domingo, 17 de maio de 2015

Serendipidade

Serendipidade é a arte de construir pontes onde os outros só veem buracos
Anônimo
Serendipidade
Em 1945, o engenheiro Percy Spencer estava trabalhando com magnetrons, dispositivos eletrônicos que geram sinais de rádio micro-ondas. Ao se aproximar de um magnetron em funcionamento, Spencer sentiu derreter de repente a barra de chocolate que carregava no bolso e logo deduziu que as micro-ondas provenientes do magnetron haviam sido as responsáveis. Este insight, uma verdadeira obra do acaso, levou à invenção do forno de micro-ondas. 
Percy Spencer e seu trabalho com magnetrons
Os empresários Thor Muller e Lane Becker, ambos especialistas na web e na satisfação dos clientes, debatem em seu livro 'Get Lucky' ('Contando com a Sorte'), como o acaso é essencial e como você pode desencadear a casualidade em seu favor. O tom agradável e a maneira fácil como os autores lidam com conceitos complexos tornam a leitura deliciosa. Embora seja um tanto irreal, esperar que o acaso resolva lhe visitar, você pode promover um ambiente que apoie a boa sorte, o que lhe permitirá agarrá-la caso esta decida aparecer.
Busque, persevere e a boa sorte virá.
Os Adesivos Post-It

Muitos dos principais desenvolvimentos científicos, técnicos e de produtos resultaram diretamente do "cruzamento do acaso com a criatividade", incluindo, por exemplo, os adesivos Post-it. Em 1968, o Dr. Spencer Silver, um químico pesquisador da Minnesota Mining & Manufacturing Company, atualmente a 3M, estava tentando desenvolver adesivos para a fabricação de aeronaves. Ele criou um adesivo esquisito de "alta aderência", mas "baixa transferência", que pode ser facilmente removido e reposicionado. Embora essas propriedades não tivessem aplicação na fabricação de aeronaves, Silver ficou feliz com a sua criação incomum. No entanto, os seus colegas não mostraram interesse na sua nova "cola mágica", sendo descartada pelo núcleo de pesquisa. Depois de alguma insistência, Silver convenceu o Dr. Nicholson, gerente de laboratório de novos produtos, a fabricar o protótipo de um mural, onde as pessoas pudessem afixar e retirar facilmente os seus papéis, mas a ideia fracassou. Silver parecia ser o único na 3M animado com sua descoberta. Ele promoveu seminários sobre o assunto dentro da empresa, na esperança de que algum desenvolvedor identificasse alguma utilização para o produto.
Um adesivo esquisito
Quatro anos depois, Art Fry, um funcionário da divisão de fitas adesivas da 3M, compareceu a um dos seminários de Silver. Ele gostou do produto, mas não conseguiu encontrar uma maneira de tornar o adesivo comercialmente viável. Meses se passaram. Então, certo dia na igreja, o marcador do hinário de Fry insistia em sair do livro, desmarcando a página. Naquele momento, uma imagem do adesivo incomum de Silver surgiu na cabeça de Fry. Ele sabia como a 3M poderia lucrar com isso. Logo após a trabalhar em um relatório, Fry teve uma dúvida que precisava de resposta. Então, ele rasgou um pedaço de papel adesivo, escreveu a sua pergunta e afixou no seu relatório. O supervisor escreveu a resposta na mesma nota com a "cola mágica", mexendo com a imaginação de Fry. "Foi um momento 'Eureka!' Ainda hoje sinto a emoção. Eis o meu produto: uma nota adesiva".
A mágica nota adesiva
Fry contatou Nicholson e teve o seu apoio para criar o protótipo de um novo produto e utilizou folhas amarelas descartadas de um laboratório vizinho para produzir os blocos de notas adesivas mais originais que havia. Os resultados dos testes foram espetaculares. A história do Post-it ilumina o conceito do acaso. Este item agora onipresente surgiu de golpes de sorte, acidentes, coincidências e ocorrências não planejadas, em outras palavras, obras múltiplas do acaso que foram ocorrendo sucessivamente ao longo dos anos e da definição de propósito de seu criador. Hoje, a linha de produtos Post-it gera anualmente US $ 100 milhões. Mas não foi por acaso que uma empresa como a 3M desenvolveu um produto como o Post-it. A 3M criou as condições ideais para Silver inventar o adesivo mágico e apresentá-lo aos outros, e para Fry e Nicholson desenvolverem as notas.
Crie as condições...
O Acaso na Prática

Você pode e deve trabalhar em favor da própria sorte, criando um ambiente que promova obras do acaso. Se você adotar a disposição necessária, você pode se tornar extremamente bem-aventurado, não apenas uma ou duas vezes, mas o tempo todo. Isso não é tão absurdo quanto parece. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg diz que sua empresa projetou a sua rede social para favorecer o acaso em tempo real. Muitas outras pessoas e empresas também se concentram em tornar o acaso possível e muitos cientistas agora reconhecem a sua importância. Pek van Andel, um pesquisador europeu do setor médico, vai longe, a ponto de se denominar "serendipitologista". Já não é de hoje que os pesquisadores científicos valorizam e muitas vezes dependem das ocorrências fortuitas e inesperadas.
O Acaso na Prática
O Serendipismo Planejado

O Facebook, a 3M e muitas outras empresas promovem a criatividade e a casualidade afortunada praticando o serendipismo planejado, o qual requer o desenvolvimento de oito habilidades:

1. Movimento

Como a Pixar, famosa por seus desenhos animados, sustenta a sua cultura de criatividade? Ao planejar as primeiras instalações da Pixar, o seu fundador Steve Jobs queria que houvesse o máximo de interação entre as pessoas. Ele insistiu em um edifício aberto com todos os seus principais serviços localizados em um átrio central. Isto significava que os funcionários da Pixar acabariam se chocando uns aos outros, aumentando assim suas chances de "colisões criativas" várias vezes ao dia. Jobs queria que todos na Pixar absorvessem pontos de vistas diferentes para ajudar a gerar novas ideias e insistiu que eles nunca fossem afastados uns dos outros. Para promover o acaso esteja constantemente misturado com os outros, para que você possa se beneficiar de acontecimentos inesperados.
Pontos de vistas diferentes
2. Preparação

Segundo Louis Pasteur, "a sorte favorece apenas as mentes preparadas". As mentes preparadas são curiosas, encontram significado nas novas informações e retiram novos conceitos a partir de experiências não planejadas. Elas percebem exceções na rotina e na regularidade e as capturam para concentrar-se em problemas particulares. As mentes preparadas vão além do que é aceito como certo e abordam os problemas de novas formas. As "mentes geniais" são focadas, versáteis e se tornam tão obcecadas com suas áreas de especialização que raramente se desviam. Elas são movidas pela curiosidade, capazes de agarrar uma exceção e aprender com ela. O medo do fracasso pode impedir você de agir segundo informações novas. Desenvolva uma distância crítica para um objetivo específico, assim um potencial fracasso se torna apenas parte da descoberta.
Nenhum problema pode ser resolvido
pelo mesmo estado de consciência que o criou.
É preciso ir mais longe.
Eu penso várias vezes e nada descubro.
Deixo de pensar, mergulho em um grande silêncio e
a verdade me é revelada
3. Divergência

A Real Door, uma serraria de Los Angeles, cria janelas e portas de teca, bubinga – madeira africana de alta qualidade – e outras madeiras exóticas e caras. O principal problema da empresa era o desperdício. Cada produto gerava sobras de madeira muito caras. Então, os proprietários decidiram construir skates longboards a partir desses recortes de madeira. Os seus lindos longboards fizeram tanto sucesso que a Real Door acabou criando uma marca de longboards, a Dean Leal. A maior parte de nós se concentra exclusivamente naquilo que está diante de nós. Esta mentalidade bloqueia novas oportunidades. Abra sua mente para o inesperado.
Abra sua mente para o inesperado
4. Compromisso

Em 1971, o ativista Paolo Lugari montou a estação de pesquisa Gaviotas, em Los Llanos, um deserto estéril na Colômbia. Ele queria mostrar como utilizar os elementos e materiais naturais para criar habitats viáveis. Lugari e seus colegas desenvolveram novos métodos e ferramentas criativas em Gaviotas, mas o laboratório perdeu o seu financiamento durante a turbulência política na Colômbia. Algumas pessoas da equipe de Lugari queriam que a Gaviotas se tornasse uma entidade com fins lucrativos, mas Lugari estava comprometido com o seu estatuto sem fins lucrativos. Certo dia, lendo um artigo sobre a escassez global de resina, percebeu que, ao aproveitar os inúmeros pinheiros-do-caribe que havia cultivado, a Gaviotas poderia se tornar uma grande fornecedora de resina para ajudar a financiar as suas atividades fundamentais. A Gaviotas prosperou e permaneceu comprometida com a sua visão.
Comprometa-se
5. Ativação

Para ativar o serendipismo, altere o seu ambiente de quatro formas "distintas": Uma "mudança de ambiente" significa criar um clima que incentive a todos a pensar e se comportar de maneiras novas. A "mudança temporal" significa encarar o tempo de forma diferente. Em culturas mundo afora, muitos eventos possuem prazos programados, rígidos e absolutos. Mas há aquelas que desfrutam de uma temporalidade mais relaxada, o que permite que as pessoas interajam de novas formas. Sendo assim, é muito salutar concentrar-se mais no fluxo e menos na sequência. A "mudança social" permite o aumento da socialização e da auto-expressão e uma "mudança emocional" exige a criação de um ambiente menos estruturado em termos emocionais, para incentivar cada indivíduo a ser mais receptivo às novas ideias.
Esteja receptivo à novas ideias
6. Conexão

Quanto mais conexões existirem entre as pessoas, maiores são as oportunidades existentes para encontros valiosos, produtivos e acidentais. Na sociedade em rede de hoje em dia, é fácil para as pessoas se conectarem. Numerosos grupos e organizações oferecem redes, incluindo associações profissionais, instituições de caridade, partidos políticos, igrejas e grupos comunitários. A Internet oferece infinitas conexões através das mídias sociais.
Oportunidades valiosas
7. Permeabilidade

As separações reduzem a probabilidade de ocorrências fortuitas. Em vez de criar barreiras entre as pessoas e o mundo exterior, as organizações deveriam tornar todas as funções mais permeáveis. Para gerar o máximo de serendipismo devemos promover a maior quantidade possível de trocas de informações entre as pessoas.
Intercâmbio entre as pessoas
8. Atração

As pessoas que atraem a maior parte das obras do acaso são aquelas que trabalham duro para desenvolver essas habilidades, isto é, aquelas que se dedicam ao serendipismo planejado. As pessoas que atraem outras, exibem uma fonte de inspiração. As habilidades de atração incluem:

Demonstrar significado
Desenvolver identidade
Apontar para realizações maiores
Promover "paixão"
Atraído por uma fonte de inspiração
O "Duplo Vínculo"

Desenvolver as oito habilidades do serendipismo traz oportunidades que ajudam a sobreviver e prosperar em um mundo em constante mudança e muitas vezes caótico. Coloque-os para funcionar e seja beneficiado por uma série de "acidentes felizes" que não são acidentes na verdade. O processo não é fácil e envolve optar por determinadas coisas em detrimento de outras. O serendipismo planejado é o oposto da visão clássica das coisas e pode perturbar o status quo. Como muitos podem estar acostumados há ter tudo muito bem planejado, é possível que relute em depender de eventos não planejados e da improvisação. Isso requer abraçar tanto a previsibilidade como a criatividade, entendendo que são dois lados da mesma moeda. Planeje bem o futuro, criando oportunidades para se beneficiar do inesperado. Deixe que o acaso lhe ajude a se tornar afortunado hoje, amanhã e no futuro.
Dois lados da mesma moeda
Sucesso
poesia de Napoleon Hill

Se pensais em ser vencido
sereis;
Se pensais que não ousais
Não ousareis;
Se quereis vencer mas desanimais,
Provavelmente não vencereis.

Se pensais em perder
perdereis,
Pois é coisa sabida
Que o triunfo começa
com um simples desejo
Num mero estado de espírito.

Se pensais que sois pária
sereis.
É preciso pensar em elevar-se
para tal conseguir;
É preciso estar certo de si mesmo
Para um prêmio poder alcançar.

A batalha da vida nem sempre é vencida
pelo mais forte ou o mais ágil.
Tarde ou cedo aquele que vence
É o que pensa que pode vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário