domingo, 7 de agosto de 2016

Proficiência

O futuro pertence àqueles que aprenderem mais habilidades e souberem combiná-las de forma criativa. Robert Greene
Nossa dominância, ou maestria, não está nas mãos nem nos pés,
mas no cérebro, no desenvolvimento da mente humana
como o mais poderoso instrumento conhecido na natureza.
No livro 'Maestria', Robert Greene, após estudar a biografia de personalidades fascinantes e bem sucedidas, identificou as condições necessárias que fazem algumas pessoas se destacarem em relação às demais, derrubando os mitos da sorte e da genialidade inata, propondo caminhos para que qualquer pessoa possa alcançar a maestria. O potencial para alcançar a maestria é intrínseco à espécie humana e resulta de milhões de anos de evolução. Aprenda quais são as três fases decisivas para a sua preparação, identifique sua verdadeira vocação, libere a paixão dentro de você e torne-se também um mestre.
Maestria
Caminhos para a Maestria

Maestria pode ser definida como a sensação de ter mais controle da realidade, a ponto dessa sensação se tornar um estilo de vida. Para alcançar a Maestria é necessário passar pelos níveis de conhecimento: a fase do aprendizado ideal (conhecer e aprender sobre alguma coisa), a fase criativa ativa (ter o domínio e ser capaz de realizar a partir do que se aprendeu) e a maestria (fase da clareza absoluta alcançado através de profundo foco e experiência). Graças ao cérebro, nossos ancestrais se tornaram notáveis caçadores. Com as funções cerebrais mais desenvolvidas, foi possível ao longo do tempo analisar o comportamento da presa, adquirir experiência, produzir ferramentas eficazes e se adaptar. Assim, o tempo que o homem se dedicou na análise antes da ação foi fundamental não só para sobrevivência, mas também para a evolução. Se considerarmos que temos o tempo a nosso favor, poderemos reverter maus hábitos e alcançar mais altos níveis de inteligência, já que o poder de aprender e se adaptar é universal e fundamental. Entretanto, se todos temos o mesmo potencial cerebral, como alguns conseguem se destacar?
Ter mais controle da realidade
Descobrindo sua vocação

Alguns mestres identificaram o caminho a seguir, como uma forma de senso de destino que os guiava no rumo da direção certa. Essas sensações difíceis de expressar são percebidas mais fortemente na infância e aos poucos vamos perdendo esse sentido em troca de uma carreira mais lucrativa, poderosa ou segura. Para se reconectar com a sua "Missão de Vida" é necessário passar por 3 fases: Introspecção para resgatar no passado sua voz ou força interior; perceber que, apesar das possíveis curvas e desvios no seu caminho vocacional , você terá algumas vertentes que te darão prazer pelo que se quer fazer; descobrir um nicho que se adapta às suas "inclinações".
Nosso nível de desejo, paciência, persistência e confiança
acaba contribuindo muito mais para o sucesso
do que a capacidade de raciocínio.
Para ser mestre é necessário amar profundamente o que se faz, o despertar dessa paixão muitas vezes não está relacionado com um objeto ou ação e sim com uma inclinação. Por exemplo, Albert Einstein era obcecado pelas forças invisíveis e não pela física. Certamente, dependendo do seu interesse, pode haver muita competição, então para se destacar é necessário encontrar um nicho que se possa dominar, há duas direções a seguir: o caminho de "Ramachandran" e o caminho de "Yoky Matsuoka". No primeiro, dentro da área escolhida verifica-se um nicho ainda não explorado, singular e específico onde você será considerado como exceção; já no segundo, é a combinação de campos distintos num só, fazendo conexões inéditas, como por exemplo: robótica e neurociências. Não se deixe levar pela tentação imediata do dinheiro ou prosperidade, se sua escolha não está compatível com algo profundo dentro de si, não haverá interesse por aquilo que se faz e será penoso ganhar o dinheiro.
Maestria é poder e inteligência continuamente renovados
Submeta-se à realidade: A aprendizagem ideal

Charles Darwin (1809-1882) sentia-se pressionado pelo pai bem sucedido, enquanto Charles não era bom em nada na escola, por isso, sem muitas perspectivas, resolveu seguir uma expedição rumo a América. Era responsável por catalogar as espécies que encontrava e assim o fez noite e dia incansavelmente. Ele ficou encantado com as espécies diferentes e seus comportamentos de acordo com o habitat em que viviam, tal experiência serviu de base posteriormente para sua teoria evolutiva dos seres. Como Darwin, devemos ter a consciência da importância de aprender, não se acomodar, precisamos encarar as dificuldades como uma jornada de transformação. O processo de aprendizagem é composto de 3 passos: observação profunda (modo passivo), aquisição de habilidades (modo prático) e experimentação (modo ativo).
Não pense em por que questionar, simplesmente não pare de questionar.
Não se preocupe com o que você não pode responder
e não tente explicar o que você não pode conhecer.
A curiosidade se justifica por si só.
Assim como fez Darwin no início, você deve observar a realidade a sua volta, tudo o que você percebe é como um código a ser identificado abrindo sua percepção para ver além das aparências. Conhecer o ambiente te ajudará a evitar erros danosos. Próximo passo é colocar em prática o que foi observado e absorvido, nessa fase só a prática levará perfeição e assim que a atividade se tornar automática, você terá espaço mental para observar a si mesmo e registrar fraquezas ou deficiências a serem corrigidas. É uma fase de preparação para a Maestria. Já a experimentação é uma etapa ativa, onde se avalia o seu progresso e verifica se há lacunas de conhecimento, é uma auto-observação para identificar como responde aos julgamentos alheios, assim como Leonardo Da Vinci que mesmo com outros bons pintores naquela época, ele encontrou seu próprio estilo.
Sentir que somos convocados a realizar algo
é a forma mais positiva de alcançarmos esse senso de propósito e de direção
Escolha o aprendizado acima de tudo, pois ele te orientará para o caminho certo, mesmo que escolhê-lo lhe traga pouca ou nenhuma remuneração. Dessa forma, você estará preparando o cenário para sua expansão criativa e o dinheiro será uma consequência.
A miséria que o oprime não decorre de sua profissão,
mas de você mesmo! [Goethe]
O senso de presunção e superioridade impedem o aprendizado e contaminam nossa mente ao passo que envelhecemos. Achar que se sabe de alguma coisa gera um bloqueio para outras possibilidades. O que difere os Mestres de outras pessoas é, não só a determinação, mas também a confiança e a fé. Além disso, para alcançar a Maestria é necessário ter a prática da resistência, que consiste em ir na direção oposta às tendências naturais, ou seja, resista a tentação dos caminhos fáceis e prazerosos, seja autocrítico e mantenha o foco, se conseguir manter a excelência por 5 horas, será equivalente a 10 horas para a maior parte das pessoas. Você deve ser o seu próprio programador no processo de aprendizado, avançando através da tentativa e erro, quanto mais você aprende sobre diversos assuntos, sem um caminho rígido, maior será seu leque de opções no futuro.
Ao se defrontar com deficiências, adote a seguinte estratégia:
ignore os pontos fracos e resista as tentações de ser como os outros.
Em vez disso, concentre-se nas pequenas coisas em que é bom.
Incorpore o poder do mestre

Encontre bons mentores, pois além da transferência de conhecimento, eles vão te ajudar a identificar onde concentrar sua atenção e como te desafiar. Para estar próximo o máximo de tempo possível dos seus mestres aceite trabalhos triviais ou auxiliares, tente ver o mundo com os olhos deles e sempre se pergunte: do que mais precisam? Não se sinta intimidado por seu mestre, se a abordagem for adequada você perceberá que ele pode ser aberto ao relacionamento com o aprendiz. Os melhores mentores são os que têm conhecimento e experiência amplos, pois irão te ensinar a fazer conexão entre diferentes formas de conhecimento. Você não precisa eleger somente um mentor, você pode preencher lacunas estratégicas com outros mentores próximos a você. Entretanto, a medida que seu conhecimento se desenvolve é natural tentar buscar seu próprio modo de ver as coisas, não se sinta culpado por isso, certamente seus mentores fizeram o mesmo em sua trajetória, é o funcionamento do mundo.
O desconforto que experimentamos no estágio inicial do aprendizado
de uma habilidade fortalece a mente, tal como acontece no exercício físico.
Muita gente acha que tudo na vida deve ser prazeroso,
o que as leva o tempo todo a buscar distrações
e atalhos no processo de aprendizado.
A vivência com o mentor não deve ser passiva, deve-se explorar o conhecimento e transformá-lo em energia criativa. Esteja aberto para receber do seu mentor uma avaliação mais realista possível, solicite que ele te apresente desafios que revelem suas forças e em especial suas fraquezas e lhe dê feedback. É importante aprender com nossos mestres, mas é fundamental usar esse conhecimento para o seu próprio processo criativo, não se deixando influenciar 100% por eles, adapte as ideias deles ao seu próprio estilo.
Não pense que aquilo que você não consegue dominar
é humanamente impossível; e, se é humanamente possível,
estará a seu alcance.
Veja as pessoas como realmente são: Inteligência social

O desgaste emocional é inerente da busca pela maestria, diante da nossa tendência em projetar nos outros nossos desejos emocionais. Mas com inteligência social é possível alcançar a maestria de forma verdadeira e duradoura. A inteligência social consiste em ver as pessoas como elas realmente são, para isso é necessário superar o egocentrismo e manter o foco no outro na tentativa de compreender seu comportamento. Benjamin Franklin (1706-1790), por exemplo, era muito racional com o trabalho, sempre à procura da superação, mas não sabia se relacionar com as pessoas. Para interromper esse padrão ele se propôs a se distanciar e se concentrar na pessoa com quem estava se relacionando. Ele aprendeu a aceitar a natureza humana como ela é.
A medida que se progride na vida profissional, poderá ficar
viciado na alta remuneração, o que passará a determinar
para onde vai, como pensa e o que faz. Mais cedo ou tarde,
o tempo que não foi dedicado ao aprendizado
comprometerá sua carreira, e a queda será dolorosa.
A maioria das pessoas possui qualidades negativas como inveja, conformismo, rigidez, preguiça, inconstância, agressividade, mas com inteligência social é possível administrar as relações humanas. Um exemplo da importância da inteligência social para os médicos, é o do húngaro Ignaz Semmelweis (1818-1865), responsável por descobrir que os germes causavam infecções nos hospitais e que ao lavar as mãos os casos de mortes por infecções diminuíram. Ele ignorava totalmente que o sucesso profissional dependia de como ele se relacionava com as pessoas. Além de não saber expor suas ideias de forma clara, e por isso não conseguiu muito crédito por sua tese, ainda conquistou muitas inimizades por onde passou. Já o inglês William Harvey (1578-1657), identificou que o coração é responsável pelo bombeamento do sangue no nosso corpo, muito diplomático, com grande habilidade social, soube expressar seu trabalho de forma clara e, por isso, sua obra teve notoriedade. Além disso, fez um bom trabalho e mostrou que o trabalho pode falar por si só.
Nessa nova era, quem segue um único caminho rígido, escolhido
na juventude, com frequência se vê em um beco sem saída
profissional quando chega aos 40 anos,
quase sempre se sentindo sufocado pela monotonia.
Desperte a mente dimensional: A fase criativa-ativa

Diante da ansiedade e insegurança tendemos a nos apegar no que já aprendemos, quando o melhor é fazer o oposto, não nos satisfazer com o que já sabemos, mas experimentar e observar os problemas de todos os lados. Assim o pensamento será mais fluido e dimensional, o que lhe garantirá uma originalidade ímpar. Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1971), com o pai violinista sempre esteve cercado de música, porém nunca satisfeito com o que já sabia mudou para Viena e lá, mesmo a contragosto do pai, criou composições mundialmente conhecidas até hoje. O mestre possui uma mente dimensional, que consiste na união da disciplina com o entusiasmo, que não fica restrita ao hábito, “os poderes decorrentes da Mente Dimensional são quase ilimitados e estão ao alcance de quase todos nós”, depende das nossas atitudes.
Quando você faz algo apenas por dinheiro, sem compromisso
e sem paixão, produz coisas sem alma, sem conexão consigo.
Estamos acostumados a tirar conclusões precipitadas sobre as coisas, quando deveríamos combater esse padrão, deslocando o foco do macro para o micro, dar mais ênfase aos detalhes como fez, por exemplo, Leonardo da Vinci (1452-1519) que dedicou-se ao estudo obsessivo dos detalhes. Tente abordar os problemas com a mente aberta para moldar suas próprias teorias. Não despreze as anomalias, tudo o que não é convencional ou compreendido tende a ser ignorado, quando na verdade são as anomalias que contêm as informações mais interessantes. Como fez Marie Curie (1867-1934), que descobriu a radioatividade ao estudar um fato desprezado por outros cientistas, a luz que alguns metais raros emitiam mesmo sem exposição a luz. Liberar a mente também irá alterar sua perspectiva sobre as coisas, então tente inverter a disposição emocional. Se você está enfrentando muita resistência no trabalho, tente ver esse momento como algo positivo. Veja os retrocessos como oportunidades e isso se converterá em realidade.
Maestria
É essencial ter um período onde se permite sonhar. Estimule a criatividade. Não tenha pressa. Tenha paciência com você mesmo e seu projeto. Porém deve-se evitar algumas armadilhas como:

• Complacência – Não pense que seu conhecimento é suficiente;
• Conservadorismo – Não se apegue aos sucessos do passado. Seja criativo;
• Dependência – Não dependa sempre da avaliação do seu mestre. Torne-se mestre e aluno de si mesmo;
• Impaciência – Não tenha pressa para chegar ao fim de um projeto. Procure pelos melhores resultados;
• Grandiosidade – Aprenda a lidar com as críticas, elas podem nos fortalecer;
• Inflexibilidade – Suscite novas questões e seja otimista para resolução dos problemas. A criatividade é a abertura e a adaptabilidade do espírito, ela não é restrita ao cérebro mas reside na fluidez em como ver o mundo.
Fluxo
Combine o intuitivo com o racional: Maestria 

Se a maestria depende do aprendizado, experiência e repetição, então mantenha a calma. Desenvolva a tolerância em momentos caóticos e faça uso desses momentos para desenvolver a habilidade de solucionar os problemas de várias formas. Para adquirir esse autocontrole é necessário desenvolver a capacidade de memória, você pode se valer de jogos, hobbies, instrumentos musicais ou aprender uma língua estrangeira, assim você estará preparado para processar uma grande quantidade de informações sem o sentimento de ansiedade ou sobrecarga.
Controlando a máquina perfeita
A forma mais poderosa da maestria é a de se conectar profundamente com o ambiente, tudo ao redor pode ser um sinal a ser decifrado, tarefa difícil nos dias de hoje, uma vez que substituímos muito de nossos sensores naturais pela tecnologia, mas é necessário ser primitivo. O cérebro humano deve ser visto como a máquina perfeita. Identifique suas forças originais e mantenha o foco. Busque a sua intuição e sensibilidade. Sua missão de vida é ouvir a voz que diz sobre o que ou quais formas de conhecimento você se sente atraído e seguir essa voz.

Viagem pelos Sonhos 
poesia de Nótlim Jucks 

Viajei pelos sonhos em um devaneio cintilante.

Cintilante como o brilho do orvalho na rosa.
Da rosa vermelha, da rosa dos ventos;
ventos que me levam pelos sonhos;
sonhos de um devaneio.

Devaneios de amor.

Devaneios de criança.
Devaneios do amor dos sonhos de uma criança.

Viajei pelos sonhos em um devaneio cintilante.

Não tão cintilante como antes, pois o antes;
o antes se foi, e o agora começou.
Começou e tudo mudou;
mudou os sonhos de um devaneio.

Devaneios de glória.

Devaneios de riqueza.
Devaneios da glória das riquezas de um homem.

Viajei pelos sonhos em um devaneio cintilante.

Devaneio que se perdeu pelo caminho;
caminho há muito traçado;
traçados pelas glórias e riquezas de um homem;
um homem sem os sonhos de um devaneio.

Devaneios perdidos.

Devaneios de um retorno.
Devaneios de retornar ao momento em que tudo mudou 
e a criança o devaneio perdeu.
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Grandeza
http://jrmilton.blogspot.com.br/2013/04/grandeza.html
Quociente Emocional
http://jrmilton.blogspot.com.br/2015/03/quociente-emocional.html
Um Propósito Maior
http://jrmilton.blogspot.com.br/2015/11/um-proposito-maior.html
Fazer mais com menos
http://jrmilton.blogspot.com.br/2015/08/fazer-mais-com-menos.html
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*com carinho ao centenário amigo Ibrahim Talmur, lembrança grata mestre Issa.

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