domingo, 13 de janeiro de 2013

A Força Cósmica do Hábito

Quase 95% de tudo o que você faz é resultado de seus hábitos – sejam eles positivos, ou negativos. Você pode desenvolver hábitos que levam ao sucesso, praticando repetidamente comportamentos que propiciam uma vida bem-sucedida, até que esses hábitos se tornem automáticos. [Brian Tracy]
Hábitos
Essa é a última apresentação de Napoleon Hill sobre os princípios do sucesso e apesar de poder haver muitos questionamentos quanto à aplicabilidade destes princípios, eles são baseados em procedimentos que consistem em fazer com que as pessoas tomem uso de seus próprios recursos para atingir objetivos práticos, ou resolver suas dificuldades; a busca de aperfeiçoamento pessoal deve ser uma constante em nossas vidas, assim a chave-mestra do sucesso se nos apresentará da forma como estivermos preparados para tê-la.

W. Clement Stone mais uma vez abre a apresentação de Napoleon com um comentário sobre como a filosofia do sucesso sempre o ajudou durante a vida; hoje é o décimo terceiro dia do ano 2013 do calendário gregoriano e essa é a décima terceira apresentação do mestre do sucesso, em que nos é apresentada a: Força Cósmica do Hábito – aprecie.
A Força do Hábito
"Durante toda a minha vida eu tive uma grande variedade de metas muito altas. Mas a maior delas sempre permaneceu a mesma: Mudar o mundo, e torná-lo melhor para essa e para futuras gerações. E Napoleon Hill e sua filosofia do sucesso me ajudaram a desenvolver, manter e alcançar esse objetivo. Nesta última apresentação para nós, o Dr. Hill discute a natureza de uma lei universal, e seu impacto em todos nós".

"Há uma lei da natureza que é à base de todos nossos hábitos, tanto os hábitos bons, como os ruins. Essa lei é uma parte vital dos 17 princípios do sucesso, porque ela é o meio pelo qual você e qualquer outra pessoa podem colocar em operação, um poder irresistível pelo qual os seus objetivos e propósitos são realizados quase automaticamente, pela ação de seus hábitos.

"Eu chamo essa lei de 'Força Cósmica do Hábito'. Porque é a lei que dá certeza de ação para tudo que se move, por todo o Universo. Ela mantém as estrelas e os planetas em seus lugares habituais, e fixa os padrões de vida de todo ser vivente, do menor inseto ao maior animal. Exceto somente ao homem, a quem foi dado o meio de poder usá-la, para estabelecer seus próprios hábitos, e determinar seus próprios desejos e ações por toda a vida.
A Força da Mente (sinapses neuronais)
"A força cósmica do hábito une toda criatura viva que está mais abaixo na escala de inteligência que o homem, com o que chamamos 'instinto'. Mas o homem pode elevar-se acima desses padrões fixos pelos quais as formas mais baixas de vida vivem e estabelecer o seu próprio padrão. Este privilégio é a única coisa sobre a qual o homem tem completo poder de controle e direção.

"E é interessante observar que o Criador nunca dá ao homem nenhuma forma de riqueza sem mandar junto com ela os meios pelos quais o homem pode fazer o que quiser com essas riquezas.

"Como qualquer outra lei natural, a 'Força Cósmica do Hábito' possui tanto um potencial de aplicação positivo como negativo. A aplicação negativa dessa lei chama-se 'ritmo hipnótico', que significa entre outros resultados possíveis, que ela se prende aos indivíduos pela nossa negligencia de fixar nossos pensamentos sobre as coisas que desejamos na vida, e assim, ganhar o poder da força cósmica do hábito, para atingir esses desejos.
"Ritmo Hipnótico"
"A lei automaticamente age através de seu aspecto negativo, no 'ritmo hipnótico', e fixa nossas mentes nas coisas que não desejamos, e atrai para nós a contraparte física de todos esses desejos.

"Entenda esse principio da força cósmica do hábito, e obviamente você terá uma concepção melhor de como é essencial manter a sua mente ocupada com o padrão de vida e as coisas e circunstâncias que você deseja, até que esse padrão seja assumido e tornado permanente pela força cósmica do hábito.

"A força cósmica do hábito é o 'cão de guarda', por assim dizer, que olha por cima do seu ombro durante toda a sua vida, examina todo pensamento que você libera, cada ação que você se envolve, e força sobre você as penalidades ou recompensas daqueles dois envelopes que lhe foram descritos nas apresentações anteriores.

"Quando você entende o principio da força cósmica do hábito, ele é claro o suficiente, para afirmar que você não pode passar pela vida sem usar o poder dessa lei para realizar as circunstancias e os desejos que você escolheu voluntariamente, ou pela sua negligencia, permitir que a mesma lei force você a pagar as penalidades anteriormente descritas.
Quando você tem que fazer uma escolha
e você não faz; isso já é uma escolha.
"Você tem um poder de escolha aqui, o mesmo que em outras coisas, mas a sua negligencia em exercitar esse poder, irá acarretar, senão certamente, mas sempre imediatamente, alguma retribuição sobre você.

"Talvez agora você veja porque o alertei em apresentações anteriores, de que os dois envelopes selados não eram imaginários, mas reais. E é claro que agora você entende que você precisa valer-se dos benefícios de um, ou ser forçado a aceitar as penalidades do outro.

"Não há nenhuma forma de meio termo para nenhum ser humano. Pondere sobre essa profunda verdade e você provavelmente irá chegar a uma compreensão impressionante sobre este poder que está disponível para você, através da aplicação dos dezessete princípios do sucesso, da 'Ciência do Sucesso'.

"E você também pode conseguir um melhor entendimento sobre como esses 17 princípios se espalharam pelo mundo sem um gerenciamento empresarial organizado por trás deles. Porque se acredita que essa filosofia da 'Ciência do Sucesso' tenha trazido sucesso pessoal para mais pessoas do que qualquer outra filosofia criada para ajudar indivíduos a tomar posse de suas próprias mentes.

"O mais próximo de uma descrição da lei da força cósmica do hábito que eu já vi, é a 'Lei da Compensação' de Emerson. Nela, ele claramente estabelece a verdade de que nada, nunca, acontece apenas por acaso.
Nada Acontece por Acaso
"Mas todo efeito tem sua causa específica, assim sendo, nós frequentemente observamos efeitos cujas causas nós não podemos isolar, ou compreender.

"Se você ler o ensaio de Emerson sobre a 'Lei da Compensação' novamente, e ver o que lhe foi dito aqui sobre a lei da 'Força Cósmica do Hábito', você pode obter muito mais dela do que havia absorvido antes.

"Agora, eu devo lhe dar uma variedade de ilustrações sobre como a lei da 'Força Cósmica do Hábito' opera:

1. Primeiro de tudo, deixe-me chamar a sua atenção para o fato de que a força cósmica do hábito fixa os hábitos de elétrons e prótons da matéria. Assim a relação entre eles e seu comportamento químico sempre segue o mesmo padrão. Assim, nós vemos que tudo por todo o Universo, encontra-se sob a influência da força cósmica do hábito. E tudo se move e existe por um padrão que é imutável e eterno exceto pelo homem, que, como já foi dito, pode quebrar os hábitos estabelecidos pela força cósmica do hábito, que o afetam, e criar no lugar deles, hábitos de sua própria escolha.
Sistema Límbico
2. A força cósmica do hábito fixa o padrão de todas as formas de vegetação que cresce do solo da Terra, de modo que cada coisa se reproduza conforme o seu próprio padrão. O grão de erva sempre reproduz outros grãos da mesma erva, nunca comete o erro de produzir aveia, ou alguma outra forma de vegetação. Um átomo de hidrogênio e dois átomos de oxigênio combinados sempre produzem água, nunca outra coisa; porque o padrão de sua reação química foi fixado pela força cósmica do hábito.
Padrão Natural
3. Quando a mente humana está focada em um propósito principal definido, a lei da força cósmica do hábito entra em ação imediatamente e atrai para o individuo, o equivalente material daquele propósito. E o procedimento é inexorável e nunca varia. Entretanto o 'ritmo hipnótico' – aplicação negativa da lei – irá tão definitivamente atrair para a pessoa todas as coisas e circunstancias indesejáveis que é permitido a mente concentrar-se. Tais como pobreza, má saúde, fracasso, medo, e todas as outras coisas indesejáveis.
Em ritmo hipnótico
4. A força cósmica do hábito expressando-se através da emoção do 'sexo' é o meio pelo qual todos os seres vivos perpetuam suas espécies. Entenda essa verdade e você entenderá melhor as forças irresistíveis da profunda emoção do sexo, o meio pelo qual a natureza cria todas as coisas vivas. Você também entenderá melhor porque objetivos e propósitos que são expressos verbalmente, sob as grandes forças criativas da emoção do sexo, são postas em prática tão rapidamente pela força cósmica do hábito.
A Emoção do Sexo
5. Nós às vezes ouvimos as pessoas falarem de homens de sucesso, como estando no 'trilho certo', com isso elas querem dizer que aqueles que desfrutam o sucesso estabeleceram um padrão de pensamento de sucesso em suas mentes; que a força cósmica do hábito captou e executou até a sua conclusão lógica. Direcione essa força a objetivos definidos, com uma crença espiritual na consecução desses objetivos, e mantenha sua mente ocupada em realizar o seu propósito, ao invés de permitir que ela se desvie para assuntos que você deseja evitar.
"Nos Trilhos"
"Você está no 'trilho certo' quando verdadeiramente pode dizer: 'Eu sei precisamente o que eu quero da Vida, e tenho fé que irei conseguir isso'.

"Você não está no 'trilho certo' quando não tem um propósito definido e esta vagando a esmo pela vida.

"Pessoas que são fracassos também estão no 'trilho certo', mas estão no lado negativo do trilho, porque elas negligenciaram utilizar aquelas riquezas que vieram com elas naquele envelope selado. E elas se colocaram sob a influência do 'ritmo hipnótico', que é a aplicação negativa da força cósmica do hábito.

"Existe uma palavra que os médicos temem e é a palavra 'fixação', que significa que uma pessoa doente acredita na sua doença como algo que não pode ser curado.

"Fixações podem se tornar uma vantagem inestimável, para aqueles que descobriram a grande chave-mestra do sucesso, e aprenderam como desenvolver 'fixações' em suas mentes, baseadas nas coisas boas que mais desejam na vida.
Ache os meios de fixar na sua mente
as coisas boas que deseja para sua vida
"A 'Força Cósmica do Hábito' é o poder que torna as fixações permanentes. E você deveria ter uma fixação definida, baseada no seu principal propósito de vida. Mas você é a única pessoa que pode criar essa fixação. Você pode fazê-lo ao tomar posse da sua própria mente e mantê-la direcionada para a realização de seu maior propósito.

"Se você fizer isso, seguindo todas as instruções que lhe foram dadas nessas apresentações, em pouco tempo você se encontrará no 'trilho certo', e indo diretamente em direção a tudo que você deseja e merece receber.

"Por fim, lembre-se que a sua atitude mental é algo que você controla inteiramente, e você precisa usar sua 'Autodisciplina', até que você crie um padrão de pensamento, ou hábitos de pensamento, que mantenham ao sua 'Atitude Mental Positiva' todo o tempo. A sua atitude mental é importante porque ela age como um imã que atrai para você, tudo, toda circunstancia que faz com que você seja o que você é, e esteja onde está.
Mantenha uma Atitude Mental Positiva: Eu Posso!
"Se você deseja estar no 'trilho certo' para o sucesso, certifique-se de dar a força cósmica do hábito de um melhor pensamento, baseado nas coisas que você mais quer da vida, e ela fará o resto."

3 comentários:

  1. Boa tarde caríssimo como vai? Espero que bem. Ainda não tinha feito comentário no blog por que estou com uma sensação de Dèjá vu e esta sensação ainda não passou. Então deixo aqui um abraço para ti.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Amei o conteúdo! Clarificou muitas dúvidas! Gratidão!

    ResponderExcluir
  3. Estou gostando muito. Estou interessada em ver mais. Obrigada.

    ResponderExcluir