sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

É tempo de glória

Este ano foram encilhados 10 cavalos dos mais qualificados do mundo na pista do hipódromo. Havia dentre eles, pelo menos um Brumby, um cavalo de Przewalski, um Mustang, um Tarpan, um Árabe, um Espanhol, um Puro-Sangue e outros selvagens. Dentre os selvagens havia um de uma linhagem notável, porém não qualificado para o turfe, pois se tratava de um cavalo de uma linhagem de cavalos de guerra, que descendiam desde o garanhão Bucéfalo, passando pela mitológica égua Llamrei até chegar a Redmill, que foi encilhado junto aos 10.

Redmill apesar de não ser um cavalo de corrida, se esforçou ao máximo para vencer o grande prêmio, mas não obteve sucesso, terminando a corrida em último lugar. Apesar do péssimo resultado de Redmill a corrida foi um sucesso, os cavalos se valorizaram chegando quintuplicar de valor, com exceção do cavalo de guerra que chegou em último lugar.

Ao que agendaram nova corrida, Redmill se tornou o azarão que daria um lucro de 15 vezes o valor apostado, se alguém tivesse coragem de apostar em um cavalo lento.

Mais uma vez a corrida foi brilhante, os reluzentes cavalos passaram como raios pelas tribunas e Redmill quase os acompanhou em um extremo de vontade, mas seu peso e músculos o impediram de equiparar a velocidade dos demais e assim chegou mais uma vez em último lugar.

Ao final da corrida, quem passasse pelos estábulos notaria um animal, como posso dizer, contrariado. Mesmo sendo um animal, era nítida a frustração de Redmill ao final de mais uma corrida. Foi quando chegou um cavalheiro muito elegante para conversar com o dono de Remill, que apenas gesticulava e parecia irritado com o lindo cavalo. Ao final da conversa os dois homens se cumprimentaram e o mais elegante saiu puxando Redmill.

Quando o homem passou por mim com o cavalo, lhe perguntei: "Redmill não vai mais correr?" – e o homem abrindo um enorme sorriso me respondeu:

_ Redmill é um garanhão de guerra, sua linhagem é a mais notável do mundo. Por uma ignorância de seu ex-dono, ou apenas por uma má interpretação das qualidades do animal, ele achava que Redmill podia correr como os outros. O que desvalorizou nosso amigo aqui – disse alisando a crina do espetacular cavalo – permitindo que eu fizesse uma oferta para comprá-lo.
_ Mas o que será dele agora? – eu quis saber, devido ao encantamento que aquele animal produzia em mim.
_ Eu o levarei para minha fazenda, onde ele servirá como reprodutor, afinal não existem mais guerras em que estes notáveis cavalos precisem estar.
_ Mas se ele não serve pra correr, porque vai servir para reproduzir? – perguntei intrigado.
_ Redmill não é veloz, é potente e aguerrido, e minha égua Birrobek é uma formidável velocista Puro-Sangue de linhagem tão antiga quanto à de Redmill. Imagine o potro que nascerá desses dois! – concluiu sua explicação me olhando nos olhos de forma que eu pudesse entender o que ele estava querendo me dizer e partiu com o maravilhoso cavalo.

Bom, optei por narrar brevemente a história de Redmill como início do post de hoje, pois conversando com meu amigo Nótlim Jucks ele fez uma análise de si mesmo no ano de 2009, que considerei no mínimo peculiar.

Eu lhe perguntei outro dia: "Jucks, como foi esse ano para você?" e o poeta me respondeu "Começou bem, mas na virada para o segundo semestre as coisas desandaram um pouco e chego ao fim do ano me sentindo um cavalo azarão." – como não entendi o que ele quis dizer com "cavalo azarão" lhe inquiri:
_ Como assim?
_ Sabe, olhando meu ano e imaginando que eu fosse um cavalo. Se eu estivesse encilhado num hipódromo com outros 10 cavalos, eu não apostaria em mim. Estou me sentido sem valor, um azarão. – e ao dizer isso, fez uma cara de frustração.

No momento eu não soube o que dizer para meu valoroso amigo, mas hoje deixo a história de um fabuloso cavalo, que também foi azarão por um tempo, mas que num dia de frustração foi olhado com os olhos do pequeno príncipe e teve suas qualidades reconhecidas.

Um grande abraço Jucks! Abaixo publico mais um de seus poemas e que em 2010 continuemos amigos e parceiros nesta estrada. Beijo no teu coração.

É tempo de glória

Às vezes procuro algum motivo para continuar.
Então desço toda noite para contemplar
e ver se alguma estrela mudou de lugar.
Mas a noite às vezes está nublada
e não consigo ver se há algum brilho lá.
Ainda assim em meu coração eu sei que há,
isso já basta para me alegrar.

O mundo tem mudado diariamente
e eu tenho deixado meus sonhos passarem.
Acho que é chegado o momento de mudar.
O futuro é um espelho do que eu posso ser
apenas fazendo o meu melhor hoje.
Então é hora de mudar minhas chances
e voltar acreditar que há um caminho.

Pegue minha mão e sinta a magia desta noite.
Há um ar de esperança neste momento.
Onde quer que seja eu sinto que chegou o tempo
de darmos a nós mesmo uma chance.
Caminhe comigo por estas ruas.
Desprenda-se de velhas lembranças,
deixe o passado onde ele deve estar.

Se você quiser aproveitar esta chance
te acompanharei onde quer que seja,
pois ainda somos livres como o vento.
Pegue toda paixão que há em seu coração
e sinta o bem que você pode fazer,
apenas acreditando em seus sonhos
e caminhando por novos caminhos.

Eu te prometeria mais do que glória,
mas eu só posso te dar a verdade,
então acredite quando digo que é você
quem faz seu próprio futuro.
As estrelas ainda estarão lá brilhando,
mesmo depois que você partir,
então torne-se eterno para alguém.

Somente no coração das pessoas
reside as coisas mais importantes da vida.
Não há outro lugar onde procurar,
não existe glória maior do que ser
importante para alguém que você ama.
Quando você sentir seu coração nublar,
lembre-se que o amor nunca abandona o lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário