quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Aprender com a Adversidade

Uma vida plena é o acumulo de milhares de esforços e sacrifícios não vistos pelos outros. "As alturas conquistadas e mantidas pelos grandes homens não foram alcançadas num voo repentino. Enquanto seus companheiros dormiam, eles trabalhavam na noite escura." [Brian Tracy e Henry Wadsworth Longfellow]
Esforço Concentrado
Essa é a décima apresentação sobre os princípios do sucesso, de Napoleon Hill; e talvez seja o princípio mais difícil de ser assimilado, devido envolver nossas dores pessoais, mas é exatamente sobre isso, sobre: Aprender com a Adversidade.

"'Aprender com a Adversidade', é o princípio que torna possível para você converter em uma vantagem, cada adversidade, cada desapontamento, cada derrota e cada fracasso que você encontrou, ou encontre de agora em diante até o fim de sua vida.
Desapontamento
"Sim, o principio de 'Aprender com a Adversidade', torna possível você transmutar todos os seus fracassos passados e erros, em uma vantagem que irá lhe ajudar a conseguir sucesso notável no futuro.

"Logo no inicio dessa apresentação, quero chamar a sua atenção para um fato importante, que pode lhe dar a posse imediata da grande chave-mestra do sucesso. Insisto, é que a sua atitude mental positiva é o único meio pelo qual você pode converter adversidades, derrotas e fracassos em vantagens.
Uma atitude mental positiva: "Eu posso!"
"Parece que foi intencionado que todos devem experimentar adversidades, derrotas e mesmo fracassos, como uma parte do método da natureza para disciplinar as pessoas a aprender como tomar posse de suas próprias mentes. Mas o Criador, muito sabiamente, proveu todos com os meios para converter essas experiências em benefícios inestimáveis.

"Sendo os meios, o privilégio de manter e dirigir uma atitude mental positiva. Apesar dos benefícios que podemos conseguir das adversidades e experiências desagradáveis de qualquer natureza, ninguém deseja se encontrar com essas experiências.

"Uma vez que você aprenda que as adversidades podem lhe pagar dividendos, você irá adquirir o hábito de procurar pela semente do beneficio equivalente em cada experiência do tipo com a qual você se deparar.
Aprender com as Adversidades
"A minha primeira ilustração diz respeito a um homem que você já pode ter ouvido falar. E não ouso duvidar que você já possa ter comido alguma comida que ele tenha produzido e comercializado; como resultado de uma adversidade que desencorajaria a maioria dos homens.

"O homem é Milo C. Jones, que ganhou uma pequena fazenda com cerca de quatro acres em Wisconsin, onde ele apenas tinha para o seu sustento, e onde ele foi derrubado por uma paralisia dupla, que o privou de cada parte do seu corpo, a não ser o cérebro.

"Nesta hora de sua maior adversidade, Milo C. Jones usou a sua mente, tomou posse dela, talvez pela primeira vez em sua vida e dessa mente nasceu a ideia de criar leitões e transformá-los em salsichas suínas. E nessa mesma fazenda onde ele, antes dessa adversidade, só ganhava para seu sustento, ele encontrou a semente do benefício equivalente que o compensou pela perda do uso do seu corpo, e viveu para ver suas salsichas suínas lhe renderem uma grande fortuna.

"Isso não é estranho? Tantas vezes as pessoas precisam ser devastadas por fracasso e derrota, antes que aprendam que possuem mentes capazes de dominar todos os seus problemas.
Capacidade
"A minha segunda ilustração é baseada na adversidade de um homem que a maioria das pessoas conhece, pois ele foi presidente dos Estados Unidos da América; seu nome é Franklin D. Roosevelt.

"Ele foi atingido em sua juventude por poliomielite, que destruiu o uso de suas pernas; ao invés de sentar numa esquina com uma latinha e alguns lápis, como muitos outros poderiam ter feito, em circunstancias semelhantes, Flanklin D. Roosevelt transmutou a sua aflição em um fortalecimento de sua autoconfiança e elevou-se a mais alta posição disponível para os Norte Americanos. Conseguiu essa posição e a manteve até passá-la adiante; manteve-a mais tempo do que qualquer presidente anterior.

"Verdadeiramente, eu falo com todo o entusiasmo ao meu comando, que você pode encontrar nas suas adversidades, o desafio necessário para inspirá-lo para o sucesso, do tipo que você nunca conheceria sem essas experiências.

"Aqui, deixe-me lembrá-lo da grande importância de seguir o principio da 'Atitude Mental Positiva', porque esse é o principio que você mais precisará para converter experiências desagradáveis em vantagens.
Seguir adiante
"A minha próxima ilustração envolve uma experiência pessoal muito intima minha. Tudo começou quando a minha mãe morreu; eu tinha oito anos de idade. Eu sei que a perda da mãe em qualquer idade, geralmente é considerada como uma perda irreparável, que não oferece nenhum possível beneficio, mas mesmo na morte de pessoas queridas, nós podemos descobrir que há uma semente de beneficio equivalente.

"Eu descobri essa semente em uma das pessoas mais maravilhosas que já conheci, quando meu pai trouxe para a minha casa, a minha nova mãe. Foi ela que me inspirou, a me preparar para a oportunidade que eu receberia mais tarde na vida, quando conheci Andrew Carnegie e recebi dele a missão de organizar a primeira filosofia prática do sucesso pessoal do mundo.

"Se não fosse pela perda da minha mãe, eu não estaria fazendo agora essa apresentação a você, e os meus livros não estariam servindo para ajudar milhões de pessoas ao redor do mundo a se encontrarem.

'Nada é tão ruim, ou tão desagradável que não pode render algum beneficio se mantivermos uma atitude mental positiva em relação à experiência, e tornar um hábito o procurar por essa semente do beneficio equivalente'.

"Isso, é claro, envolve a aplicação daquele importante princípio do sucesso: 'Iniciativa Pessoal'.
Iniciativa Pessoal
"A minha próxima ilustração nos traz frente a frente com uma adversidade que envolve você e eu e toda outra pessoa vivente.

"Eu tenho notado a tendência nesse e em outros países, de roubar de indivíduos os direitos a liberdade pessoal, uma tendência que esta em direta violação com o propósito do Criador, de dar a cada individuo o privilégio da liberdade de pensamento e ação. Existe algo especifico de que você e eu podemos fazer sobre essa tendência comum, de nos roubar os direitos de liberdade pessoal. Não podemos mudá-la de volta inteiramente, por nossos esforços individuais, mas nós podemos e nós devemos onde isso nos afeta individualmente e onde nós sabemos o que podemos fazer e como podemos fazer. É claro que você vai perguntar: 'O que Eu posso fazer para influenciar a tendência mundial?'

"E eu devo responder dizendo que há algo especifico que você pode fazer: Você pode se recusar a aceitar essa tendência comum e tomar posse total de sua própria mente e assim cumprir com a sua responsabilidade pessoal com seu Criador.

"Você se lembra daqueles dois envelopes selados que eu mencionei nas apresentações anteriores?

"Um deles está intitulado: 'Riquezas; que você pode aproveitar se tomar posse da sua própria mente'.

"Muito bem você tem uma responsabilidade consigo mesmo, com seus entes queridos, com seu Criador, de tomar posse da sua própria mente e de direcioná-la a quaisquer fins que você escolher. Essa responsabilidade é sua e ninguém pode roubá-la ou cumpri-la por você.
Aproveitar
"Você também tem responsabilidade com seu país, com todos os motivos possíveis, para tomar posse da sua própria mente, e escrever a sua própria passagem de vida. É definitivamente uma parte do plano geral do Universo, de dar ao homem o beneficio somente daquelas bênçãos que ele reconhece, adota e usa construtivamente.

"Amarre o seu braço do seu lado e deixe-o fora de uso, e a natureza se rebela imediatamente com o braço, ele atrofia, definha e se torne inútil. Esqueça de manter contato com os amigos e cultivá-los, e você irá perdê-los. Demonstre indiferença com os seus clientes, com os quais você ganha o seu sustento, ou com o empregador que paga o seu salário, e muito em breve você se vera sem um mercado para os seus serviços.

"É uma lei inevitável da natureza, que você perde aquilo que não usa.

"E é claro, isso se aplica ao uso de sua própria mente, assim como com tudo o mais. Nós faremos bem em nos lembrar dessa lei, através da qual nós perdemos aquilo que não usamos devidamente.

"Nessa apresentação, lhe foi trazido algo que pode ser uma surpresa, ou mesmo um choque, ao introduzir esse grande princípio de lucrar com a adversidade. Se você estiver pronto para esse principio, você ira adotá-lo imediatamente, e nunca mais enquanto viver, irá remoer experiências desagradáveis sem saber muito bem que os seus esforços poderiam ser mais bem empregados procurando pela semente do beneficio equivalente, que está disponível nessas experiências.

"Agora, antes de concluir essa apresentação, devo lhe dar uma tarefa que, se você cumpri-la sinceramente, pode muito bem lhe trazer um novo nascimento de oportunidades, tais que você nunca sonhou experimentar.

"Relembre as suas experiências passadas, estude cada adversidade e fracasso que você possa ter experimentado, e procure por aquela semente do benefício equivalente que você não havia descoberto antes, e você pode se achar mais rico do que acredita que é.
Semente do benefício equivalente
"E Agora, até a nossa próxima apresentação. Apenas lembre-se: 'Nada pode ser chamado de fracasso até que você aceite como tal'"

Nenhum comentário:

Postar um comentário