domingo, 29 de março de 2015

Quociente Emocional

Saber que alguma coisa é certa 'aqui dentro do coração' é um tipo diferente de convicção, de algum modo é uma certeza mais profunda do que achar a mesma coisa com a mente racional.Daniel Goleman
Um tipo diferente de convicção
Recentemente a revista 'TIME' (a revista semanal de maior circulação no planeta), publicou uma lista com os 25 livros mais influentes das últimas décadas (http://ti.me/13XUQcS), que mudaram a maneira de pensar sobre gestão; e nós do Mirtu's Blog acreditando que o acesso a estas formas de pensar e seus pensadores são de grande utilidade para as pessoas, temos tentado trazer alguns textos que dão acesso a essas obras.

Da última década do século XX, o mais bem-sucedido desta lista, é o trabalho de Daniel Goleman, 'Inteligência emocional', cujo subtítulo resume a grandiosidade da obra: 'A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente' – que explica os traços e habilidades psicológicas, que são responsáveis por 80% do sucesso de uma pessoa na vida.
Inteligência emocional
Goleman afirma que habilidades como autoconhecimento e automotivação são induzidas (ou destruídas) na infância, porém, que os adultos ainda podem aprender sobre elas e aplicá-las. O destaque deste livro são as sólidas bases biológicas que explicam a inteligência emocional.

Inteligência Emocional

Nos últimos anos houve um aumento de pesquisas sobre a biologia da personalidade e da emoção. E tais estudos indicam claramente que parte da inteligência humana e da personalidade, é determinada pela genética. Mas isto levanta duas perguntas: O quanto você pode mudar em si mesmo? E, por que algumas pessoas inteligentes fracassam na vida, enquanto outras menos inteligentes prosperam? As respostas estão no conjunto de habilidades chamado inteligência emocional.

A evolução nos dotou de emoções que nos ajudam a lidar com situações de risco e agir face ao perigo. Até hoje mantemos o sistema emocional de nossos ancestrais das cavernas, que regularmente enfrentavam situações de vida ou morte. Na sociedade moderna, essas emoções muitas vezes sobrecarregam o pensamento lógico. Cada pessoa tem duas mentes, uma que pensa e uma que sente. A mente racional permite que uma pessoa pondere e reflita. Já a mente emocional é impulsiva e poderosa. Normalmente, as duas trabalham em harmonia, mas sentimentos intensos, por vezes, fazem com que a mente emocional domine a racional.

Goleman observa que o problema não está nas emoções em si, mas no uso adequado delas em determinadas situações; e cita Aristóteles:
As emoções em determinadas situações
"Qualquer um pode ficar zangado – isso é muito fácil. Mas ficar zangado com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, com o propósito certo e do jeito certo – isso não é tão fácil assim."

O desafio de Aristóteles torna-se ainda mais importante em um mundo tecnologicamente avançado, porque o significado de "civilização" deixa de ser tecnológico, negligenciando a natureza do homem e a busca por autocontrole.

Componentes da Inteligência Emocional

O Qi (Quociente intelectual) só contribui com 20% para o sucesso na vida. O resto é resultado da inteligência emocional, incluindo fatores como a capacidade de automotivação, persistência, controle dos impulsos, regulação do humor, empatia e esperança. O Qi (Quociente intelectual) e o Qe (Quociente emocional) não são competências opostas, mas funcionam separadamente. Uma pessoa pode ser intelectualmente brilhante, mas emocionalmente inepta, um desequilíbrio que pode causar muitos problemas.
Qe (Quociente emocional) e Qi (Quociente intelectual)
Daniel Goleman faz uma ligação entre a vida emocional e ética, e observa que, se uma pessoa não consegue controlar sua impulsividade, o dano será causado no mais profundo do seu eu. Controlar os impulsos "é a base da vontade e do caráter". Compaixão, outra marca do caráter, é ativada pela capacidade de apreciar o que os outros estão sentindo e pensando. Esses dois elementos são fundamentais para a inteligência emocional e, portanto, são atributos fundamentais da pessoa moral.

Peter Salovey, psicólogo de Yale, analisou a inteligência emocional em cinco domínios: autoconhecimento, controle emocional, automotivação, empatia e habilidade nos relacionamentos.

1. Autoconhecimento: Descobrindo suas Emoções
Self
Como os sentimentos estão muitas vezes escondidos, o autoconhecimento emocional exige atenção permanente ao seu estado interno, incluindo emoções. A consciência é um estado neutro que gera o autoexame, mesmo durante emoções intensas. O psicólogo John Mayer chama isto de "consciente ao mesmo tempo de nosso estado de espírito e de nossos pensamentos sobre esse estado de espírito". Para fins práticos, autoconhecimento e a capacidade de mudar o seu humor são a mesma coisa. Emoções podem ser inconscientes ou conscientes. Elas começam antes mesmo de você estar ciente de que um sentimento se aproxima. Emoções inconscientes podem ter um efeito poderoso sobre seus pensamentos e reações, mesmo que você não esteja ciente delas. Quando você se torna consciente de um sentimento, você é capaz de avaliar e melhor controlá-lo. Portanto, o autoconhecimento é a base para gerir as emoções, como exemplo ser capaz de livrar-se do mau humor.

2. Controle Emocional: Lidando com Seus Sentimentos

Desde a Grécia Antiga, o autocontrole e a capacidade de resistir a tempestades emocionais são vistos como virtudes. No entanto, a vida sem paixão seria chata. O ideal é buscar uma postura de equilíbrio: a emoção adequada. Controlar as emoções é um trabalho de tempo integral. Muitas das coisas que fazemos diariamente, do trabalho ao lazer, são tentativas de controlar o humor, visando equilibrar o zumbido constante da emoção. A arte de acalmar a onda de emoções, particularmente suas manifestações intensas, é uma habilidade básica da vida, uma das ferramentas psíquicas mais essenciais. O formato do cérebro nos mostra que quando uma pessoa está sendo varrida por uma onda emocional, ela tem pouco controle sobre o cérebro e tais emoções. No entanto, com algum esforço, mudança de comportamento ou até mesmo através de medicação, o indivíduo pode exercer controle sobre a duração e a intensidade de uma emoção.
Lidando com seus sentimentos
Uma das emoções mais difíceis de escapar é a raiva, em parte porque esta é energizante, até mesmo estimulante. Ela pode durar horas e criar um estado de prontidão, tornando as pessoas muito mais fáceis de provocar. Quando alguém já está com os nervos à flor da pele e algo desencadeia uma segunda ofensiva emocional, a emoção que se segue é especialmente intensa. Uma maneira de refrescar a raiva é buscar distrações. Sair sozinho ajuda, assim como atividade física. Emoções como tristeza e luto podem aliviar a raiva, mas trazem o perigo de uma depressão profunda. Para quebrar ciclos de depressão, terapeutas ensinam a desafiar os pensamentos que alimentam a depressão, e a planejar uma série de atividades agradáveis. Estas podem incluir exercícios, massagens, pequenas tarefas, ajudar quem precisa ou através de oração. Mudança de perspectiva cognitiva, ou ver a situação de forma mais positiva, é também uma ferramenta poderosa.

3. Automotivação: Usando a Emoção para Cumprir suas Metas

Uma motivação positiva é crucial para a conquista. Os maiores atletas, músicos e mestres de xadrez distinguem-se pela capacidade de praticar arduamente, ano após ano, começando desde cedo. As emoções determinam como alguém será bem sucedido, pois elas podem aperfeiçoar ou limitar a capacidade de usar as habilidades inatas. A capacidade de conter emoções e retardar impulsos é uma habilidade ímpar, pois é chave para uma série de realizações, desde fazer dieta até obter um diploma.
Usando a emoção para cumprir suas metas
A ansiedade deteriora o intelecto, contudo um estado de espírito positivo aprimora o pensamento. Quem tira vantagem de suas emoções, é capaz de aproveitar a ansiedade para gerar motivação. Especialistas descrevem a relação entre ansiedade e desempenho como um U invertido. Pouca ansiedade significa que não há motivação e desempenho. Muita ansiedade prejudica o intelecto. Alto desempenho acontece no meio. Um estado levemente eufórico chamado hipomania é ideal para escritores e outras pessoas criativas.

Esperança e otimismo também desempenham um papel poderoso. Esperança é não ceder ao negativismo e depressão em face aos contratempos. Otimismo é ter forte expectativa de que as coisas vão dar certo. Os otimistas atribuem o fracasso a algo que pode ser mudado, para que assim não fiquem deprimidos, caso algo não dê certo. O otimismo é uma atitude emocionalmente inteligente que melhora a performance no mundo dos negócios. Auto-eficácia – convicção de que você tem domínio sobre os eventos em sua vida e que pode enfrentar os desafios que surgirem – subjaz ambas: esperança e otimismo.

Os psicólogos identificaram um estado de pico de desempenho chamado "fluxo", o qual evoca o uso mais positivo da inteligência emocional. Fluxo é o sentimento que você tem quando está totalmente envolvido em uma tarefa a qual você ama e para qual tem habilidades avançadas. O fluxo atinge zonas entre o tédio e a ansiedade. As emoções que você sente durante o fluxo são positivas, canalizadas e dirigidas à tarefa imediata. Fluxo é um estado de auto-esquecimento e atenção concentrada, um estado de alegria, até mesmo de arrebatamento. Seu cérebro se acalma durante o fluxo, permitindo a conclusão de tarefas desafiadoras com energia mínima. Para ensinar pessoas a alcançar um fluxo, até mesmo crianças, faça-as executar atividades pelas quais são apaixonadas repetidamente.
Fluxo
4. Empatia: Dominando uma Habilidade Humana Fundamental

Quanto maior seu autoconhecimento, mais hábil você será para ler os sentimentos de outras pessoas. Rapport, a raiz do afeto, surge a partir da capacidade de empatia. Aqueles que conseguem ler os sentimentos de outras pessoas são mais populares, extrovertidos e mais sensíveis. A empatia começa na infância, com a sintonia afetiva, ou seja, o espelhamento físico não-verbal entre a criança e os pais. Esta sintonia a tranquiliza e a faz sentir-se emocionalmente conectada. A sintonia requer um sentimento calmo o suficiente para ser capaz de ler sinais sutis e não-verbais de outras pessoas.
Empatia
5. Habilidade nos Relacionamentos: Lidando com Outras Pessoas

A capacidade de expressar sentimentos é uma competência social essencial. Emoções são contagiosas. Enviamos sinais emocionais durante cada encontro e inconscientemente imitamos emoções que emanam dos outros. Assim, os sinais de cada um afetam os do outro. Conforme interagimos, muitas vezes espelhamos as linguagens corporais uns dos outros. Quanto maior esta sincronia, mais humor compartilhamos. Esta coordenação de estados de humor é a versão adulta da sintonia afetiva entre pais e bebês e representa um fator determinante da eficácia interpessoal. Quanto maior sua capacidade de sentir as emoções dos outros e controlar os sinais que você envia, melhor controlará o efeito que tem sobre os outros. Esta é uma parte crítica do exercício da sua inteligência emocional.
Lidando com outras pessoas
Inteligência Emocional Aplicada

A 'Inteligência emocional' teve um impacto significativo no local de trabalho e no mundo dos negócios e faz toda a diferença na maioria das áreas da nossa vida diária:

• Gestão: A arrogância projetada por alguns patrões e o clima negativo que criam diminui a produtividade e afugenta os funcionários. A aplicação da inteligência emocional para evitar tais resultados negativos em um ambiente de negócios é um valor agrega- do na gestão organizacional. O feedback é a moeda de troca básica da inteligência emocional gerencial. Os gerentes devem aprender a fornecê-la e aceitá-la de forma inteligente. Não se deve interpretar os comentários nem como uma crítica tampouco como um ataque pessoal. Para fazer uma crítica construtiva, fale com a outra pessoa face-a-face. Exerça o seu senso de empatia. Transmita elogios específicos, bem como críticas. Foque nas soluções. Quem recebe a crítica deve aprender a ouvi-la como uma informação valiosa. Em uma economia dominada por trabalhadores do conhecimento, o conceito do "Quociente Emocional" do grupo é fundamental. Equipes bem sucedidas baseiam-se na capacidade dos membros de trabalhar em harmonia e aproveitar os talentos de cada um.
Inteligência emocional no trabalho
• Casamento: A inteligência emocional pode ajudar a neutralizar as tensões sociais e pessoais que tendem a gerar separações. Homens e mulheres aprendem diferentes habilidades emocionais na infância. Duras críticas são um forte sinal de alerta para existência de problemas em um casamento. Para obter harmonia, devemos aprender a criticar uma ação sem atacar a pessoa que cometeu o ato. Ataques pessoais deixam as pessoas envergonhadas e na defensiva, o que pode desencadear reações ríspidas.
Inteligência emocional no casamento
• Crianças: Estudos apontam para um declínio da saúde emocional das crianças do mundo industrializado. Esta tendência reflete-se em afastamento generalizado, ansiedade e depressão, distúrbios de atenção e comportamento delinquente. Crianças e adultos devem ser treinados nas cinco principais habilidades da inteligência emocional.
Inteligência emocional das crianças
Alfabetização Emocional

Caráter é uma palavra antiquada para as habilidades agregadas à inteligência emocional. Mas Goleman expõe a necessidade de as habilidades do Qe (Quociente emocional) se tornarem parte do currículo escolar. Pois, aquele que cultiva a capacidade de anular o foco egocêntrico e os impulsos emocionais, consegue nutrir sua inteligência emocional, incluindo autoconhecimento, autocontrole, maior motivação, aceitação das outras pessoas e aperfeiçoamento das relações.

Um grande salto para a humanidade
Evolução emocional?
A implicação mais fascinante de a 'Inteligência emocional' é que uma maior consciência e controle de nossas emoções em larga escala significaria uma evolução da espécie humana. Acreditamos que o ódio, a raiva, o ciúme, entre outros sentimentos, são "apenas humanos", mas quando olhamos para os seres humanos mais sensíveis do século XX – Gandhi, Martin Luther King, Madre Teresa –, descobrimos que essas emoções negativas estavam notavelmente ausentes. Essas pessoas foram capazes de expressar a raiva de acordo com o ditado de Aristóteles: "Eles podem usar suas emoções em vez de serem usados por elas". O que poderia ser uma melhor definição de civilidade ou humanidade?

Jardim das emoções
um conto poético de Nótlim Jucks

Havia uma ponte que cruzava o abismo do vale, e do outro lado ficava um templo dedicado a felicidade.


Ao seu redor encontravam-se as arvores dos sentimentos e o jardim das emoções.


Para lá se dirigiam as pessoas que precisavam encontrar a si mesmas. Mas todos que cruzavam a ponte do abismo tinham medo de entrar no templo da felicidade.


Muitos preferiam caminhar pelo jardim e colher algumas flores, e estas pessoas se encantavam com as flores do ódio, que possuíam pétalas largas, brilhantes e negras.


Outros se dedicavam a carregar de um lado para o outro, as sementes da inveja, plantando sonhos que pertenciam a outras pessoas, sem poder colher os frutos.


Mas de todas essas pessoas as que mais chamavam a atenção, eram aquelas que se deliciavam com os frutos da arvore da melancolia, que choravam por coisas que nunca tiveram ou por algo que há muito perderam.


O interessante é que não se encontravam crianças nesta parte do jardim, mas ao olhar mais próximo do templo, viam-se milhares delas, carregando buques de amores incondicionais, se deliciando com os frutos da arvore das gargalhadas e banhando-se nas águas da amizade.


Estas crianças interagiam com todas as criaturas do jardim das emoções, e para cada flor do ódio elas carregavam uma flor do perdão, que juntavam com as flores do amor, transformando o negro das pétalas do ódio em um azul cintilante, como o azul encontrado nas flores da inteligência.


Estas crianças corriam, entravam e saíam do templo da felicidade, inúmeras vezes. 


Quando estavam chorando buscavam o templo, mas sempre apanhavam antes uma flor de esperança e uma de carinho; e ao entrarem no templo da felicidade atiravam as flores ao ar e gritavam "sejam sonhos" e as flores se fundiam e voltavam às mãos das crianças em forma de devaneios e contentamentos.


As crianças juntavam seus devaneios próximos ao coração e não choravam mais.


Se possível, venha visitar o jardim das emoções e tente entrar no templo da felicidade; não é difícil; todas as crianças conseguem quando sorriem.


Você só precisa se lembrar como é, ser criança.

--
Um pouco mais sobre o quociente emocional você encontra em: 
http://jrmilton.blogspot.com.br/2013/04/grandeza.html

E também sobre o quociente espiritual:
http://jrmilton.blogspot.com.br/2015/02/quociente-espiritual.html

domingo, 22 de março de 2015

O Mundo do Futuro

"Quando o poço fica seco, conhece-se o valor da água."
Benjamin Franklin
Alterações climáticas; chegamos ao fundo?
O professor de geografia Laurence C. Smith, em seu livro ambicioso, sincero e acessível, 'O Novo Norte – O Mundo em 2050', faz boas previsões de como o mundo será em 2050. Ele acumula competências suficientes para fazer previsões climáticas, já que combina formação acadêmica com observação considerável em primeira mão no extremo norte. Ele traduz densos dados acadêmicos em linguagem comum e deixa claro o que a ciência sabe e não sabe, talvez este seja o ponto mais importante de um tópico tão debatido como as alterações climáticas. Smith manifesta com otimismo a esperança de que a humanidade pode corrigir seu curso atual, mas não dá muitas sugestões específicas sobre o que podemos fazer para diminuir a turbulência iminente. Seus estudos e projeções vão desde mudanças na agricultura à probabilidade de conflitos armados e novas fronteiras nacionais.

Quatro alterações que vão mudar o mundo
Urso Polardo
Em 2006, um caçador americano matou legalmente um urso no Canadá. O urso era estranho; parecia um urso polar, mas tinha manchas marrons e uma face achatada. Era um híbrido: meio urso polar, meio urso pardo. Este urso "polardo" é um sinal do quanto o aquecimento global está mudando o mundo. A mudança climática está retirando espécies dos seus habitats. Animais silvestres estão se movendo para novos lugares e ficando o tempo suficiente para procriar. Será este um sinal do que está por vir? Como é que o aquecimento global e outras tendências radicais irão remodelar o mundo? Se não formos "atropelados" por um meteoro, uma guerra nuclear ou o surgimento de tecnologias realmente disruptivas, a resposta pode estar nas "quatro forças globais" que irão moldar o novo mundo de 2050:

1. Demografia - São os estudos demográficos de como a população humana se instala, muda e se movimenta. Duas principais tendências demográficas irão moldar o futuro: crescimento geral da população e "transição demográfica", isto é, a queda da taxa de natalidade em muitas culturas à medida que a industrialização aumenta.
Demografia
2. Demanda por recursos - A humanidade coloca uma demanda enorme em "recursos naturais" tanto finitos (petróleo, carvão) como renováveis (árvores) e em "serviços naturais", tais como a fotossíntese, a absorção de CO2, pelos oceanos e a diversidade genética do planeta. As exigências variam conforme a cultura. Por exemplo, as pessoas na América do Norte consomem 32 vezes mais recursos do que as pessoas no Quênia.
Demanda por recursos
3. Globalização - Todos os aspectos da sociedade estão cada vez "mais interconectados e interdependentes". Mas ao mesmo tempo que o mundo se "nivela" em termos de mescla de pessoas e recursos, o mundo também se mantém "irregular", já que lugares diferentes globalizam em ritmos diferentes.
Globalização
4. Alterações climáticas - Devido ao aumento do efeito estufa, a Terra retém mais calor. A elevação desigual das temperaturas em todo o mundo está criando resultados inesperados.
Alterações climáticas
Deslocamento da População, Deslocamento da Riqueza

Desde 2008, mais pessoas vivem nas áreas urbanas do que nas áreas rurais. Assim, a maior parte da raça humana não consegue produzir seu próprio alimento. As pessoas se deslocam para as cidades principalmente para ganhar mais e viver melhor, e isso tende a continuar. Cerca de 3,3 bilhões de pessoas viviam nas cidades em 2007. Em 2050, o mundo terá mais de 6 bilhões de habitantes urbanos. Novas cidades e metrópoles (com mais de 10 milhões de habitantes) vão surgir. Serão essas megacidades como Singapura, que consegue gerir o crescimento com recursos limitados, produzindo uma cidade limpa e bem organizada? Ou serão caóticas como Lagos, na Nigéria? Ambas são cidades portuárias, mas Singapura é eficiente em termos energéticos, tem baixa criminalidade e longa expectativa de vida; enquanto doença, corrupção e criminalidade são comuns em Lagos.
Megacidade
O deslocamento da riqueza acompanha o deslocamento populacional. Com a globalização da economia, a riqueza passará principalmente para o leste e os países emergentes, também chamados "BRICs" - Brasil, Rússia, Índia e China - se tornarão mais importantes. Em 2010, EUA, Japão e Alemanha eram as três maiores economias mundiais. Em 2050, serão China, EUA e Índia. O surgimento de "novas superpotências" forçará mudanças no equilíbrio político global. E como o crescimento econômico coincidirá a com a urbanização, o custo de vida nos BRICs vai subir.

Energia e Água

Carvão, petróleo e gás natural movimentam a sociedade industrial de hoje, que depende do rápido fornecimento de matérias-primas, especialmente metal. Com a urbanização e industrialização do mundo, a demanda por esses materiais essenciais crescerá muito. Dado o crescimento populacional previsto, será que o mundo vai ficar sem recursos fundamentais? A resposta é complexa. Alguns recursos não são renováveis, mas são recicláveis. O petróleo é o fator limitante. O mundo vai usar por dia 20 milhões de barris de óleo a mais em 2030 do que em 2010, e os dias de petróleo de fácil acesso já terminaram.
O fim do acesso fácil ao petróleo
Os conflitos armados são propensos a ocorrer mais por causa do petróleo do que de outros recursos e seu custo vai subir devido à demanda, regulamentos e racionamento das nações produtoras de petróleo. A ciência está explorando alternativas ao petróleo (etanol, hidrogênio e outros biocombustíveis), mas uma "economia movida a hidrogénio" não tem o mesmo desempenho e o aproveitamento do hidrogênio requer energia considerável. Carros elétricos são uma alternativa para carros a gasolina, mas os combustíveis fósseis geram a eletricidade que utilizam. As melhores safras de biocombustíveis não crescem em todos os climas e produzem gases de efeito estufa. A energia nuclear, que não produz gases nocivos, fornece "cerca de 15% da eletricidade do mundo", tendo o potencial para produzir 38% até 2050, mas preocupações com a saúde e segurança têm limitado sua produção.
Obter energia de fontes renováveis
O ideal é obter mais energia de fontes renováveis e livres de carbono. As hidrelétricas, uma tecnologia madura amplamente aplicada, fornece "cerca de 16%" da eletricidade global, uma percentagem que vai cair com o avançar de outras alternativas. As energias eólica e solar irão expandir radicalmente, embora haja significativa variação dos níveis de vento e luz solar. O vento poderá gerar de 10 a 50 vezes mais energia em 2050 do que em 2010. Já "a luz solar é difusa" e capturar o suficiente para gerar energia em escala industrial é muito difícil. Os painéis fotovoltaicos existentes são ineficientes e caros. A utilização de energias renováveis também apresenta o desafio da grande escala de armazenamento de energia, o que exige um grande avanço na tecnologia das baterias. Os combustíveis fósseis continuarão a fornecer mais energia em 2050, o que exigirá melhor tecnologia de "captura e armazenamento de carbono".
Escassez de água
A água se tornará um recurso ainda mais fundamental. A escassez ou excesso de água pode ser uma catástrofe. 97% da água mundial é "oceano salgado" e as geleiras retém muito mais água do que rios, lagos ou chuva. A água é distribuída de forma desigual em todo o mundo. Um crescimento populacional de 50% até 2050 vai exigir novas fontes de água potável. Algumas regiões de maior crescimento (Paquistão, sul da África, Oriente Médio) já lutam para conseguir água. Cidades como Phoenix e Las Vegas estão crescendo em desertos; algumas áreas da Califórnia dependem "de milhares de quilômetros de dutos, túneis e canais".

Dois outros fatores tornam a situação da água no mundo mais desafiadora: empresas já começaram a "privatizar e consolidar o abastecimento de água". Isso pode resultar em uma distribuição de água mais eficiente, mas também significa que muitas pessoas terão de pagar por algo que costumava ser grátis. Em segundo lugar, os governos monitoram pouco a água. Apenas algumas regiões (Europa e EUA) apresentam "algum tipo de monitoramento hidrológico". Ninguém sabe como ficará a situação da água num futuro próximo e ninguém tem informação suficiente para "gerir a água de maneira eficiente".
Privatização da água
Devemos considerar também o conceito de "estacionaridade", onde os fenômenos naturais flutuam dentro de "um pacote de incerteza", isto é, forças que variam dentro de limites conhecidos. Esta ideia é um fundamento da gestão de risco, que usa estatísticas acumuladas para estimar a probabilidade de riscos específicos. Mudanças climáticas e urbanização destroem a estacionariedade quando rompem os sistemas, tornando as previsões mais difíceis. Os cientistas podem fazer algumas previsões gerais, como por exemplo: quanto mais o gelo derrete, mais os mares vão inundar as regiões baixas. Porém não é possível saber o quão rápido o mar vai subir, ou até aonde a água vai se espalhar. Alguns analistas temem que as sociedades entrem em guerra por água, mas historicamente disputas por este recurso têm sido pacíficas. No entanto, essas pressões climáticas vão remodelar culturas e economias.

O Que Vai Acontecer no Mundo?
O que vai acontecer no futuro?
Ao planejar o futuro, considere quatro observações fundamentais:

1. A mudança acontece de forma desigual ao longo do tempo - Em um sistema complexo, a mudança "se desenrola de forma irregular", então espere ciclos de alterações climáticas para cima e para baixo.

2. A mudança acontece de forma desigual ao longo do espaço - O sistema climático é complexo e diversificado. A tendência geral será o aquecimento, mas algumas regiões ficarão mais frias.

3. A mudança vai acontecer, mas... - A alteração climática é certa, mas a ação humana ainda pode afetar de forma marcante o quanto e em que direções o clima vai mudar.

4. Alterações na temperatura não são aleatórias - As temperaturas sobem mais na terra do que na água. As "latitudes mais ao norte" vão experimentar a maior parte das mudanças, com o seguinte efeito cascata: o gelo vai derreter, refletindo a luz solar; a água vai absorver o calor do sol, aumentando o aquecimento.

O Impacto Sobre o Norte
Impacto sobre o Norte
No geral, "entre 10% e 48% da superfície terrestre do mundo" terá seu clima atual transformado. Esta mudança será mais dramática nos Países da Orla Norte (NORC): EUA, Canadá, Groenlândia (Dinamarca), Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia, cuja alteração climática se desdobrará através de muitos sistemas centrais, incluindo:

• Vida animal - Com o derretimento do gelo polar, espécies como os ursos polares perdem literalmente seus habitats. O aquecimento das terras do norte as tornarão mais propícias para a agricultura, mas nem tanto para o estilo de vida dos povos nativos.
Vida animal
• Transporte - No passado, os navios se arriscavam nas águas do norte apenas por breves períodos, devido à ameaça de serem esmagados ou presos pelo gelo. O aumento das temperaturas do mar polar está estendendo o tempo de navegação. Os navios são uma maneira mais barata de transporte de mercadorias, o que leva ao crescimento dos portos do norte. Devido ao degelo do permafrost, algumas cidades e áreas de mineração ficarão isoladas, pois dependem das "estradas de gelo" para seu transporte.

• População - Alguns países do NORC, como a Noruega e o Canadá, estão tendo aumento notável da população. As principais cidades do Canadá expandem-se atualmente para sua fronteira ao sul, mas as novas cidades vão crescer ao norte.

• Matérias-primas - A Rússia tem enormes jazidas de gás natural e as "areias petrolíferas" do Canadá podem ser transformadas em petróleo. Essas reservas ficam somente atrás da Arábia Saudita. A província de Alberta tem mais petróleo do que o Kuwait e o Iraque.

• Água - Os membros do NORC não sofrerão a escassez de água doce que vai desafiar os países mais quentes e populosos. Isto irá aumentar seu poder por meio de alianças políticas, atraindo imigrantes e permitindo novos ativos para estimular os negócios.

• Política - O Canadá cresceu de leste para oeste, mas passará a crescer do norte com empresas enviando petróleo e outras matérias-primas para o sul. As nações do norte têm muito em comum e tendem a formar "macrorregiões" pacíficas, marcadas por políticas liberais e culturas compartilhadas. Um influxo de imigrantes variados irá pressionar essas culturas. As sociedades do norte terão também de encontrar formas legítimas e pacíficas de lidar com os povos nativos de sua região.
Alterações geopolíticas
Outras previsões de alterações geopolíticas são mais especulativas. Confrontos pelo controle dos recursos do polo Norte podem se tornar violentos. Afastando-se das cidades fundadas pelo planejamento soviético, os russos deixariam áreas para a China comprar - ou tomar. A globalização pode parar, ou mesmo reverter, em face a um retrocesso cultural ou petróleo acima do preço. No fim das contas, a humanidade tem uma escolha e uma responsabilidade.

O Discurso do Chefe Seattle 
poética do Chefe Seattle - 1852

O Presidente em Washington

manda dizer que deseja comprar a nossa terra.
Mas como pode comprar ou vender o céu, a terra?
Essa idéia é estranha para nós.
Cada parte dessa terra é sagrada para meu povo.
Cada agulha de pinheiro brilhante...
Cada grão de areia da praia,
Cada névoa na floresta escura...
Cada característica...
é sagrada na memória e na experiência do meu povo.
Somos parte da terra e ela é parte de nós.
As flores são nossas irmãs.
O urso, o veado, a grande águia são nossos irmãos.
Cada reflexo na água cristalina dos lagos,
fala de acontecimentos e lembranças 
da vida do meu povo.
O murmúrio das águas é a voz do pai do meu pai.
Os rios são nossos irmãos.
Eles levam as nossas canoas 
e alimentam os nossos filhos.
Se lhes vendermos nossa terra, lembrem-se...
De que o ar é precioso para nós 
e compartilha seu espírito
com as formas de vida que sustenta.
O vento que deu ao nosso avõ o seu primeiro alento
recebe, também, o seu último suspiro.
Sabemos que a terra não pertence ao homem.
O homem pertence à terra.
Todas as coisas são interligadas,
como o sangue que nos une.
O homem não tece a teia da vida.
Ele é apenas um fio dela.
O que fizer à teia, fará a si mesmo.
O destino de vocês é um mistério para nós.
O que vai acontecer quando todos
os búfalos forem sacrificados?
O que vai acontecer quando
os recantos secretos da floresta
estiverem passados com o odor de inúmeros homens
e a vista das colinas verdejantes 
se macular com os fios que falam?
Será o fim da vida e o começo da sobrevivência.
Quando o último pele-vermelha 
sumir com a natureza selvagem
e sua lembrança for só a sombra 
de uma nuvem sobre a planície, 
essas praias e florestas ainda estarão aqui?
Terá sobrado algum espírito do meu povo?
Amamos a terra como o recém-nascido
ama as batidas do coração da mãe.
Se vendermos nossa terra,
amem-na como nós a amamos,
cuidem dela como nós cuidamos;
preservem na mente a lembrança
da terra, tal como ela estiver quando a receberem.
Preservem a terra para as crianças
e amem-na como Deus nos ama.
Sabemos que só existe um Deus.
Nenhum homem, vermelho ou branco, 
pode viver isolado. 
No final das contas, somos todos irmãos.
--
Um pouco mais sobre meio ambiente:

A Sede do Mundo
https://archive.org/details/Sede.do.Mundo
Fluxo - Pelo Amor à Água
https://archive.org/details/Fluxo.Agua
Ouro Azul - A Guerra Mundial da Água
https://archive.org/details/Ouro.Azul
Paraíso ou Esquecimento
https://archive.org/details/Paradise.or.Oblivion
A Ascensão da Ecologia - 10 Desastres Que Mudaram o Mundo
https://archive.org/details/Ascensao.Ecologia
Resíduos Sólidos: O Lixo
https://archive.org/details/O.Lixo
Entre Rios - A Urbanização de São Paulo
https://archive.org/details/Entre.Rios
A Era do Hidrogênio?
https://archive.org/details/Era.do.Hidrogenio

domingo, 15 de março de 2015

A Lei Universal

A contenção de todas as dúvidas e ansiedades 
permite que as ideias positivas se estabeleçam 
atraiam ideias 'eu posso' e 'eu conseguirei', 
que, aos poucos, se desenvolvem na forma
física do desejo em sua mente.
Genevieve Behrend
Sentimentos profundos de falha
O ano é 2006, mês de novembro; estou sentado sem saber o que fazer; há um sentimento profundo de perda, dúvida, fracasso e resignação. A melhor definição que eu conseguia encontrar para mim mesmo era, falido; sem condições de pagar minhas dívidas, sem bens para entregar a penhora, ou algo do tipo. E foi neste cenário cinzento que chegou até mim, a informação sobre um filme que revelava os segredos da prosperidade e então iniciei uma verdadeira mineração na internet, a procura do filme com nome sugestivo, 'O Segredo'.

Quando consegui uma versão legendada do filme, ele logo me prendeu a atenção. Ele começa com a produtora de TV, Rhonda Byrne, subindo uma rua em um dia cinzento e narrando a própria história. Que era sobre um momento sombrio de sua vida, com a morte recente do pai e sua empresa a ponto de entrar em colapso, quando sua filha lhe deu um exemplar do livro de Wallace Wattles, A ciência de ficar rico
A ciência de ficar rico, de Wallace Wattles
As ideias desse clássico do Novo Pensamento pareciam ir contra tudo em que ela acreditava, mas ela não conseguia deixar de pensar a respeito. No decorrer dos próximos meses, ela aplicou as mensagens à sua vida com efeito transformador, tanto em termos pessoais quanto financeiros.

Acreditando ter encontrado um "segredo" que deveria ser divulgado, Byrne começou a desenvolver a ideia para um filme, beneficiando-se de suas conexões e de seu conhecimento como produtora de televisão, levantou fundos para viajar pelos Estados Unidos e entrevistar cada professor, escritor ou palestrante que parecia conhecer esse segredo. Com um orçamento de US$ 3 milhões, o filme não tinha pretensão de ser lançado no cinema, ou na televisão, mas o problema se converteu em solução. Por meio da propaganda boca a boca, o filme se transformou em um sucesso de downloads pela internet e as vendas do DVD começaram a decolar; mais de dois milhões de cópias foram vendidas apenas nos EUA.

Em seguida foi lançado o livro, que surpreendentemente não é um mero subproduto de marketing para capitalizar o sucesso do filme, mas uma poderosa obra independente que acabou vendendo mais do que o filme. O Segredo é uma longa homenagem aos pensadores e autores que inspiraram Byrne: das lendas do Novo Pensamento, como Charles Haanel, Robert Collier, Wallace Wattles, Napoleon Hill e Genevieve Behrend, a gurus contemporâneos do desenvolvimento pessoal, como Denis Waitley, Jack Canfield e Neale Donald Walsch. O livro também apresenta citações de Einstein, Jung, Emerson e outras "grandes mentes" que – segundo ela – conheciam "O Segredo".
O Segredo
O livro segue a estrutura do filme, apresentando as ideias de mestres específicos intercaladas com uma narrativa. Contudo, ele explica vários pontos com mais detalhes e apresenta muito mais comentários pessoais de Byrne e exemplos de sua vida.

A lei da atração e como ela funciona

O "segredo" que Byrne sentiu ter descoberto é a "lei da atração". Em essência, essa lei diz que qualquer coisa em que você pense ou concentre sua atenção se torna realidade em sua vida. Você atrai coisas, pessoas e situações com uma "vibração" similar à sua. O Universo é essencialmente feito de energia e toda energia vibra em determinada frequência. E cada pessoa vibra em uma frequência específica como um campo de energia dentro de campos de energia maiores.
Campo Magnético da Terra
De acordo com Byrne (e é nesse ponto que ela vai além da corrente científica predominante), sua "vibração" é determinada por seus pensamentos e sentimentos. Pense em si mesmo como uma torre de transmissão, transmitindo frequências de pensamento para o Universo, além das fronteiras do espaço e até mesmo do tempo. Mude sua frequência ao mudar seus pensamentos e você pode se tornar praticamente uma nova pessoa que atrai circunstâncias e pessoas diferentes para sua vida.
Campo de Energia Individual
Diz-se que a "lei da atração" funciona independentemente de vocês estar, ou não ciente dela; acreditar, ou não nela. Mas, uma vez que se conscientiza, surge uma incrível possibilidade: é possível "concretizar em sua vida o que você pensa". Ao observar a incrível disparidade da riqueza em nosso planeta, Byrne oferece a razão: "As pessoas abastadas só têm pensamentos de mais riqueza. Elas só conhecem a riqueza e nada mais existe em sua mente". Até mesmo a maioria das pessoas que criaram fortuna e depois perderam tudo, voltam a enriquecer em pouco tempo. Isso acontece porque elas permanecem concentradas na abundância o tempo todo, não importa quais sejam as circunstâncias atuais. A "lei da atração" deve levar a elas o equivalente a seus pensamentos dominantes.

Naturalmente, quando as pessoas descobrem essas leis, preocupam-se com os efeitos de seus pensamentos negativos. Mas, como observa Michael Bernard Beckwith, um dos mestres apresentados em O Segredo, os pensamentos afirmativos são muitas vezes mais poderoso do que os negativos. Ele sugere que você "proclama ao Universo que todos os seus bons pensamento são poderosos e que quaisquer pensamento negativos são fracos". Felizmente, há um período de tempo, ou buffer, entre seus pensamentos e sua concretização, o que lhe permite elaborar o que você realmente quer.

Utilize o processo criativo

O "processo criativo" é a forma específica como você pode utilizar a lei da atração para obter o que deseja. Envolve três passos:
Processo Criativo
1 - Peça ao Universo: você deve ser absolutamente claro em relação ao que deseja.
2 - Acredite: aja, fale e pense como se você já tivesse recebido o que pediu.
3 - Receba: sinta-se bem por estar recebendo o que pediu. Bons sentimentos ativam a vibração necessária para manifestar o desejo.

Pedir o que se deseja é como "fazer um pedido por correspondência". Você faz o pedido uma vez e espera, empolgado, a chegada do item. Quando compra de um catálogo, você não faz um pedido e depois mais um para o caso do primeiro pedido não chegar. Você pede uma vez e sabe que o que pediu está a caminho.
Peça, Acredite e Receba
Lembre-se de que o Universo não se esforça para criar nada. Pense na grama: ela cresce sem esforço algum. Da mesma forma, você manifesta facilmente seus desejos quando está descontraído e tem um senso consciente e prazeroso de expectativa. A ação inspirada pela meditação ou que ocorre por meio da "lei da atração" não demanda esforço – e é muito mais poderosa – do que tentar forçar alguma coisa.

Para receber mais facilmente, faça coisas agora que se alinhem com o que você quer. Se quiser um carro novo, faça um test-drive. Se quiser determinada casa, vá visitá-la e imagine-se como se ela já fosse sua. De outra forma, essas coisas permanecem "lá fora", separadas de você.

Sinta amor e gratidão

Para fazer com que a "lei da atração" realmente funcione em sua vida, você precisa aumentar o período de tempo em que se sente bem. Viver em um estado de amor e gratidão por tudo o que o cerca, cria uma vibração que só pode atrair mais coisas e situações positivas para sua vida.
Sinta amor e gratidão
O livro inclui muitas citações de Charles Haanel, autor de A chave mestra do sucesso. Haannel ensinou que, na verdade a "lei da atração" é outro nome para o amor. Tenha pensamentos frequentes sobre o amor e você será extraordinário na manifestação de tudo o que desejar. É fundamental elevar a forma como você se sente em qualquer momento, já que, quando tem sentimentos negativos, bloqueia todo o bem que o Universo quer lhe proporcionar.
A Chave Mestra
"Se você só puder fazer uma coisa com o conhecimento do Segredo, utilize a gratidão até que ela se transforme em um modo de vida" – sugere Rhonda Byrne. Você não pode receber mais em sua vida, seja uma casa, um carro, um novo companheiro ou companheira, enquanto não se sentir grato pelo que já tem. Pensamento de "não o suficiente" significa que o "não o suficiente" continuará a ser sua realidade. Como observa o herói da autora, Wallace Wattles, "muitas pessoas que organizam corretamente sua vida de todas as outras formas, são mantidas na pobreza devido à falta de gratidão".

Afirmar que você está cercado de fartura assegura que muito mais venha a seu encontro. Seja grato a tudo, quando você se levanta pela manhã e antes de dormir à noite, e observe as mudanças em sua perspectiva em relação à vida e às circunstâncias. Em vez de pensar que a vida é uma batalha, comece a acreditar que as coisas chegam facilmente a você.

O quanto você quer ganhar?

Rhonda Byrne observa que, "para atrair dinheiro, você deve se concentrar na riqueza". Óbvio? Na verdade, a maioria das pessoas se concentra em não ter o suficiente e isso se reflete em suas circunstâncias. Depois de ler Wallace Wattles, Byrne soube que o Universo lhe daria tudo o que ela quisesse. Sua vibração passou de resistência à atração do que é bom, e o bom lhe veio em abundância. "O atalho para tudo o que você quer na vida", ela reitera, "é ser e se sentir feliz agora!". Nesse estado de espírito, é fácil acreditar que já temos o que queremos e o Universo reage rapidamente e muitas vezes drasticamente às nossas convicções.
O quanto você quer ganhar?
Para exemplificar esse ponto, no capítulo "O segredo do dinheiro", Byrne inclui uma anedota de Jack Canfield. Ele se lembra do conselho de Clement Stone, um grande empreendedor e motivador, que lhe disse para definir uma grande meta para si mesmo, algo que o "deixaria chocado" se fosse atingido. Na época, Canfield ganhava US$ 8 mil ao ano, de modo que estabeleceu a meta de ganhar US$ 100 mil por ano. Colou com uma fita adesiva uma nota falsa de US$ 100 mil no teto e todos os dias visualizava como seria ter aquele dinheiro. Durante um mês, nada aconteceu. Depois, ele teve o que descreve como "uma ideia de US$ 100 mil". Caso publicasse um livro, calculou que, se vendesse determinado número de exemplares, atingiria sua meta monetária. Em um supermercado, viu a popular revista National Enquirer e teve a ideia de fazer com que seu trabalho fosse abordado na revista. Algumas semanas mais tarde, ele deu uma palestra e, mais tarde, uma mulher, que trabalhava como jornalista freelancer para a Enquirer, o entrevistou. O artigo resultante ajudou muito ao livro de Canfield decolar.

Será que Canfield "atraiu" seus US$ 100 mil? Não exatamente – naquele ano, ele recebeu US$ 92.327. Mas foi o suficiente, e sua esposa argumentou então, para testar o processo em uma escala mais ampla; por que não estabelecer a meta de US$ 1 milhão? No devido tempo, para seu primeiro livro, "Histórias para aquecer o coração", Canfield recebeu um cheque de US$ 1 milhão de sua editora.
US$ 1 milhão à Jack Canfield
O Segredo

A "lei da atração" é de fato um segredo? Você pode pensar que tudo isso não passa de uma grande bobagem mística, mas na Bíblia isso é expresso pela afirmação: "Porque àquele que tem gratidão, mais lhe será dado, e terá em abundância; mas àquele que não tem gratidão, até aquilo que tem lhe será tirado." [Mateus 13:12]. Em outras palavras, sentimentos de gratidão e abundância, atraem mais abundância. Sentimentos de falta ou insuficiência têm o efeito correspondente. Por que isso acontece é um mistério, mas , independentemente de você decidir acreditar ou não na "lei da atração", não é possível negar os milhões de exemplos em que as convicções de uma pessoa, sustentadas por uma forte emoção, foram traduzidas em realidade.
Gratidão e um espírito de humilde sinceridade
O Segredo inclui uma citação atribuída a Buda: "Tudo o que somos é resultado do que pensamos". Mais uma vez, trata-se de um conceito racional, e não místico. As circunstâncias nas quais você está hoje, se você não estiver feliz com elas, não são "você". São simplesmente o resultado de tudo o que você pensou e fez no passado, e seu futuro pode ser totalmente diferente. Se a maior parte de seu pensamento for negativa e enraizada em sentimentos de insuficiência, é lógico que essa perspectiva será traduzida na vida real. Como observa um dos professores de O Segredo, a única razão pela qual uma pessoa não tem a vida de seus sonhos é que ela tem mais pensamentos sobre o que não quer do que sobre o que de fato quer.

A maioria das pessoas que compram O Segredo provavelmente o faz pensando em melhorar sua situação financeira. Contudo, o livro também inclui capítulos sobre saúde, relacionamentos e como a aplicação da "lei da atração" pode mudar o mundo. O livro e o filme podem ser vistos como obras geniais de marketing que renderam milhões de dólares a seus criadores, mas muitas pessoas confirmam seu poderoso efeito, atraindo muitas pessoas inteligentes interessadas na relação entre a mente e a manifestação física.

Parafraseando a apresentadora Oprah Winfrey, emocionada, em seu programa, posso dizer que: "O Segredo mudou minha vida".

Compartilhar
poesia de Nótlim Jucks

Você é um ser individual;

singular em suas características.
Você é uma criatura magnífica;
impar no Universo.

Você pode ter, fazer, ser,
o que você quiser.
Basta decidir-se por isso
e lutar por estas realizações.

Você é responsável por suas ações.
É quem merece o mérito por suas vitórias;
é quem tem que reconhecer as próprias derrotas.
Mas ainda assim, só depende de você!

Você possui o direito de ir e vir.
Direito conseguido pela sua poderosa
e deliberada vontade de ser livre.
Você é livre!

Hoje, dê-se o direito de ser livre:
para compartilhar um sentimento bom com alguém;
para compartilhar um sorriso com quem está muito ocupado para lhe dar um;
para compartilhar a liberdade que existe em você!

Você é um ser individual;

singular em suas características.
Você é uma criatura magnífica;
impar no Universo.

Compartilhe isso...
---
O Mirtu's Blog traz muitas publicações que partiram da busca pelo aprimoramento pessoal e influenciadas pela obra de Rhonda Byrne, que apresentou o caminho; trilhá-lo é muito pessoal. Se quiser conhecer um pouco mais:

Plenitude de Princípios
http://jrmilton.blogspot.com.br/2011/01/plenitude-de-principios.html
Imaginação
http://jrmilton.blogspot.com.br/2011/01/imaginacao.html
Qual é o teu legado?
http://jrmilton.blogspot.com.br/2011/04/qual-e-o-teu-legado.html
Um Feixe de Luz
http://jrmilton.blogspot.com.br/2012/04/um-feixe-de-luz.html
As doze riquezas da vida
http://jrmilton.blogspot.com.br/2012/10/as-doze-riquezas-da-vida.html
Grandeza
http://jrmilton.blogspot.com.br/2013/04/grandeza.html
Gratidão
http://jrmilton.blogspot.com.br/2013/06/gratidao.html
Excelência
http://jrmilton.blogspot.com.br/2013/11/excelencia.html
Confiança
http://jrmilton.blogspot.com.br/2015/01/confianca_25.html
Agora! O poder do Presente
http://jrmilton.blogspot.com.br/2015/03/agora-o-poder-do-presente.html
---
Para assistir ao filme: O Segredo
https://archive.org/details/O.Segredo