunders, em que o Sistema de Armazenamento Piggly Wiggly foi baseado, é o resultado de imaginação sintética (foi o primeiro verdadeiro self-service em que os clientes buscavam nas prateleiras da mercearia os bens que necessitavam). Ele somente tomou emprestado o projeto self-service das cafeterias e o introduziu dentro do setor de supermercados. Mas, apesar da simplicidade do plano, é dito que rendeu ao seu organizador, milhões de dólares já nos primeiros anos em que foi colocado em prática.

3. O primeiro automóvel de Henry Ford foi criado através da imaginação sintética. Pelo simples procedimento de reunir o conhecido método de transporte, o cavalo e a carroça, e máquina a vapor movida a explosão. Ambas as ideias eram velhas, mas ficou para Henry Ford combiná-las em um novo método de uso, e ele se tornou o mais distinto industriário de sua era, pela sua realização. Sem mencionar a fabulosa fortuna.

4. Christian Kent foi o homem que mergulhou um pedaço de sorvete de baunilha em chocolate e colocou um palito para ser segurado, chamando-o de 'Eskimo Pie', e usando a imaginação sintética iniciou uma nova indústria, que até hoje possuí um mercado fabuloso e rende anualmente enormes somas – atualmente – a Nestlé. É seguro assumir que o criador desse plano simples de comercialização foi muito bem recompensado pelo seu uso da imaginação sintética.
A "simples" invenção de Kent
5. F.W. Woolworth fez uso da imaginação sintética, pelo simples procedimento de criar uma loja de varejo na qual uma grande variedade de produtos era oferecida ao público a 5 e 10 centavos por item. E viveu para ver as inovações de sua comercialização começar uma série de lojas varejistas similares, que crescem anualmente em milhões de dores em vendas. E ainda por cima fez Woolworth ficar rico.

"Agora, devo lhe dar alguns exemplos de 'Imaginação Criativa':

1. A invenção de Edson do fonógrafo foi resultado da imaginação criativa, porque nenhuma parte de sua invenção jamais foi conhecida, ou utilizada anteriormente.

2. A Invenção do Sr. Marconi, da comunicação sem fios, também foi o resultado de 'Imaginação Criativa', porque foi baseada essencialmente em ideias novas, que nunca foram utilizadas anteriormente. Ele foi o primeiro a descobrir os meios pelos quais o éter pode tomar o lugar dos fios na transmissão do som.
Marconi e seu Telégrafo
(Marconi's Wireless Telegraph Company)
3. A descoberta do rádio pela Madame Curie, também foi o resultado da imaginação criativa. Porque ninguém antes dela jamais revelou sequer a existência do rádio, ou o método pelo qual ele pode ser recuperado, ou refinado. A célebre física franco-polonesa foi a primeira pessoa a receber duas vezes o 'Prêmio Nobel'.

4. O aperfeiçoamento do avião moderno por Wilbur e Orville Wright, foi em parte resultado da imaginação criativa, e parte o resultado da imaginação sintética. Porque outros, antes deles, descobriram algumas das ideias que eles utilizaram de modo bem-sucedido, mas eles foram os primeiros a coordenar essas ideias e elas funcionaram.

5. Robert G. Letourneau fez uso efetivo da 'Imaginação Criativa', construído grandes máquinas de terraplanagem, que envolveu ideias nunca utilizadas antes, apesar de que ele praticamente não tinha habilidades em engenharia, e tinha muito pouco estudo de qualquer tipo. Eu trabalhei com o Sr. Letourneau por um ano e meio, durante esse tempo e o vi em ação muitas vezes, quando ele estava baseando-se inteiramente na faculdade da 'Imaginação Criativa', e recebendo suas ideias de fontes exteriores a sua educação imediata, ou conhecimento.

"E aqui, no caso de você ainda não ter reconhecido o fato, estou lhe trazendo para muito perto do ponto em que as pessoas algumas vezes se sintonizam com suas imaginações criativas e surgem com ideias que beneficiam um grande número de pessoas, as tornam populares e ricas.

"Eu irei lhe dar essa sugestão somente como inspiração, com a intenção de apresentar a você sua faculdade de 'Imaginação Criativa'.

'Todas as boas ideias já foram usadas'... Será que você já pensou assim? Ou, ainda pensa assim.
Todas as boas ideias já foram tidas?
"Bem ao contrário, as melhores ideias ainda estão para serem reveladas e colocadas a serviço da humanidade.

'Não há mais oportunidades de ficar rico'... Será que você já pensou assim? Ou, ainda pensa assim.

"Se você me der um plano aceitável para influenciar pessoas casadas a adotarem e usarem o princípio da 'Mente Master' nas suas relações domésticas, você pode beneficiar milhões de pessoas em casas onde a harmonia não prevalece, e criar para você mesmo uma reputação digna de muito dinheiro.

"Se você tiver uma ideia melhor, ou plano para o uso de vendedores, em qualquer campo de comércio, a sua ideia pode ajudar milhões de vendedores a aumentar seus rendimentos, e traze-lhe uma recompensa digna do valor da sua ideia.

"Eu ainda estou falando com você sobre exercitar a sua faculdade de imaginação. Mas estou limitado ao número de ideias que eu posso lhe dar no pouco tempo que está apresentação toma, mas irei lhe dar mais algumas ideias úteis, na minha próxima apresentação.

"A imaginação é um traço que se torna alerta somente pela ação constante, baseada nos princípios do sucesso que descrevi nessas apresentações. Você é a pessoa que precisa abastecer essa ação."
Imaginação
Imaginação
poesia de Nótlim Jucks

Quantas árvores!
Quantas flores!

O mundo existe!
Mas quem garante?

Aqui são árvores,
lá são flores.

Aqui são homens,
lá seus amores.

A gente existe!
Mas quem garante?

Podemos ser apenas...
apenas ... apenas ...

Frutos de uma Imaginação

Nenhum comentário:

Postar um comentário