sábado, 5 de janeiro de 2013

Uma Personalidade Agradável

Quanto mais relacionamentos positivos você puder estabelecer com o maior número de pessoas, mais sorte você terá. As pessoas lhe abrem portas e dão ideias quando gostam de você. [Brian Tracy]
Relacionamentos Positivos
Quando você consegue ver uma situação pelos olhos de outra pessoa, quase sempre encontra possibilidades ocultas. Do que as pessoas precisam? O que querem? Como você pode dar isso a elas? [Brian Tracy]
Entender a outra pessoa
Essa é a quinta apresentação dos princípios do sucesso de Napoleon Hill e um orgulho pessoal para mim, pois tenho conseguido manter minha meta de publicar as 13 apresentações, uma a cada dia. Essa apresentação é sobre ter: Uma Personalidade Agradável.

"A sua personalidade determina se as pessoas se atraem por você, ou se evitam você. É a vitrine em que você expõe o seu caráter para o mundo, e é a coisa que distingue você dos outros seres humanos. É a sua marca registrada, pela qual as pessoas reconhecem você e é a coisa que determina o seu sucesso, ou fracasso ao vender a si mesmo pela vida.
Uma Personalidade Agradável
"Por isso, você deveria ver a sua personalidade da mesma forma que os outros a veem. Assim você poderia melhorá-la onde ela precisar de melhoria. A sua personalidade consiste de mais de trinta diferentes fatores, traços e características.

"Para não tornar essa apresentação exaustiva, irei mencionar apenas os traços mais importantes da sua personalidade. Mas antes de começar a descrever esses traços, eu quero que você saiba que cada traço que entra em sua personalidade, está sob seu controle e você pode melhorar o que quer que seja, como você quiser ser.

"Vamos começar com o traço mais importante da sua personalidade: A sua 'Atitude Mental'. Esse é o traço que atrai pessoas a você e fazem com que elas gostem de você, ou as repele e faz com que não gostem. A sua atitude Mental precisa ser 'Positiva' se você quiser trazer pessoas até você.

"Como as outras pessoas sabem se a sua atitude mental é positiva, ou negativa, você pode se perguntar. Bem, a resposta é fácil. Primeiro de tudo, as outras pessoas se sintonizam e captam a sua atitude mental através da empatia, sem que você diga uma palavra, ou faça um movimento.
Empatia
"Mas há outros jeitos deles saberem se a sua atitude mental é negativa ou positiva. Você revela essa informação pelo tom de sua voz, se é agradável ou áspero, pela expressão no seu rosto, se é suave e amável ou dura e hostil. Pela Cortesia e consideração que você mostra as outras pessoas, ou pela falta disso.
Suas Expressões
"Então, você vê?! Não há como escapar de revelar para os outros a natureza exata da sua personalidade.

"O traço seguinte mais importante da sua personalidade consiste da: Flexibilidade da sua atitude mental, ou a falta dela. Se você possui flexibilidade, se você se ajusta a todas as circunstâncias em sua relação com os outros, sem perder a sua compostura, ou permite a si mesmo ficar irritável ou bravo.
Equilíbrio
"Apenas lembre-se, se você tiver flexibilidade de atitude mental, será impossível para qualquer pessoa lhe deixar furioso, ou lhe irritar sem o seu consentimento, ou cooperação. Isso é algo que vale a pena saber, não é?

"Você não pode controlar as ações de outras pessoas, o que pode justificar você ficar irritado com elas, mas você pode controlar a sua reação a todas essas circunstâncias, exercitando o seu traço de flexibilidade. E você observará que todas as pessoas, nos mais altos planos do sucesso, possuem essa flexibilidade e controlam suas reações às influencias de outras pessoas.

"O terceiro traço mais importante de uma personalidade agradável, é a: Habilidade de controlar e direcionar o seu entusiasmo emocional. Entusiasmo é um dos meios pelo qual você pode dar força as suas palavras, mas você precisa estar apto a 'ligá-lo' e 'desligá-lo' quando desejar, tão definitivamente quanto você consegue ligar e desligar a luz da sua sala.

"Entusiasmo sem controle frequentemente deixa as pessoas aborrecidas. Isso também pode abrir largamente a janela para a mente de alguém por onde as outras pessoas podem entrar e influenciar esse alguém de modos que não deseja ser influenciado.

"O quarto mais importante traço de uma personalidade agradável é: Sinceridade de propósito. A pessoa que não é sincera em todos os relacionamentos com os outros, é logo detectada e rejeitada. Porque ninguém é atraído para uma pessoa que se empenha para enganar os outros.
Sinceridade de Propósito
"Sinceridade é uma qualidade de caráter que não pode ser fingida de modo bem-sucedido. Nem mesmo pelo mais astuto mau caráter, ou o mais eficiente ator. Por que a falta de sinceridade carrega eternamente consigo algum sinal de aviso, que as outras pessoas reconhecem.

"Você precisa apenas lembrar, de sua própria experiência com pessoas falsas para provar a veracidade do que lhe é afirmado.

"Existem outros vinte e seis traços importantes, que dão a alguém uma personalidade agradável, mas eles não serão abordados nestas apresentações, por favor, procure saber mais a respeito de sua personalidade, pois como disse o antigo filósofo Lao-Tsé: 'Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder'.
Conhece-te a ti mesmo
"Agora vamos voltar a nossa atenção para alguns dos hábitos comuns, que destroem uma personalidade agradável. Por favor, verifique a si mesmo conforme são descritos esses hábitos negativos, e você pode fazer descobertas sobre si mesmo que são suficientes para que você reconstrua toda a sua personalidade. Assim ela se tornará uma grande aliada em seu beneficio.

1. Um dos hábitos mais destrutivos, que torna a personalidade de alguém desagradável, é o de interromper e mudar a conversa quando outros estão falando.

2. Sarcasmo, expressado por insinuações e comentários 'inteligentes'... que na verdade não são tão inteligentes. Está perto do topo da lista de hábitos que dão a uma pessoa uma personalidade negativa.
Sarcasmo
3. Vaidade, expressada tanto por palavras ou ações, é certamente algo que torna alguém impopular.

4. Indiferença ao ouvir o que os outros estão dizendo, certamente será notado e será ressentido. É mais lucrativo ser um bom ouvinte do que ser um bom falante, porque a pessoa sempre poderá aprender algo quando ouve os outros, mas nunca aprende nada ouvindo a si mesmo falando.
Indiferença*
5. A tentativa de elogiar quando o elogio obviamente não é merecido, irá ressentir rapidamente os outros. Além disso, irá colocá-los em alerta, se souberem que o bajulador quer alguma coisa, é muito provável que não consiga.

6. O hábito de lutar contra o mundo e com as pessoas em geral, nunca é um hábito popular e não é parte de uma personalidade agradável. É muito melhor direcionar a conversa para circunstancias e coisas que são certas, do que reclamar daquelas que se acredita serem erradas.
O Contrariador
7. Um dos piores hábitos que destrói uma personalidade agradável é aquele da pessoa que diretamente desafia aqueles com quem não concorda. Além disso, não há razão óbvia para fazer tal coisa, exceto o desejo de estar no lado oposto.

8. O hábito de oferecer conselhos não solicitados a outros, que não foram pedidos, pode tornar a pessoa um tédio intolerável. Conselho gratuito costuma valer tanto quanto custa, o que nada mais é do que a paciência com que é escutado.

9. O hábito de falar de suas dores físicas. Lamentar-se é um problema pessoal, talvez tolerado por outros, mas esse hábito nunca vai tornar alguém bem-vindo ou mais agradável. Se você deseja se tornar bem-vindo em suas relações com outros, dê um jeito de falar sobre coisas que interessam e dizem respeito aqueles com quem você está conversando. Você nunca será um tédio para a pessoa, se você fala sobre ela mesma e das coisas que a interessam. Uma verdade que todos os vendedores mestres entendem e respeitam.

10. O hábito de se esforçar em convencer que é alguém de uma ordem superior através do uso de palavras e tópicos desconhecidos aos outros, é uma das melhores maneiras de destruir sua popularidade. Se você deseja vender a si mesmo para os outros com êxito, você precisa negociar com eles no nível deles, através de termos que eles possam entender.
O Fanfarrão
11. Invejar os outros que são bem-sucedidos é um traço que destrói uma personalidade agradável. Os verdadeiros homens e mulheres notáveis são todos conhecidos por serem generosos, simpáticos e alegres em relação a boa fortuna dos outros.

12. Negligencia com a postura corporal e com as roupas nunca atraí, mas sim sempre repele os outros. As roupas não fazem o homem, como se costuma dizer, mas elas certamente dão a ele um bom começo... Se elas são apropriadas e vestidas devidamente. Falta de cuidado com o porte corporal e a postura, é imediatamente creditado a uma atitude mental negativa.

"Se você está livre desses doze hábitos comuns, que tornam alguém impopular, você provavelmente possui uma personalidade agradável. Existem outros cinco hábitos negativos, que tornariam alguém impopular que não foram mencionados nesta apresentação, mas são menos relevantes.

"Lembre-se disso: Se você não é apreciado por outras pessoas, você pode ter certeza de que há uma razão, que você pode detectar e corrigir. Não é natural para uma pessoa não gostar de outra sem uma causa.

"Antes de você poder fazer uso total da chave-mestra do sucesso, você precisará tornar a sua personalidade agradável. Isso irá requerer coragem de sua parte e honestidade com você mesmo.
Coragem
"Uma personalidade agradável está perto do topo da lista de vantagens, que pode tornar uma pessoa verdadeiramente rica. Eu me impressionei com essa verdade há muitos anos atrás, quando ouvi Andrew Carnegie dizer que pagou ao seu braço direito, aliado de 'Mente Master', Charles M. Schwab, 75.000 dólares por ano pelos serviços que ele prestava diretamente. Mas ele frequentemente dava ao Sr. Schwab um bônus no final do ano de 1 milhão de dólares, pela influencia que ele exercia em seus colegas de trabalho, por causa de sua personalidade agradável.
Honestidade
"Então, vê você, Andrew Carnegie, colocou um valor em uma personalidade agradável, mais de 10 vezes maior que o valor que ele dava para o serviço pessoal de seu homem de confiança. Talvez, isso dê a você uma pista que ajude a aumentar o valor de mercado da sua personalidade.

"Desejo-lhe saúde, prosperidade e paz de espírito."
--
* Segundo Elie Wiesel (foto indiferença):

O oposto do amor não é o ódio, é a indiferença. 
O oposto da arte não é a feiura  é a indiferença. 
O oposto da fé não é a heresia, é a indiferença. 
E o oposto da vida não é a morte, é a indiferença.

Um comentário: