quarta-feira, 17 de março de 2010

A Sabedoria do Erudito

O Mirtu's Blog traz hoje uma publicação diferente; a qual fomos buscar 1.000 anos a.C. É um texto que ensina a buscar uma vida áurea, é quase uma receita, que deve ser expressa com o coração e sentida com a alma.

Já foi ensinada pelo Mestre dos mestres e por tantos outros: "Aquele que pede, recebe. Aquele que pede com humildade, recebe além do que pediu." – essa é a lei Universal pela qual o homem interage com o Criador; Deus conhece tudo que você precisa, mas Ele se satisfaz com um pedido humilde e amoroso, é a pratica do Amor. Deus é o Pai que dá sem que se precise pedir, é a Mãe que faz sem que se necessite solicitar, e é também O que se satisfaz com a satisfação do filho.

Então, descortinando os véus de um segredo revelado:

A Sabedoria do Erudito

Meditando estas coisas em mim mesmo e considerando, no coração, que a imortalidade se encontra na união com a Sabedoria; a alegria perfeita, em sua amizade; riqueza inesgotável, no trabalho de suas mãos; e que, nas relações assíduas com ela, se adquire a prudência e, na participação de suas palavras, a celebridade; eu ia por toda a parte, procurando os meios de conquistá-la para mim.

Fui criança bem dotada e recebera como quinhão, uma alma boa. Ou antes, como era bom vim a um corpo sem mancha.

Sabendo, porém, que só poderia obter a sabedoria se Deus me concedesse - e isto já era sinal de prudência: Saber de quem vinha o dom - voltei-me para o Senhor e o invoquei, dizendo-lhe de todo o coração:

"Deus dos Pais e Senhor de misericórdia, que por tua palavra tudo fizeste e por tua Sabedoria formaste o homem para dominar as criaturas que chamaste à existência!

"Tu, que me formaste para participar do mundo com santidade e justiça, e proceder com retidão de alma, dá-me a Sabedoria que partilha do teu trono, e não me exclua do número de teus filhos.

"Pois eu sou, servo e filho de tua serva, homem fraco e de vida breve, incapaz de compreender o julgamento e as leis.

"Por mais que alguém entre os filhos dos homens seja perfeito, seria considerado como nada, se lhe faltasse a Sabedoria que vem de ti.

"Foste tu que me instruíste a dizer estas coisas a teus filhos e filhas.

"Ordenaste-me construir um templo em meu coração, e um altar por onde eu caminhasse, cópia da tenda santa que preparaste desde o principio.

"Contigo está a Sabedoria que conhece tuas obras, e que estava presente quando fazias o mundo.

"Ela sabe o que é agradável a teus olhos e o que é conforme teus mandamentos.

"Envia-a dos santos céus e manda-a do teu trono glorioso, para que me acompanhe e participe de meus trabalhos e eu saiba o que te é agradável.

"Ela conhece e compreende tudo, e me guiará com prudência em meus empreendimentos e me protegerá com sua glória.

"Então minhas obras te serão agradáveis, farei parte de teu povo com honra e serei digno de tua linhagem.

"Pois qual é o homem que pode conhecer os desígnios de Deus?

"Quem pode penetrar as intenções do Senhor?

"Os pensamentos dos mortais são hesitantes e precárias nossas reflexões.

"Um corpo corruptível torna pesada a alma; a tenda terrena oprime a mente cheia de cuidados.

"Mal podemos conhecer o que está na terra e com dificuldade encontramos o que temos nas mãos.

"Quem poderia conhecer tua vontade, se não lhe desses Sabedoria e se do alto não enviasse teu santo espírito?

"Assim foram endireitadas as veredas dos que estão na terra e os homens aprenderam o que te é agradável e pela Sabedoria foram salvos."


Deus gostou de tal pedido e lhe respondeu em sonho:

"Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos; mas pediste o discernimento para prestar ouvidos ao direito, eis que eu cumpro o teu pedido e te dou um coração tão sábio e prudente, como não houve nenhum outro antes de ti e nem haverá depois. Dou-te também o que não pediste, tanta riqueza e glória, em toda tua vida, como jamais houve entre os homens. Finalmente se andares nos meus caminhos, eu te darei uma longa vida."

Um comentário:

  1. Belo texto.
    Mas, devemos refletir sobre o mesmo.
    Por mais nobres que sejam as formas com que nos dirigimos a Deus, toda vez que as reduzimos a uma simples formula, seu efeito se desfaz imediatamente.
    Pois, se assim não fosse, estariamos assumindo que somos capaz de enganar e manipular o Todo-Poderoso.
    A partir do momento que assumo uma postura "humilde" já pensando em um beneficio futuro, isso não passa de uma tentativa de "ludibriar" as leis da criação.
    Então, o que fazer?
    Temos de aprender a vivenciar essas leis no coração, quando elas forem instintivas e naturais, perceberemos que muitas das coisas que desejavamos, não passavam disso - desejos; sendo na realidade eram ilusões que embotavam nosso desenvolvimento como co-criadores de nossa individualidade superior.

    ResponderExcluir