domingo, 22 de março de 2015

O Mundo do Futuro

"Quando o poço fica seco, conhece-se o valor da água."
Benjamin Franklin
Alterações climáticas; chegamos ao fundo?
O professor de geografia Laurence C. Smith, em seu livro ambicioso, sincero e acessível, 'O Novo Norte – O Mundo em 2050', faz boas previsões de como o mundo será em 2050. Ele acumula competências suficientes para fazer previsões climáticas, já que combina formação acadêmica com observação considerável em primeira mão no extremo norte. Ele traduz densos dados acadêmicos em linguagem comum e deixa claro o que a ciência sabe e não sabe, talvez este seja o ponto mais importante de um tópico tão debatido como as alterações climáticas. Smith manifesta com otimismo a esperança de que a humanidade pode corrigir seu curso atual, mas não dá muitas sugestões específicas sobre o que podemos fazer para diminuir a turbulência iminente. Seus estudos e projeções vão desde mudanças na agricultura à probabilidade de conflitos armados e novas fronteiras nacionais.

Quatro alterações que vão mudar o mundo
Urso Polardo
Em 2006, um caçador americano matou legalmente um urso no Canadá. O urso era estranho; parecia um urso polar, mas tinha manchas marrons e uma face achatada. Era um híbrido: meio urso polar, meio urso pardo. Este urso "polardo" é um sinal do quanto o aquecimento global está mudando o mundo. A mudança climática está retirando espécies dos seus habitats. Animais silvestres estão se movendo para novos lugares e ficando o tempo suficiente para procriar. Será este um sinal do que está por vir? Como é que o aquecimento global e outras tendências radicais irão remodelar o mundo? Se não formos "atropelados" por um meteoro, uma guerra nuclear ou o surgimento de tecnologias realmente disruptivas, a resposta pode estar nas "quatro forças globais" que irão moldar o novo mundo de 2050:

1. Demografia - São os estudos demográficos de como a população humana se instala, muda e se movimenta. Duas principais tendências demográficas irão moldar o futuro: crescimento geral da população e "transição demográfica", isto é, a queda da taxa de natalidade em muitas culturas à medida que a industrialização aumenta.
Demografia
2. Demanda por recursos - A humanidade coloca uma demanda enorme em "recursos naturais" tanto finitos (petróleo, carvão) como renováveis (árvores) e em "serviços naturais", tais como a fotossíntese, a absorção de CO2, pelos oceanos e a diversidade genética do planeta. As exigências variam conforme a cultura. Por exemplo, as pessoas na América do Norte consomem 32 vezes mais recursos do que as pessoas no Quênia.
Demanda por recursos
3. Globalização - Todos os aspectos da sociedade estão cada vez "mais interconectados e interdependentes". Mas ao mesmo tempo que o mundo se "nivela" em termos de mescla de pessoas e recursos, o mundo também se mantém "irregular", já que lugares diferentes globalizam em ritmos diferentes.
Globalização
4. Alterações climáticas - Devido ao aumento do efeito estufa, a Terra retém mais calor. A elevação desigual das temperaturas em todo o mundo está criando resultados inesperados.
Alterações climáticas
Deslocamento da População, Deslocamento da Riqueza

Desde 2008, mais pessoas vivem nas áreas urbanas do que nas áreas rurais. Assim, a maior parte da raça humana não consegue produzir seu próprio alimento. As pessoas se deslocam para as cidades principalmente para ganhar mais e viver melhor, e isso tende a continuar. Cerca de 3,3 bilhões de pessoas viviam nas cidades em 2007. Em 2050, o mundo terá mais de 6 bilhões de habitantes urbanos. Novas cidades e metrópoles (com mais de 10 milhões de habitantes) vão surgir. Serão essas megacidades como Singapura, que consegue gerir o crescimento com recursos limitados, produzindo uma cidade limpa e bem organizada? Ou serão caóticas como Lagos, na Nigéria? Ambas são cidades portuárias, mas Singapura é eficiente em termos energéticos, tem baixa criminalidade e longa expectativa de vida; enquanto doença, corrupção e criminalidade são comuns em Lagos.
Megacidade
O deslocamento da riqueza acompanha o deslocamento populacional. Com a globalização da economia, a riqueza passará principalmente para o leste e os países emergentes, também chamados "BRICs" - Brasil, Rússia, Índia e China - se tornarão mais importantes. Em 2010, EUA, Japão e Alemanha eram as três maiores economias mundiais. Em 2050, serão China, EUA e Índia. O surgimento de "novas superpotências" forçará mudanças no equilíbrio político global. E como o crescimento econômico coincidirá a com a urbanização, o custo de vida nos BRICs vai subir.

Energia e Água

Carvão, petróleo e gás natural movimentam a sociedade industrial de hoje, que depende do rápido fornecimento de matérias-primas, especialmente metal. Com a urbanização e industrialização do mundo, a demanda por esses materiais essenciais crescerá muito. Dado o crescimento populacional previsto, será que o mundo vai ficar sem recursos fundamentais? A resposta é complexa. Alguns recursos não são renováveis, mas são recicláveis. O petróleo é o fator limitante. O mundo vai usar por dia 20 milhões de barris de óleo a mais em 2030 do que em 2010, e os dias de petróleo de fácil acesso já terminaram.
O fim do acesso fácil ao petróleo
Os conflitos armados são propensos a ocorrer mais por causa do petróleo do que de outros recursos e seu custo vai subir devido à demanda, regulamentos e racionamento das nações produtoras de petróleo. A ciência está explorando alternativas ao petróleo (etanol, hidrogênio e outros biocombustíveis), mas uma "economia movida a hidrogénio" não tem o mesmo desempenho e o aproveitamento do hidrogênio requer energia considerável. Carros elétricos são uma alternativa para carros a gasolina, mas os combustíveis fósseis geram a eletricidade que utilizam. As melhores safras de biocombustíveis não crescem em todos os climas e produzem gases de efeito estufa. A energia nuclear, que não produz gases nocivos, fornece "cerca de 15% da eletricidade do mundo", tendo o potencial para produzir 38% até 2050, mas preocupações com a saúde e segurança têm limitado sua produção.
Obter energia de fontes renováveis
O ideal é obter mais energia de fontes renováveis e livres de carbono. As hidrelétricas, uma tecnologia madura amplamente aplicada, fornece "cerca de 16%" da eletricidade global, uma percentagem que vai cair com o avançar de outras alternativas. As energias eólica e solar irão expandir radicalmente, embora haja significativa variação dos níveis de vento e luz solar. O vento poderá gerar de 10 a 50 vezes mais energia em 2050 do que em 2010. Já "a luz solar é difusa" e capturar o suficiente para gerar energia em escala industrial é muito difícil. Os painéis fotovoltaicos existentes são ineficientes e caros. A utilização de energias renováveis também apresenta o desafio da grande escala de armazenamento de energia, o que exige um grande avanço na tecnologia das baterias. Os combustíveis fósseis continuarão a fornecer mais energia em 2050, o que exigirá melhor tecnologia de "captura e armazenamento de carbono".
Escassez de água
A água se tornará um recurso ainda mais fundamental. A escassez ou excesso de água pode ser uma catástrofe. 97% da água mundial é "oceano salgado" e as geleiras retém muito mais água do que rios, lagos ou chuva. A água é distribuída de forma desigual em todo o mundo. Um crescimento populacional de 50% até 2050 vai exigir novas fontes de água potável. Algumas regiões de maior crescimento (Paquistão, sul da África, Oriente Médio) já lutam para conseguir água. Cidades como Phoenix e Las Vegas estão crescendo em desertos; algumas áreas da Califórnia dependem "de milhares de quilômetros de dutos, túneis e canais".

Dois outros fatores tornam a situação da água no mundo mais desafiadora: empresas já começaram a "privatizar e consolidar o abastecimento de água". Isso pode resultar em uma distribuição de água mais eficiente, mas também significa que muitas pessoas terão de pagar por algo que costumava ser grátis. Em segundo lugar, os governos monitoram pouco a água. Apenas algumas regiões (Europa e EUA) apresentam "algum tipo de monitoramento hidrológico". Ninguém sabe como ficará a situação da água num futuro próximo e ninguém tem informação suficiente para "gerir a água de maneira eficiente".
Privatização da água
Devemos considerar também o conceito de "estacionaridade", onde os fenômenos naturais flutuam dentro de "um pacote de incerteza", isto é, forças que variam dentro de limites conhecidos. Esta ideia é um fundamento da gestão de risco, que usa estatísticas acumuladas para estimar a probabilidade de riscos específicos. Mudanças climáticas e urbanização destroem a estacionariedade quando rompem os sistemas, tornando as previsões mais difíceis. Os cientistas podem fazer algumas previsões gerais, como por exemplo: quanto mais o gelo derrete, mais os mares vão inundar as regiões baixas. Porém não é possível saber o quão rápido o mar vai subir, ou até aonde a água vai se espalhar. Alguns analistas temem que as sociedades entrem em guerra por água, mas historicamente disputas por este recurso têm sido pacíficas. No entanto, essas pressões climáticas vão remodelar culturas e economias.

O Que Vai Acontecer no Mundo?
O que vai acontecer no futuro?
Ao planejar o futuro, considere quatro observações fundamentais:

1. A mudança acontece de forma desigual ao longo do tempo - Em um sistema complexo, a mudança "se desenrola de forma irregular", então espere ciclos de alterações climáticas para cima e para baixo.

2. A mudança acontece de forma desigual ao longo do espaço - O sistema climático é complexo e diversificado. A tendência geral será o aquecimento, mas algumas regiões ficarão mais frias.

3. A mudança vai acontecer, mas... - A alteração climática é certa, mas a ação humana ainda pode afetar de forma marcante o quanto e em que direções o clima vai mudar.

4. Alterações na temperatura não são aleatórias - As temperaturas sobem mais na terra do que na água. As "latitudes mais ao norte" vão experimentar a maior parte das mudanças, com o seguinte efeito cascata: o gelo vai derreter, refletindo a luz solar; a água vai absorver o calor do sol, aumentando o aquecimento.

O Impacto Sobre o Norte
Impacto sobre o Norte
No geral, "entre 10% e 48% da superfície terrestre do mundo" terá seu clima atual transformado. Esta mudança será mais dramática nos Países da Orla Norte (NORC): EUA, Canadá, Groenlândia (Dinamarca), Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia, cuja alteração climática se desdobrará através de muitos sistemas centrais, incluindo:

• Vida animal - Com o derretimento do gelo polar, espécies como os ursos polares perdem literalmente seus habitats. O aquecimento das terras do norte as tornarão mais propícias para a agricultura, mas nem tanto para o estilo de vida dos povos nativos.
Vida animal
• Transporte - No passado, os navios se arriscavam nas águas do norte apenas por breves períodos, devido à ameaça de serem esmagados ou presos pelo gelo. O aumento das temperaturas do mar polar está estendendo o tempo de navegação. Os navios são uma maneira mais barata de transporte de mercadorias, o que leva ao crescimento dos portos do norte. Devido ao degelo do permafrost, algumas cidades e áreas de mineração ficarão isoladas, pois dependem das "estradas de gelo" para seu transporte.

• População - Alguns países do NORC, como a Noruega e o Canadá, estão tendo aumento notável da população. As principais cidades do Canadá expandem-se atualmente para sua fronteira ao sul, mas as novas cidades vão crescer ao norte.

• Matérias-primas - A Rússia tem enormes jazidas de gás natural e as "areias petrolíferas" do Canadá podem ser transformadas em petróleo. Essas reservas ficam somente atrás da Arábia Saudita. A província de Alberta tem mais petróleo do que o Kuwait e o Iraque.

• Água - Os membros do NORC não sofrerão a escassez de água doce que vai desafiar os países mais quentes e populosos. Isto irá aumentar seu poder por meio de alianças políticas, atraindo imigrantes e permitindo novos ativos para estimular os negócios.

• Política - O Canadá cresceu de leste para oeste, mas passará a crescer do norte com empresas enviando petróleo e outras matérias-primas para o sul. As nações do norte têm muito em comum e tendem a formar "macrorregiões" pacíficas, marcadas por políticas liberais e culturas compartilhadas. Um influxo de imigrantes variados irá pressionar essas culturas. As sociedades do norte terão também de encontrar formas legítimas e pacíficas de lidar com os povos nativos de sua região.
Alterações geopolíticas
Outras previsões de alterações geopolíticas são mais especulativas. Confrontos pelo controle dos recursos do polo Norte podem se tornar violentos. Afastando-se das cidades fundadas pelo planejamento soviético, os russos deixariam áreas para a China comprar - ou tomar. A globalização pode parar, ou mesmo reverter, em face a um retrocesso cultural ou petróleo acima do preço. No fim das contas, a humanidade tem uma escolha e uma responsabilidade.

O Discurso do Chefe Seattle 
poética do Chefe Seattle - 1852

O Presidente em Washington

manda dizer que deseja comprar a nossa terra.
Mas como pode comprar ou vender o céu, a terra?
Essa idéia é estranha para nós.
Cada parte dessa terra é sagrada para meu povo.
Cada agulha de pinheiro brilhante...
Cada grão de areia da praia,
Cada névoa na floresta escura...
Cada característica...
é sagrada na memória e na experiência do meu povo.
Somos parte da terra e ela é parte de nós.
As flores são nossas irmãs.
O urso, o veado, a grande águia são nossos irmãos.
Cada reflexo na água cristalina dos lagos,
fala de acontecimentos e lembranças 
da vida do meu povo.
O murmúrio das águas é a voz do pai do meu pai.
Os rios são nossos irmãos.
Eles levam as nossas canoas 
e alimentam os nossos filhos.
Se lhes vendermos nossa terra, lembrem-se...
De que o ar é precioso para nós 
e compartilha seu espírito
com as formas de vida que sustenta.
O vento que deu ao nosso avõ o seu primeiro alento
recebe, também, o seu último suspiro.
Sabemos que a terra não pertence ao homem.
O homem pertence à terra.
Todas as coisas são interligadas,
como o sangue que nos une.
O homem não tece a teia da vida.
Ele é apenas um fio dela.
O que fizer à teia, fará a si mesmo.
O destino de vocês é um mistério para nós.
O que vai acontecer quando todos
os búfalos forem sacrificados?
O que vai acontecer quando
os recantos secretos da floresta
estiverem passados com o odor de inúmeros homens
e a vista das colinas verdejantes 
se macular com os fios que falam?
Será o fim da vida e o começo da sobrevivência.
Quando o último pele-vermelha 
sumir com a natureza selvagem
e sua lembrança for só a sombra 
de uma nuvem sobre a planície, 
essas praias e florestas ainda estarão aqui?
Terá sobrado algum espírito do meu povo?
Amamos a terra como o recém-nascido
ama as batidas do coração da mãe.
Se vendermos nossa terra,
amem-na como nós a amamos,
cuidem dela como nós cuidamos;
preservem na mente a lembrança
da terra, tal como ela estiver quando a receberem.
Preservem a terra para as crianças
e amem-na como Deus nos ama.
Sabemos que só existe um Deus.
Nenhum homem, vermelho ou branco, 
pode viver isolado. 
No final das contas, somos todos irmãos.
--
Um pouco mais sobre meio ambiente:

A Sede do Mundo
https://archive.org/details/Sede.do.Mundo
Fluxo - Pelo Amor à Água
https://archive.org/details/Fluxo.Agua
Ouro Azul - A Guerra Mundial da Água
https://archive.org/details/Ouro.Azul
Paraíso ou Esquecimento
https://archive.org/details/Paradise.or.Oblivion
A Ascensão da Ecologia - 10 Desastres Que Mudaram o Mundo
https://archive.org/details/Ascensao.Ecologia
Resíduos Sólidos: O Lixo
https://archive.org/details/O.Lixo
Entre Rios - A Urbanização de São Paulo
https://archive.org/details/Entre.Rios
A Era do Hidrogênio?
https://archive.org/details/Era.do.Hidrogenio

Nenhum comentário:

Postar um comentário