terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Entusiasmo

Na medida em que somos motivados por sentimentos de entusiasmo e prazer no que fazemos, esses sentimentos nos levam ao êxito. [Daniel Goleman]
O Entusiasmo Nos Leva ao Êxito
W. Clement Stone faz a seguinte introdução à oitava apresentação dos princípios do sucesso: "Frank Bettger, autor de 'Do Fracasso ao Sucesso na Arte de Vender' listou o entusiasmo como o primeiro de seus trinta objetivos de sucesso. E o entusiasmo se tornou em uma de suas qualidades mais poderosas, conforme ele aprendeu a utilizar o grande auto-motivador: 'Para ser um entusiasta, aja de modo entusiasmado'.

"Conforme o iminente professor de psicologia, William James, provou tão conclusivamente: 'As emoções não estão imediatamente sujeitas a razão, mas estão sempre, imediatamente sujeita a ação'.

"Nós não podemos realizar nada de importante, até termos entusiasmo. E agora o Dr. Hill, irá explicar como você pode desenvolver um sentimento de entusiasmo, por tudo que você faz." – essa é a oitava de treze apresentações, e é sobre o: Entusiasmo – desfrute com entusiasmo.
Nós não podemos realizar nada de importante,
até termos entusiasmo
"O entusiasmo pode ser comparado ao vapor de uma caldeira, que quando é controlada e ligada, faz com que as rodas da máquina a vapor entrem em ação. Alguém disse que 'conhecimento é poder', isso é apenas meia verdade, porque o conhecimento se torna poder somente quando colocado em ação, para a realização de um objetivo definido.

"O entusiasmo é um dos meios mais poderosos pelos quais nós podemos por em ação a nossa educação, experiência e conhecimento.

"Palavras faladas sem entusiasmo são frequentemente ineficientes e algumas vezes podem ser realmente enfadonhas. Como você certamente deve saber se já notou o efeito que produz um orador sem entusiasmo em seus ouvintes.
Faltava entusiasmo a professora do Charlie Brown
"Eu conheço um conferencista que mantinham a audiência encantada, por duas horas e, no entanto quando era pedido aos membros da audiência para dizer o que o orador havia dito, eles não podiam lembrar. Mas o que o orador fez foi capturar a atenção deles e a mantê-la.

"Agora me deixe explicar porque o entusiasmo tem um impacto tão poderoso sobre as mentes daqueles que estão sob sua influencia. Para começar, acredito que você estará interessado em saber que o seu cérebro e o cérebro de toda e qualquer outra pessoa, é tanto uma estação de transmissão como de recepção, que emite vibrações de pensamento e capta as que foram emitidas por outras pessoas.

"Quando você 'liga' o seu entusiasmo, você intensifica as vibrações de pensamentos que 'saem' do seu cérebro para que atinjam e afetem outras pessoas mais rapidamente.

"Na verdade, você pode emitir pensamentos que foram tão intensificados com entusiasmo silencioso, que eles irão alcançar e influenciar outras pessoas para quem você dirigiu seus pensamentos. O poder da empatia é conhecido pelos psicólogos há anos. E também é conhecido pela maioria dos grandes vendedores, que usam esse método para 'acessar' seus compradores potenciais antes de sequer falar com eles.
Empatia
"Você já deve ter observado que o entusiasmo é muito contagiante. Ele cativa a atenção daqueles que se encontram sob sua influencia e faz com que eles respondam em um espírito similar de entusiasmo.

"Certa vez ouvi Andrew Carnegie dizer, que se você admitir um homem que pensa em termos de intenso entusiasmo e numa fábrica empregar centenas de pessoas, o entusiasmo desse homem irá rapidamente alcançar e influenciar cada pessoa da fábrica, e não vai fazer a menor diferença se o entusiasmo é negativo, ou positivo, construtivo, ou destrutivo.

"Então, o Sr. Carnegie continuou explicando que em sua seleção de empregados para promoção a cargos melhores, a primeira coisa que ele procura é a capacidade do homem de se expressar em temos de intenso entusiasmo. Ele disse que o entusiasmo é um dos traços mais importantes necessários para a liderança.
Um entusiasta no trabalho
"Os advogados mais bem-sucedidos não são necessariamente aqueles que entendem mais da profissão legal, mas são aqueles que sabem como influenciar cortes e júris com a sua crença nos casos, e que tem uma grande capacidade de se expressarem com entusiasmo.

"Quando você é apresentado à outra pessoa, você tem uma ótima oportunidade; a maravilhosa oportunidade de vender a si mesmo favoravelmente para aquela pessoa, pelo grau de entusiasmo que você expressar na apresentação.

"Quando você aperta a mão de outra pessoa, você também tem uma ótima oportunidade de criar uma impressão favorável, pelo caloroso entusiasmo que você coloca nesse aperto de mão.

"Se há alguma coisa que me deixa desanimado e desfavoravelmente impressionado quando sou apresentado, é uma mão estendida que parece um 'peixe morto' e que agradece a apresentação com um frio e fingido 'Prazer em conhecê-lo' sem nenhum sinal de entusiasmo por trás disso.
Aperto de Mão Frouxo
"Agora, deixe-me dar um breve curso de vendas, que pode ser de valor para você até o fim de sua vida.

"Quando você conhecer alguém e desejar causar uma impressão favorável, se é um estranho que você nunca conheceu, ou alguém que você já foi apresentado, faça estas coisas:

1. Ligue seu entusiasmo e assim module sua voz com ele, para que você claramente faça a outra pessoa sentir que você está feliz em se comunicar com ela.

2. Quando você apertar a mão dela, segure com firmeza, e de um apertão firme e rápido ao final de cada palavra que você expressar no seu cumprimento. Por exemplo, diga: 'Como vai você? Estou muito feliz em conhecê-lo' – mas não esprema a mão da outra pessoa, pois eu conheço algumas pessoas que fazem isso.
Aperto de Mão Firme
3. Novamente, se você começar a conversa, certifique-se de direcioná-la para algum assunto de interesse da outra pessoa.

4. Continue a conversa fazendo perguntas entusiasticamente, que manterão a atenção focada sobre a outra pessoa. Então quando você estiver pronto para ter a atenção da outra pessoa, para o que você tem a dizer sobre si mesmo, ou sobre seus interesses, ou o seu negócio, ela estará preparada para ouvir atentamente.
É necessário habilidade de controlar e
direcionar seu entusiasmo emocional.
Pois o entusiasmo sem controle
frequentemente deixa as pessoas aborrecidas.
"Eu frequentemente digo aos meus estudantes da arte de vender, que o melhor jeito possível para vender a si mesmo aos outros é primeiro vender os outros para eles mesmos. E esse conselho era certo quando comecei a treinar vendedores há mais de 30 anos, e continua certo até hoje.

"Quando eu era um jovem no colégio, descobri que os professores com quem eu mais aprendia eram aqueles que expressavam o maior entusiasmo em seu ensino. E ouvi um médico experiente dizer que o entusiasmo que ele leva consigo ao quarto dos doentes, tem muito mais efeito para ocasionar uma cura do que todos os remédios que ele possa prescrever.

"O entusiasmo é uma expressão de atitude mental positiva, e há muito tempo os médicos sabem que uma atitude mental positiva está em alta colocação nas listas de influencias que dão a alguém uma saúde forte.
Uma atitude mental positiva faz bem a saúde
"Eu já ouvi dizer, por exemplo, que apenas uma coisa causa úlceras estomacais: E isso é preocupação, ou uma atitude mental negativa. E apenas uma coisa pode curar úlceras estomacais, e isso é uma atitude mental positiva. Parece que germes e doenças não podem viver e se desenvolver na corrente sanguínea da pessoa cuja mente é sempre positiva.

"Eu ainda tenho outra observação muito importante relacionada ao poder do entusiasmo que quero dar a você. Tenho observado que preces, expressas com intenso entusiasmo, provocam resultados mais rápidos e satisfatórios. Veja que entusiasmo é o estado do espírito impelido a manifestar encantamento e você pode tentar isso por conta própria, e se convencer. Eu comecei a experimentar essa ideia muitos anos atrás, e com minhas experiências eu juntei as informações que fez com que eu mudasse meu modo de rezar inteiramente.
Coloque entusiasmo em suas preces
"Eu agora uso a prece, que recomendei a você nas apresentações anteriores, com resultados gratificantes, e eu consegui ação mais rápida e favorável das minhas preces do que eu conseguia quando as expressava em um espírito desprovido de entusiasmo.

"Eu sugiro um jeito bem prático para começar a aprender a expressar-se com entusiasmo. E esse jeito é seguir o hábito de ler em voz alta por 10 minutos diariamente, colocando todo o entusiasmo sob o seu controle, na sua leitura. Você ficará surpreso – em pouco tempo –, com quanto isso irá lhe ajudar a falar com entusiasmo em suas conversas habituais.

"Eu sugiro também, que você adote o hábito de praticar entusiasmo nas conversas com seus familiares e seus colegas de trabalho. Consequentemente, esse hábito fará você ficar mais popular com aqueles que estão próximos a você.
Dialogue com inspiração
"Você pode aproveitar os benefícios do entusiasmo, se você estiver interessado o suficiente para desenvolver uma técnica, pela qual adquirir esse hábito, e então você irá segui-lo num tom de voz natural e sincero. Se você seguir a minha sugestão de ler por 10 minutos diariamente, como meio de adquirir o hábito do entusiasmo eu recomendo que você escreva uma lista de dez assuntos, coisas, ou circunstancias que você tenha um grande interesse. E utilize essa lista com objetivo de praticar.

"Você não terá nenhuma dificuldade em ler em tom de entusiasmo uma relação das coisas que você mais gosta, e finalmente se você ainda não tiver pego algumas ideias uteis sobre como o hábito do entusiasmo poder ser desenvolvido, ou o que faz com que alguém seja entusiástico, deixe-me dar um exemplo que pode fornecer uma pista interessante. Você talvez se lembre de quando estava citando uma pessoa de sua escolha, ou sendo citado, como pode ser o caso, você não precisava de ninguém para lhe dizer como, ou porque estar entusiasmado, é claro que não, porque o motivo do amor, ou afeição cuidou disso para você, sem esforço da sua parte.
Um relação do que você mais gosta
"Apenas lembre-se que entusiasmo é sempre facilmente expressado quando a pessoa está inspirada por um desejo ardente, por alguma coisa, ou qualquer motivo associado com os interesses mais particulares de alguém. Quando não há motivo, não há entusiasmo. Lembre-se também, que os três motivos básicos que já foram comentados que praticamente controlam o mundo são: 1 – O Amor, a emoção do amor; 2 – O Sexo, a emoção do sexo; e, o desejo por ganhos financeiros.

"Uma combinação de todos esses três motivos, já foi declarada que pode converter uma pessoa medíocre em um gênio. E eu deixo essa ideia com você, para a sua reflexão. E peço que você tente o habito de agir com entusiasmo em todos os seus trabalhos diários e veja o quão melhor você será."
Aja com entusiasmo
Entusiasmo
poesia Sri Chinmoy

O entusiasmo
respira na fragrância
Do coração do jardim de Deus.

O entusiasmo é um dom divino,
E este dom divino
Recebemos dos mundos superiores.
Entusiasmo perdido,
A satisfação com a vida se perde;
E Deus a perfeição no homem
Permanece assim distante.

O entusiasmo tem sucesso
Nele,
O entusiasmo é um progresso
Em si mesmo.

O entusiasmo, a ousadia e a alegria permanente,
Podem realizar tudo na terra,
Sem falhar.

Entusiasmo é vida,
E um perfeito desconhecido
Para o mundo de hoje.
--
Pergunta: Como ter sempre entusiasmo?    

Sri Chinmoy: Você pode ter entusiasmo sempre, por sentir que está de pé diante de uma árvore, e quando você olha para a árvore, você vê que as mangas mais deliciosas, as mangas mais maduras, estão no topo, então naturalmente você vai começar a subir na árvore com entusiasmo. Mas, se você não vê a árvore, e se você não olhar para cima e vir às flores e frutos, então você não terá nenhum entusiasmo para subir.
É preciso entusiasmo para subir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário