segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Uma Atitude Mental Positiva

Você atrai continuamente para sua vida pessoas, ideias e circunstâncias que se harmonizam com seus pensamentos dominantes, sejam eles positivos, ou negativos. Você pode ser, ter e fazer mais, porque pode mudar seus pensamentos dominantes. [Brian Tracy]
Quais são seus pensamentos dominantes?
Porque você deveria ter uma 'Atitude Mental Positiva'? A oposição entre otimismo e pessimismo é geralmente testada evocando-se o 'dilema do copo' – O mestre mostra um copo com água até a metade e pergunta ao discípulo: Você acha que este copo está meio cheio d'água, ou meio vazio? – espera-se que um otimista diga que ele está "meio cheio" e que um pessimista reconheça que o copo está "meio vazio".
Você acha que este copo
está meio cheio d'água, ou meio vazio?
Em uma pesquisa de Harvard, publicada em 2002, 670 homens de 60 anos fizeram exames de saúde e testes de personalidade que indicavam se eram otimistas, ou pessimistas. Oito anos depois, pesquisadores concluíram que os que pensavam positivo tinham sistema imunológico mais resistente a doenças pulmonares. Inclusive os fumantes.

E o otimismo também faz bem ao coração. O Instituto Delfland de Saúde Mental, na Holanda, acompanhou homens idosos durante 15 anos e percebeu que a incidência de infartos e derrames foi menor entre os que pensavam no copo meio cheio. Não é só porque as pessoas que veem o lado bom da vida tendem a ter hábitos mais saudáveis, os otimistas se estressam menos e, por isso, têm sistemas imunológicos melhores. Isso pois, o estresse estimula a produção de cortisona, um hormônio das glândulas suprarrenais que baixa as defesas do seu corpo.
Otimismo Faz Bem ao Coração
Sendo assim, segue a publicação da sétima apresentação sobre os princípios do sucesso, de Napoleon Hill, em que ele nos fala sobre uma: Atitude Mental Positiva.

"Eu espero entregar a chave-mestra do sucesso a você, antes de terminar esta apresentação. Por que o assunto irá lhe colocar tão perto da chave-mestra que você estará apto a reconhecê-la. Como já foi sugerido, nas apresentações anteriores, uma atitude mental positiva pode remover todos os obstáculos, que estão entre você e seu propósito principal na vida. Por causa da importância do assunto dessa apresentação, não lhe será dito apenas que uma atitude mental positiva encabeça a lista inteira das doze grandes riquezas da vida (http://jrmilton.blogspot.com.br/2012/10/as-doze-riquezas-da-vida.html), mas lhe será dada instruções claras sobre o que você deve fazer para manter sua mente positiva.
Obstáculos do Caminho
"Em todos os livros sobre o sucesso escritos por mim, nunca sugeri aos meus leitores o que eles deveriam fazer, sem dizer claramente como fazer. Você está pronto? Se você estiver pronto, essa apresentação poderá trazer a mudança mais importante que você já experimentou em sua vida.

1. Aprenda a ajustar-se ao estado mental e as dificuldades das outras pessoas, para que você possa entender-se com elas pacificamente, e para abster-se de prestar atenção às circunstancias triviais em suas relações com outras pessoas, recusando permitir que elas se tornem incidentes controversos. Pessoas importantes sempre evitam incidentes pequenos de controvérsia, quando possível.

2. Estabeleça para si próprio um sistema definido e fixo de condicionando para sua mente no inicio de cada dia, assim você a manterá positiva sob todas as circunstancias.
Condicionamento Mental
3. Aprenda a arte de vender a si mesmo para outras pessoas por vias indiretas, tal como fazendo perguntas que sugerem a resposta, que irão provocar o tipo de reação que você deseje nas outras pessoas. E, não permita a si mesmo se envolver em discussões sobre assuntos insignificantes.

4. Adote o hábito de dar uma boa e forte gargalhada toda vez que você fica irritado, ou zangado. Irá ajudar você, se você começar cada dia com um minuto de forte gargalhada. Isso mudará a química do seu cérebro e você iniciará seu dia com uma atitude mental positiva. Mas é melhor estar fora de vista de outros quando for fazer seu exercício de rir... =)
Solte uma Gargalhada
5. Inicie cada dia com uma expressão de gratidão, por todas as adversidades, derrotas, fracassos que você experimentou no passado e procure pela semente do beneficio equivalente, que é revelada a você com o passar do tempo. Então agradeça as bênçãos que você espera receber, durante o dia.
Expresse Gratidão
6. Aprenda a concentrar sua atenção na porção 'posso fazer' de todos os seus problemas e desejos, e comece a agir de onde está para realizar essa porção. Não importa qual seja o seu problema, ou desejo, existe sempre algo que você pode fazer agora mesmo que irá lhe ajudar. Descubra o que é esse 'algo' e faça-o.

7. Aprenda a transmutar todas as circunstâncias desagradáveis em ação imediata, o que pede só uma atitude mental positiva. E Faça desse, um hábito fixo. Por exemplo, quando você estiver zangado, desvie sua mente para algum tipo de ação, relacionada com o seu hobby, ou com seu maior propósito na vida, e mantenha-se ocupado com esse assunto por cinco minutos.
Transforme-se
8. Reconheça que cada circunstancia que influencia a sua vida, seja a circunstancia agradável, ou desagradável, são 'grãos' para o seu 'moinho' da vida. E então o use para lhe pagar dividendos, de um jeito, ou de outro. Lembrando-se enquanto isso, que a sua força brota do seu esforço. Siga essa instrução e logo você aprenderá que não existe essa coisa de 'experiência inútil'.

9. Olhe para sua vida como um processo contínuo de educação; de aprender a partir de todas as suas experiências, boas e ruins. E esteja sempre em alerta para os ganhos de Sabedoria, que vem até você um pouco de cada vez, tanto nas suas experiências agradáveis, quanto nas desagradáveis.
Aprenda Sempre
10. Faça com que o mundo ao seu redor se encaixe no seu próprio padrão, se quiser. Mas comece consigo mesmo, com algum tipo de auto-aperfeiçoamento, que o deixará com a mente mais aberta e paciente, e seja generoso nas suas relações com os outros.

11. Expresse gratidão duas vezes por dia, pelo seu reconhecimento do fato de que foi dado a você completo controle sobre sua própria mente. E peça por orientação para que você use esse profundo dom sabiamente, em todos os seus pensamentos e atos.

12. Esforce-se todo dia para comentar entusiasticamente sobre as boas qualidades das pessoas com que você vive e trabalha. Não mencione as qualidades negativas delas. E então observe o beneficio para si mesmo, o quão rápido os outros irão começar a se concentrar nas suas boas qualidades. Lembre-se, isso ainda é sobre como manter a sua mente positiva.

13. Aceite toda critica que receber, como uma ocasião para exame de consciência, para determinar o quanto daquilo é justificado e você certamente fará descobertas surpreendentes sobre si mesmo – que irão lhe ajudar até o fim da sua vida.
Pondere sobre as críticas recebidas
14. Não aceite da vida nem de ninguém qualquer coisa que você não deseje. E lembre-se de que Mahatma Gandhi demonstrou com o próprio exemplo ser mais poderoso do que as grandes forças militares Britânicas. Pelo simples método da resistência pacifica.

15. Lembre-se sempre que existem dois tipos de circunstâncias que provocam a sua preocupação. Aquelas que você pode fazer alguma coisa a respeito, e aquelas que você não pode fazer nada a respeito. Nada, exceto usar a resistência pacífica e recusar-se a permitir que elas lhe preocupem.
Senhor, dá-me coragem
para mudar as coisas
que podem e devem ser mudadas;
Serenidade para aceitar
as que não podem ser mudadas;
E sabedoria para perceber a diferença entre elas.
16. Mantenha a sua mente constantemente ocupada, pensando naquilo que mais deseja, o seu maior propósito na vida. Então não sobrará tempo para você perder pensando naquilo que não quer. E permita-me divagar aqui, enquanto digo a você que nós agora estamos lado a lado com a grande chave-mestra do sucesso. Neste exato momento.

17. Se você algum dia se sentir tão infeliz a ponto de se sentir pena de si mesmo, olhe ao seu redor até encontrar alguém que está em uma pior situação que você e comece de onde você está a ajudar essa pessoa. Faça desse procedimento um hábito e você irá testemunhar um dos maiores milagres da sua vida. Por que aquilo que você faz para, ou por alguém, você faz por, ou para si mesmo.
Infelicidade
18. Escolha uma pessoa que você considera ser o tipo de pessoa que você gostaria de ser. Então vá trabalhar e se espelhe nessa pessoa, de todo jeito possível. Pessoas excelentes sempre tiveram seus heróis, mas elas escolheram o tipo certo de pessoa para se espelhar.

19. Cuide do seu tom de voz, para que suas palavras tenham um som musical, agradável e lembre-se que o som da sua voz é uma janela aberta através da qual as outras pessoas olham para sua alma. Será um investimento rentável se você fizer um curso de oratória, ou algo do tipo, enquanto pratica a arte de se expressar através de uma voz com sonoridade amigável. Se você estiver engajado em vendas essa pratica irá rapidamente lhe recompensar em dividendos monetários.

20. Ultimo, mas de modo algum menos importante; escreva essa sentença e cole-a em um local de destaque onde você trabalha e em um espelho onde você se vê em casa: 'Tudo que a mente pode conceber e acreditar, a mente pode realizar'.
Tudo que a mente pode conceber e acreditar,
a mente pode realizar
"Lembre-se também, de que você é a única pessoa que pode proporcionar a você mesmo uma atitude mental positiva. Então, o que você vai fazer a respeito? Na sua resposta para essa pergunta reside todo o seu futuro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário