terça-feira, 21 de abril de 2015

Prosperidade

Mude seu coração e você mudará sua vida. Cobiça, ódio, raiva, vaidade, orgulho, avareza, ganância, egoísmo, inflexibilidade – esses são elementos da pobreza e da fraqueza; ao passo que amor, pureza, gentileza, flexibilidade, compaixão, generosidade, altruísmo e renúncia – esses são os elementos da riqueza e do poder. James Allen
Mude seu coração e você mudará sua vida
Qual é o caminho para a prosperidade? Será que ela pode ser encontrada ao se investir em ações, títulos ou imóveis, ou talvez abrindo uma empresa? Essas são expressões tangíveis de riqueza, mas não dizem nada sobre quem as obteve ou como. Na verdade, a prosperidade é criada por indivíduos e, portanto, esses indivíduos precisam ter qualidades pessoais específicas. Em 'O Caminho para a Prosperidade', James Allen argumenta que a prosperidade é sempre pessoal, dependendo somente do nível no qual você se desenvolveu e se aprimorou. Apesar de qualquer pessoa poder enriquecer, ser próspero e feliz implica paz de espírito, além de riqueza financeira.
A prosperidade depende de quanto você
se desenvolveu e se aprimorou
Allen é mais conhecido por seu livro 'O homem é aquilo que ele pensa', que expressa com maestria à ideia de que você pode criar seu mundo por meio de seus pensamentos. 'O Caminho para a Prosperidade' aprofunda a relação entre sua forma de pensar e a abundância material, e é um dos livros mais espirituais que há sobre a prosperidade. O próprio Allen era um homem piedoso e modesto, que morreu relativamente jovem, e seus escritos eram repletos de um sentido de paz e bem-estar.

Siga o caminho até a Luz
Siga o caminho até a Luz
O primeiro capítulo do livro é, de forma surpreendente, sobre a "maldade". Allen define a maldade não como alguma forma cósmica externa, mas simplesmente como "a ignorância da verdadeira natureza das coisas e da relação entre elas". Ele explica que o Universo está repleto de luz, e a experiência de "noite" na Terra é, na verdade, apenas uma ilusão. Da mesma forma, quando você passa por uma noite escura de tristeza, dor ou infortúnio, deve perceber que isso é temporário e ilusório e que sua verdadeira natureza é repleta de luz ("a sombra negra sobre você é lançada por ninguém e nada além de você mesmo"). Suas emoções sombrias não têm realidade fundamental e a luz da verdade está esperando para penetrar em sua vida, se você permitir.
A sombra negra sobre você é lançada por você mesmo
Independentemente de quais sejam suas dificuldades e problemas, eles são resultados de seus pensamentos e ações no passado. Esses problemas são um dom: quando reconhecer que os atraiu, e quando escolher encará-los, você terá aprendido a lei básica da vida e se tornado mais livre para assumir, de modo ponderado, as rédeas de suas próprias circunstâncias. Você terá aprendido como transformar a maldade e as derrotas em coisas boas. Esse conhecimento vale mais do que qualquer fortuna, mas também é essencial para a criação da verdadeira prosperidade. Controle seus pensamentos e suas emoções e você se tornará o mestre de seu destino.

Tenha o pode de escolher
Tenha o pode de escolher
No capítulo "O mundo é um reflexo dos estados mentais", Allen recorda a afirmação de Buda: "Tudo o que somos é o resultado do que pensamos. Tudo se baseia em nossos pensamentos; e é composto por nossos pensamentos.".

Se você for feliz, é porque tem pensamentos felizes. Se você for infeliz, isso ocorre graças a seus pensamentos obscuros. Em um dos nove versos que complementam o texto, Allen escreve:

Você deseja gentileza? Seja gentil.
Você quer a verdade? Seja verdadeiro.
O que você dá de si mesmo é o que recebe;
Seu mundo é seu reflexo.
Seu mundo é seu reflexo
Naturalmente, ele observa, podemos ser afetados por eventos externos, mas só seremos desviados por eles na extensão de nossa compreensão do poder do pensamento. 

Allen nos dá o exemplo de dois homens que ele conheceu que, quando jovens, perderam todas as economias poupadas à duras penas. O primeiro homem caiu em uma profunda melancolia e pesar, enquanto o outro assumiu uma atitude de que "a preocupação não vai trazer meu dinheiro de volta, mas o trabalho árduo sim". Ao mergulhar com vigor no trabalho, ele foi rapidamente capaz de recuperar suas economias. O outro homem continuou a se lastimar pela perda e má sorte, o que se transformou em uma bola de neve, criando circunstâncias ainda piores. Para um deles, a perda foi uma situação; para o outro, uma maldição. Allen observa:
Circunstâncias
Se as circunstâncias tivessem o poder de abençoar ou
prejudicar, elas abençoariam e prejudicariam a todos
sem distinção, mas o fato de as mesmas circunstâncias
poderem ser boas ou ruins para diferentes almas é uma
prova de que o bem ou o mal não estão na circunstância,
mas apenas na mente daquele que a enfrenta.

E não se trata de uma teorização metafísica. Em seu livro de psicologia, 'Aprenda ser otimista', Martin Seligman observa que as pessoas com um "estilo explicativo positivo" rapidamente superam as derrotas e prosperam. A ideia central é que o otimismo – que consiste essencialmente em escolher pensar de determinada forma, apesar da realidade atual – pode ser aprendido e, muitas vezes, faz toda diferença entre o sucesso ou o fracasso profissional de uma pessoa.

Para progredir, aproveite ao máximo sua condição atual
Aproveite ao máximo sua condição atual
No capítulo "Como escapar das condições indesejáveis", Allen continua a explorar o funcionamento da Lei Universal. Deixe de reclamar, porque, quanto mais você reclamar, mais fortes as correntes que o prendem se tornarão. O caminho para uma vida melhor não é lamentar-se, mas encontrar formas de ajudar e amar. Se você não estiver totalmente satisfeito com as circunstâncias atuais, o segredo para progredir é aproveitar ao máximo o que tem agora. Não é possível passar para algo melhor sem ter realizado plenamente o que se espera de você na posição atual.
Deixe de reclamar e encontre formas de ajudar
Se você estiver morando em acomodações modestas ou pequenas demais, mantenha seu ambiente absolutamente limpo e faça com que ele seja o mais agradável possível; só um esforço como esse atrairá a casa que você merece. Se você estiver sofrendo com um chefe terrível, absorva os comentários negativos e veja a situação como uma oportunidade de exercitar a paciência e o autocontrole. Como o tempo, é você que se fortalecerá, mental e espiritualmente. "Livre-se da ilusão de que você está sendo prejudicado ou oprimido por alguém", Allen explica: "Você só é prejudicado pelo que reside dentro de você. Não há nada mais degradante, humilhante e destrutivo para a alma do que a autocomiseração.".

Domine o self e ganhe tudo
Domine Si Mesmo
O próprio Allen consumava passar a primeira hora de cada dia em um local tranquilo contemplado o mar. Ele considerava esse tempo não como um luxo, mas uma necessidade:

Para caminhar com firmeza e segurança e ser capaz de
realizar o que quiser, você precisa aprender a se elevar e
controlar todas as vibrações que provoquem inquietação
ou impedimento. Você deve praticar diariamente o hábito de
tranquilizar sua mente, "entrando no silêncio". Trata-se
de um método de substituir um pensamento inquietante
por um de paz, um pensamento de fraqueza por um de força.
Tenha um pensamento tranquilo
Neste mundo frenético, pode ser difícil acreditar que a força provém do silêncio, mas muitas pessoas observam que suas ideias mais valiosas e seus atos mais amorosos nascem em momentos de quietude. Além de remover a ansiedade, ganhamos iluminação, chegamos a conclusões corretas e nossas "forças mentais dispersas voltam a se reunir", conduzindo-nos de volta ao caminho certo. Nossas preocupações são, em sua maior parte, ilusórias, resultam da ignorância ou de falta de fé. Organizando nossos pensamentos, podemos evitar ser escravos de nossas variações de humor e da necessidade de controlar os outros. Allen escreve:

Livre-se desse self limitado que procura fazer com que
todas as coisas sejam subservientes aos próprios interesses
mesquinhos, e você estará na companhia dos anjos,
no coração e na essência do Amor Universal.
Encontre sua quietude
E prossegue:

Não há absolutamente nenhum outro caminho para o
verdadeiro poder e a constante paz além do autocontrole,
do autodomínio e da autopurificação. Ficar à mercê de seu
estado de espírito é ser impotente, infeliz e ter pouca
utilidade real no mundo.

O paradoxo da verdadeira prosperidade é que ela é atraída pelas pessoas que esquecem de si mesmas enquanto prestam assistência aos outros. À medida que elas se tornam altamente valorizadas, são agraciadas não apenas com dinheiro, mas também com amor.
Amor e Prosperidade
Qualquer pessoa pode ganhar riquezas caso se empenhe o suficiente, mas a prosperidade e a paz de espírito só chegam à porta das pessoas que antes conseguiram se dominar. Você pode buscar diretamente a riqueza, porém é mais sábio se aperfeiçoar na prestação de assistência aos outros. Mesmo rodeado de riquezas, você permanecerá virtuoso, vendo-se menos como um proprietário e mais como um direcionador da abundância divina. Allen afirma:

O Caminho para a verdadeira riqueza é enriquecer a alma
por meio do desenvolvimento da virtude. Fora da verdadeira
virtude do coração, não há prosperidade nem poder, mas
somente a aparência.

O Caminho para a Prosperidade
A vitória mais difícil é a vitória sobre si mesmo
Aristóteles disse que "a vitória mais difícil é a vitória sobre si mesmo", mas essa é uma vitória que lhe permite vencer em todos os outros aspectos da vida. Os primeiros comerciantes protestantes criaram grandes fortunas com base em sua sólida reputação de honestidade. A confiança que eles conquistaram resultou de constante refinamento de atributos pessoais que, eles acreditavam, eram uma exigência de Deus. No entanto, você não precisa ser religioso para compreender que, quanto maior for sua profundidade moral e coragem, mais você se destaca em relação aos outros. O dinheiro, isoladamente, pode fazer com que você seja financeiramente rico, mas, para ser ao mesmo tempo rico e feliz, você deve ser capaz de viver bem consigo mesmo. Sempre vale a pena refinar suas virtudes (honestidade, diligencia, simpatia e assim por diante), seja no sentido espiritual ou material. Quanto mais abundantes forem suas qualidades, mais facilmente as riquezas serão atraídas a você em comparação com pessoas que só buscam o ganho de curto prazo.
Bem consigo mesmo
Com sua ênfase no pode da mente para criar as circunstâncias e seus desdobramentos metafísicos, 'O Caminho para a Prosperidade' foi um precursor para tantos outros livros e tem representado uma importante influência no campo do desenvolvimento pessoal.

O Poder Silencioso
poesia de Jame Allen

Queres subir ao céu mais alto,
Ou ao fundo do inferno descer?
Nutre com os ideais mais belos,
Ou com pensamentos vis, teu ser.

Céus são os teus pensamentos altos,
Como os baixos teu inferno são;
Toda ventura e tormento existem
Só em tua mente e coração.

Mundos passam só no pensamento,
Toda glória é só um sonhar,
E o Drama dos séculos emana
Da corrente do Eterno Pensar.

Dignidades, honras e vergonhas,
Dor e gozos, ódio ou amor:
São as máscaras do poderoso,
Vivo Pensamento Criador.

Como as cores do arco-íris brilham
Numa trave só, e que é sem cor,
As mudanças no Universo formam
Um só Sonho Eterno, encantador.

É dentro de ti que está o Sonho,
E onde o Sonhador aguarda o som
Que de dia deve despertá-lo
Ao pensamento vivo e bom.

Despertado, esquecerás o sonho
Dos infernos, por ser irreal,
E verás que estar no céu mais santo
É realizar seu ideal.

Males nascem de maus pensamentos;
Pensamento bom produz o bem;
Luz e trevas, virtude e pecado
Somente da ação mental provêm.

Pensa intensamente no mais Alto,
E o mais Alto em ti descobrirás,
Fixa a tua mente no mais Forte,
E tu mesmo o mais Forte serás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário