O futuro pertence àqueles que aprenderem mais habilidades e souberem combiná-las de forma criativa. Robert Greene
No livro 'Maestria', Robert Greene, após estudar a biografia de personalidades fascinantes e bem sucedidas, identificou as condições necessárias que fazem algumas pessoas se destacarem em relação às demais, derrubando os mitos da sorte e da genialidade inata, propondo caminhos para que qualquer pessoa possa alcançar a maestria. O potencial para alcançar a maestria é intrínseco à espécie humana e resulta de milhões de anos de evolução. Aprenda quais são as três fases decisivas para a sua preparação, identifique sua verdadeira vocação, libere a paixão dentro de você e torne-se também um mestre.
Caminhos
para a Maestria
Nossa dominância, ou maestria, não está nas mãos nem nos pés, mas no cérebro, no desenvolvimento da mente humana como o mais poderoso instrumento conhecido na natureza. |
Maestria |
Maestria
pode ser definida como a sensação de ter mais controle da realidade, a ponto
dessa sensação se tornar um estilo de vida. Para alcançar a Maestria é
necessário passar pelos níveis de conhecimento: a fase do aprendizado ideal
(conhecer e aprender sobre alguma coisa), a fase criativa ativa (ter o domínio
e ser capaz de realizar a partir do que se aprendeu) e a maestria (fase da
clareza absoluta alcançado através de profundo foco e experiência). Graças ao
cérebro, nossos ancestrais se tornaram notáveis caçadores. Com as funções
cerebrais mais desenvolvidas, foi possível ao longo do tempo analisar o comportamento
da presa, adquirir experiência, produzir ferramentas eficazes e se adaptar.
Assim, o tempo que o homem se dedicou na análise antes da ação foi fundamental
não só para sobrevivência, mas também para a evolução. Se considerarmos que
temos o tempo a nosso favor, poderemos reverter maus hábitos e alcançar mais
altos níveis de inteligência, já que o poder de aprender e se adaptar é
universal e fundamental. Entretanto, se todos temos o mesmo potencial cerebral,
como alguns conseguem se destacar?
Descobrindo
sua vocação
Alguns
mestres identificaram o caminho a seguir, como uma forma de senso de destino
que os guiava no rumo da direção certa. Essas sensações difíceis de expressar
são percebidas mais fortemente na infância e aos poucos vamos perdendo esse
sentido em troca de uma carreira mais lucrativa, poderosa ou segura. Para se
reconectar com a sua "Missão de Vida" é necessário passar por 3
fases: Introspecção para resgatar no passado sua voz ou força interior;
perceber que, apesar das possíveis curvas e desvios no seu caminho vocacional ,
você terá algumas vertentes que te darão prazer pelo que se quer fazer;
descobrir um nicho que se adapta às suas "inclinações".
Nosso nível de desejo, paciência, persistência e confiança acaba contribuindo muito mais para o sucesso do que a capacidade de raciocínio. |
Maestria é poder e inteligência continuamente renovados |
Submeta-se
à realidade: A aprendizagem ideal
Charles
Darwin (1809-1882) sentia-se pressionado pelo pai bem sucedido, enquanto
Charles não era bom em nada na escola, por isso, sem muitas perspectivas,
resolveu seguir uma expedição rumo a América. Era responsável por catalogar as
espécies que encontrava e assim o fez noite e dia incansavelmente. Ele ficou
encantado com as espécies diferentes e seus comportamentos de acordo com o
habitat em que viviam, tal experiência serviu de base posteriormente para sua
teoria evolutiva dos seres. Como Darwin, devemos ter a consciência da
importância de aprender, não se acomodar, precisamos encarar as dificuldades
como uma jornada de transformação. O processo de aprendizagem é composto de 3
passos: observação profunda (modo passivo), aquisição de habilidades (modo
prático) e experimentação (modo ativo).
Assim
como fez Darwin no início, você deve observar a realidade a sua volta, tudo o
que você percebe é como um código a ser identificado abrindo sua percepção para
ver além das aparências. Conhecer o ambiente te ajudará a evitar erros danosos.
Próximo passo é colocar em prática o que foi observado e absorvido, nessa fase
só a prática levará perfeição e assim que a atividade se tornar automática,
você terá espaço mental para observar a si mesmo e registrar fraquezas ou deficiências
a serem corrigidas. É uma fase de preparação para a Maestria. Já a experimentação
é uma etapa ativa, onde se avalia o seu progresso e verifica se há lacunas de
conhecimento, é uma auto-observação para identificar como responde aos
julgamentos alheios, assim como Leonardo Da Vinci que mesmo com outros bons
pintores naquela época, ele encontrou seu próprio estilo.
Sentir que somos convocados a realizar algo é a forma mais positiva de alcançarmos esse senso de propósito e de direção |
Escolha
o aprendizado acima de tudo, pois ele te orientará para o caminho certo, mesmo
que escolhê-lo lhe traga pouca ou nenhuma remuneração. Dessa forma, você estará
preparando o cenário para sua expansão criativa e o dinheiro será uma consequência.
O
senso de presunção e superioridade impedem o aprendizado e contaminam nossa
mente ao passo que envelhecemos. Achar que se sabe de alguma coisa gera um
bloqueio para outras possibilidades. O que difere os Mestres de outras pessoas
é, não só a determinação, mas também a confiança e a fé. Além disso, para
alcançar a Maestria é necessário ter a prática da resistência, que consiste em
ir na direção oposta às tendências naturais, ou seja, resista a tentação dos
caminhos fáceis e prazerosos, seja autocrítico e mantenha o foco, se conseguir
manter a excelência por 5 horas, será equivalente a 10 horas para a maior parte
das pessoas. Você deve ser o seu próprio programador no processo de
aprendizado, avançando através da tentativa e erro, quanto mais você aprende
sobre diversos assuntos, sem um caminho rígido, maior será seu leque de opções
no futuro.
Incorpore
o poder do mestre
Ao se defrontar com deficiências, adote a seguinte estratégia: ignore os pontos fracos e resista as tentações de ser como os outros. Em vez disso, concentre-se nas pequenas coisas em que é bom. |
Encontre
bons mentores, pois além da transferência de conhecimento, eles vão te ajudar a
identificar onde concentrar sua atenção e como te desafiar. Para estar próximo
o máximo de tempo possível dos seus mestres aceite trabalhos triviais ou
auxiliares, tente ver o mundo com os olhos deles e sempre se pergunte: do que
mais precisam? Não se sinta intimidado por seu mestre, se a abordagem for
adequada você perceberá que ele pode ser aberto ao relacionamento com o
aprendiz. Os melhores mentores são os que têm conhecimento e experiência
amplos, pois irão te ensinar a fazer conexão entre diferentes formas de conhecimento.
Você não precisa eleger somente um mentor, você pode preencher lacunas estratégicas
com outros mentores próximos a você. Entretanto, a medida que seu conhecimento
se desenvolve é natural tentar buscar seu próprio modo de ver as coisas, não se
sinta culpado por isso, certamente seus mentores fizeram o mesmo em sua
trajetória, é o funcionamento do mundo.
A
vivência com o mentor não deve ser passiva, deve-se explorar o conhecimento e
transformá-lo em energia criativa. Esteja aberto para receber do seu mentor uma
avaliação mais realista possível, solicite que ele te apresente desafios que
revelem suas forças e em especial suas fraquezas e lhe dê feedback. É importante aprender com nossos mestres, mas é
fundamental usar esse conhecimento para o seu próprio processo criativo, não se
deixando influenciar 100% por eles, adapte as ideias deles ao seu próprio
estilo.
Não pense que aquilo que você não consegue dominar é humanamente impossível; e, se é humanamente possível, estará a seu alcance. |
Veja
as pessoas como realmente são: Inteligência social
O
desgaste emocional é inerente da busca pela maestria, diante da nossa tendência
em projetar nos outros nossos desejos emocionais. Mas com inteligência social é
possível alcançar a maestria de forma verdadeira e duradoura. A inteligência
social consiste em ver as pessoas como elas realmente são, para isso é necessário
superar o egocentrismo e manter o foco no outro na tentativa de compreender seu
comportamento. Benjamin Franklin (1706-1790), por exemplo, era muito racional
com o trabalho, sempre à procura da superação, mas não sabia se relacionar com
as pessoas. Para interromper esse padrão ele se propôs a se distanciar e se
concentrar na pessoa com quem estava se relacionando. Ele aprendeu a aceitar a
natureza humana como ela é.
