domingo, 6 de janeiro de 2013

O Poder da Autodisciplina

Você alcança a felicidade e o alto desempenho quando decide viver de maneira coerente com seus valores mais elevados e suas convicções mais profundas. Viva sempre de acordo com o que há de melhor em você. [Brian Tracy]
Viva o melhor que há em você
Esta é a sexta apresentação dos princípios do sucesso – de Napoleon Hill – que tenho publicado no Blog com intuito de divulgar essa poderosa filosofia. A apresentação de hoje é sobre: O Poder da Autodisciplina – e é interessante como a maioria das imagens que se consegue para caracterizar a 'Autodisciplina' estão relacionadas a esportes individuais de grande complexidade, ou são imagens características de estudos e desenvolvimento artístico.

Isso nos leva a uma verdade mais profunda; que a 'Autodisciplina' se torna mais acessível quando aliada a 'Força de Vontade', pois sem essa magistral aliada você não escala uma montanha, não percorre longas distâncias a pé, não sobrepuja uma onda gigante, não passa em um vestibular concorrido, não se classifica em um concurso afluído, não progride profissionalmente num mundo instável, etc.
Determinação
Então, nas palavras de nosso professor emérito Napoleon Hill: "Essa apresentação nos traz o sexto princípio do sucesso, sem o qual os cinco princípios anteriores são inúteis. Esse é o principio da 'Autodisciplina'.

"A autodisciplina como apresentada aqui, não se refere somente ao seu domínio de hábitos negativos, que ficam obstruindo o seu caminho para o sucesso, mas mais particularmente sobre desenvolvimento e aplicação de hábitos positivos, que você irá precisar para se beneficiar das seis qualidades que trouxe consigo naquele envelope lacrado mencionado na primeira apresentação.

"Agora, lhe será apresentada uma lista de coisas importantes sobre as quais você deverá exercitar sua autodisciplina, antes de você adotar e utilizar a grande chave-mestra do sucesso:

1. Você deverá ganhar domínio sobre a sua língua, adquirindo o hábito de pensar primeiro e então falar, após ter certeza que o que você irá dizer beneficia você e não ofende os outros. Uma língua solta frequentemente é a maior deficiência de uma pessoa.
Antigo provérbio: Quando falares,
cuida para que tuas palavras
sejam melhores que o teu silêncio
2. Você precisará exercitar a autodisciplina para controlar a tendência comum de revidar a aqueles com quem você tem uma causa pendente (real ou imaginária) e/ou ressentimento. Você precisa de se lembrar, que tudo o que você faz por, ou para alguém, você faz por, ou para si mesmo. Porque todo seu pensamento e toda a sua ação que beneficia, ou prejudica uma pessoa, volta para você do mesmo jeito e consideravelmente multiplicada. Então, se você sente que deve difamar outra pessoa, não fale, escreva. Escreva na areia perto do mar e então se afaste e deixe as ondas virem...
Com ressentimento é você que explode
3. Você deverá exercitar sua autodisciplina sobre todas as suas emoções, especialmente suas emoções de amor, ódio, medo e sexo. Essas são as 'quatro grandes' emoções e elas podem promovê-lo, ou quebrá-lo, de acordo com o grau de disciplina que você exercita sobre elas.
Controle de Emocional
4. A sua atitude mental precisa de disciplina e controle todas às vezes. A falta de disciplina nisso pode e frequentemente faz com que os amigos se afastem. Destrói oportunidades de progredir, provoca doenças mentais e físicas, desenvolve ulceras estomacais e torna a paz de espírito impossível.

5. É reservada uma menção especial à emoção do sexo, porque o fracasso em exercer autodisciplina sobre essa emoção, provavelmente encabeça a lista de todas as causas de fracassos pessoais. A emoção do sexo é a mais poderosa de todas as emoções e é o maior instrumento criativo da natureza, com o qual todas as espécies de seres vivos se perpetuam.
A Emoção do Sexo
"O meio apropriado de autodisciplina da emoção do sexo é a 'transmutação'. O controle e o direcionamento dessa grande emoção, ou sentimento para a realização de outros propósitos; como o cumprimento do maior propósito de sua vida. Os grandes líderes, artistas, autores, industriais e profissionais, aprenderam a arte da 'transmutação' da emoção do sexo, através de um sistema próprio de autodisciplina.

"Por causa da sensibilidade do assunto da emoção do sexo, essa apresentação é limitada, então lhes é recomendada a leitura do livro 'Think and Grow Rich' ('Quem Pensa Enriquece', 'Pense e Enriqueça', 'Pense e Fique Rico', etc), há nele um capítulo sobre 'O Mistério do Sexo'.

