quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Iniciativa Pessoal

A iniciativa é um tipo especial de ação. É fazer algo que precisa ser feito sem que se seja mandado fazê-lo. A pessoa de iniciativa está se candidatando a posições que lhe proporcionem maiores rendas em todos os negócios e profissões. [David J. Schwartz]

Essa é a nona apresentação de Napoleon Hill sobre os princípios do sucesso e é sobre: Iniciativa Pessoal!

"'Iniciativa Pessoal' é o dínamo que coloca a faculdade da imaginação em ação. No Processo de transformar o grande propósito definido de alguém em seu equivalente físico, ou financeiro. Se você mira o sucesso acima da mediocridade, você precisa aprender a agir de acordo com a sua própria 'Iniciativa Pessoal', porque o seu sucesso é algo que você precisa atingir por si mesmo, sem alguém lhe dizer o que fazer, ou como fazer.
Iniciativa Pessoal
"Casualmente Cyrus H.K. Curtis, o antigo dono do jornal Sartuday Evening Post, e um dos meus colaboradores na organização da filosofia da 'Ciência do Sucesso', foi o responsável por um lema sobre 'Iniciativa Pessoal' de tão grande importância que eu quero que você o tenha. Ele disse: 'Há dois tipos de homens que nunca irão longe. Aqueles que não conseguem fazer o que lhes manda, e aqueles que conseguem fazer apenas o que lhes manda'.

"É claro que a implicação do Sr. Curtis é muito clara, ele sugeriu que aqueles que conseguem algo de valor na vida, são aqueles que agem de acordo com a própria iniciativa pessoal, sem que alguém diga a eles o que fazer, ou porque devem fazer.

"Os homens que se destacam nas mentes do público como grandes sucessos dos dias de George Washington – um dos maiores revolucionários da história – até o presente, são aqueles que escolheram as suas próprias ocupações, negócio, ou profissão e agiram conforme a própria 'Iniciativa Pessoal', para alcançar seus propósitos. E aqueles que estão progredindo mais rápido nos dias de hoje, não importando em qual posição eles começaram, são aqueles que promovem a si mesmos a um plano mais alto de vida, agindo de acordo com a própria 'Iniciativa Pessoal'.
Um plano mais alto
"O hábito da 'Iniciativa Pessoal' não apenas inspira a pessoa a agir com a sua própria responsabilidade, mas também a influencia a persistir até que se complete aquilo que empreendeu, de um jeito agradável para todos os interesses, por que ela sabe que um vencedor nunca desiste e aquele que desiste nunca vence.

"E aqui é lugar apropriado para dizer algo que eu talvez devesse ter sido dito antes; a saber: 'Um grande sucesso é feito de um grande numero de pequenas circunstancias, sendo cada uma delas tão pequena e aparentemente insignificantes, que a maioria das pessoas passa por elas sem prestar a atenção'.
O sucesso nem sempre é aparente
"Alguns podem pensar, por exemplo, que o hábito da 'Iniciativa Pessoal' não é importante, mas apenas precisamos olhar nos registros de alguns grandes sucessos, para reconhecer que a 'Iniciativa Pessoal' foi um fator importante, sem o qual eles nunca teriam alcançado o sucesso. Por exemplo, ninguém disse a F.W. Woolworth para começar uma loja de 5/10 centavos, a ideia foi dele próprio. Ele agiu de acordo com a sua própria 'Iniciativa Pessoal' para colocar sua ideia em ação, e viver para ver sua fortuna ultrapassar milhões de dólares.

"Meu ilustre colega de trabalho, W. Clemente Stone, iniciou sua empresa de seguros a partir de sua própria 'Iniciativa Pessoal', com um capital operante de apenas 100 dólares, mas ele persistiu sobre a mesma 'Iniciativa Pessoal, e com esse humilde inicio fez render uma renda bruta anual de muitos milhões de dólares.

"E foi esse mesmo hábito de agir com a própria 'Iniciativa Pessoal', de fazer a coisa que ele queria fazer, que inspirou o Sr. Stone a juntar forças comigo e levar a filosofia da 'Ciência do Sucesso' a milhões de pessoas ao redor do mundo. Um empreendimento que se acredita ter ajudado mais pessoas a encontrar os seus lugares no mundo, do que qualquer outra influencia durante muitos e muitos anos.
A Chave-Mestra
"O habito da 'Iniciativa pessoal' foi à característica principal que ajudou Henry J. Kaiser a construir um grande império industrial e elevar a si mesmo a uma posição superior no mundo industrial. Foi esse traço da 'Iniciativa Pessoal' que inspirou o Sr Kaiser a acumular tal enorme recorde na construção de navios durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar do fato de ele nunca te construído navios antes.

"Um dia quando eu estava palestrando para uma de minhas turmas, eu mencionei o maravilhoso recorde de Henry J. Kaiser na construção de navios; mais barato e rápido do que construtores de navios experientes eram capazes de fazer. Quando um dos meus alunos manifestou-se e disse: 'O Sr. Kaiser ter sido amigo de Jesse Jones, do Federal Reserve Bank (FED) não fez mal para as chances dele ser bem-sucedido, fez?'

"Bem, por um momento pareceu que essa pergunta havia me colocado em uma situação difícil, mas eu logo recuperei a minha compostura e reagi com essa resposta: 'Não; conhecer o Sr. Jones não fez mal para as chances dele, mas pense nas centenas de industrialistas, e que muitos deles também conheciam o Sr. Jones, mas não usaram a sua Iniciativa Pessoal para conseguir a ajuda financeira dele'.
Ajuda para chegar lá
"'Iniciativa Pessoal' é uma qualidade, que inspira a pessoa a formar amizades e fazer contatos com pessoas que podem ser de grande ajuda em tempos de necessidade. Foi a minha iniciativa pessoal que influenciou Andrew Carnegie, a me dar uma oportunidade de organizar a filosofia da 'Ciência do Sucesso'.

"Eu agora quero dar um resumo dos atributos mais importantes, da pessoa que tem 'Iniciativa Pessoal' suficiente para lhe dar liderança na ocupação que escolheu:

1. Primeiro de tudo, a pessoa que segue o hábito da 'Iniciativa Pessoal' tem um propósito definido na vida e um plano para a sua realização.
Um Propósito Definido
2. E certamente possuí uma aliança de 'Mente Master' com aqueles cuja ajuda é essencial para a realização de seu propósito maior.

3. A pessoa tem a persistência necessária e a vontade de vencer para fazê-la continuar quando desanimar e encontrar obstáculos seria fácil.

4. Ela toma decisões corretamente quando possuí os fatos necessários, sobre os quais se basear e as muda vagarosamente se em dúvida.

5. Ela segue o hábito de fazer mais do que aquilo pelo qual foi pago, e faz com uma atitude mental agradável, positiva.

6. Ela aceita responsabilidade total, por tudo que empreende, e nunca transfere a responsabilidade quando as coisas dão errado.

7. Ela consegue receber críticas sem ressentimentos, porque aprendeu a se beneficiar com isso.

8. Ela sabe quais são os nove motivos básicos que inspiram todos os esforços humanos (subsistência, proteção, afeto, entendimento, criação, participação, diversão, identidade e liberdade) e nunca pede a ninguém que faça qualquer coisa para ela, sem dar a essa pessoa um motivo adequado para fazê-lo.
Hierarquia das necessidades humanas
9. Ela nunca expressa uma opinião sobre qualquer coisa a menos que tenha pensado sobre o assunto e esteja preparada para expressar como chegou a sua opinião.

10. Ela segue o hábito de ouvir bastante, e falar somente quando tem algo a dizer que pode beneficiar a si mesma e aos outros.

11. Ela tem um sentido bem desenvolvido de observação de pequenos detalhes, e conhece o trabalho dela, dos pequenos aos maiores detalhes.

12. Ela nunca diz a ninguém para fazer qualquer coisa sem indicar porque deve ser feito e como deve ser feito da melhor maneira.

13. Ela segue o hábito de concentrar sua total atenção em uma coisa de cada vez.

14. A atitude mental dela é positiva, todas às vezes quando está se comunicando com outras pessoas.

15. Se você perguntar algo a ela, ela lhe dará uma resposta direta, mesmo que tenha que lhe dizer que não sabe a resposta certa.

16. Ultimo, mas talvez o mais importante de todos. Ela nunca deixa para amanhã aquilo que já deveria ter sido feito. Porque ela sabe que o hábito da 'Procrastinação', está bem perto do topo da lista das causas do fracasso.
Procrastinação
"Se você consegue se encaixar em cada um desses 16 traços da 'Iniciativa Pessoal', você é um líder na sua área de empreendimento.

"Quando você for se examinar no tópico da 'Iniciativa Pessoal', apenas lembre-se que o seu sucesso, ou o seu fracasso depende grandemente da ação que você tem em relação com a sua ocupação.

"Ninguém irá lhe dizer o que você tem que fazer e ninguém ira lhe dizer o que não fazer. A decisão deve ser sua e você deve persistir e executar sua decisão, com a sua própria 'Iniciativa Pessoal'. Se você trabalha por ordenado, ou salário, você deve desejar promover a si mesmo através de sua própria 'Iniciativa Pessoal' até o topo da escala da sua ocupação e lembre-se que a sua promoção está inteiramente em suas mãos.
Ao topo da escala
"Nas apresentações anteriores lhe foi dado um plano dos passos que você deve seguir para promover a si mesmo, para qualquer situação na vida que você deseje. Agora me deixe dar uma breve recapitulação dos 08 princípios que nós tratamos anteriormente:

1. Definição de propósito. A esta altura você deve saber o que mais quer da vida, e deve ter um plano para conseguir isso. Aqui está a circunstancia mais importante de toda a sua vida, pois você precisa agir conforme a sua 'Iniciativa Pessoal', porque ninguém mais pode lhe dizer o que você deve querer mais.
Definição de Propósito
2. O Conceito Mente Master. Se você ainda não formou uma aliança amigável com aqueles que podem lhe ajudar a realizar o seu grande propósito de vida, você deve agir de acordo com a sua 'Iniciativa Pessoal' e formar essa aliança imediatamente.
Aliança Mente Master
3. Andar a Milha Extra. Isso é imprescindível, se o seu grande propósito é algo além da mediocridade.
Andar uma milha extra
4. Fé Aplicada. Esse é o principio que lhe dá poder para realizar o seu grande propósito definido e todos os propósitos menores.
A fé aplicada é acreditar e agir
5. Uma Personalidade Agradável. É uma qualidade de valor inestimável, e ela também é algo que você precisa adquirir através da sua 'Iniciativa Pessoal'.
Uma Personalidade Agradável
6. Autodisciplina. O sexto princípio do sucesso é também algo que você adquire através da sua 'Iniciativa Pessoal'.
Autodisciplina
7. Uma Atitude Mental Positiva. Que é a mais importante das 12 grandes riquezas da vida, e é também o produto de sua própria 'Iniciativa Pessoal'.
Uma atitude mental positiva: "Eu posso!"
8. Entusiasmo. É um estado mental que somente você pode gerar através da sua 'Iniciativa Pessoal'.
Entusiasmo
"Portanto, você vê que a 'Iniciativa Pessoal' entra em todos os princípios do sucesso. Agora, deixe-me lembrá-lo(a) que há dois tipos de pessoas que nunca irão longe: 'Aqueles que não conseguem fazer o que lhes manda, e aqueles que conseguem fazer apenas o que lhes manda'."
-- 
Linhas de vida
um poema de ação para a vida     

Pura luz

Somos muitos que amam
Nós amamos a paz
Nós amamos para que todos possam comer
Nós amamos de modo que a terra possa ser pura
Nós amamos de modo que a água possa ser pura
Nós amamos para que o nosso ar possa ser puro
Nós amamos de modo que um espaço de amor
se construa entre todos os seres humanos

Que o fogo do amor
Queime todos os nossos problemas com o amor

Pura luz

Nós somos muitos a agir
Agimos para a paz
Agimos para que todos possam comer
Atuamos para que a terra seja pura
Agimos de forma que a água seja pura
Agimos para que nosso ar seja puro
Agimos para que uma força de amor
construa-se de seres humanos

Que o fogo do amor
Queime todos os nossos problemas com amor.
-- 
Linha de Vida
O 'poema ação' chamado "Linha de Vida" foi concebido como uma oração sem religião. O objetivo era espalhar energia conceitual em uma direção coletivamente útil, pela declaração de objetivos comuns para a sobrevivência: "Para o amor, porque hoje em dia a anemia espiritual parece estar associada com a fome emocional; para a ação, pois a ação em pensamento por si só não é suficiente para provocar mudança".

Amor e ação aplicados à paz, à escassez de alimentos e da pobreza, e para os principais problemas ecológicos: a poluição do solo, do ar e da água. O poema é uma passagem do amor para a ação, com intenção de queimar todos os problemas.

Este 'poema ação' foi distribuído a partir de Genebra em 12 de Dezembro de 1985. Ele consistia de 50 mil cartões postais impressos com um guia ao usuário, que consistia em enviar o poema aos amigos de tal forma que ele se espalhasse tão rápido quanto possível. Uma conferência de imprensa foi organizada para o lançamento do poema ação e foi apresentada uma ideia de um imposto para beneficiar os países pobres. Mais de 27 anos depois, ainda falta muita ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário