quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ode

Em 28 de outubro do ano 0070, o apóstolo Judas Tadeu, foi martirizado por perseguidores do Cristianismo, então nesta data, que marca a elevação do apóstolo a Santo, celebra-se o dia em sua homenagem. São Judas Tadeu é visto como "O Professor", pois dos apóstolos, foi o que mais buscou disseminar os ensinamentos do Cristo aos povos.

Após a sua ressurreição, Cristo passou 40 dias com seus apóstolos, para transmitir-lhes seus últimos ensinamentos, que deveriam ser ensinados aos povos. No evangelho de São João, narra-se que Judas Tadeu indagou ao Mestre: "Mestre, por que razão hás de manifestar-te só a nós e não ao mundo?", e recebeu como resposta do Mestre, que Ele se manifestaria a todos que guardassem e vivessem seus ensinamentos.

Na mesma ocasião outro Judas, mais conhecido como Tomé, mostrou-se incrédulo ao que seus olhos viam e quis tocar Cristo para ter certeza que Ele, era Ele mesmo. Pois para Tomé, Cristo não havia morrido, pois vivia dentro dele. Tomé havia tornado-se como "gêmeo" espiritual do Mestre, ele havia se tornado o apóstolo do Cristo "vivo", pois ele vivia os ensinamentos do Mestre.

Então, aqui temos dois Judas que levaram a palavra do Mestre de maneiras distintas, mas ao mesmo tempo iguais. Judas Tadeu que aprendeu os ensinamentos do Mestre e interpretando-os os levou ao povo, que não entenderia bem aqueles ensinamentos reservados aos apóstolos; e Judas Tomé, que viveu os ensinamentos do Mestre e foi ao encontro dos preparados para com eles compartilhar o "viver em Cristo" e os tornar apóstolos.

Desta forma temos dois grandes professores, um que prepara e forma o povo para viver os ensinamentos do Mestre, e outro que vai até os preparados e compartilha com estes o "viver" os ensinamentos do Mestre.

Nada poderia ser mais antagônico do que Cristo ser traído por um apóstolo chamado Judas; pois Ele possuía outros dois Judas que seriam: o disseminador de seus ensinamentos e o formador de seus apóstolos.

Esta postagem é minha contribuição, para honra de São Judas Tadeu, por ser ele o santo dos casos desesperados e/ou de difícil solução, e ter me concedido uma graça, intercedendo por mim junto a Deus, em um momento que eu muito precisava, e como Nótlim Jucks também é devoto do santo, hoje entramos em comum acordo e abdicamos de publicar uma de suas poesias.

Já minha citação a São Judas Tomé Dídimo, ou simplesmente São Tomé, é referente à minha conversão espiritual, que ocorreu quando li o livro "O Quinto Evangelho" de Huberto Rohden, em que Rohden nos apresenta os ensinamentos do Mestre, vividos por Tomé. Cristo deixou apenas 1 mandamento "Ama teu próximo como a ti mesmo", e uma infinidade de ensinamentos. O desafio é tentar vivê-los.

Fica aqui uma poesia, da qual não sei quem é o autor, mas que celebra o dia de São Judas Tadeu:

Ode a São Judas Tadeu

São Judas Tadeu, suplica por nós,
ressoe lá no céu dos pobres a voz!
Na paz do Senhor nos faze viver,
e o mal opressor não deixes vencer!

És do Cristo um apóstolo amado,
do Evangelho, fiel seguidor,
mas não eras assim tão lembrado,
só por causa de um tal traidor!

Porém hoje és um santo querido,
sempre a ti pede o povo favor,
e de Deus tu não és esquecido,
pois te atende no justo clamor!

Do cortante tu fazes cajado,
e apascentas ovelhas no amor,
das que sofrem nos queres ao lado,
partilhando também sua dor!

A Verdade que sempre liberta
tu revelas em gestos de luz,
e por nós intercedes, na certa,
quando em nós dói o peso da cruz!

Teu exemplo de amor já floresce
em mil vidas tão cheias de amor,
e na glória do céu resplandece
o teu nome, em sublime esplendor!

No teu nobre fervor caminhando,
eis o povo na paz a viver,
e com todos o pão partilhando,
mundo novo aqui faz florescer!

São Judas Tadeu, suplica por nós,
ressoe lá no céu dos pobres a voz!
Na paz do Senhor nos faze viver,
e o mal opressor não deixes vencer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário