quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Brasil

"Viva a independência e a separação do Brasil. 
Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, 
juro promover a liberdade do Brasil. 
Independência ou Morte!"
D. Pedro I, em 7 de setembro de 1822, às 16:30hs
Brasil visto de fora
Há uma lenda sobre quando os Indo-Europeus migraram para uma ilha mítica no Oceano Atlântico, de nome Hy Breasil (em céltico); ou O'Brazil (em gaélico) – que significa: "os descendentes do vermelho", referência ao enorme vulcão (chamado Celta) das maravilhosas histórias contadas na ilha.

Ilha essa, que um mortal comum não podia ver e somente uns poucos escolhidos eram abençoados com sua visão; ilha essa, que mais tarde descobriu-se não se tratar de uma ilha, mas de um continente; por assim dizer. Ao qual deram o nome Brasil – nome que não foi retirado da madeira avermelhada encontrada em suas terras, mas sim das narrativas míticas que levaram à sua identificação. Pois, porque se chamaria àquela madeira pau-brasil, se a palavra Brasil não tivesse um significado mítico, ligado com certeza às brasas vermelhas da erupção do maravilhoso Celta – que hoje jaz adormecido.

E eu, brasileiro do mundo, na descendência e no nome, brasileiro nato; índio, negro, europeu – até mesmo pardo podem dizer que sou, mas brasileiro, sem sombra de dúvida; passei o dia procurando meios de dizer algo sobre o país que eu amo, e descobri no próprio Blog que mantenho todas as homenagens que eu poderia prestar a minha pátria.

O Brasil não é um sonho – apesar de suas belezas serem – é uma realidade; não é o país do futuro, é o país do agora, de cada um de nós, e cabe a nós torná-lo tudo que ele pode ser. Assim a mãe gentil pode se sentir digna e plena com seus filhos heróicos que não fogem à luta, espelhando a grandeza do colosso.

Chegada dos Portugueses ao Brasil
[Quarta-feira, 22 de Abril] E à quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves, a que chamam fura-buchos. E neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra, isto é, primeiramente d’um grande monte, mui alto e redondo, e d’outras serras mais baixas a sul dele e de terra chã com grandes arvoredos, ao qual monte alto o capitão pôs nome o Monte Pascoal e à terra a Terra de Vera Cruz.
Pêro Vaz de Caminha
A Carta de Pêro Vaz de Caminha

---
Um pouco mais sobre o Brasil:

E Agora Brasil?
http://jrmilton.blogspot.com.br/2015/04/e-agora-brasil.html
O Brasil Deu Certo(?) E Agora?
https://archive.org/details/Brasil.Deu.Certo
Histórias do Poder - Capítulo 1 - Partidos, Alianças e Frentes
https://archive.org/details/Historias.Poder01
Histórias do Poder - Capítulo 2 - A Batalha pelo Voto
https://archive.org/details/Historias.Poder02
Histórias do Poder - Capítulo 3 - Militares, Imprensa e Igreja
https://archive.org/details/Historias.Poder03
Histórias do Poder - Capítulo 4 - Administração Pública
https://archive.org/details/Historias.Poder04
Histórias do Poder - Capítulo 5 - Economia e Política
https://archive.org/details/Historias.Poder05
Arquitetos do Poder 
https://archive.org/details/Arquitetos.Poder

Milton, um Brasileiro
http://jrmilton.blogspot.com/2010/09/o-urso-vermelho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário