domingo, 12 de fevereiro de 2012

A Garota com Tatuagem de Dragão

Inútil súplica! Inútil ameaça!
Sacuda o mundo, eu quero Turandot! 
[Calaf - Turandot - Ato III]
Princesa Turandot
Qual a relação entre Giacomo Puccini e Stieg Larsson? Uma garota e um dragão - literal, ou não. Começarei com a garota rebelde de Larsson e depois me valerei da princesa encantadora de  Puccini.
Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Stieg Larsson é o 'criador' da garota com tatuagem de dragão. Sua obra monumental foi lançada após a sua morte e hoje é um balaústre cult. Stieg Larsson conseguiu criar em seus livros, o ambiente thriller em toda acepção do gênero, ele usa magistralmente o suspense, a tensão e a investigação criminal como os principais elementos de sua narrativa.

O tema da violência sexual contra as mulheres em seus livros deve-se ao fato de que Larsson, enojado, testemunhou o estupro coletivo de uma jovem quando tinha 15 anos. O autor nunca se perdoou por não ajudar a garota, cujo nome era Lisbeth – como a jovem heroína de seus livros – e resolveu dedicá-los a ela.

Há uma trilogia cinematográfica produzida na Suécia, país de origem de Stieg Larsson, que apresentou Lisbeth Salander, para um publico mais amplo; porém o cinema europeu e seu estilo não foram suficientes a magnitude da obra de Larsson, então, como era de se esperar, Hollywood "envelopou" em seus moldes 'Os Homens que Não Amavam as Mulheres' e o transformou no Blockbuster do momento.

Não é uma critica a Hollywood, pois depois de ter assistido as duas versões – a Sueca e Hollywoodiana – nenhuma, nem outra, foram negligentes com a obra de Larsson; a versão de Hollywood vem com todo acabamento de uma superprodução, o que coloca a história – em termos cinematográficos (pois literários, não há reparo) – no patamar da trilogia 'Matrix', da quadrilogia 'Hannibal' e outras obras formidáveis.

Ao terminar de assistir 'Os Homens que Não Amavam as Mulheres', saí com sensação de ansiedade: quando estreará 'A Menina que Brincava com Fogo'??? – algo similar à continuação de 'Seven - Os Sete Crimes Capitais', que sempre aguardei e infelizmente nunca aconteceu; porém desta vez, a espera será válida, pois a história só termina em: 'A Rainha do Castelo de Ar'.

'Os Homens que Não Amavam as Mulheres' é um filme sem pressa, que entrelaça os personagens de maneira a construir uma história sólida e visual. Com uma personagem peculiar e cativante. O que você está esperando? Vá ao cinema! E preste atenção em Lisbeth Salander; toda mulher tem sua maneira de ser mulher. 
Trilogia Millennium
Pedi a Nótlim Jucks que compusesse uma poesia que refletisse certa rebeldia e ao mesmo tempo magnanimidade, assim, o poeta me encaminhou 'O Tesouro do Dragão', inspirado em uma musa que pouco, ou nada tem em relação Lisbeth Salander, mas que tem em muito sua maneira de ser mulher; é uma poesia influenciada pela ópera de Puccini, e por tantas outras maravilhas. Aprecie

O Tesouro do Dragão
poesia de Nótlim Jucks

Quando a olho, meu coração se inflama;
ela possuí aquele encantamento que não se explica,
aquele brilho nos olhos que só se pode admirar e sonhar.
Algo que muitas vezes nos faz inutilmente hesitar.

Há tanta determinação em seu sorriso
que fica difícil não entender;
ela ilude o tempo e conhece o caminho;
um caminho trilhado rumo ao paraíso.

Ela é um misto de alegria e seriedade;
ela vive e aprende as lições que a vida ensina,
olha adiante e vê tudo que ainda pode ser;
como os sonhadores que veem a vida a sua maneira.

Há aquela porção do artífice do Universo nela;
aquela mágica que muitas vezes ela não sabe como,
mas que surge de dentro dela e lhe dá prazer;
o prazer de ser extraordinária no que faz.

Toda vez que paro e lhe dou atenção,
é como se ela sem querer se infiltrasse em meu coração;
um efeito instantâneo de um sorriso delicioso
e um olhar intrigantemente misterioso.

Como uma lenda universal ela é a potencialidade;
é a vida que palpita em seu verdadeiro sentido.
É a loucura de sonhar e a força de realizar,
o poder de se preparar e confiar em si.

Ela é a trova do trovador,
a paixão do cavaleiro andante;
o Graal de Parsifal,
a princesa que converteu o deus excedente.

E inutilmente meu coração hesita;
mas no fundo sabe que se ela desejar,
não há nada que possamos fazer;
ela continuará a nos fazer sonhar.

Ela é o tesouro guardado por Smaug;
ela se faz todas as minhas historias de fantasia,
todas aquelas que consigo lembrar.
Ela é Turandot que apaixona os guerreiros.

Ela é assim um sonho distante de mim;
mas não simplesmente um fim,
é o principio, o ritmo que infla meu coração;
o sorriso pelo qual hoje me deixei tomar.
--

Para encerrar, uma singela homenagem a uma mulher que por um curto momento, mas ainda assim, um momento, foi à paixão juvenil do poeta:
O Guarda-Costas
I Will Always Love You
(Eu sempre amarei você)
poesia de Whitney Houston

Se eu ficar,
eu apenas estarei em seu caminho;
Então eu vou, mas eu sei
que pensarei em você
cada passo do caminho.

Eu sempre amarei você,
sempre amarei você.

Você meu amor;
você é uma lembrança agridoce.
É tudo que estou levando comigo.
Portanto, adeus.
Por favor, não chore,
pois sabemos que eu não sou o que você precisa.

Eu sempre amarei você,
sempre amarei você.

Espero que a vida te trate bem
e que você tenha tudo que sempre sonhou.
Desejo pra você, prazer e felicidade,
mas acima disso tudo,
eu desejo pra você Amor!

Eu sempre amarei você
Sempre amarei você...
Sempre amarei você...

2 comentários:

  1. Boa noite,

    eu passei o meu dia pensativo sobre a ansiedade que estava tomando conta de mim, naquele vendaval de informações rápidas e disconexas de meu grande "arquivo" mental. Eu comecei a ler sobre ocultismo e por um acaso parei no seu blog e partindo deste encontrei algumas coisas que se conectaram a minha rotina, com o meu dia e suas buscas. E essa sede toda acabana na procrastinação, termo que só soube por ti ter alguma relação com a psicoterapia, antes disso me auto-intitulava louco ou preguiçoso.
    E sei agora por onde iniciar a faxina que tanto preciso para poder dar o melhor de mim, pelo resto de minha vida.
    Eu não acredito em acaso, agora posso dizer que acredito no - S=c.p² ...rs
    Gostaria de manter contato...mesmo que seja pelo blog ou mail gdupas@hotmail.com
    CARA, VC MUDOU O MEU VIVER!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe perdi todo o comentario que fiz, novamente então agora só desejo para ti um bom final de semana.
      PS. deu preguiça de digitar tudo novamente.
      PS2: como vai o seu mestre, faz tempo que vc não fala dos aprendizados.
      bjs

      Excluir