terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Definição de Propósito

Uma atitude mental positiva é essencial para o sucesso e a felicidade em cada área da vida. Sua Atitude é uma expressão de seus princípios, suas crenças e expectativas. [Brian Tracy]
Ficar sentado desejando
não vai mudar seu destino.
O Senhor fornece a pesca,
mas você tem que ter
a atitude de cavar a isca
Em Janeiro de 2011 tomei contato com 13 pequenas apresentações realizadas por Napoleon Hill, em que ele expõe 17 princípios de sucesso; e vou tentar publicá-las aqui de forma que mais pessoas tenham acesso a elas, pois as considero de grande valor.

Cabe delinear os conceitos de princípio; aquele que está associado às proposições ou verdades fundamentais em que se estudam as ciências ou artes, e às normas fundamentais que regem o pensamento e a conduta, como exemplo: "A lei da gravidade é um dos princípios da física".

Já o princípio enquanto lei moral é um valor que orienta um sujeito a adotar determinado comportamento de acordo com aquilo que lhe diz a sua consciência. Está associado à liberdade individual, já que um princípio é fixado sem pressão externa, apesar da influência em torno do processo de socialização.

Na 1ª das 13 apresentações, Napoleon Hill pede que, no momento presente, esqueçamos todos os nossos problemas e apenas relaxemos enquanto ele nos apresenta a chave-mestra que irá abrir a porta para qualquer oportunidade que nossa mente possa conceber. E vocês verão que os 17 princípios de sucesso se entrelaçam entre os conceitos de verdades fundamentais e orientações de valor.

A primeira apresentação é: Definição de Propósito
Definição de Propósito
"Já no inicio dessa apresentação, quero lhe fazer uma promessa; se você decidir definitivamente o que mais quer, em toda a sua vida, e escrever num papel em que se consiga ler, a chave-mestra que irá abrir a porta para realização do seu desejo, seja ele qual for, lhe será dada. O exato momento em que essa chave–mestra deve ser entregue a você, depende inteiramente de você estar pronto para recebê-la.

"Essa é a 1ª de treze mensagens que serão entregues a você. Em cada mensagem serão descritas a chave-mestra em termos que seja possível compreendê-la, se você estiver preparado para compreendê-la.

"Agora, uma dica que é relativa à natureza da chave-mestra, que é responsável por todos os grandes sucessos, em todos os objetivos, em todas as partes do mundo. E que peço que, por favor, se atente para isso, pois você pode descobrir o segredo da chave-mestra nessa primeira apresentação.

"Você pode conseguir a dica relativa à natureza da chave-mestra, quando lhe é dito que a psicologia descobriu uma lei natural, que é o próprio fundamento de todos os sucessos pessoais, e é possível descrevê-la em uma pequena sentença: 'Tudo o que a mente pode conceber e acreditar, a mente pode realizar'.
Tudo o que a mente pode conceber e acreditar,
a mente pode realizar
"Não é uma afirmação profunda? Você pode notar que ela não diz nada a respeito de educação anterior, mas simplesmente, que tudo o que a mente pode conceber e acreditar, a sua mente pode realizar.

"Agora, se você quer uma evidencia de que a mente pode realizar tudo o que a mente pode conceber, sem beneficio de uma educação formal, você somente precisa se lembrar de Thomas Edison, que concebeu a ideia de se tornar um inventor, e viveu para ser um dos maiores cientistas do mundo – no campo das invenções – com somente três anos de estudo em escola pública.
Ideia
"Quando eu ouvi pela primeira vez Andrew Carnegie descrever essa lei natural que torna possível para você e eu, e todo mundo, a conduzir seu próprio objetivo de vida e alcançá-lo, eu fiquei tão entusiasmando que eu comecei a procurar pelo poder por de trás disso. E minha curiosidade me levou finalmente a descoberta da chave-mestra, a qual será revelada a você, se estiver pronto para recebê-la.

"A minha busca me levou ao estudo das forças espirituais com as quais todos foram abençoados. E foi nesta área que eu me deparei com uma pista que me possibilitou ajudar milhões de pessoas a encontrar seus destinos na Terra.

"Eu quero explicar a minha descoberta nos termos mais simples possíveis, pois isto vai se revelar a você porque é verdade, visto que tudo o que a mente pode conceber e acreditar, a mente pode conquistar, independentemente de quantas vezes você já falhou no passado, ou quão grande são os seus objetivos e expectativas.

"Eu tive o meu primeiro vislumbre da profunda lei que provê os meios pelos quais nós podemos escolher o nosso próprio propósito na vida e alcançá-lo, enquanto eu estava sendo orientado por Andrew Carnegie, durante a organização da filosofia da 'Ciência do Sucesso'.

"Eu havia acabado de dizer ao Sr. Carnegie que ele havia escolhido a pessoa errada para dar ao mundo a primeira filosofia prática do sucesso pessoal; por causa da minha juventude, da minha pouca instrução e das minhas limitadas finanças. 
Falta de confiança
"Quando neste ponto, o Sr. Carnegie me deu uma lição que eu nunca esquecerei. Porque isto mudou toda a minha vida, e pavimentou o caminho pelo qual eu ajudei a mudar a vida de milhões de pessoas, algumas ainda nem nascidas.

'Deixe-me chamar a atenção para um poder maior que está sob o seu controle, um poder que é maior do que a pobreza, maior do que a falta de instrução, maior do que todos os seus medos e superstições combinadas. É o poder de tomar posse de sua própria mente e dirigi-la para quaisquer fins que você deseje.

'Esse poder profundo é um dom do Criador e deve ser considerado o maior dos seus dons. Pois é a única coisa que o homem tem o completo e incontestável direito de controle e direção; quando você fala da sua pobreza e falta de instrução, você simplesmente esta dirigindo o poder de sua mente para atrair essas circunstancias indesejadas.

'Porque a verdade é que tudo o que a sua mente alimenta, ela atraí para você'.
Você atraí para si o que pensa e acredita
"Agora você vê porque é importante reconhecer que todo o sucesso começa com uma certeza de propósito e uma visão clara na sua mente de precisamente o que você quer da vida.

"Uma grande verdade universal: Todo mundo vem ao plano terrestre abençoado com o privilégio de controlar o seu poder mental e dirigi-lo para quaisquer fins que escolher.

"Porém, todo mundo traz consigo de nascença o equivalente a dois envelopes selados: Um claramente marcado com as Riquezas que você pode aproveitar se você tomar posse da sua própria mente e dirigi-la aos fins que você escolher. E outro marcado com as Penalidades que você deverá sofrer se negligenciar tomar posse de sua mente e dirigi-la.

"E agora me deixe revelar o conteúdo destes dois envelopes selados. No que está marcado 'Riquezas' contém esta lista de bênçãos: saúde forte; consciência tranquila; um trabalho que você ama e que escolheu; a libertação dos medos e preocupações; uma atitude mental positiva; riquezas materiais de sua escolha e quantidade.

"No envelope selado com a marca 'Penalidades' está o preço que a pessoa tem que pagar por negligenciar tomar pose de sua própria mente: saúde fraca; medos e preocupações; indecisão e dúvidas; frustração e desencorajamento perante a vida; pobreza e falta; e toda série de males que consistem em inveja, avareza, ciúme, raiva, ódio e superstição.
Atração Dual
"Considero que minha missão na vida seja ajudar todas as pessoas que precisem da minha ajuda, a abrir e utilizar o conteúdo do envelope selado e marcado com 'Riquezas'. E o ponto inicial do qual você deve partir se você quiser comandar o seu próprio destino daqui para frente, pelo bem da sua vida, está descrito para você nestas simples instruções:

1. Procure um caderno de bolso, ou um pequeno caderno e na página numero 01 escreva uma descrição clara do seu maior desejo na vida, as circunstancias, a posição ou coisa que você está desejoso em aceitar como sua ideia de sucesso. E lembre-se que – antes de escrever – suas únicas limitações são aquelas que você estabeleceu em sua própria mente, ou que permitiu a outros que estabelecessem por você.

2. Na página 02 de seu caderno escreva uma afirmação clara e precisa do que você pretende dar em troca daquilo que você deseja na sua vida. E comece já, de onde você está, a dar.

3. Memorize ambas as suas afirmações, o que você deseja e o que você pretende dar em troca por isso. E Repita isso pelo menos uma dúzia de vezes por dia. E tudo isso deve conter também afirmações, expressando sua gratidão pelas bênçãos que você recebeu ao nascer.
Gratidão e um espírito de humilde sinceridade
'Não peço à Divina Providência por mais riquezas, mas por mais Sabedoria, com a qual posso aceitar e usar sabiamente as riquezas que recebi ao nascer, na forma do poder de controlar e dirigir a minha mente para quaisquer fins que eu desejar.'

"Se você não for tão bem-sucedido ou satisfeito consigo mesmo, para aceitar e expressar esta profunda prece; se você aceitar e expressá-la com o mesmo espírito de humilde sinceridade a qual está sendo passada para você, um mundo melhor e um você melhor, se revelarão a você. O mundo o qual você verá refletindo circunstâncias e coisas que somente você terá criado.

"Em nossa próxima apresentação, lhe será dada a descrição do segundo princípio do sucesso, que a através de sua aplicação, você possa utilizar a educação e experiência de outras pessoas, e conseguir a ajudar de quem necessitar para atingir o seu objetivo definido de vida."

"Oh! Divina Providencia, eu não peço por mais riquezas, mas por mais Sabedoria, com a qual farei um uso mais sábio das riquezas que Você me deu ao nascer, que consiste no poder de controlar e dirigir a minha própria mente para quaisquer fins que eu desejar".

Um comentário:

  1. o que lhe dizer depois de ler o teu post, e verificar que mais para a minha apreciação...vou ler cada um aos poucos, porque esta leitura precisa ser saboreada e degustada. Você sabe que fico feliz por passar os seus aprendizados.
    E meu caro Mirtu espero que neste ano você tenha muitas inspirações. Um abraço.

    ResponderExcluir