6. Seu estomago também precisa de disciplina, através dos hábitos apropriados de uma dieta adequada. Contudo, informações sobre uma dieta adequada deve vir do seu próprio médico, não será detalhada nenhuma dieta especifica aqui, exceto chamar sua atenção para a necessidade de conhecimento sobre esse assunto. Pessoalmente, eu consegui uma saúde física forte principalmente através do hábito de fazer uma dieta adequada e também de jejuar, algo que desenvolvi ao longo dos anos.
Uma dieta adequada
7. Você deverá exercitar sua autodisciplina em relação à religião e política também. Porque o Brasil é composto por pessoas de crenças variadas em relação a ambos os assuntos. Para sermos felizes e prósperos em nosso país, nós precisamos aprender a viver e deixar viver, dar aos outros os privilégios que nós pedimos e exigimos para nós mesmos. E isso é causado pela estrita disciplina sobre si mesmo.
Política e Religião
8. Eu reservei por último a referencia das mais importantes circunstancias sobre as quais você deve exercitar sua autodisciplina mais estrita, se você quer adotar e usar a grande chave-mestra do sucesso. Já foi feita referencia ao seu profundo privilégio de tomar posse de sua própria mente e dirigi-la para quaisquer fins que você possa desejar. Você não pode tomar posse de sua própria mente, ou dirigi-la para fins específicos, sem um sistema prático. Eu devotei uma grande porção da minha vida para revelar e apresentar tal sistema. E eu sei que esse sistema funciona, porque ele tem sido utilizado com sucesso por milhões de pessoas de todo mundo.

'O sistema não é apenas prático e utilizável, mas é tão simples que qualquer pessoa que esteja pronta para ele, pode dominá-lo e usá-lo com sucesso. O seu uso não requer genialidade, nem um grande grau de educação formal. Ele requer somente uma vontade de tomar posse da sua própria mente, e um propósito definido para onde a mente deve ser dirigida'.
Propósito Definido e Mente Dirigida
"A autodisciplina de Thomas A. Edison, fez dele um dos maiores inventores do mundo, que revelou a humanidade, durante a primeira metade do séc. XX mais segredos da natureza do que foram descobertos durante toda a história. A autodisciplina carregou Wilbur e Orville Wright, numa corrida com Santos Dumont, através de um grande número de fracassos que possibilitou que eles finalmente dessem ao mundo o seu primeiro avião prático. Um feito que tornou o mundo menor e mudou toda a tendência da civilização.

"A autodisciplina ajudou Helen Keller a triunfar sobre a surdez, cegueira e mudez – uma combinação tal de aflições que a maioria das pessoas nunca experimentou – e provou que essas deficiências não impedem a obtenção do sucesso. Ela foi uma grande escritora, conferencista e ativista social que ficou cega e surda na tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na época como 'febre cerebral' (hoje se acredita que tenha sido escarlatina), então ela 'sentia' as ondulações dos pássaros através dos cascos e galhos das árvores dos parques por onde passeava.

"A autodisciplina me ajudou a continuar, durante anos de desgostos, desencoraja mento e derrota. E deu ao mundo a primeira filosofia prática do sucesso, baseada na experiência técnica adquirida por centenas de homens e mulheres, que passaram boa parte da vida no método da tentativa e erro, para a descoberta dos princípios que levam ao sucesso pessoal. Autodisciplina está entre as principais características de todas as grandes religiões, incluindo é claro, a fé cristã. E há algumas pessoas que acreditam que o nosso maior propósito na Terra é o de desenvolver Sabedoria, através de esforço e autodisciplina.
Esforço e Disciplina
'Uma coisa é certa ninguém se torna muito sábio sem a assistência da autodisciplina, e ninguém encontra paz de espírito e felicidade sem o exercício estrito da autodisciplina'.

"A autodisciplina é o único meio de transmutar tristeza em fé. É o único meio pelo qual podemos transmutar raiva dos outros em uma emoção ponderada de simpatia por eles. É o único meio pelo qual podemos revelar e nos beneficiar da semente do 'Benefício Equivalente', que vem com toda adversidade e toda derrota. É o único meio pelo qual podemos desligar nossas mentes dos efeitos fatais das experiências passadas de sofrimento e desagrado.  E é o meio pelo qual nós podemos descobrir aquele outro Eu que carregamos conosco, esse Eu que possui grande capacidade para acreditar e que não se influencia por fracasso e derrota.
Fazer a mudança pessoal
"Autodisciplina pode nos libertar do medo da morte, o mais difícil de dominar de todos nossos medos. Ela pode nos libertar da doença de hipocondria, o medo de doenças imaginárias que muitas pessoas sofrem e às vezes morrem. Autodisciplina é o meio pelo qual nós pensamos nossos próprios pensamentos, vivemos a nossa própria vida como desejamos vive-la e permanecermos para sempre livres dos males de medos e limitações, que herdamos de outras eras, antes do alvorecer da civilização.
Liberdade
"O Criador nunca dá uma qualidade, ou beneficio, sem passar com ele os meios pelos quais pode ser adotado e utilizado.

"Então a autodisciplina é o meio pelo qual o Criador nos promoveu com um método de adotar e usar a única coisa sobre a qual nós temos controle incontestável: O poder sobre nossos próprios pensamentos."

Todos os seus sonhos, esperanças, objetivos e aspirações dependem de trabalho duro. Quanto mais você trabalha, mais sorte você tem. Não há atalhos - diria Brian Tracy, e completaria Napoleon - o hábito de tomar a linha de menor resistência fez todos os rios e alguns homens tortos...

Um comentário: