sábado, 24 de julho de 2010

Química da Alma


"Quando a Imaginação, a Arte e a Ciência desaparecerem, todos os Dons Intelectuais, todos os Talentos ou o Espírito Santo forem considerados inúteis e ao Homem apenas restar a Discórdia, então começará o Julgamento Final." – com estas palavras, iniciou Blake um comentário pormenorizado sobre seu quadro (ao lado), em que dá uma explicação precisa das inúmeras figuras aí representadas - "Se o Espectador pudesse entrar dentro dessas imagens com o auxilio da sua Imaginação, aproximando-se no Carro de Fogo do seu Pensamento Contemplativo (...), então levantar-se-ia do seu Túmulo, iria ao encontro do Senhor nos ares e seria feliz." (William Blake, Uma Visão do Julgamento Final, 1810).

William Blake foi um poeta e pintor inglês que enxergava o que muitos se negavam a ver: a pobreza, a injustiça social, a negatividade do poder da igreja e do estado.

Na pintura ao lado, Albion, que representa a queda da humanidade, é redimida graças à imagem do redentor: "Desperta! Desperta, tu que dormes na terra das sombras; desperta! Estira os teus membros!/Eu estou em ti e tu em mim, ambos submersos no amor divino."

Jesus é "a Imaginação ou o Corpo Divino no Homem", a "única forma universal" em que todas as coisas estão contidas "nas suas Formas Eternas".

Albion transforma-se naquilo que vê. Blake refere-se aqui à doutrina de Paracelso, segundo a qual "o homem é aquilo que pensa e a coisa que imagina. Se pensar no fogo, será fogo; se pensar na guerra, será guerra". (De virtute imaginativa, 1526).

"Certa vez Deus veio ao Homem e se tornou Um com ele, para que este aprendesse o caminho e se tornasse Um com Ele".

Essa é a verdadeira alquimia, a transformação química da alma humana, indo de encontro com Deus, que se encontra dentro do coração de cada um de nós.

Hoje o Mirtu's Blog trás uma publicação "forte", atendendo um pedido de um amigo de Uberlândia. Essa idéia ganhou força durante a viagem de retorno que fiz de Uberlândia para Campinas na última semana, e aproveito também para deixar aqui um grande abraço à todos os amigos de Uberlândia, Goiânia, Marília, Rio Claro, Piracicaba, Araras, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Porto e todos os confins que tive o prazer de estar nesta vida.

Assim como a poesia é a pintura que fala, a pintura é a poesia que mostra; então nada mais consistente do que se valer do artista que integrou estas duas artes e com sua ajuda alavancar esta publicação. William Blake foi um homem envolto em misticismo e fé, cuja arte levou muitos a buscarem respostas para própria existência e a encontrar o caminho para espiritualização; espiritualização essa que reside em acreditar; acreditar em si mesmo, acreditar em Deus - pois acreditar em si mesmo é acreditar em Deus. E parafraseando Joana D'Arc: "Todo homem da a sua vida pelo que ele acredita. Toda mulher da a sua vida pelo que ela acredita. Há pessoas que acreditam em pouco ou em nada e, ainda assim, dão suas vidas por estes poucos ou nada. Tudo o que temos é nossa vida, e a vivemos como acreditamos que devamos vive-la, e então ela se vai. Mas renunciar ao que se é e viver sem acreditar em nada é mais terrivel do que morrer - mais terrivél até do que morrer jovem."

Desta forma, hoje mais do que ontem e amanhã mais do que hoje, acredite, "vá a luta com determinação, abrace a vida e viva com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida, a vida é MUITO para ser insignificante. Viva! Não passe pela vida."

Ah... mesmo atrasado para celebração do Dia do Amigo, o Mirtu's Blog não podia deixar passar em branco... apesar de acreditar (clichê =) que todo dia é dia do amigo...

Amigo, talvez eu não possa te dar as soluções para todos os problemas da tua vida, nem tenha as respostas para todos os teus temores; mas posso ajudar-te a buscá-las.

Talvez eu não possa saber como será o teu futuro; mas quando precisar estarei junto a ti.

Talvez eu não possa evitar que você tropece. O que posso é te oferecer minha mão para que se levante. Tuas alegrias, teus triunfos e êxitos, não são meus; mas desfruto deles quando te vejo feliz. Não julgo as decisões que tomas em tua vida. Limito-me a te apoiar, a te estimular e te ajudar se me pedires.

Não posso te dizer dentro de que limites deve viver, mas te ofereço o espaço necessário para você crescer.

Não posso evitar teus sofrimentos quando alguma coisa te quebra o coração; mas posso te ajudar a recolher os pedaços e ajudar-te a montá-lo de novo.

Não posso dizer quem é você, nem quem você deveria ser. Apenas posso querer ser teu amigo como você é.

Neste dia orei por ti. Neste dia pude me recordar como tua amizade é preciosa. Sou uma pessoa feliz: por ter um amigo como você. Vejo o brilho nos teus olhos, o sorriso espontâneo e a alegria que sentes em me ver. E eu também sinto paz e alegria quando te vejo e conversamos; neste dia pensei em todos os meus amigos e amigas, e entre eles apareceu você. Você não estava acima, nem abaixo, nem no meio. Não encabeçava e nem concluía a lista. Não era o número um e nem o último. O que sei é que você se destacava por alguma qualidade unicamente sua, e que há muito tempo tem enobrecido minha vida.

Eu também não tenho a pretensão de ser o primeiro, o segundo ou o terceiro da tua lista. Basta que me queira como amigo. Então entenderei realmente que somos amigos.

Hoje amigo; orei e agradeci a Deus por ter me dado a oportunidade de te ter como amigo.

Foi uma oração de agradecimento e felicidade, porque você tem dado valor a minha vida.

Jorge Luis Borges (adaptado, e/ou traduzido livremente por MJ)

[]´s
Mirtu

Nenhum comentário:

Postar um comentário