quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ser ou não ser. Qual a questão?

Acredita,        
se eu não fosse quem eu sou,
se eu não fosse Alexandre,
queria ser Diógenes.
(Alexandre da Macêdonia, O Grande)

Alexander encontra Diógenes (Pintura de Sebastiano Ricci)
Essa semana chegou ao termino, na empresa que trabalho, um excelente curso que participei; de "Comunicação & Negociação", com Roza Moscardi (http://www.rozamoscardi.com.br/). Durante o curso, foi realizado um choque comportamental que me ajudou a reconhecer e fortalecer alguns aspectos pessoais pouco exercitados e/ou muitas vezes acomodados.

Depois disso, conversando com um amigo, me lembrei da frase que abre esta publicação, pois ela enfatiza o reconhecimento máximo de si mesmo. Alexandre, ao expressar sua admiração por Diógenes, explicita que se fosse para ele ser outra pessoa, ele somente e tão somente seria, se ele não fosse quem ele era. Note o PODER pessoal afirmado na frase. O maior poder do Universo está dentro de nós, se aprendermos a usar este poder interior, nada pode nos impedir de chegar onde quisermos, de ser tudo que podemos ser.

A frase de Alexandre, O Grande, encontra-se na ótima trilogia de Valerio Massimo Manfredi, Aléxandros.

Apesar de o cotidiano "segurar" algumas publicações do Blog, elas aguardam no "forno", o que aproveito para agradecer todos os comentários deixados, as visitas realizadas e como canta o violeiro, vamos 'tocando em frente' (belíssima composição de Almir Sater e Renato Teixeira).

Encerro a publicação de hoje, com um poema de Nótlim Jucks, que expressa um sentimento no limiar, sublime, puro e simplesmente. Um grande abraço a você que chegou até aqui ;-)
Silêncio (Ilustração de Ma Deva Padma)
Sendo amor
poesia de Nótlim Jucks

Aqui em meio à tranqüilidade
nem um pouco interrompida,
meu coração se acalma
e minha mente se dirige a Deus.

Há uma perene incerteza no ar,
mas não nos cabe conhecer o amanhã.
Hoje devemos fazer por merecer,
tudo que temos e que podemos ter.

Eu carrego em meu coração um amor puro,
livre de inveja ou cobiça
e tento a cada dia deixá-lo mais livre,
de forma que ele se torne tudo que pode ser.

Mas há uma vontade imensa
de estar presente e ser importante.
Sem falsas verdades ou meias mentiras,
apenas com cuidado a pessoa amada.

O amor tem dessas coisas,
preenche nossa vida e ilumina.
Mas por vezes nos castiga
sem vontade é verdade, mas judia.

Por isso é difícil interpretar o amor.
Conhecer suas nuances de dor
e seus prazeres de paixão e calor,
se não fosse assim não seria amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário