sábado, 12 de janeiro de 2013

Pensar com Exatidão

Nunca há tempo suficiente para se fazer tudo, mas sempre há tempo bastante para as coisas mais importantes. Quanto mais coisas você decide fazer, mais eficiente se torna. Você só percebe quanto é de fato capaz quando tenta fazer mais. [Brian Tracy]
Tempo
Essa é a penúltima apresentação dos princípios de sucesso apresentados por Napoleon Hill, essa décima segunda apresentação é sobre: Pensar com Exatidão

"As regras do 'Pensar com Exatidão' são tão claras e simples, que eu muitas vezes me pergunto por que tão poucas pessoas, alguma vez tiraram tempo para aprender as regras.

"Já que o 'Pensar com Exatidão' é o próprio fundamento de todas as realizações bem-sucedidas. Nesta apresentação lhe será dada uma descrição prática das regras do 'Pensar com Exatidão', que todas as pessoas de sucesso seguem.

"Primeiro de tudo, o 'Pensar com Exatidão' se Baseia em dois simples fundamentos, eles se baseiam em: 'Raciocínio Indutivo' e 'Raciocínio Dedutivo'.

Raciocínio Indutivo é usado quando os fatos necessários em que embasar o seu pensamento não estão disponíveis. Neste caso, você age a partir de hipótese, ou o que você pensa que são os fatos.

Raciocínio Dedutivo é usado quando se tem os fatos, ou o que aparenta serem os fatos em que basear o seu pensamento.
Pensar com Exatidão
"O próximo passo no 'Pensar com Exatidão' é separar os fatos da ficção, ou boatos e evidencias, e determinar quando você está lidando com hipóteses, ou fatos reais. Quando você tiver certeza que tem fatos confiáveis sobre os quais basear o seu pensamento, você toma o segundo passo separando esses fatos em duas classes:

"Uma, é dos fatos importantes, e a outra é a dos fatos não-importantes. Quando você faz isso você pode se surpreender com a quantidade esmagadoramente maior de fatos não importantes que você lida diariamente, e então há os fatos importantes.
Coisas Importantes e Coisas Não Importantes
"Neste momento você está quase certo de querer perguntar: O que é um fato importante? E como posso distingui-lo diante um fato não importante?

"A resposta para essa pergunta muito importante, é que um fato importante é qualquer fato que irá ajudá-lo, de qualquer modo a alcançar o objetivo do seu maior propósito de vida.

"E todos os outros fatos no que lhe diz respeito, não são importantes. E você não deve perder tempo com eles. E depois que terminar essa apresentação, você pode empregar a hora seguinte a um grande beneficio para si: Escreva num papel uma lista de todos os fatos que você lidou ontem. Separe-os em duas classes – importante e não importante.

"Na realidade, você fará uma descoberta profunda em relação a pensar com exatidão. Se você seguir o hábito de diariamente fazer um inventário de todos os fatos que exigem sua atenção durante o dia colocando-os no papel em duas colunas separadas, numa intitulada 'fatos importantes' e outros intitulados 'fatos não importantes'.
Primeiro O Mais Importante
"Agora vamos voltar a nossa atenção ao tema das opiniões, e ver até que ponto as opiniões infundadas são confundidas com pensamento exato. Para começar, vamos reconhecer a verdade de que as maiorias das opiniões são sem valor, porque elas se baseiam em preconceito, discriminação, intolerância, adivinhação, boato e muita ignorância.

"São palavras duras que eu estou usando, e elas representam a fonte da maioria das tragédias de vida que as pessoas encontram desnecessariamente. Eu diria que de todas as tragédias que causam miséria e fracasso nenhuma é mais cruel, ou destrutiva que aquelas que crescem da indiferença das pessoas que não fazem nenhuma tentativa de aprender como 'Pensar com Exatidão'.

"Jamais esquecerei uma experiência que tive com o presidente Woodrow Wilson, quando eu estava trabalhando para ele durante a 'Primeira Guerra Mundial'. Eu perguntei ao presidente que efeito a 'Primeira Guerra Mundial' teria sobre a civilização. E a resposta dele foi breve, mas foi uma obra-prima que você deveria lembrar enquanto você viver: 'Eu não posso responder a sua pergunta', disse o presidente, 'porque eu não tenho fatos sobre os quais basear uma opinião'.
Em busca dos fatos
"Se você se lembrar desse discurso de Woodrow Wilson, de 18 palavras, toda vez que você estiver prestes a expressar uma opinião sobre qualquer coisa, é provável que você logo saia do hábito de expressar, ou mesmo ter opiniões não baseadas em algo mais substancial do que preconceitos, discriminação e sentimentos emocionais, que frequentemente servem como pais para os fatos.

"Você irá aprender a se observar atentamente, que quanto mais bem-sucedida uma pessoa é, menos ela está inclinada a expressar opiniões desvairadas, injustificadas sobre qualquer coisa.

"Além disso, você já deve ter observado que os indecisos, que estão sofrendo com frustrações, porque eles reconhecem que são fracassados, geralmente você tem uma variedade de opiniões sobre tudo o que você pode imaginar.

"Quando eu ouço alguém expressando uma opinião definitiva sobre alguma coisa, de que tenho razão definitiva para acreditar que ele sabe pouco, ou nada, eu me lembro de uma experiência que eu tive quando parei um Quaker nas ruas da Filadélfia e lhe perguntei a hora do dia.

"Ele tirou seu relógio examinou-o atentamente, e então em um tom enfático e lento de voz ele disse: 'Bem Senhor, de acordo com essa suposta 'peça de tempo' parece ser aproximadamente um minuto e dez segundos depois das 12 horas'.

"Eu fiquei especialmente impressionado com o cuidado com que este Quaker identificou a fonte de informação que ele estava passando para mim. E eu muitas vezes pensei depois disso o quão benéfico seria, se todas as pessoas que expressam opiniões, ou oferecem informação, tomassem o tempo necessário para identificar a fonte da qual elas foram capazes de falar.
Qual a fonte da informação?
"Não posso influenciar todas as pessoas a participarem desse tipo de raciocínio seguro, mas eu posso sugerir que você dê atenção a isso, em relação com essa apresentação sobre o assunto de 'Pensar com Exatidão'.

"Agora, eu lhe darei uma regra simples, que pode lhe ajudar a evitar ser enganado por opiniões infundadas, expressadas por outras pessoas.

"Quando você ouvir alguém fazer uma afirmação que a sua razão não consegue aceitar como sendo confiável, ou que você questiona, ou que deveria, por questão de segurança, ou por qualquer motivo que for, faça a seguinte pergunta simples: 'Como você sabe?'.

"E permaneça firme nessa pergunta até forçar o falante a identificar a fonte de onde ele conseguiu a informação que ele está se empenhando para passar para frente como 'fatos', ou rejeite a afirmação completamente como ela não tivesse sido feita, e faça isso não importa quem esteja falando, ou qual possa ser a reputação dele(a) para verdade e veracidade.
Veracidade, ou imagem meramente ilustrativa?
"Lembre-se que foi dado a você, como seu direito de nascença mais precioso, o privilégio de controlar os seus próprios pensamentos. Por essa razão, trate esse dom divino com profundo respeito que ele tem de direito, e não permita que ninguém pense por você, ou que influencie o seu pensar de qualquer modo, exceto pelas regras do 'Pensar com Exatidão' que lhes estão sendo passadas.

"Siga esse procedimento independentemente do que as pessoas pensem, ou digam do seu método de pensar. Se elas quiserem chamar você de 'cínico', ou de 'São Tomé', deixe que isso seja azar delas. Mas pelo seu próprio bem, faça o certo pensando através de regras que irão lhe salvar de vários enganos e tragédias por toda a sua vida.

"Agora eu lhe darei sete regras para você seguir, que se você memorizá-las e segui-las como um hábito diário, pode lhe provocar um grau elevado como um pensador exato:

1. Nunca aceite a opinião de outras pessoas como sendo fatos, até que você conheça a fonte dessas opiniões e esteja satisfeito com a sua exatidão.
Holmes, dê-me um esboço dos eventos para eu avaliar
2. Lembre-se que conselho gratuito, independente de quem é recebido suportará o exame mais rigoroso, antes de ser colocado em prática como seguro. E falando no geral, esse tipo de conselho vale tanto o quanto custa.

3. Alerte-se imediatamente quando você ouvir alguém falando de outros num espírito calunioso, ou descortês. Porque este mesmo fato deve colocá-lo na observação de que o que você está ouvindo é tendencioso, para dizer o mínimo sobre isso, e pode ser procedente de inexatidão.

4. Ao perguntar aos outros por informações, não revele a eles o que você deseja que a informação seja, porque a maioria das pessoas tem o mau hábito de tentar agradar, sob tais circunstancias. Perguntas bem calculadas e cuidadosas podem ser um grande beneficio para você em pensar com exatidão.

5. Lembre-se que tudo o que existe, em qualquer parte do universo, é capaz de prova. E quando tal prova não está disponível, é mais seguro assumir que nada existe.

6. Um dos maiores milagres inexplicáveis, consiste no fato de que tanto a mentira como a verdade, não importando por que meios elas foram expressas, carregam consigo um meio silencioso, invisível de se identificarem como tal. Sendo assim lembre-se dessa verdade e comece a desenvolver a faculdade intuitiva necessária para permitir que você 'sinta' o que é falso e o que é verdadeiro.
Viver a ilusão, a mentira, ou conhecer a verdade?
7. Siga o hábito de perguntar: 'Como você Sabe?' quando qualquer pessoa faz uma afirmação que você não pode identificar como verdadeira. Siga esse hábito fielmente e você verá muitas pessoas se contorcerem e ruborizarem, quando você insiste em uma resposta direta.

"Os pensadores mais exatos são os cientistas, eles investigam com mentes abertas e nunca permitem que seus desejos se tornem os pais dos fatos. Mas lide com cada fato como ele é, e não como gostaria que ele fosse.

"Agora, uma última palavra de aviso que eu sinto que devo deixar a você.

"Estude a si mesmo cuidadosamente e você pode descobrir que as suas próprias emoções são seus maiores obstáculos, no assunto do 'Pensar com Exatidão'.

"É fácil para você acreditar naquilo que deseja acreditar, e infelizmente é exatamente o que a maioria das pessoas faz. Esse é um método pelo qual muitas pessoas se condenam a fracassos e derrotas eternos.

"E é um método que abre largamente aquele envelope selado que contém a lista de 'Penalidades' que as pessoas devem sofrer por negligenciar tomar posse de suas mentes e utilizá-la para fins construtivos e benéficos para elas mesmas.

"Agora, até nossa próxima apresentação, permita-me dizer: 'Até logo!'."

Nenhum comentário:

Postar um comentário