domingo, 26 de abril de 2015

Riqueza

Diligência e frugalidade constroem a personalidade ao mesmo tempo em que criam riqueza. Benjamin Franklin
Diligência, ou o cuidado para conseguir algo
Hoje o Mirtu's Blog traz uma publicação especial, uma lembrança ao velho amigo Ibrahim Talmur, um grande mestre que me mostrou alguns caminhos, que em um de nossos vários cafés na 'Livraria Cultura' de Campinas quando conversamos sobre alguns grandes homens, ele me recomentou a leitura de "O Caminho da Riqueza", de Benjamin Franklin.
Benjamin
Franklin foi um dos fundadores dos Estados Unidos, nascido em 1706, foi estadista, revolucionário, escritor, inventor, cientista, bombeiro e enxadrista. Ele realizou experiências inovadoras com a eletricidade, demonstrou que o relâmpago é um fenômeno elétrico e inventou o para-raios. Ele se tornou um abolicionista fervoroso, ajudou a libertar os escravos e opôs-se à escravatura nos Estados Unidos e no resto do mundo. Servidor público incansável, Franklin arriscou a sua fortuna e sua vida ao opor-se ao governo da Inglaterra sobre as colônias americanas. Além disso, seu trabalho por muitos foi como editor, especificamente de almanaques.
Tipografia B.Franklin
Um almanaque é em suma o calendário e, para avivar as páginas, Franklin teve a ideia de preencher os espaços em branco com frases inspiradoras e aforismos. Embora alguns fossem emprestados, outros eram de sua autoria, e eles tornaram-se a plataforma para divulgar sua filosofia caseira de economia e trabalho árduo, mas tornaram-se mais valiosos aqueles que diziam respeito à "busca da riqueza". Chamado de Poor Richard's Almanack ('O Almanaque do Pobre Ricardo' em tradução livre para o português), os volumes de grande venda saíram todos os anos durante um quarto de século.
O Almanaque do Pobre Ricardo
O que foi mais tarde chamado de "O Caminho da Riqueza" era, na verdade, o prefácio do almanaque de 1758. Era um jeito prático de colocar as máximas de Franklin sobre os benefícios da poupança em apenas um lugar; mas o almanaque tornou-se tão popular que foi traduzido para muitas línguas. O que o tornava agradável e memorável era que Franklin fazia uso de uma forma de contar histórias pela qual Richard Saunders (pseudônimo de Benjamin Franklin) teria ouvido um ancião, Pai Abraão, discursando para um grupo de pessoas em uma esquina da cidade enquanto elas esperavam pelo início de um leilão público.
Impressão de "O Caminho da Riqueza"
Os homens ali reunidos reclamavam que aqueles "eram tempos difíceis", mas o sábio ancião tentava colocar algum juízo nas mentes deles – citando muito o almanaque. Naturalmente, isso agradava ao autor, que admitia que, enquanto seus escritos haviam lhe rendido algum dinheiro, a aclamação crítica o havia frustrado. Agora, ele tinha a vantagem ainda maior de poder testemunhar suas máximas tornarem-se conhecimento geral. Com essa estratégia, Franklin obtém benefício duplo (como o grande marqueteiro que era) de anunciar seu próprio produto e dar a ele uma grande credibilidade.

Usando uma frase clichê de um pequeno comerciante, uma das pessoas do grupo sugere que eles não podem prosperar com tantos impostos e assim dá-se início o celebre discurso de "O Caminho da Riqueza":

Sobre Impostos
Para o sábio, uma palavra basta
Se junta uma multidão, esperando a abertura de um leilão. Um homem mais velho passeia perto, e a multidão convence-o a partilhar a sua visão de mundo. O velho é o Pai Abraão, e ele não tem falta de opiniões. Ele aceita falar, mas só brevemente, porque "para o sábio, uma palavra basta". Membros da multidão expressam as suas preocupações sobre a atual situação dos impostos. O Pai Abraão diz-lhes que os impostos são, sem dúvida, pesados, mas nada comparados com os impostos que os cidadãos aplicam a si mesmos, pelo seu comportamento. A ociosidade aplica o dobro, o orgulho o triplo e as loucuras o quádruplo do que aplica qualquer governo. Nenhuma situação pode reduzir ou eliminar esses impostos; somente a morte do cidadão o liberta da sua carga.

Sobre a Diligência
Ociosidade indolente
Um governo verdadeiramente oneroso exige um décimo do tempo de cada cidadão como imposto. Mas a ociosidade tira ainda mais tempo. A indolência reduz a duração da vida porque torna as pessoas mais sujeitas a doença. A letargia funciona como a ferrugem e consome a saúde humana. A atividade mantém as pessoas em forma, da mesma maneira que "a chave que é usada está sempre brilhante". O tempo é o nosso recurso mais precioso. Desperdiçar tempo significa deitar fora o mais valioso bem: os limitados dias da nossa existência. Não se pode reaver o tempo desperdiçado ou recuperá-lo quando forem precisas mais horas para completar alguma tarefa crucial. Qualquer que seja o tempo na Terra atribuído a cada um, nunca será suficiente. Gaste-o sabiamente.
Use sabiamente seu tempo, não o desperdice
Não desperdiçar tempo significa ser diligente. Trabalhe arduamente a cada dia para atingir o que você quer. "Dormir cedo e acordar cedo faz um homem saudável, rico e sábio". Para o indolente, toda a tarefa torna-se difícil. Levantando-se tarde, você tem de correr o dia inteiro para ter alguma esperança de cumprir as suas responsabilidades. Se é preguiçoso, você se move tão lentamente que certamente a pobreza lhe alcançará. Controle o seu negócio, ou seu negócio controlará você. Ao pactuar com sonhos indulgentes você pode perder tudo o que possui, não importa qual seja o desejo de ganhar mais no futuro. "Aquele que vive de esperanças morrerá de fome". Se você transforma a energia de seus sonhos em diligência, você não precisará sonhar. Obter qualquer coisa requer trabalho árduo e sofrimento, mas se você tem um negócio, você possui um bem. Se o seu negócio é uma vocação, você pode pedir pouco mais da vida, porque uma vocação permite a você trabalhar com orgulho, desfrutando o que tem de fazer para ganhar a vida.

Sobre a Procrastinação
Meta já mãos à obra nas tarefas imediatas
"Quem, enquanto os preguiçosos dormem, a terra bem lavrar, terá milho para vender e guardar". Meta já mãos à obra nas tarefas imediatas porque você não sabe quais obstáculos surgirão no futuro. Lembre-se que "um hoje vale por dois amanhãs". Ficar preocupado com seus problemas sem nada fazer dá-lhes a possibilidade de crescerem. O trabalho diligente reduz qualquer dificuldade, espiritual ou financeira. Mas, atender ao trabalho significa executar cada tarefa quando ela deve ser feita, evitando a procrastinação. "Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje". Você deveria ficar envergonhado se o seu chefe o encontrasse sem fazer nada. Neste mundo, em qualquer tarefa, humilde ou importante, você é sempre o seu próprio chefe. Você deve sentir vergonha igual quando estiver ocioso, mesmo se você trabalha para si mesmo.
Em qualquer tarefa, humilde ou importante,
você é sempre o seu próprio chefe
O trabalho pode parecer difícil e interminável, mas se persistir em suas tarefas todos os dias, você verá grandes resultados. Quanto mais devagar, mais trabalho ficará esperando por você. "Pequenos golpes derrubam grandes carvalhos", mas perante todos esses pequenos golpes, você poderá desejar uma pequena pausa. Não a faça; quando não estiver seguro de um minuto, não desperdice uma hora. O lazer é alcançado por quem usa o tempo eficientemente, e você deverá usá-lo para fazer algo de útil. Somente o trabalhador diligente consegue esse tipo de lazer. Um preguiçoso ficará sempre à espera dele.

Sobre a Confiança
Progredir
Aqueles que tecem sem cessar podem usar as roupas que quiserem. Ser diligente significa dar atenção permanente, estável e cuidadosa ao seu trabalho e sua vida, sem confiar excessivamente nos outros. O melhor é ter o seu próprio negócio, porque "aquele que com o arado pretende progredir, ele mesmo terá de querer segurar, querer dirigir". Em seus trabalhos diários, você pode ser o lavrador ou a mula. Se é a mula, você estará sob o jugo de alguém. Mas se escolhe ser o lavrador, você tem de lavrar todos os dias.
Sirva-se a si mesmo
Trate do que é seu, porque "a falta de cuidado causa mais prejuízo que a falta de saber". Confiar demasiado nos outros é o caminho certo para a ruína. Se você trata dos seus próprios negócios, então você sabe que tem um supervisor em que pode confiar. "Se quiser um servidor fiel, sirva-se a si mesmo". Mas se você trata dos seus próprios assuntos, não negligencie nenhum aspecto. "Por falta de um prego, perdeu-se a ferradura; por falta da ferradura, perdeu-se o cavalo; e por falta de um cavalo, perdeu-se o cavaleiro". O que poderia parecer um instante de descuido ou negligência, pode ter efeitos negativos profundos e prolongados.

Sobre a Frugalidade
Ser frugal
Mesmo que você seja diligente e acompanhe os seus assuntos cuidadosamente, tudo será inútil se você não for frugal. Gastar o que você ganha em prazeres efêmeros é enganosamente fácil, mas "cozinha gorda faz a vontade magra". Se quer riqueza, você tem de ganhar dinheiro e poupá-lo. Poupar é muito mais difícil que ganhar. Você deve se abster de extravagâncias dispendiosas, porque "Mulheres e vinho, jogos e fraude / Fazem pequena a riqueza e grande a necessidade". Os pequenos gastos acumulam-se. Ao satisfazer muitos desejos pequenos, você esvaziará o bolso. "Os tolos fazem banquetes que os sábios comem".
Quem compra o que não precisa, venderá o que precisa
À porta da casa de leilões, o Pai Abraão lembra aos membros da multidão que eles se reuniram para comprar coisas desnecessárias. "Vocês chamam-lhes bens, mas se não tiverem cuidado, eles prejudicarão alguns de vós". "Quem compra o que não precisa, venderá o que precisa". A vaidade é uma grande causa de gastos tolos. Muitas pessoas parecem muito bem e andam na moda, mas de barriga vazia. "Sedas e cetins, escarlates e veludos, tiram o fogo na cozinha". Roupas e adereços requintados não são necessidades; nem sequer convenientes. Por esses caprichos os finos arruínam-se, e depois tem de pedir emprestado àqueles que habitualmente não se preocupariam em cumprimentar na rua. Se você é diligente e frugal, nunca precisará pedir emprestado, porque as dívidas arruínam a honra. "Um lavrador em pé é maior do que um fidalgo de joelhos".

Sobre o Orgulho e a Dívida
Dívidas
"Para conhecer o verdadeiro valor do dinheiro, tente pedir algum emprestado". Quem tenta arranjar um empréstimo, encontrará apenas angústia. O orgulho pode levar você a perder qualquer senso razoável dos gastos. Se você adquire um artigo atraente, quererá mais dez. Controlar o primeiro impulso para comprar é muito mais fácil que satisfazer todos os desejos que a sua primeira compra vai desencadear. Mantenha-se em sua condição. Vestir acima de seu estatuto causa inveja a seus pares e os seus superiores considerarão você tolo. De que serve ficar orgulhoso de roupas elegantes se elas trazem sofrimento a sua família? O orgulho não fará você mais saudável, não acalmará a sua dor nem tornará você uma pessoa melhor.
Para conhecer o verdadeiro valor do dinheiro,
tente pedir algum emprestado
Endividar-se significa prescindir da sua liberdade, dignidade e poder. "O segundo vício é mentir, o primeiro é endividar-se". Você pode gostar da ideia de comprar agora e pagar em seis meses, mas durante esses seis meses e provavelmente depois, o seu credor tem um verdadeiro controle de sua vida e seus assuntos. Se tiver de atrasar o pagamento, você ficará tão envergonhado ao ver a pessoa a quem deve, e se esgueirará, dando desculpas e sacrificando a sua honra por uns cêntimos. Se você é livre, não precisará ficar com medo nem mortificado por encontrar qualquer outro indivíduo. Porém, estar endividado rouba de você o seu caráter e a sua fibra moral. "Saco vazio não fica em pé".
Estar endividado rouba de você o seu caráter
e a sua fibra moral
E se o governo promulgasse uma lei que proibisse você de vestir como um cavalheiro ou uma dama, ou comer uma refeição requintada? Você argumentaria vigorosamente que tem o direito de vestir e comer o que você quer. De fato, quando você se endivida, se sujeita a uma tirania semelhante. Toda a autoridade sobre a sua vida reside em seu credor. Você pode pensar que assinou um excelente contrato com seu credor, e que, com todo o tempo previsto no contrato, não terá problemas para pagar. Mas quando você tem dívidas, o tempo parece passar mais depressa que habitualmente. Lembre-se também que "os credores têm melhor memória do que os devedores". Os credores prestam muita atenção ao calendário e tem sempre presente a data. Você pode ter esperança de que os seus credores esqueçam a data de pagamento, mas eles nunca esquecerão. Inevitavelmente, você sentirá que o prazo é muito mais curto do que você gostaria. "A Quaresma é curta para quem tem dívidas a pagar na Páscoa". Obter fundos será sempre difícil, mas o gasto é perpétuo - a única coisa tão certa como a morte. "É mais fácil construir duas chaminés do que manter uma funcionando". Você se sentirá muito melhor indo para a cama com fome do que acordando endividado. "Ganhe o que puder, e guarde o que ganha".

Sobre o Conhecimento e os Bons Conselhos
Peça bênção com humildade
"A razão e a sabedoria devem formar a base da doutrina que você segue". Mesmo sendo poupador, prático e consciencioso, você ainda precisa da bênção do céu. Peça esta bênção com humildade, e não esqueça aqueles que claramente não têm essa bênção. Seja modesto, caridoso e ajude os menos afortunados.

"A experiência mantém uma preciosa escola, e os tolos não aprenderão em nenhuma outra". Você pode oferecer conselhos sábios, mas "aqueles que não podem ser aconselhados, não podem ser ajudados". Só porque alguém escuta o seu conselho não significa que vá mudar.

Então...

À medida que o discurso do ancião chega ao fim, o leilão começa e as pessoas esquecem-se de tudo que ouviram "comprando com extravagância".
Consumo baseado em dívida
O caminho da riqueza parece estar bem marcado, mas poucos estão dispostos a adaptar-se à modesta disciplina que a jornada requer. Ao invés disso, muitos de nós escolhemos a estrada brilhante do consumo baseado em dívida, que mais tarde descobrimos estar coberta por cipós e espinhos.

Muito tem se falado que Franklin não seguia seu próprio modelo de economia e indústria, e é verdadeiro que sua fama advém de sua capacidade de assumir riscos e aquisições arrojadas. "O Caminho da Riqueza" talvez aparente ser voltado apenas para os humildes em tempos difíceis, um curioso ensaio de valor histórico. Mas considere que Warren Buffet, o maior investidor que o mundo já viu, gosta de citar as máximas do livro e vive de acordo com seus princípios de economia, indústria e aversão às dívidas. O sucesso muitas vezes exige visão e que riscos sejam assumidos, mas para cuidar dos detalhes de sua vida e controlar as despesas, é saudável lembrar-se das palavras do Pai Abraão. 
O maior investidor que o mundo já viu
Essa lembranças de um ancião para outro, é o que o mestre Issa desejava que eu aprendesse, e talvez compartilhando com vocês eu aprenda.
--
Um pouco mais sobre as riquezas da vida
http://jrmilton.blogspot.com.br/2012/10/as-doze-riquezas-da-vida.html
e prosperidade
http://jrmilton.blogspot.com.br/2015/04/prosperidade.html

2 comentários:

  1. Excelente texto. Ainda não li o livro, mas pelo que ouço falar, parece ser ótimo.

    Não sabia que o Caminho da Riqueza era o prefácio do Almanaque do Pobre Ricardo. Falando nisso, existe o Almanaque em português? Já procurei em tudo que é canto e não achei.

    Abç

    ResponderExcluir
  2. Olá, você pode de vez em quando pesquisar na Estante Virtual, http://www.estantevirtual.com.br/ ;-)

    ResponderExcluir