domingo, 24 de outubro de 2010

Toques

O "Mirtu's Blog - A poesia é a pintura que fala", completou no mês passado, um ano de existência. Foi um ano de idas e vindas, voltas e reviravoltas, em que os amigos compartilharam comigo o que acharam interessante no Blog, ou porque o Blog não era interessante. Então pautando os objetivos da existência do Mirtu's Blog – divulgar os trabalhos do poeta e contista Nótlim Jucks, e minhas experiências cotidianas – o resultado foi e é satisfatório.

As duas últimas publicações continham alguns elementos que hoje são muito utilizados em palestras empresariais, nos mais diversos níveis, ao redor do mundo. O conto "Águias Livres" e o trabalho sobre "A Escola de Mistérios" engendram histórias de formação de equipes, gerencia de conhecimento e ademais. Mas o melhor das duas publicações é simplesmente a tentativa de diversificação de pensamento.

A partir de hoje o Mirtu's Blog tem uma mudança em seu título, visando se tornar menos especifico aos navegantes que aqui atracam e contemplando melhor a diversidade de trabalhos aqui publicados. Desta forma nasce o "Mirtu's Blog – Contos Crônicos & Pinturas que Falam", um lugar em que sempre se encontra algo sobre literatura, cinema, música e arte... um pouco de política, sócio-economia, filosofia e história... e alguma coisa sobre o amor. Os "Contos Crônicos" são contos enraizados na mitologia; na mitologia de todos os tipos e tempos, que procuram trazer algum sentimento mais profundo ao cotidiano. "Pinturas que Falam" são poesias livres de estereótipo, que por vezes gostariam de ter sido canções e por outras queriam ter sido desenhos, animados ou imaginados.

Para inaugurar o "Mirtu's Blog – Contos Crônicos & Pinturas que Falam", faço uma homenagem a meu afilhado, que quarta-feira passada fez aniversário. Ele nasceu no mesmo dia que a imperatriz japonesa Michiko Shoda – 20/10 - e esta não é única coincidência entre eles, pois meu afilhado é de descendência oriental – um pequeno samurai – e espero que ele enfrente os desafios e surpresas que a vida lhe propuser, com obstinação e personalidade, qualidades típicas destes guerreiros e de sua imperatriz.

Feliz até Dormindo
Conversando com o mestre Issa, o mestre me deu algumas dicas de como realizar esta homenagem, pois eu quero agradar meu afilhado e não que ele "pague mico" com os colegas. Assim o mestre recomendou que eu desse alguns conselhos – que irei chamar de "toques" – sobre alguns assuntos que podem ser importantes nessa fase da vida. (Ah.... o pequeno samurai fez 15 anos =)

01º Toque – Dinheiro

Dinheiro não trás felicidade. Mas ajuda bastante. Essa é a grande verdade. Por isso é importante pensar na grana que você vai precisar pra sair com aquela garota que você curte. O dinheiro dos pais é válido até certo ponto, mas a moral é maior quando a grana é sua – aquela que você ganhou fazendo algum trabalho que você acha um saco.

Eu nunca dei muita importância para o dinheiro. Tudo que "aparecia" na minha carteira, eu gastava. E só existiam duas maneiras do dinheiro "aparecer" na minha carteira, ou meu pai me dava, ou era a grana que sobrava do meu salário de office-boy – afinal eu tentava pagar meu colégio (mas meu pai sempre teve que me ajudar, ou com o colégio, ou com a balada).

Então faça melhor do que eu, não "desapareça" com a grana que você conseguir, pense sempre um pouco mais adiante; no carro que você vai querer comprar, na casa que você vai querer ter, na família que você vai querer formar. Mesmo que você não queira essas coisas, pois cada um deseja uma coisa – cuide do seu dinheiro, para que ele nunca lhe falte e você sempre possa curtir a vida, e ter o necessário para não deixar de ser feliz. A felicidade é uma opção, você escolhe estar feliz, ou escolhe estar triste; o dinheiro só te ajuda a ter mais conforto, a poder fazer mais coisas, afastando uma porção de coisas que podem fortalecer a tristeza; mas a felicidade só existe dentro de você e compartilhando-a com as pessoas que você ama.

02º Toque – Sexo, Drogas & Rock 'n' Roll

Antes de qualquer coisa, saiba que filmes pornôs não são manuais de sexo. Não ache que assistindo filmes de sacanagem, você vai manjar tudo sobre sexo (vão dizer que um garoto de 15 anos não tem permissão de assistir filmes adultos, mas quando a gente quer a gente consegue). Não acredite em tudo que seus pais dizem, as experiências deles não necessariamente serão as suas. Ouça-os com relação aos conselhos que eles lhe darão sobre se cuidar, se prevenir de doenças e escolher bem suas companhias.

Saiba que suas experiências serão únicas e diferentes entre você e a pessoa que as compartilhar com você.

Quando você estiver com uma garota, lembre-se de três coisas: atenção, dedicação e concentração. Obviamente você não vai se lembrar de todas essas três coisas e por vezes, de nenhuma delas, muitas vezes você não vai se lembrar de nenhuma delas; mas se esforce. Independente da garota com quem você estiver, preste atenção nela; no momento ela é tudo que você precisa ter em mente. Preste atenção nos movimentos dela e tente perceber o que a deixa a vontade e com vontade. Então se dedique. É como nos jogos de videogame; para passar de fase, você precisa de atenção, dedicação e concentração; no sexo não há um código secreto que quando digitado te transforma nO Cara. Cada vez, é um jogo diferente, mesmo que seja com a mesma pessoa. A concentração entra junto com a dedicação. Dedique-se em descobrir o que mais agrada a garota, não pergunte a ela diretamente, interaja com ela, procure descobrir, faz parte do dedicar-se com atenção ao jogo. Concentre-se nela, no que você está fazendo, seu objetivo é chegar ao "high score" e você só "finaliza o jogo" se ela estiver com você. É como se você estivesse jogando Golden Axe, e você fosse o Ax Battler, o Bárbaro e ela a Tyris Flare, a Amazona; vocês só terminam o jogo "lutando" juntos, aí sim vem o regozijo pela vitória.

Tyris Flare, a Amazona
Bom, tem mais uma porrada de coisas que podem ser ditas sobre sexo, mas acredito que isso ajuda na primeira vez e com as garotas especiais. Ah... todas as garotas são especiais, cuide bem delas e elas cuidarão bem de você. Se alguém te disser que você tem que ter pegada; não é força, é atitude, firmeza e consistência no que se faz.

As drogas; as drogas vão chegar até você, isso é quase certo. Por isso, tenha muito claro em mente, que a felicidade não está em pílulas alucinógenas, cigarros naturais, ou pós mágicos. Qualquer viagem prometida pelas drogas, pode ser empreendida sem elas. E saiba que algumas viagens feitas com as drogas, só possuem passagem de ida. Tudo na vida se resume as escolhas que fazemos e as conseqüências que essas escolhas trazem. Jamais assuma para você o que outra pessoa sente ao praticar determinada coisa; cada ser humano produz uma reação diferente a cada uma das coisas que o corpo é submetido. Se você quiser experimentar para curtir; experimente fazer um esporte de aventura, experimente conquistar aquela garota que todos acham impossível; os efeitos hormonais produzidos por estas experiências são muito superiores, a curtição que uma droga pode te trazer – sem os efeitos colaterais e a dependência que as drogas causam. Lembre-se, as escolhas são suas – é sua vida – você que terá que lidar com qualquer conseqüência, boa ou má; não deixe que escolham por você, não vá na onda; faça sua onda.

Quanto ao Rock 'n' Roll. O Rock 'n' Roll liberta. Ele tem em si, todos os estilos. Seja bastante eclético com relação aos seus gostos músicais. Se puder, fuja de modismos; siga seu ouvido, os sons que mais lhe agradam. Você vai perceber que Beethoven é Rock 'n' Roll, que Vinícius de Moraes é Rock 'n' Roll, que Maria Gadú e Marisa Monte são Rock 'n' Roll; o Rock 'n' Roll fala ao coração, a mente, a alma. Isso é Rock 'n' Roll.

Para finalizar, segue de coração, a poesia Desejo (ou, Os Votos), de autoria de Sergio Jockymann, que foi publicada em 1980 no Jornal Folha da Tarde, de Porto Alegre-RS e que a maioria atribuí a Victor Hugo - esta correção não desmerece a vasta obra do escritor e poeta francês, muito menos diminuí a poesia de Sergio Jockymann.

03º Toque - O que te desejo

Desejo primeiro, que você ame,
e que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer
e esquecendo não guarde mágoa.

Desejo também que tenha amigos,
que mesmo maus e inconseqüentes,
sejam corajosos e fiéis,
e que em pelo menos num deles
você possa confiar sem duvidar.

E porque a vida é assim,
desejo ainda que você tenha inimigos;
Nem muitos, nem poucos,
e que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
para que você não se sinta demasiado seguro.

Desejo ainda que você seja tolerante;
não com os que erram pouco, porque isso e fácil,
mas com os que erram muito e irremediavelmente,
e que fazendo bom uso dessa tolerância,
você sirva de exemplo aos outros.

Desejo que você sendo jovem,
não amadureça depressa demais
e sendo maduro, não insista em rejuvenescer,
e que sendo velho não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor
e é preciso deixar que eles escorram por entre nós.

Desejo também, que você plante uma semente
por mais minúscula que seja,
e que acompanhe o seu crescimento
para que você saiba de quantas muitas vidas
e feita uma árvore.

Desejo por fim que você sendo um homem,
tenha uma boa mulher,
e que sendo uma mulher,
tenha um bom homem
e que se amem hoje, amanhã e no dia seguinte,
e que quando estiverem exaustos e sorridentes,
ainda haja amor para recomeçar.

E se tudo isso acontecer,
não tenho mais nada a desejar.

PS: Amo Você Carinha! Perdoe-me se não sou tão presente quanto eu deveria ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário