domingo, 4 de março de 2012

Minha Amada Imortal

Por algum motivo você acredita
que eu guardo alguma mágoa de você. 
Mas se estas lágrimas que teimam 
em encher meus olhos, são mágoa; 
certamente estou muito longe 
de saber o que é o amor.
Anônimo
Sonata Kreutzer, pintura de René François Xavier
Originalmente prepararei uma publicação a respeito de Albert Einstein, que deveria ter sido publicada no fim do mês passado, mas como o fim do mês passado, foi semana passada, eu a havia deixado para publicar hoje; porém, hoje acordei com vontade de publicar outra coisa.

Não sei por que, sonhei com o filme 'Minha Amada Imortal', que biografa a vida de Ludwig van Beethoven de maneira extraordinária, com uma interpretação magistral de Gary Oldman e participação especial da bela Valeria Golino.

Fiquei por algumas horas imaginando como transcrever a sensação que me arrebatou pela manhã, quando me lembrei da cena em que Beethoven narra a Anton Schindler o que o levou a compor sua Sonata nº9. O interessante de lembrar estas coisas, é que geralmente colocamos as imagens na ordem que melhor nos parece. Beethoven narra sua inspiração a Schindler em um momento do filme e o clímax musical acontece em outro, mas o registro em minha mente foi único [...] 'Um homem está tentando chegar à sua amada. Sua carruagem quebra sob muita chuva. As rodas ficam presas na lama. Ele luta. Ela não vai esperar mais. E este, este é o ruído de sua agitação' [...]


"E assim acontece..." é o que diz a música "Não como você está habituado... não como costuma pensar... mas assim é".

A Sonata para violino nº9, comumente conhecida como a Sonata Kreutzer, é uma sonata de violino que Beethoven publicou como seu Opus 47. É conhecida por sua parte de violino exigente, com comprimento incomum e alcance emocional - enquanto o primeiro movimento é predominantemente furioso, o segundo é meditativo e o terceiro é alegre e exuberante. (fonte: Wikipédia)

Optei por um video que contém apenas a execução de dois movimentos por Moiseiwitsch & Heifetz, devido ser a melhor execução do primeiro movimento - que encontrei - que casa com explicação dada por Beethoven; há no Youtube uma execução fabulosa de Anne-Sophie Mutter. [http://youtu.be/COGcCBJAC6I]

Durante essa semana volto com a publicação sobre Einstein e espero ter mais alguma novidade a contar. Encerro esta breve publicação, com a carta de um homem à sua amada:
Minha Amada Imortal
poesia de Ludwig van Beethoven

A jornada foi terrível .
Só cheguei aqui às quatro da manhã.
Avisaram para não viajar à noite 
por causa da floresta...
por causa da floresta...
A carruagem quebrou numa estrada horrível...
só uma estrada no campo. E estou completamente retido.

Mas achei uma outra, 
e logo estaremos juntos. 
Hoje, espero.
Tenho de te ver.
Por mais que me ames, 
eu te amo muito mais.
Nunca te escondas de mim.

Embora ainda no leito, meus pensamentos são para ti...
Minha Amada Imortal.
Alguns alegres, outros tristes...
aguardando para ver se o destino vai nos ouvir.
Só posso viver plenamente contigo, ou não viver.
Sim, é como deve ser.
Agora tenho de dormir.

Tenha calma, amor...
hoje, ontem... anseio até às lágrimas por ti.
Tu... és a minha vida... meu tudo.
Então, adeus.
Continua a me amar.
Sempre teu, sempre minha...
Para sempre.
--
Sonata ao Luar
Acrescento ao post, a "Sonata ao Luar", por ser de uma profundidade exuberante, com a interpretação que me fez citar Gary Oldman e Valeria Golino - sinta a música:

Nenhum comentário:

Postar um comentário