domingo, 25 de janeiro de 2015

Confiança

Só quem foi presenteado com confiança pode confiar. 
Rudolf Karl Bultmann
Confiança
Aos poucos vou voltando, enquanto isso compartilho com meus amigos navegantes um magnifico ensinamento sobre a confiança:
por Stephen M.R.Covey e Rebecca R.Merrill

O Valor da Confiança

A confiança é necessária para a credibilidade e empowerment de qualquer organização, economia, ou relacionamento humano. As pessoas que trabalham em uma atmosfera de confiança conseguem colaborar de forma produtiva, assim as coisas são feitas com maior rapidez e menor custo. Sem confiança, no entanto, o negócio fica mais lento e os custos aumentam. Quando a confiança está ausente, as pessoas ficam tentando se proteger daqueles em quem não podem confiar. Insistem em que tudo seja por escrito, porque não acreditam no que as pessoas dizem e têm trabalho adicional para compensar a falta de confiança.

"Caráter e competências" estão subjacentes à confiança. O caráter inclui integridade, motivação e atitudes corretas em relação às pessoas. A competência inclui habilidades, capacidades, hábitos de trabalho e resultados.
Caráter e Competência
Uma pessoa competente, mas desonesta não é confiável; assim como, uma pessoa honesta porém incompetente. A confiança pode ser construída, quebrada e restaurada. Aqueles que falam e agem de forma a construir a confiança têm um objetivo claro: estão sintonizados com as "cinco ondas da confiança", que se movem entre as pessoas, como as ondulações que surgem depois que uma pedra é arremessada na superfície da água. São elas:
As 5 Ondas de Confiança
1. Autoconfiança - Para confiar ou ter a confiança dos outros, você deve confiar em si mesmo.
2. Confiança relacional - Construa e estabeleça de forma consistente a confiança em seus relacionamentos. A consistência é um princípio fundamental do comportamento de construção da confiança.
3. Confiança organizacional - Isso envolve a confiança nas organizações tais como: empresas com ou sem fins lucrativos, instituições governamentais e educacionais.
4. Confiança do mercado - A boa reputação serve de apoio às marcas, que dependem da confiança do mercado.
5. Confiança social - Isto requer, direta ou indiretamente, a criação de valor para a sociedade.

A Autoconfiança

A credibilidade é o fundamento da autoconfiança. Para que os outros acreditem em você, você deve ser capaz de acreditar em si mesmo. As pequenas coisas são importantes. Por exemplo, poucas pessoas mantêm suas resoluções de Ano Novo, ano após ano. Da mesma forma, muitos adultos fazem promessas ou ameaças às crianças e não cumprem. Estas pequenas violações da confiança vão se somando ao longo do tempo. Quando as pessoas quebram seus compromissos para si ou para os outros, geram desconfiança. Sua credibilidade pessoal baseia-se em quatro pilares:
Autoconfiança
1. Integridade - Integridade tem a ver com dizer o que se pensa, agir segundo o que se diz e fazer o que se promete. Honrar os seus compromissos para consigo mesmo é fundamental para a integridade. Só assuma compromissos consigo e com outros casos possa e queria cumprir. Seja fiel a seus valores.

2. Intenção - Uma intenção é o que se procura fazer. Os outros podem interpretar bem ou mal as suas intenções a partir do que observam no seu comportamento. Seus motivos e intenções fornecem o pano de fundo do seu comportamento. Procure deixar claras suas motivações, utilizando os "cinco porquês" criados na década de 1970 para o Sistema Toyota de Produção. Pergunte por que você quer ou não quer algo e então pergunte o porquê desta sua resposta. Faça isso cinco vezes para obter uma compreensão muito mais clara dos seus motivos. Depois de entender os seus motivos, declare-os. Deixar claras suas motivações e intenções gera confiança.

3. Capacidades - Seus talentos, atitudes, habilidades, conhecimentos e estilo. Compreenda-as e as aplique no seu trabalho. Michael Jordan foi um grande jogador de basquete, mas um jogador de beisebol medíocre. Tiger Woods trabalha continuamente na melhoria da sua tacada de golfe.

4. Resultados - A maneira de se obter resultados é tão importante quanto os resultados em si. Mesmo sendo negativos, podem ajudá-lo na sua auto avaliação e melhoria das capacidades, caso tenha procurado entender a razão desses resultados. Assumir a responsabilidade pelos resultados fortalece a perseverança e uma mentalidade vencedora.

Os 13 Comportamentos de Confiança

Treze comportamentos crescem a partir dos quatro pilares da credibilidade. Eles estão fundamentados nos princípios essenciais da "relação de confiança" e são evidentes no comportamento dos líderes confiáveis pelo mundo afora. Qualquer um pode implementar estes comportamentos, pois são universalmente apropriados. Os 13 comportamentos que constroem a confiança são:
Confiança
1. Fale francamente - Diga o que quer dizer; aja conforme o que diz. Não rodeie, alise, ou seja, ambíguo. Um estudo diz que a maioria dos funcionários pensa que os patrões se comunicam de forma desonesta, o que corrói a confiança. Falar francamente não significa ser rude, mas sim comunicar-se bem, com clareza e integridade.

2. Demonstre respeito - As pequenas coisas são muito importantes. Por exemplo, saber o nome das pessoas que trabalham para você demonstra respeito. Pense em formas de demonstrar respeito pelos outros. Seja respeitoso com todos.

3. Crie transparência - Não trabalhe escondido, não faça uma coisa em público e outra em privado. O CEO da American Airlines, Donald Carty, destruiu a confiança dos colaboradores na sua gestão, pedindo concessões salariais aos sindicatos, enquanto secretamente criava um fundo especial para as pensões dos altos executivos. Seu sucessor, Gerard Arpey, superou esse legado destrutivo de desconfiança, mantendo o sindicato bem informado sobre as finanças da empresa e os desafios da gestão. Crie transparência, seja verdadeiro e revele suas intenções abertamente e de forma verificável.