A
maioria das pessoas possui qualidades negativas como inveja, conformismo, rigidez,
preguiça, inconstância, agressividade, mas com inteligência social é possível
administrar as relações humanas. Um exemplo da importância da inteligência
social para os médicos, é o do húngaro Ignaz Semmelweis (1818-1865),
responsável por descobrir que os germes causavam infecções nos hospitais e que
ao lavar as mãos os casos de mortes por infecções diminuíram. Ele ignorava
totalmente que o sucesso profissional dependia de como ele se relacionava com
as pessoas. Além de não saber expor suas ideias de forma clara, e por isso não
conseguiu muito crédito por sua tese, ainda conquistou muitas inimizades por
onde passou. Já o inglês William Harvey (1578-1657), identificou que o coração
é responsável pelo bombeamento do sangue no nosso corpo, muito diplomático, com
grande habilidade social, soube expressar seu trabalho de forma clara e, por
isso, sua obra teve notoriedade. Além disso, fez um bom trabalho e mostrou que
o trabalho pode falar por si só.
Desperte a mente dimensional: A fase criativa-ativa
Diante
da ansiedade e insegurança tendemos a nos apegar no que já aprendemos, quando o
melhor é fazer o oposto, não nos satisfazer com o que já sabemos, mas experimentar
e observar os problemas de todos os lados. Assim o pensamento será mais fluido
e dimensional, o que lhe garantirá uma originalidade ímpar. Wolfgang Amadeus
Mozart (1756-1971), com o pai violinista sempre esteve cercado de música, porém
nunca satisfeito com o que já sabia mudou para Viena e lá, mesmo a contragosto
do pai, criou composições mundialmente conhecidas até hoje. O mestre possui uma
mente dimensional, que consiste na união da disciplina com o entusiasmo, que
não fica restrita ao hábito, “os poderes decorrentes da Mente Dimensional são
quase ilimitados e estão ao alcance de quase todos nós”, depende das nossas
atitudes.
Quando você faz algo apenas por dinheiro, sem compromisso e sem paixão, produz coisas sem alma, sem conexão consigo. |
Estamos
acostumados a tirar conclusões precipitadas sobre as coisas, quando deveríamos
combater esse padrão, deslocando o foco do macro para o micro, dar mais ênfase
aos detalhes como fez, por exemplo, Leonardo da Vinci (1452-1519) que
dedicou-se ao estudo obsessivo dos detalhes. Tente abordar os problemas com a
mente aberta para moldar suas próprias teorias. Não despreze as anomalias, tudo
o que não é convencional ou compreendido tende a ser ignorado, quando na
verdade são as anomalias que contêm as informações mais interessantes. Como fez
Marie Curie (1867-1934), que descobriu a radioatividade ao estudar um fato
desprezado por outros cientistas, a luz que alguns metais raros emitiam mesmo
sem exposição a luz. Liberar a mente também irá alterar sua perspectiva sobre
as coisas, então tente inverter a disposição emocional. Se você está
enfrentando muita resistência no trabalho, tente ver esse momento como algo
positivo. Veja os retrocessos como oportunidades e isso se converterá em
realidade.
É
essencial ter um período onde se permite sonhar. Estimule a criatividade. Não
tenha pressa. Tenha paciência com você mesmo e seu projeto. Porém deve-se
evitar algumas armadilhas como:
•
Complacência – Não pense que seu conhecimento é suficiente;
•
Conservadorismo – Não se apegue aos sucessos do passado. Seja criativo;
•
Dependência – Não dependa sempre da avaliação do seu mestre. Torne-se mestre e
aluno de si mesmo;
•
Impaciência – Não tenha pressa para chegar ao fim de um projeto. Procure pelos
melhores resultados;
•
Grandiosidade – Aprenda a lidar com as críticas, elas podem nos fortalecer;
• Inflexibilidade – Suscite novas questões e seja otimista para resolução dos
problemas. A criatividade é a abertura e a adaptabilidade do espírito, ela não
é restrita ao cérebro mas reside na fluidez em como ver o mundo.
Combine o intuitivo com o racional: Maestria
Se
a maestria depende do aprendizado, experiência e repetição, então mantenha a
calma. Desenvolva a tolerância em momentos caóticos e faça uso desses momentos
para desenvolver a habilidade de solucionar os problemas de várias formas. Para
adquirir esse autocontrole é necessário desenvolver a capacidade de memória,
você pode se valer de jogos, hobbies, instrumentos musicais ou aprender uma
língua estrangeira, assim você estará preparado para processar uma grande
quantidade de informações sem o sentimento de ansiedade ou sobrecarga.
A forma mais poderosa da
maestria é a de se conectar profundamente com o ambiente, tudo ao redor pode
ser um sinal a ser decifrado, tarefa difícil nos dias de hoje, uma vez que substituímos
muito de nossos sensores naturais pela tecnologia, mas é necessário ser
primitivo. O cérebro humano deve ser visto como a máquina perfeita. Identifique
suas forças originais e mantenha o foco. Busque a sua intuição e sensibilidade.
Sua missão de vida é ouvir a voz que diz sobre o que ou quais formas de conhecimento
você se sente atraído e seguir essa voz.
Viagem pelos Sonhos
poesia de Nótlim Jucks
Viajei pelos sonhos em um devaneio cintilante.
Cintilante como o brilho do orvalho na rosa.
Da rosa vermelha, da rosa dos ventos;
ventos que me levam pelos sonhos;
sonhos de um devaneio.
Devaneios de amor.
Devaneios de criança.
Devaneios do amor dos sonhos de uma criança.
Viajei pelos sonhos em um devaneio cintilante.
Não tão cintilante como antes, pois o antes;
o antes se foi, e o agora começou.
Começou e tudo mudou;
mudou os sonhos de um devaneio.
Devaneios de glória.
Devaneios de riqueza.
Devaneios da glória das riquezas de um homem.
Viajei pelos sonhos em um devaneio cintilante.
Devaneio que se perdeu pelo caminho;
caminho há muito traçado;
traçados pelas glórias e riquezas de um homem;
um homem sem os sonhos de um devaneio.
Devaneios perdidos.
Devaneios de um retorno.
Devaneios de retornar ao momento em que tudo mudou
e a criança o devaneio perdeu.
--
Grandeza
http://jrmilton.blogspot.com.br/2013/04/grandeza.html
Quociente Emocional
http://jrmilton.blogspot.com.br/2015/03/quociente-emocional.html
Um Propósito Maior
http://jrmilton.blogspot.com.br/2015/11/um-proposito-maior.html
Fazer mais com menos
http://jrmilton.blogspot.com.br/2015/08/fazer-mais-com-menos.html
--
*com carinho ao centenário amigo Ibrahim Talmur, lembrança grata mestre Issa.
Viagem pelos Sonhos
poesia de Nótlim Jucks
Viajei pelos sonhos em um devaneio cintilante.
Cintilante como o brilho do orvalho na rosa.
Da rosa vermelha, da rosa dos ventos;
ventos que me levam pelos sonhos;
sonhos de um devaneio.
Devaneios de amor.
Devaneios de criança.
Devaneios do amor dos sonhos de uma criança.
Viajei pelos sonhos em um devaneio cintilante.
Não tão cintilante como antes, pois o antes;
o antes se foi, e o agora começou.
Começou e tudo mudou;
mudou os sonhos de um devaneio.
Devaneios de glória.
Devaneios de riqueza.
Devaneios da glória das riquezas de um homem.
Viajei pelos sonhos em um devaneio cintilante.
Devaneio que se perdeu pelo caminho;
caminho há muito traçado;
traçados pelas glórias e riquezas de um homem;
um homem sem os sonhos de um devaneio.
Devaneios perdidos.
Devaneios de um retorno.
Devaneios de retornar ao momento em que tudo mudou
e a criança o devaneio perdeu.
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Grandeza
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Quociente Emocional
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Um Propósito Maior
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Fazer mais com menos
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