domingo, 26 de abril de 2015

Riqueza

Diligência e frugalidade constroem a personalidade ao mesmo tempo em que criam riqueza. Benjamin Franklin
Diligência, ou o cuidado para conseguir algo
Hoje o Mirtu's Blog traz uma publicação especial, uma lembrança ao velho amigo Ibrahim Talmur, um grande mestre que me mostrou alguns caminhos, que em um de nossos vários cafés na 'Livraria Cultura' de Campinas quando conversamos sobre alguns grandes homens, ele me recomentou a leitura de "O Caminho da Riqueza", de Benjamin Franklin.
Benjamin
Franklin foi um dos fundadores dos Estados Unidos, nascido em 1706, foi estadista, revolucionário, escritor, inventor, cientista, bombeiro e enxadrista. Ele realizou experiências inovadoras com a eletricidade, demonstrou que o relâmpago é um fenômeno elétrico e inventou o para-raios. Ele se tornou um abolicionista fervoroso, ajudou a libertar os escravos e opôs-se à escravatura nos Estados Unidos e no resto do mundo. Servidor público incansável, Franklin arriscou a sua fortuna e sua vida ao opor-se ao governo da Inglaterra sobre as colônias americanas. Além disso, seu trabalho por muitos foi como editor, especificamente de almanaques.
Tipografia B.Franklin
Um almanaque é em suma o calendário e, para avivar as páginas, Franklin teve a ideia de preencher os espaços em branco com frases inspiradoras e aforismos. Embora alguns fossem emprestados, outros eram de sua autoria, e eles tornaram-se a plataforma para divulgar sua filosofia caseira de economia e trabalho árduo, mas tornaram-se mais valiosos aqueles que diziam respeito à "busca da riqueza". Chamado de Poor Richard's Almanack ('O Almanaque do Pobre Ricardo' em tradução livre para o português), os volumes de grande venda saíram todos os anos durante um quarto de século.
O Almanaque do Pobre Ricardo
O que foi mais tarde chamado de "O Caminho da Riqueza" era, na verdade, o prefácio do almanaque de 1758. Era um jeito prático de colocar as máximas de Franklin sobre os benefícios da poupança em apenas um lugar; mas o almanaque tornou-se tão popular que foi traduzido para muitas línguas. O que o tornava agradável e memorável era que Franklin fazia uso de uma forma de contar histórias pela qual Richard Saunders (pseudônimo de Benjamin Franklin) teria ouvido um ancião, Pai Abraão, discursando para um grupo de pessoas em uma esquina da cidade enquanto elas esperavam pelo início de um leilão público.
Impressão de "O Caminho da Riqueza"
Os homens ali reunidos reclamavam que aqueles "eram tempos difíceis", mas o sábio ancião tentava colocar algum juízo nas mentes deles – citando muito o almanaque. Naturalmente, isso agradava ao autor, que admitia que, enquanto seus escritos haviam lhe rendido algum dinheiro, a aclamação crítica o havia frustrado. Agora, ele tinha a vantagem ainda maior de poder testemunhar suas máximas tornarem-se conhecimento geral. Com essa estratégia, Franklin obtém benefício duplo (como o grande marqueteiro que era) de anunciar seu próprio produto e dar a ele uma grande credibilidade.

Usando uma frase clichê de um pequeno comerciante, uma das pessoas do grupo sugere que eles não podem prosperar com tantos impostos e assim dá-se início o celebre discurso de "O Caminho da Riqueza":

Sobre Impostos
Para o sábio, uma palavra basta
Se junta uma multidão, esperando a abertura de um leilão. Um homem mais velho passeia perto, e a multidão convence-o a partilhar a sua visão de mundo. O velho é o Pai Abraão, e ele não tem falta de opiniões. Ele aceita falar, mas só brevemente, porque "para o sábio, uma palavra basta". Membros da multidão expressam as suas preocupações sobre a atual situação dos impostos. O Pai Abraão diz-lhes que os impostos são, sem dúvida, pesados, mas nada comparados com os impostos que os cidadãos aplicam a si mesmos, pelo seu comportamento. A ociosidade aplica o dobro, o orgulho o triplo e as loucuras o quádruplo do que aplica qualquer governo. Nenhuma situação pode reduzir ou eliminar esses impostos; somente a morte do cidadão o liberta da sua carga.

Sobre a Diligência
Ociosidade indolente
Um governo verdadeiramente oneroso exige um décimo do tempo de cada cidadão como imposto. Mas a ociosidade tira ainda mais tempo. A indolência reduz a duração da vida porque torna as pessoas mais sujeitas a doença. A letargia funciona como a ferrugem e consome a saúde humana. A atividade mantém as pessoas em forma, da mesma maneira que "a chave que é usada está sempre brilhante". O tempo é o nosso recurso mais precioso. Desperdiçar tempo significa deitar fora o mais valioso bem: os limitados dias da nossa existência. Não se pode reaver o tempo desperdiçado ou recuperá-lo quando forem precisas mais horas para completar alguma tarefa crucial. Qualquer que seja o tempo na Terra atribuído a cada um, nunca será suficiente. Gaste-o sabiamente.
Use sabiamente seu tempo, não o desperdice
Não desperdiçar tempo significa ser diligente. Trabalhe arduamente a cada dia para atingir o que você quer. "Dormir cedo e acordar cedo faz um homem saudável, rico e sábio". Para o indolente, toda a tarefa torna-se difícil. Levantando-se tarde, você tem de correr o dia inteiro para ter alguma esperança de cumprir as suas responsabilidades. Se é preguiçoso, você se move tão lentamente que certamente a pobreza lhe alcançará. Controle o seu negócio, ou seu negócio controlará você. Ao pactuar com sonhos indulgentes você pode perder tudo o que possui, não importa qual seja o desejo de ganhar mais no futuro. "Aquele que vive de esperanças morrerá de fome". Se você transforma a energia de seus sonhos em diligência, você não precisará sonhar. Obter qualquer coisa requer trabalho árduo e sofrimento, mas se você tem um negócio, você possui um bem. Se o seu negócio é uma vocação, você pode pedir pouco mais da vida, porque uma vocação permite a você trabalhar com orgulho, desfrutando o que tem de fazer para ganhar a vida.

Sobre a Procrastinação
Meta já mãos à obra nas tarefas imediatas
"Quem, enquanto os preguiçosos dormem, a terra bem lavrar, terá milho para vender e guardar". Meta já mãos à obra nas tarefas imediatas porque você não sabe quais obstáculos surgirão no futuro. Lembre-se que "um hoje vale por dois amanhãs". Ficar preocupado com seus problemas sem nada fazer dá-lhes a possibilidade de crescerem. O trabalho diligente reduz qualquer dificuldade, espiritual ou financeira. Mas, atender ao trabalho significa executar cada tarefa quando ela deve ser feita, evitando a procrastinação. "Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje". Você deveria ficar envergonhado se o seu chefe o encontrasse sem fazer nada. Neste mundo, em qualquer tarefa, humilde ou importante, você é sempre o seu próprio chefe. Você deve sentir vergonha igual quando estiver ocioso, mesmo se você trabalha para si mesmo.
Em qualquer tarefa, humilde ou importante,
você é sempre o seu próprio chefe
O trabalho pode parecer difícil e interminável, mas se persistir em suas tarefas todos os dias, você verá grandes resultados. Quanto mais devagar, mais trabalho ficará esperando por você. "Pequenos golpes derrubam grandes carvalhos", mas perante todos esses pequenos golpes, você poderá desejar uma pequena pausa. Não a faça; quando não estiver seguro de um minuto, não desperdice uma hora. O lazer é alcançado por quem usa o tempo eficientemente, e você deverá usá-lo para fazer algo de útil. Somente o trabalhador diligente consegue esse tipo de lazer. Um preguiçoso ficará sempre à espera dele.

Sobre a Confiança
Progredir
Aqueles que tecem sem cessar podem usar as roupas que quiserem. Ser diligente significa dar atenção permanente, estável e cuidadosa ao seu trabalho e sua vida, sem confiar excessivamente nos outros. O melhor é ter o seu próprio negócio, porque "aquele que com o arado pretende progredir, ele mesmo terá de querer segurar, querer dirigir". Em seus trabalhos diários, você pode ser o lavrador ou a mula. Se é a mula, você estará sob o jugo de alguém. Mas se escolhe ser o lavrador, você tem de lavrar todos os dias.
Sirva-se a si mesmo
Trate do que é seu, porque "a falta de cuidado causa mais prejuízo que a falta de saber". Confiar demasiado nos outros é o caminho certo para a ruína. Se você trata dos seus próprios negócios, então você sabe que tem um supervisor em que pode confiar. "Se quiser um servidor fiel, sirva-se a si mesmo". Mas se você trata dos seus próprios assuntos, não negligencie nenhum aspecto. "Por falta de um prego, perdeu-se a ferradura; por falta da ferradura, perdeu-se o cavalo; e por falta de um cavalo, perdeu-se o cavaleiro". O que poderia parecer um instante de descuido ou negligência, pode ter efeitos negativos profundos e prolongados.

Sobre a Frugalidade
Ser frugal
Mesmo que você seja diligente e acompanhe os seus assuntos cuidadosamente, tudo será inútil se você não for frugal. Gastar o que você ganha em prazeres efêmeros é enganosamente fácil, mas "cozinha gorda faz a vontade magra". Se quer riqueza, você tem de ganhar dinheiro e poupá-lo. Poupar é muito mais difícil que ganhar. Você deve se abster de extravagâncias dispendiosas, porque "Mulheres e vinho, jogos e fraude / Fazem pequena a riqueza e grande a necessidade". Os pequenos gastos acumulam-se. Ao satisfazer muitos desejos pequenos, você esvaziará o bolso. "Os tolos fazem banquetes que os sábios comem".
Quem compra o que não precisa, venderá o que precisa
À porta da casa de leilões, o Pai Abraão lembra aos membros da multidão que eles se reuniram para comprar coisas desnecessárias. "Vocês chamam-lhes bens, mas se não tiverem cuidado, eles prejudicarão alguns de vós". "Quem compra o que não precisa, venderá o que precisa". A vaidade é uma grande causa de gastos tolos. Muitas pessoas parecem muito bem e andam na moda, mas de barriga vazia. "Sedas e cetins, escarlates e veludos, tiram o fogo na cozinha". Roupas e adereços requintados não são necessidades; nem sequer convenientes. Por esses caprichos os finos arruínam-se, e depois tem de pedir emprestado àqueles que habitualmente não se preocupariam em cumprimentar na rua. Se você é diligente e frugal, nunca precisará pedir emprestado, porque as dívidas arruínam a honra. "Um lavrador em pé é maior do que um fidalgo de joelhos".

Sobre o Orgulho e a Dívida
Dívidas
"Para conhecer o verdadeiro valor do dinheiro, tente pedir algum emprestado". Quem tenta arranjar um empréstimo, encontrará apenas angústia. O orgulho pode levar você a perder qualquer senso razoável dos gastos. Se você adquire um artigo atraente, quererá mais dez. Controlar o primeiro impulso para comprar é muito mais fácil que satisfazer todos os desejos que a sua primeira compra vai desencadear. Mantenha-se em sua condição. Vestir acima de seu estatuto causa inveja a seus pares e os seus superiores considerarão você tolo. De que serve ficar orgulhoso de roupas elegantes se elas trazem sofrimento a sua família? O orgulho não fará você mais saudável, não acalmará a sua dor nem tornará você uma pessoa melhor.
Para conhecer o verdadeiro valor do dinheiro,
tente pedir algum emprestado
Endividar-se significa prescindir da sua liberdade, dignidade e poder. "O segundo vício é mentir, o primeiro é endividar-se". Você pode gostar da ideia de comprar agora e pagar em seis meses, mas durante esses seis meses e provavelmente depois, o seu credor tem um verdadeiro controle de sua vida e seus assuntos. Se tiver de atrasar o pagamento, você ficará tão envergonhado ao ver a pessoa a quem deve, e se esgueirará, dando desculpas e sacrificando a sua honra por uns cêntimos. Se você é livre, não precisará ficar com medo nem mortificado por encontrar qualquer outro indivíduo. Porém, estar endividado rouba de você o seu caráter e a sua fibra moral. "Saco vazio não fica em pé".
Estar endividado rouba de você o seu caráter
e a sua fibra moral
E se o governo promulgasse uma lei que proibisse você de vestir como um cavalheiro ou uma dama, ou comer uma refeição requintada? Você argumentaria vigorosamente que tem o direito de vestir e comer o que você quer. De fato, quando você se endivida, se sujeita a uma tirania semelhante. Toda a autoridade sobre a sua vida reside em seu credor. Você pode pensar que assinou um excelente contrato com seu credor, e que, com todo o tempo previsto no contrato, não terá problemas para pagar. Mas quando você tem dívidas, o tempo parece passar mais depressa que habitualmente. Lembre-se também que "os credores têm melhor memória do que os devedores". Os credores prestam muita atenção ao calendário e tem sempre presente a data. Você pode ter esperança de que os seus credores esqueçam a data de pagamento, mas eles nunca esquecerão. Inevitavelmente, você sentirá que o prazo é muito mais curto do que você gostaria. "A Quaresma é curta para quem tem dívidas a pagar na Páscoa". Obter fundos será sempre difícil, mas o gasto é perpétuo - a única coisa tão certa como a morte. "É mais fácil construir duas chaminés do que manter uma funcionando". Você se sentirá muito melhor indo para a cama com fome do que acordando endividado. "Ganhe o que puder, e guarde o que ganha".

Sobre o Conhecimento e os Bons Conselhos
Peça bênção com humildade
"A razão e a sabedoria devem formar a base da doutrina que você segue". Mesmo sendo poupador, prático e consciencioso, você ainda precisa da bênção do céu. Peça esta bênção com humildade, e não esqueça aqueles que claramente não têm essa bênção. Seja modesto, caridoso e ajude os menos afortunados.

"A experiência mantém uma preciosa escola, e os tolos não aprenderão em nenhuma outra". Você pode oferecer conselhos sábios, mas "aqueles que não podem ser aconselhados, não podem ser ajudados". Só porque alguém escuta o seu conselho não significa que vá mudar.

Então...

À medida que o discurso do ancião chega ao fim, o leilão começa e as pessoas esquecem-se de tudo que ouviram "comprando com extravagância".
Consumo baseado em dívida
O caminho da riqueza parece estar bem marcado, mas poucos estão dispostos a adaptar-se à modesta disciplina que a jornada requer. Ao invés disso, muitos de nós escolhemos a estrada brilhante do consumo baseado em dívida, que mais tarde descobrimos estar coberta por cipós e espinhos.

Muito tem se falado que Franklin não seguia seu próprio modelo de economia e indústria, e é verdadeiro que sua fama advém de sua capacidade de assumir riscos e aquisições arrojadas. "O Caminho da Riqueza" talvez aparente ser voltado apenas para os humildes em tempos difíceis, um curioso ensaio de valor histórico. Mas considere que Warren Buffet, o maior investidor que o mundo já viu, gosta de citar as máximas do livro e vive de acordo com seus princípios de economia, indústria e aversão às dívidas. O sucesso muitas vezes exige visão e que riscos sejam assumidos, mas para cuidar dos detalhes de sua vida e controlar as despesas, é saudável lembrar-se das palavras do Pai Abraão. 
O maior investidor que o mundo já viu
Essa lembranças de um ancião para outro, é o que o mestre Issa desejava que eu aprendesse, e talvez compartilhando com vocês eu aprenda.
--
Um pouco mais sobre as riquezas da vida
http://jrmilton.blogspot.com.br/2012/10/as-doze-riquezas-da-vida.html
e prosperidade
http://jrmilton.blogspot.com.br/2015/04/prosperidade.html

terça-feira, 21 de abril de 2015

Prosperidade

Mude seu coração e você mudará sua vida. Cobiça, ódio, raiva, vaidade, orgulho, avareza, ganância, egoísmo, inflexibilidade – esses são elementos da pobreza e da fraqueza; ao passo que amor, pureza, gentileza, flexibilidade, compaixão, generosidade, altruísmo e renúncia – esses são os elementos da riqueza e do poder. James Allen
Mude seu coração e você mudará sua vida
Qual é o caminho para a prosperidade? Será que ela pode ser encontrada ao se investir em ações, títulos ou imóveis, ou talvez abrindo uma empresa? Essas são expressões tangíveis de riqueza, mas não dizem nada sobre quem as obteve ou como. Na verdade, a prosperidade é criada por indivíduos e, portanto, esses indivíduos precisam ter qualidades pessoais específicas. Em 'O Caminho para a Prosperidade', James Allen argumenta que a prosperidade é sempre pessoal, dependendo somente do nível no qual você se desenvolveu e se aprimorou. Apesar de qualquer pessoa poder enriquecer, ser próspero e feliz implica paz de espírito, além de riqueza financeira.
A prosperidade depende de quanto você
se desenvolveu e se aprimorou
Allen é mais conhecido por seu livro 'O homem é aquilo que ele pensa', que expressa com maestria à ideia de que você pode criar seu mundo por meio de seus pensamentos. 'O Caminho para a Prosperidade' aprofunda a relação entre sua forma de pensar e a abundância material, e é um dos livros mais espirituais que há sobre a prosperidade. O próprio Allen era um homem piedoso e modesto, que morreu relativamente jovem, e seus escritos eram repletos de um sentido de paz e bem-estar.

Siga o caminho até a Luz
Siga o caminho até a Luz
O primeiro capítulo do livro é, de forma surpreendente, sobre a "maldade". Allen define a maldade não como alguma forma cósmica externa, mas simplesmente como "a ignorância da verdadeira natureza das coisas e da relação entre elas". Ele explica que o Universo está repleto de luz, e a experiência de "noite" na Terra é, na verdade, apenas uma ilusão. Da mesma forma, quando você passa por uma noite escura de tristeza, dor ou infortúnio, deve perceber que isso é temporário e ilusório e que sua verdadeira natureza é repleta de luz ("a sombra negra sobre você é lançada por ninguém e nada além de você mesmo"). Suas emoções sombrias não têm realidade fundamental e a luz da verdade está esperando para penetrar em sua vida, se você permitir.
A sombra negra sobre você é lançada por você mesmo
Independentemente de quais sejam suas dificuldades e problemas, eles são resultados de seus pensamentos e ações no passado. Esses problemas são um dom: quando reconhecer que os atraiu, e quando escolher encará-los, você terá aprendido a lei básica da vida e se tornado mais livre para assumir, de modo ponderado, as rédeas de suas próprias circunstâncias. Você terá aprendido como transformar a maldade e as derrotas em coisas boas. Esse conhecimento vale mais do que qualquer fortuna, mas também é essencial para a criação da verdadeira prosperidade. Controle seus pensamentos e suas emoções e você se tornará o mestre de seu destino.

Tenha o pode de escolher
Tenha o pode de escolher
No capítulo "O mundo é um reflexo dos estados mentais", Allen recorda a afirmação de Buda: "Tudo o que somos é o resultado do que pensamos. Tudo se baseia em nossos pensamentos; e é composto por nossos pensamentos.".

Se você for feliz, é porque tem pensamentos felizes. Se você for infeliz, isso ocorre graças a seus pensamentos obscuros. Em um dos nove versos que complementam o texto, Allen escreve:

Você deseja gentileza? Seja gentil.
Você quer a verdade? Seja verdadeiro.
O que você dá de si mesmo é o que recebe;
Seu mundo é seu reflexo.
Seu mundo é seu reflexo
Naturalmente, ele observa, podemos ser afetados por eventos externos, mas só seremos desviados por eles na extensão de nossa compreensão do poder do pensamento. 

Allen nos dá o exemplo de dois homens que ele conheceu que, quando jovens, perderam todas as economias poupadas à duras penas. O primeiro homem caiu em uma profunda melancolia e pesar, enquanto o outro assumiu uma atitude de que "a preocupação não vai trazer meu dinheiro de volta, mas o trabalho árduo sim". Ao mergulhar com vigor no trabalho, ele foi rapidamente capaz de recuperar suas economias. O outro homem continuou a se lastimar pela perda e má sorte, o que se transformou em uma bola de neve, criando circunstâncias ainda piores. Para um deles, a perda foi uma situação; para o outro, uma maldição. Allen observa:
Circunstâncias
Se as circunstâncias tivessem o poder de abençoar ou
prejudicar, elas abençoariam e prejudicariam a todos
sem distinção, mas o fato de as mesmas circunstâncias
poderem ser boas ou ruins para diferentes almas é uma
prova de que o bem ou o mal não estão na circunstância,
mas apenas na mente daquele que a enfrenta.

E não se trata de uma teorização metafísica. Em seu livro de psicologia, 'Aprenda ser otimista', Martin Seligman observa que as pessoas com um "estilo explicativo positivo" rapidamente superam as derrotas e prosperam. A ideia central é que o otimismo – que consiste essencialmente em escolher pensar de determinada forma, apesar da realidade atual – pode ser aprendido e, muitas vezes, faz toda diferença entre o sucesso ou o fracasso profissional de uma pessoa.

Para progredir, aproveite ao máximo sua condição atual
Aproveite ao máximo sua condição atual
No capítulo "Como escapar das condições indesejáveis", Allen continua a explorar o funcionamento da Lei Universal. Deixe de reclamar, porque, quanto mais você reclamar, mais fortes as correntes que o prendem se tornarão. O caminho para uma vida melhor não é lamentar-se, mas encontrar formas de ajudar e amar. Se você não estiver totalmente satisfeito com as circunstâncias atuais, o segredo para progredir é aproveitar ao máximo o que tem agora. Não é possível passar para algo melhor sem ter realizado plenamente o que se espera de você na posição atual.
Deixe de reclamar e encontre formas de ajudar
Se você estiver morando em acomodações modestas ou pequenas demais, mantenha seu ambiente absolutamente limpo e faça com que ele seja o mais agradável possível; só um esforço como esse atrairá a casa que você merece. Se você estiver sofrendo com um chefe terrível, absorva os comentários negativos e veja a situação como uma oportunidade de exercitar a paciência e o autocontrole. Como o tempo, é você que se fortalecerá, mental e espiritualmente. "Livre-se da ilusão de que você está sendo prejudicado ou oprimido por alguém", Allen explica: "Você só é prejudicado pelo que reside dentro de você. Não há nada mais degradante, humilhante e destrutivo para a alma do que a autocomiseração.".

Domine o self e ganhe tudo
Domine Si Mesmo
O próprio Allen consumava passar a primeira hora de cada dia em um local tranquilo contemplado o mar. Ele considerava esse tempo não como um luxo, mas uma necessidade:

Para caminhar com firmeza e segurança e ser capaz de
realizar o que quiser, você precisa aprender a se elevar e
controlar todas as vibrações que provoquem inquietação
ou impedimento. Você deve praticar diariamente o hábito de
tranquilizar sua mente, "entrando no silêncio". Trata-se
de um método de substituir um pensamento inquietante
por um de paz, um pensamento de fraqueza por um de força.
Tenha um pensamento tranquilo
Neste mundo frenético, pode ser difícil acreditar que a força provém do silêncio, mas muitas pessoas observam que suas ideias mais valiosas e seus atos mais amorosos nascem em momentos de quietude. Além de remover a ansiedade, ganhamos iluminação, chegamos a conclusões corretas e nossas "forças mentais dispersas voltam a se reunir", conduzindo-nos de volta ao caminho certo. Nossas preocupações são, em sua maior parte, ilusórias, resultam da ignorância ou de falta de fé. Organizando nossos pensamentos, podemos evitar ser escravos de nossas variações de humor e da necessidade de controlar os outros. Allen escreve:

Livre-se desse self limitado que procura fazer com que
todas as coisas sejam subservientes aos próprios interesses
mesquinhos, e você estará na companhia dos anjos,
no coração e na essência do Amor Universal.
Encontre sua quietude
E prossegue:

Não há absolutamente nenhum outro caminho para o
verdadeiro poder e a constante paz além do autocontrole,
do autodomínio e da autopurificação. Ficar à mercê de seu
estado de espírito é ser impotente, infeliz e ter pouca
utilidade real no mundo.

O paradoxo da verdadeira prosperidade é que ela é atraída pelas pessoas que esquecem de si mesmas enquanto prestam assistência aos outros. À medida que elas se tornam altamente valorizadas, são agraciadas não apenas com dinheiro, mas também com amor.
Amor e Prosperidade
Qualquer pessoa pode ganhar riquezas caso se empenhe o suficiente, mas a prosperidade e a paz de espírito só chegam à porta das pessoas que antes conseguiram se dominar. Você pode buscar diretamente a riqueza, porém é mais sábio se aperfeiçoar na prestação de assistência aos outros. Mesmo rodeado de riquezas, você permanecerá virtuoso, vendo-se menos como um proprietário e mais como um direcionador da abundância divina. Allen afirma:

O Caminho para a verdadeira riqueza é enriquecer a alma
por meio do desenvolvimento da virtude. Fora da verdadeira
virtude do coração, não há prosperidade nem poder, mas
somente a aparência.

O Caminho para a Prosperidade
A vitória mais difícil é a vitória sobre si mesmo
Aristóteles disse que "a vitória mais difícil é a vitória sobre si mesmo", mas essa é uma vitória que lhe permite vencer em todos os outros aspectos da vida. Os primeiros comerciantes protestantes criaram grandes fortunas com base em sua sólida reputação de honestidade. A confiança que eles conquistaram resultou de constante refinamento de atributos pessoais que, eles acreditavam, eram uma exigência de Deus. No entanto, você não precisa ser religioso para compreender que, quanto maior for sua profundidade moral e coragem, mais você se destaca em relação aos outros. O dinheiro, isoladamente, pode fazer com que você seja financeiramente rico, mas, para ser ao mesmo tempo rico e feliz, você deve ser capaz de viver bem consigo mesmo. Sempre vale a pena refinar suas virtudes (honestidade, diligencia, simpatia e assim por diante), seja no sentido espiritual ou material. Quanto mais abundantes forem suas qualidades, mais facilmente as riquezas serão atraídas a você em comparação com pessoas que só buscam o ganho de curto prazo.
Bem consigo mesmo
Com sua ênfase no pode da mente para criar as circunstâncias e seus desdobramentos metafísicos, 'O Caminho para a Prosperidade' foi um precursor para tantos outros livros e tem representado uma importante influência no campo do desenvolvimento pessoal.

O Poder Silencioso
poesia de Jame Allen

Queres subir ao céu mais alto,
Ou ao fundo do inferno descer?
Nutre com os ideais mais belos,
Ou com pensamentos vis, teu ser.

Céus são os teus pensamentos altos,
Como os baixos teu inferno são;
Toda ventura e tormento existem
Só em tua mente e coração.

Mundos passam só no pensamento,
Toda glória é só um sonhar,
E o Drama dos séculos emana
Da corrente do Eterno Pensar.

Dignidades, honras e vergonhas,
Dor e gozos, ódio ou amor:
São as máscaras do poderoso,
Vivo Pensamento Criador.

Como as cores do arco-íris brilham
Numa trave só, e que é sem cor,
As mudanças no Universo formam
Um só Sonho Eterno, encantador.

É dentro de ti que está o Sonho,
E onde o Sonhador aguarda o som
Que de dia deve despertá-lo
Ao pensamento vivo e bom.

Despertado, esquecerás o sonho
Dos infernos, por ser irreal,
E verás que estar no céu mais santo
É realizar seu ideal.

Males nascem de maus pensamentos;
Pensamento bom produz o bem;
Luz e trevas, virtude e pecado
Somente da ação mental provêm.

Pensa intensamente no mais Alto,
E o mais Alto em ti descobrirás,
Fixa a tua mente no mais Forte,
E tu mesmo o mais Forte serás.

domingo, 12 de abril de 2015

E Agora Brasil?

Diante das incertezas politicas e econômicas, a questão é saber se o copo está meio cheio, ou meio vazio. Riordan Roett
O Novo Brasil
No mundo, muitos ainda associam o Brasil somente ao futebol (e olha que levamos 7 da Alemanha), samba e a "Garota de Ipanema", mas Riordan Roett, professor da Universidade Johns Hopkins, onde lidera os programas de Estudos Latino-Americanos e Ocidentais, se dedicou a apresentar um Brasil diferente em seu livro "The New Brazil" (O Novo Brasil - do Atraso ao BRICS) – infelizmente sem tradução para o português. Publicado um pouco antes do resultado da eleição de Dilma Rousseff em 31 de Outubro de 2010, o livro de Roett termina com o segundo mandato do ex-presidente Lula e refaz o percurso histórico do nosso país desde a situação do Brasil como uma colônia portuguesa negligenciada, passando pela ditadura militar do século XX, até o seu papel como uma nação moderna e comercialmente influente.

O estilo acadêmico de Roett torna o livro um tanto denso, com detalhes exaustivos, mas é certo que se aprende muito sobre o Brasil. Então, sendo assim, passo o bastão da narrativa a Riordan Roett e presto atenção a sua visão exterior:

O Novo Brasil
Políticas internacionais
Apesar do seu caminho para a modernização não ter sido suave, o Brasil é agora um líder econômico e político mundial. O país é uma estrela na recém-reconfigurada fase pós-Guerra Fria, juntamente com seus parceiros do BRICS: Rússia, Índia, China e África do Sul. Graças, em parte, a medidas fiscais sensatas colocadas em prática desde 1994, o Brasil resistiu à crise financeira de 2008-2009 melhor do que a maior parte dos países. A sua independência energética, um programa de etanol robusto, e a descoberta de petróleo e gás natural na sua costa ajudaram o Brasil a obter um papel de liderança nas políticas energéticas internacionais. O país também se uniu aos seus parceiros do BRICS para confrontar as nações industrializadas em questões como crescimento global e mudanças climáticas. Para entender como surgiu este "novo Brasil", primeiro, você precisa entender a história do "velho Brasil".

Colônia, Império e República
Império do Brasil: 1822–1889
O rei de Portugal no século XVI, Dom João III dividiu o Brasil Colônia em latifúndios, conhecidos como "capitanias hereditárias". Os favoritos da corte portuguesa assumiram a responsabilidade de desenvolver estes territórios. Assim o Brasil, o maior país da América do Sul, acabou ficando para trás do resto do continente em desenvolvimento. Enquanto outros países sob colonização espanhola tornavam-se repúblicas independentes, o Brasil continuou como uma monarquia até 1889. O seu sistema feudal limitou a evolução do Brasil, contribuiu para a desigualdade de renda, limitou o mercado interno e manteve uma separação rígida entre os que tinham posses e os que não tinham. A força econômica do Brasil vinha da riqueza dos seus recursos naturais e minerais, como açúcar, café, ouro, diamantes, pau-brasil e algodão. Os comerciantes de escravos portugueses importaram mais de quatro milhões de africanos para trabalhar nas fazendas. A escravidão ajudou a definir e demarcar as classes da sociedade brasileira por séculos. O país se expandiu sobre uma vasta área que compreende mais da metade da América do Sul.
Brasileiros
A família real portuguesa, sob o cerco das forças de Napoleão, fugiu para o Brasil e aqui se estabeleceu, governando o país mesmo após a independência. Portugal, embora beneficiado pelas riquezas do Brasil, nunca chegou a integrar a colônia em sua própria sociedade. Após os movimentos revolucionários do final do século XVIII, o Brasil finalmente conseguiu a independência de Portugal em 1822. O Brasil precisava de um governo que reconhecesse o papel do imperador e integrasse o seu vasto território. Em 1824, o país adotou uma nova constituição que garantia a liberdade e os direitos individuais e previa a eleição de representantes. Mas muitos brasileiros permaneceram marginalizados. O imperador, sofrendo a oposição de partidos liberais, abdicou em 1831. E depois de muita disputa política, o país instalou o seu filho de 14 anos de idade como imperador em 1840.
Imperador D.Pedro II, rodeado por destacados políticos
e figuras nacionais, 1875
O café logo se tornou o principal produto de exportação do Brasil. Os britânicos reconheceram as oportunidades econômicas do Brasil e investiram no país, enviando engenheiros e produtores que contratavam trabalhadores não escravos. A imigração adicional ajudou a reduzir a dependência do comércio de escravos, que terminou em 1855 (e foi proibido em 1870). Na década de 1850, o país se tornou república, em parte devido à influência dos produtores de café nas províncias. Estas elites do café em conjunto com os militares pressionaram a favor da renovação e modernização. Em 1889, o imperador foi para o exílio permanente na Europa. Do final de 1800 até 1930, o Brasil viveu a fase da república velha. Em 1891, uma nova Constituição criou um sistema clássico federal que devolvia certo poder aos estados do Brasil, mas centralizava o governo nacional no Rio de Janeiro. A política interna estava estabilizada, mas nenhum líder ou instituição conseguiu efetivamente unificar o país ou estabelecer uma identidade nacional. O café continuava a impulsionar a economia, sufocando outras indústrias. 
Alguns momentos após a assinatura da Lei Áurea,
a princesa Isabel - na varanda central do Palácio da Cidade -
é recebida por uma enorme multidão 
Na década de 1920, algumas revoltas desafiaram a oligarquia cafeeira. Depois de muito tumulto político e com a crise econômica de 1929, Getúlio Vargas assumiu o poder, tornando-se um dos mais importantes líderes do Brasil no século XX.

Os Primórdios de um Brasil Moderno
Getúlio Vargas em outubro de 1930
Vargas governou o Brasil por 18 anos em muitas fases: como líder provisório, como Chefe do Executivo nomeado, como ditador "soft" e como presidente eleito. Ele centralizou a autoridade, estabeleceu um Ministério da Educação e Saúde e garantiu boas relações com a Igreja Católica (resultando com o Cristo Redentor no Corcovado). Em 1934 a Assembleia Nacional escreveu uma nova Constituição que estabelecia um único mandato de quatro anos para presidente do país; porém em 1938 o Brasil enfrentou nova turbulência política. Pouco antes do fim do seu mandato, Vargas derrubou o governo representativo e criou o "Estado Novo". Após aniquilar os seus adversários políticos, Vargas mudou seu foco para a industrialização. Enfatizando as iniciativas econômicas e utilizando os seus instintos políticos sagazes, Vargas foi capaz de consolidar o seu poder ao longo dos anos 1940, apesar do surgimento de opositores. Considerado o "pai do Brasil moderno", ele deixou o cargo apenas durante grande oposição militar após a Segunda Guerra Mundial.
Exerceu a presidência da república do Brasil
por convocação das Forças Armadas,
como presidente do Supremo Tribunal Federal,
após a derrubada de Getúlio Vargas
Em 1946, o Brasil criou uma nova república e começou uma transição gradual para a democracia. Mas os líderes brasileiros tornavam-se cada vez mais pessimistas quanto ao futuro econômico do país, principalmente devido a sua confiança excessiva nas exportações. A administração de Eurico Gaspar Dutra não conseguiria lidar bem com estas questões. Após reassumir a presidência, Vargas criou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e, em 1953, criou a companhia nacional de petróleo, a Petrobras. Contudo ele perdeu o controle do poder depois que um dos seus adversários políticos sofreu uma tentativa de assassinato. Com os militares novamente exigindo a sua renúncia, Vargas suicidou-se em 1954.
A morte de Vargas marcou o fim de uma era
Por 10 anos o Brasil ficou à mercê de vários governos, todos incapazes de lidar de forma eficaz com a dívida nacional, um sistema de ensino inadequado e uma infraestrutura decadente. Novas políticas promoveram a indústria frente às importações, mas as dificuldades econômicas continuaram a agravar as tensões políticas. Grupos comunistas ganharam popularidade e os militares, operando nos bastidores, forçaram uma grande mudança em 1964.

Brasil: 1964-1985
Milagre econômico
(Construção da Ponte Rio-Niterói)
O chefe do governo fugiu do país e um presidente interino assumiu o cargo. Ninguém sabia o que esperar, mas os líderes brasileiros sentiram que haviam chegado a um divisor de águas. O Brasil precisava se modernizar e desradicalizar. A resposta foi um "Estado inteligente": O exército estabeleceu um governo burocrático-autoritário sob uma administração civil. O governo manteve a sua constituição, mas o novo líder assumiu poderes mais amplos. Infelizmente, isso incluía a ação policial contra grupos "subversivos", uma campanha que levou à tortura e repressão. O novo regime implementou o seu "milagre econômico", entre 1968 e 1973. A economia do Brasil progrediu com um maior papel federal nos investimentos e gastos. Mas, apesar de novos programas e evolução do setor fiscal, a popularidade do governo repressivo caiu drasticamente. A agitação civil aumentou.
Agitação civil - Passeata dos Cem Mil
Para manter o controle do poder durante as turbulências econômicas e escassez de energia dos anos 1970, o governo militar instituiu outro plano de desenvolvimento econômico que se concentrava na substituição das importações, nos investimentos de infraestrutura e no crescimento econômico sustentado. O plano foi bem sucedido o suficiente, porém sob o fardo do aumento da dívida. Ao mesmo tempo, os líderes da nação entenderam que o único caminho para enfrentar a agitação interna seria através da abertura do sistema político. A ideia da transição de volta a um governo civil ganhava crescente aceitação pública. Ao mesmo tempo, os sindicatos brasileiros começaram a reunir nova força política, gerando greves e lentidão no final da década. Surgia um novo líder trabalhista: Luiz Inácio Lula da Silva.
O líder trabalhista
A crise iminente da dívida brasileira obrigou os seus políticos a instituírem um programa de austeridade em 1979; em 1982, o governo superou a relutância em aceitar as condições do Fundo Monetário Internacional em troca de ajuda econômica. Em 1984, a inflação havia saído do controle, chegando a 200%. Um governo civil ganhou a eleição presidencial de 1985, mas o novo presidente, Tancredo Neves, morreu antes de tomar posse, levando o Brasil a anos difíceis de má transição.

Após a Deriva, FHC
José Sarney e Tancredo Neves
Com a morte de Tancredo, o vice-presidente José Sarney assumiu e precisou navegar por perigosas águas políticas e econômicas, mas não conseguiu controlar a dívida e a inflação galopante. Um número de presidentes e ministros das finanças chegaram e partiram, cada um trazendo novos planos econômicos, criando e desvalorizando moedas e impondo  impostos.
Medidas desesperadas
Depois de anos de dificuldades, o Brasil atingiu um ponto crítico com a ascensão do presidente Fernando Henrique Cardoso em 1º de Janeiro de 1995. FHC havia introduzido o Plano Real (o mesmo nome da nova moeda) em 1993, quando ainda ministro da Fazenda. O plano manteve a inflação sob controle, estimulou o PIB e elevou o poder de compra dos cidadãos. FHC foi mais além com políticas para reduzir o tamanho do setor público, aumentar a privatização e institucionalizar a responsabilidade fiscal. Apesar de algumas medidas não vingarem, como a reforma da segurança social, a maré econômica havia mudado e as soluções de longo prazo foram se firmando.
A face do Real
Apesar das crises externas, como a crise do peso mexicano de 1994 e a Crise financeira na Rússia em 1998 fustigarem o Brasil, as políticas de FHC foram bem sucedidas o suficiente para lhe garantir um segundo mandato. Então, em 1999, as tensões econômicas pressionaram o Real supervalorizado e o governo de FHC não teve escolha a não ser permitir que a moeda flutuasse livre. Com isso, o real perdeu 40% do seu valor e FHC nunca se recuperou.
O Brasil em 1999
O Brasil de Lula
FHC recebe Lula, o presidente eleito
A presidência marcante de Lula começou em 2003, após quatro tentativas de ser eleito presidente. Apesar de ser um líder sindical e de esquerda, Lula mostrou aos eleitores que também possuía um lado pragmático através da sua "Carta ao Povo Brasileiro". A sua presidência combinou políticas sociais progressistas com princípios fiscais conservadores. O resultado: um Brasil revigorado.
Um Brasil revigorado
Durante os seus oito anos de mandato, Lula: 1) Reformou o sistema de segurança social; 2) Tirou milhões de brasileiros da pobreza extrema por meio do programa "Bolsa Família"; 3) Ampliou o financiamento da educação; 4) Ajudou a país a se tornar um credor externo líquido pela primeira vez; 5) Estabeleceu o Brasil como um líder na produção de etanol e o preparou para se tornar um grande exportador de combustível fóssil; 6) Integrou o setor financeiro com os mercados mundiais; 7) Acolheu novos investidores domésticos e estrangeiros; 8) Promoveu a integração econômica na América do Sul; e 9) Firmou o Brasil como líder político mundial, trabalhando em conjunto com os outros países do BRICS para desafiar a supremacia política das nações industrializadas do G-20, em especial os EUA.
Ainda há muito a fazer
Embora Lula tenha feito algumas jogadas políticas controversas no cenário mundial, como exemplo o apoio ao presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad e o seu "programa nuclear civil", ele deixou o cargo de presidente reconhecido em todo o mundo como uma força política e econômica voltada para o futuro.

E algumas questões permaneçam e o futuro é uma incógnita...

Tocando em Frente
poesia de Almir Sater 
em parceria com Renato Teixeira

Ando devagar 
Por que já tive pressa 
E levo esse sorriso 
Por que já chorei de mais.

Hoje me sinto mais forte 
Mais feliz quem sabe 
Só levo a certeza 
De que muito pouco sei, eu nada sei.

Conhecer as manhas e as manhãs 
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar 
É preciso paz pra poder sorrir 
É preciso a chuva para florir.

Penso que cumprir a vida 
Seja simplesmente 
Compreender a marcha, 
Ir tocando em frente.

Como um velho boiadeiro 
Levando a boiada 
Vou trocando os dias 
Pela longa estrada eu vou, estrada eu sou.

Conhecer as manhas e as manhãs 
O sabor das massas e das maçãs 
É preciso amor pra poder pulsar 
É preciso paz pra poder sorrir 
É preciso a chuva para florir.

Todo mundo ama um dia 
Todo mundo chora 
Um dia a gente chega 
No outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua história 
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz 
De ser feliz.
--
Um pouco mais sobre o Brasil:

O Brasil Deu Certo(?) E Agora?
https://archive.org/details/Brasil.Deu.Certo
Histórias do Poder - Capítulo 1 - Partidos, Alianças e Frentes
https://archive.org/details/Historias.Poder01
Histórias do Poder - Capítulo 2 - A Batalha pelo Voto
https://archive.org/details/Historias.Poder02
Histórias do Poder - Capítulo 3 - Militares, Imprensa e Igreja
https://archive.org/details/Historias.Poder03
Histórias do Poder - Capítulo 4 - Administração Pública
https://archive.org/details/Historias.Poder04
Histórias do Poder - Capítulo 5 - Economia e Política
https://archive.org/details/Historias.Poder05
Arquitetos do Poder
https://archive.org/details/Arquitetos.Poder