4. Corrija os erros - Quando quebrar a confiança, repare o dano. Certifique-se que as pessoas saibam que você está realmente tentando consertar o que quebrou, não apenas tentando desculpar-se, encobrir ou justificar suas ações. Perdoe os outros e seja humilde.

5. Demonstre lealdade - Dê crédito às contribuições dos outros, pois isso gera confiança. A calúnia, por outro lado, destrói a confiança. É fácil apontar dedos, mas o líder que assume a responsabilidade, em vez de culpar os subordinados, demonstra o quanto é leal.

6. Produza bons resultados - Um histórico consistente de resultados estabelece a confiança e vai lhe permitir maior flexibilidade e liberdade em um relacionamento. No entanto, você deve saber quais resultados a outra parte espera de você, comprometendo-se apenas com resultados realistas. Ao prometer algo, apresente resultados, nunca desculpas.

7. Aperfeiçoe-se - Comprometa-se a melhorar e aja de acordo, de forma consistente. A melhoria contínua aprimora suas capacidades, as quais são essenciais para a confiança. Encare seus erros e aprenda com eles. Agradeça às críticas e continue a crescer; lembre-se que as capacidades de hoje podem ser inadequadas amanhã.

8. Enfrente a realidade - Tenha a coragem de encarar os fatos. Ignorá-los não muda a realidade, só destrói a confiança. Às vezes, recusar a entender e enfrentar a realidade demonstra desrespeito às pessoas ao seu redor. Seja honesto sobre as questões difíceis e coloque na mesa as verdades que os outros podem ter medo de expressar.

9. Esclareça as expectativas - Em casa ou no trabalho, as expectativas ambíguas ou pouco claras podem destruir a confiança. Uma das partes pode acreditar que as metas previstas estão sendo alcançadas ou superadas, enquanto a outra parte pode discordar. Para evitar isso, certifique-se bem quais são as expectativas de todos. No trabalho, coloque no papel o que foi acordado sobre os projetos. Depois das conversas, verifique se todos entenderam e concordaram com a mesma coisa. Em casa, compartilhe objetivos por escrito com seu cônjuge ou filhos, para que todos possam trabalhar em prol dos mesmos resultados.

10. Pratique a responsabilidade - Assuma a responsabilidade pelos resultados, bons ou ruins.

11. Escute primeiro - Quando se fala, não se ouve. Tampouco se consegue ouvir quando se está pensando sobre o que você vai dizer em seguida. Ouvir demonstra respeito e fornece o conhecimento necessário para se tomar as melhores decisões possíveis. Aprenda a ouvir a si mesmo e ao que não está sendo dito explicitamente.

12. Cumpra as promessas - Quanto mais promessas fizer e cumprir, mais as pessoas vão confiar em você. É claro, os compromissos assumidos devem ser realistas, pois as promessas irrealistas quando quebradas destroem a confiança. Caso fique claro que não conseguirá honrar um compromisso, tome a iniciativa assim que puder e prepare a outra parte para uma renegociação.

13. Confie nos outros - Construa laços de confiança em um relacionamento confiando nas outras pessoas envolvidas. A confiança semeia confiança nos negócios e em casa. Suspeita e excesso de controle, envenenam a confiança. Seja prudente. Confiança envolve risco, mas quando bem gerido traz boas recompensas.

A Confiança de todos os interessados

As ondas finais de confiança chegam a diferentes níveis de interessados:
Confiança Organizacional
• Confiança Organizacional - Em organizações com altos níveis de confiança as pessoas compartilham informações, toleram erros, demonstram lealdade, inovam, comunicam-se de modo autêntico e geralmente são mais produtivas. As organizações com baixa confiança normalmente enfrentam o gerenciamento redundante, burocracia, políticas destrutivas, baixo engajamento do pessoal e até mesmo fraude, bem como alta rotatividade entre os funcionários, clientes e fornecedores. As organizações com alta confiança colhem os dividendos do crescimento do valor, inovação, colaboração, parceria, boa execução e fidelidade. A família também é um tipo de organização e funciona com os mesmos princípios de confiança.

• Confiança no mercado - Uma marca é essencialmente um produto de confiança. As pessoas tomam decisões de compra com base no grau de confiança que têm em uma empresa. Outras partes interessadas, de forma semelhante, podem construir ou destruir valor de uma empresa.
Confiança Social
• Confiança Social - A confiança é muito importante para nossa sociedade. Onde existe um alto nível de confiança, as pessoas têm mais oportunidades para colaborar e cooperar e, consequentemente, têm maiores opções econômicas. A contribuição é a condição sine qua non de confiança da sociedade. Uma edição da revista Business Ethics reconheceu a integridade corporativa das empresas líderes, incluindo Intel, General Mills, Texas Instruments e Wells Fargo. De fato, contribuir com a sociedade é considerada uma parte essencial do negócio, não mais uma opção.

Confiança Quebrada
Um Fio de Confiança
A confiança não é uma constante. Você pode construí-la através dos quatro pilares e dos 13 comportamentos e usar essas medidas para repará-la se estiver quebrada. Na verdade, a confiança quebrada pode representar um desafio que leva a um nível ainda mais forte de confiança renovada. Quando se quebra a confiança, primeiro se deve reparar a confiança em si mesmo, praticando consistentemente os 13 comportamentos. Seu esforço em viver segundo estes comportamentos também pode ajudar a fazer o que é mais importante quando os outros quebrarem a sua confiança: evitar julgar e procurar perdoar.

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