segunda-feira, 10 de maio de 2010

γνώθι σαυτόν

Oi gentes =)

O Mirtu's Blog anda meio paradão, né? Mas tudo tem uma explicação... mas nem sempre ela convém ser dada =) ... senão fica um lenga-lenga que ninguém merece; e hoje quero aproveitar para falar um pouco sobre o amor – aí me vem um cidadão e diz: 'Pô... cê só fala disso! O blog não é sobre política, sócio-economia, filosofia e história?'.

Então... se houvesse mais amor entre as pessoas, em todos os níveis, isso já resolveria os problemas políticos e sócio-econômicos; para os problemas filosóficos eu recomendaria uma consulta breve em alguns textos de Nietzsche - ele "queimou bastante massa cinzenta" tentando explicar algumas coisas sobre amor (não que ele tenha conseguido); e quanto à história... ela está cheia de amor pra dar... aí recomendo um bom filme: A Outra (com Natalie Portman, Scarlett Johansson e Eric Bana) – para ajudar a ter uma idéia sobre uma das facetas do amor – o desejo – aquele sentimento intenso de atração; que também pode ser chamado de 'paixão', ou 'amor ardente'; sentimento este que muitas vezes tira as pessoas do prumo – que foi o que aconteceu com o rei Henrique VIII.

Aos amigos politizados (ao extremo), prometo que em alguns dias tento publicar algo sobre a Dilma e o Serra. Estes dias vi uma foto deles que eu podia jurar que eles estavam se beijando; mas isso não vem ao caso, mas é importante lembrar que existem outros candidatos além desses dois... a Marina Silva, como exemplo, aparece menos na mídia, mas é pré-candidata também. Bom, voltemos ao assunto de hoje...

Esse fim de semana eu estava conversando com o Jucks (poeta que escreve para o blog), e comentei com ele sobre "frustrações amorosas", mas especificamente as minhas. Então ele me olhou meio torto e me passou um sermão. Só que eu achei bacana a parte do sermão que ele me falou sobre auto-valorização; isso porque, geralmente quando um relacionamento termina, devido a uma iniciativa unilateral, ou quando há um rompimento que move a pessoa que estava na "zona de conforto", essa pessoa tende a achar que tem alguma coisa errada com ela; quando na verdade havia algo errado na relação que ela estava inserida – podendo ser questões de expectativas (o que um espera do outro e da relação), de doação (o quanto cada um se doa ao outro), questões de confiança (se há ou não, quanto), entre outros fatores.

A questão da auto-valorização, é o primeiro amor que devemos cultivar; o amor próprio. Só é possível amar alguém integralmente, quando nos amamos, nos respeitamos e conhecemos a nós mesmos (ainda que 'γνώθι σαυτόν' – conhecer a si mesmo - seja um processo de vida), desta forma estamos preparados para amar outra pessoa; temos o delimitador mínimo, o do respeito.

Depois de me passar o sermão, que acabou sendo instrutivo, o poeta me contou sobre um poema que ele havia composto para uma amiga. Ele me contou mais ou menos a historia e como ela se encontrava em uma situação de impasse, em que sentia muito medo de se entregar novamente a uma relação e se machucar, e um sentimento promissor que nutria por alguém. Eis então o poema que Nótlim Jucks me enviou, que eu acredito, fará sentido para algumas pessoas e para outras será simplesmente um poema...


Uma Luz para Você

Existe uma linha que você precisa cruzar.
Por que se você ficar se sentindo perdida,
e enquanto você ficar sentindo seu mundo se fechar,
com seus sentimentos apertando sua pele,
não haverá como ascender uma luz para você.

Existe uma linha que você precisa cruzar.
Por que se você ficar se sentindo traída,
e ficar sentindo que seu coração esta cego para o amor,
enquanto estas coisas estiverem em sua mente,
não haverá como ascender uma luz para você.

Toda noite há um coração quebrado no mundo,
mas toda noite pode conter um novo amor também.
Você tem que deixar a chuva que caí
levar estes pensamentos e você verá
que toda dor que sente agora terminará também.

Você teve seu mundo agredido,
mas você não deve continuar caindo.
Mantenha-se forte e verá que tudo será como antes.
Você não precisa morrer, você têm que viver.
Estas noites ainda têm muito para te dar.

Existe um lugar escondido, de onde você tem fugido,
mas para onde você precisa voltar,
e este lugar fica dentro de você.
Aí você será capaz de ascender todas as luzes
e terminar com tudo que têm te deixado pra baixo.

Esta noite, por todos os corações que se sentem quebrados.
Hoje à noite, você deve deixar a chuva
levar todos estes pensamentos errados.
Eu te garanto que tudo ficará bem,
mas você tem que querer continuar.

Eu vejo renascer uma luz em você
e sei que você vai se ascender
Você vai brilhar como antes.
Você sabe que em algum lugar
existe algo muito forte implorando para voltar.

É aquela luz que faz seu sorriso brilhar.
É aquele amor que você tem tentado esmagar.
Sei que você tem se sentido perdida,
e que têm tentado cegar seu coração para o amor.
Mas eu te garanto que tudo ficará bem.

Você tem que deixar a chuva que caí
levar estes pensamentos e você verá
que toda dor que sente agora terminará também.
Toda noite há um coração quebrado no mundo,
mas toda noite pode conter um novo amor também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário