segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Profeta

Veja sua vida com mais abrangência e reconheça que "não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana."Teilhard de Chardin
Perspectiva
Depois de uma pequena pausa de fim de ano, o Mirtu's Blog volta às atividades com uma publicação baseada em um livro atemporal, O Profeta.

É um livro em prosa poética e tornou famoso o seu autor, o libanês-americano, Kahlil Gibran. Normalmente ele é facilmente encontrado em lojas de presentes, paradas de viagens e é citado frequentemente em ocasiões em que pensamentos "espirituais" elevados são necessários. A obra nunca foi bem quista pelos intelectuais, e, para alguns leitores, ela pode parecer açucarada ou pomposa, ainda que seu autor fosse um artista genuíno e um acadêmico cuja sabedoria foi conseguida com muito esforço.
O Profeta, de Kahlil Gibran
Minha intenção era esperar o lançamento do longa de animação baseado no livro de Gibran, mas me peguei pensando em como começar o ano do Mirtu's Blog e me lembrei do meu velho mestre Ibrahim Issa Talmur, que este ano em 13 de março completará 100 anos, então nada melhor do que um pouco de espiritualidade e ancianidade.

O livro começa com um homem chamado Al Mustafá vivendo numa ilha chamada Orphalese. Os nativos consideram-no um sábio, mas ele veio de outro lugar e esperou por doze anos pelo navio certo para leva-lo para casa. De um morro sobre a cidade, ele vê o seu navio vindo até o porto e percebe sua tristeza em deixar o povo que passou a conhecer. Os anciãos da cidade pedem-no que não parta. A sacerdotisa dirige-se até Al Mustafá e pede que passe aos anciãos a sua filosofia antes de partir, que fale a sua verdade para as multidões que se juntaram lá. O que ele diz é a base do livro.
Al Mustafá vê o seu navio vindo até o porto
O Profeta proporciona sabedoria espiritual numa gama de assuntos, incluindo doações, comer e beber, roupas, comprar e vender, crime e castigo, leis, ensino, tempo, prazer, religião, morte, beleza e amizade. Correspondendo a cada capítulo, há desenhos feitos pelo próprio Gibran.

Aqui, são apresentados apenas alguns dos temas; no entanto, esse é um livro que pode ser lido por inteiro.

Amor e casamento

Tolo é aquele, diz o profeta, que "procuraria somente a paz e o prazer do amor", pois desejar isso leva à diminuição da pessoa, que viu pouca dor, mas também pouca alegria. Ele diz:
"Quando o amor te reconhece, segue-o
Ainda que seus caminhos sejam árduos e íngremes."

Não podemos desejar que o amor alcance somente certa medida, ou achar que podemos dirigir o seu curso, "pois o amor, se considerar você digno, direciona o seu caminho". Tanto quanto o amor permite o nosso crescimento, também nos poda para que cresçamos bem e muito.

Quando o perguntam sobre o casamento, o profeta se afasta da sabedoria convencional que envolve duas pessoas tornando-se uma só. Um casamento verdadeiro dá a ambas espaço para desenvolver sua individualidade, da mesma forma que "o carvalho e o cipreste não crescem na sombra um do outro". Essa é a regra para um bom companheirismo: "encha um o copo do outro, mas não tome do copo do outro".

Trabalho
"Trabalho é amor tornado visível", Khalil Gibran
Por que o desempregado sente-se tão miserável? É somente a falta de dinheiro? A resposta pode ser encontrada na explicação do profeta do real significado do trabalho:

"Você trabalha para que possa manter o ritmo com a terra e a alma da terra. Pois estar ocioso é tornar-se um estrangeiro diante das estações e afastar-se da procissão da vida."
Manter o ritmo com a terra
Não é meramente a perda do salário ou do status que é tão desgostosa, mas o sentimento de que você foi afastado da sua vida normal.

E nem é suficiente trabalhar somente pelo dinheiro. As pessoas pensam que o trabalho é uma maldição, diz o profeta, mas, ao fazer seu trabalho, "você cumpre uma parte do sonho mais avançado da terra, dada a você quando esse sonho nasceu". Por meio do trabalho, você expressa o amor para se beneficiar dele e satisfazer a sua necessidade de criar. Aqueles que têm prazer no seu trabalho sabem que isto é um segredo para a satisfação, que podemos ser salvos através do que fazemos.

Tristeza e dor
Tristeza e dor
Tristeza esculpe nosso ser, diz o profeta, mas o espaço que ela libera dá lugar para mais alegria em outra estação da vida. Em uma de suas frases mais admiráveis, ele diz: "sua dor é o quebrar da casca que esconde a sua compreensão". Tente maravilhar-se com sua dor como ainda outra preciosa experiência de vida. Se puder fazer isso, você poderá ser mais sereno quanto às suas emoções, como o passar das estações.

Poucos percebem, diz o profeta, que o sofrimento é o meio de nos curar, "a porção amarga por meio de que o médico dentro de você cura o seu eu doente". Da próxima vez que você se sentir triste, pense que isso pode ter sido escolhido por você mesmo em algum nível do seu ser, para trazer um crescimento do seu eu. Sem lutas, não aprenderíamos nada sobre a vida.

Posse
Cuidado com o amor pelas coisas
Cuidado com o amor pelas casas e pelas coisas, avisa o profeta, porque esse confortos arruínam a força da alma. Se você se apega demais às luxúrias da vida doméstica, "a sua casa não vai ser uma âncora, mas um mastro". Você está amarrado a ela quando o navio afundar.

Liberdade
Liberdade
O desejo de liberdade é, em si mesmo, um tipo de escravidão. Quando as pessoas falam sobre desejar serem livres, é normalmente de um aspecto delas mesmas que estão tentando escapar.

Bem e mal
Bem e mal
O mal não existe. O mal é simplesmente a bem que ficou com fome e com sede, e não consegue achar satisfação de suas necessidades em nenhum outro lugar que não a escuridão. Existe a luz e existe a ausência de luz, que é o mal. Faça a luz brilhar sobre o mal e ele desaparecerá.

Oração
Oração
Você não pode pedir nada numa oração, porque Deus já sabe as suas necessidades mais profundas. Como Deus é a nossa maior necessidade, não devemos orar por outras coisas, mas pedir por mais Deus.

O Eu dividido
Batalha da Alma (Rama Vs Ravana)*
O profeta compara a alma a um campo de batalha, em que nossa razão e nossa emoção parecem eternamente opostas. Ainda assim, não adianta em nada lutar contra qualquer um dos dois: você tem de ser um negociador de paz, amando todas as suas partes beligerantes, antes de poder curar-se.

O Eu ilimitado
Eu Maior
O profeta tenta passar àqueles que estão reunidos que a vida que conduzimos na Terra representa só uma fração do nosso eu maior. Nós todos tem um "eu gigante" dentro de nós, mas precisamos reconhecer primeiro que ele possa existir. "Em sua saudade do seu eu gigante é que está a sua bondade", diz o profeta. Na busca do autoconhecimento, então, estamos procurando pelo melhor de nós.

Resumidamente

Tomado como um todo, o livro de Gibran é uma metáfora sobre o mistério da vida: nós passamos pelo mundo e voltamos para o lugar de onde viemos. Enquanto o profeta se prepara para embarcar, fica claro que suas palavras não se referem à sua jornada pelos mares, mas ao mundo de onde ele veio antes de nascer. Sua vida, agora, parece ser como um curto sonho.
Mistério da vida
O livro sugere que devemos ficar agradecidos por qualquer experiência de vida, mesmo que ela pareça cheia de dor, porque, depois da morte, veremos que a vida teve um padrão e um propósito, e que o que nos parece "bom" e "mau" hoje será então apreciado, sem julgamento, como bom para nossas almas. O profeta diz à multidão que espera a sua partida – provavelmente para o seu grande espanto –, que logo "outra mulher conceberá". Ele promete voltar, sem dúvida, como alguma alma avançada, capaz de elevar aqueles que sofrem pela vida, tendo esquecido sua origem celeste.
Devemos ser agradecidos pelas experiências de vida
Ainda assim, podemos entender que o "eu" a que o profeta fala é uma ilusão e que a separação que sentimos de outras pessoas e formas de vida, enquanto estamos na Terra, não é real. Somos meramente expressões de uma unidade que parece esquecida. Conforme ele antecipa a sua jornada, Al Mustafá compara-se à "gota ilimitada num oceano ilimitado". Sentir-se, ser uma manifestação temporária de uma fonte infinita é muito reconfortante e talvez explique o sentimento e liberação que muitas pessoas desfrutam ao ler O Profeta.

Ainda ontem pensava que não era

poesia de Kahlil Gibran

Ainda ontem pensava que não era
mais do que um fragmento trémulo sem ritmo
na esfera da vida.
Hoje sei que sou eu a esfera,
e a vida inteira em fragmentos rítmicos move-se em mim.

Eles dizem-me no seu despertar:
"Tu e o mundo em que vives não passais de um grão de areia
sobre a margem infinita
de um mar infinito."

E no meu sonho eu respondo-lhes:

"Eu sou o mar infinito,
e todos os mundos não passam de grãos de areia
sobre a minha margem."

Só uma vez fiquei mudo.
Foi quando um homem me perguntou:
"Quem és tu?"
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Eu Maior
https://archive.org/details/Eu.Maior
Paladino
http://jrmilton.blogspot.com.br/2011/02/paladino.html
Poeta
http://jrmilton.blogspot.com.br/2011/03/poeta.html
Alquimista
http://jrmilton.blogspot.com.br/2011/06/alquimista.html
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*Rama é o Guru interior, ou Luz que leva o aspirante na guerra (disciplina espiritual) com a ajuda da Concentração (Lakshmana), Devoção e Força de Vontade (Hanuman) e Shakti-Prana disciplinada (Vanar Sena). Os vários demônios auxiliando Ravana são as várias fraquezas e desejos que causam a queda do homem.
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