quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cultura Essencial

Para dar uma relaxada e preparar o fim de semana, o Mirtu's Blog recorre à ajuda da revista BRAVO! para apresentar uma lista com os filmes – nacionais e estrangeiros – e discos – nacionais e estrangeiros –  essenciais para quem quer conhecer o que floresceu na cultura dos últimos dez anos.

Dez filmes nacionais fundamentais da década:

JOGO DE CENA, de Eduardo Coutinho (2000). Para o veterano documentarista, todo indivíduo, diante de uma câmera, torna-se personagem de si mesmo. Em Jogo de Cena, ele radicaliza essa idéia e transita pelo fio tênue que separa a realidade da representação ao misturar relatos de mulheres anônimas com os de atrizes convidadas (Andréa Beltrão, Fernanda Torres e Marília Pêra, entre outras), que reinterpretam os mesmos depoimentos. O resultado desse embaralhamento ardiloso e sutil transcende a contundência dos dramas narrados e confunde o espectador, que não consegue identificar quais são os reais protagonistas das histórias.

LAVOURA ARCAICA, de Luiz Fernando Carvalho (2001). O atormentado André retorna à fazenda da família e enfrenta a tirania do pai e o amor incestuoso por sua irmã. Na adaptação do romance homônimo e densamente poético de Raduan Nassar, o diretor consegue traduzir em linguagem cinematográfica recursos essencialmente literários, transformando sensações em imagens igualmente impactantes. A faceta trágica dessa perversa parábola do filho pródigo ambientada entre imigrantes libaneses no interior do Brasil ganha ainda mais força graças às sólidas atuações de Selton Mello (André) e Raul Cortez (o pai).

SANTIAGO, de João Moreira Salles (2007). O documentarista João Moreira Salles filmou em 1992 palavras e gestos de Santiago Badariotti, mordomo argentino de personalidade singular que trabalhou por 30 anos na casa de sua família, no Rio de Janeiro. O cineasta retomou o material somente uma década depois e resolveu transformá-lo num filme sobre sua própria relação com Santiago - muitas vezes autoritária - e com o ato de filmá-lo. Nesse corajoso processo de auto-exposição, acabou iluminando o lugar incômodo de certa elite social e intelectual brasileira diante do mundo do trabalho e da cultura.

CIDADE DE DEUS, de Fernando Meirelles (2002). Longa-metragem brasileiro de maior repercussão internacional da década, o thriller de Fernando Meirelles, baseado no livro de Paulo Lins, gerou controvérsia por seu retrato da favela como império da violência. Filmado com vigor e competência, reciclando técnicas da TV, da publicidade e do videoclipe, Cidade de Deus incorpora em seu elenco principal atores surgidos nas próprias comunidades pobres do Rio de Janeiro, o que confere à sua dramaturgia autenticidade e frescor inauditos. Por tudo isso, tornou-se uma referência incontornável para outras produções sobre o tema.

VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO, de Karim Ainouz e Marcelo Gomes (2009). Da união dos talentos de Ainouz e Gomes, surgiu esse inusitado road movie, em que um geólogo (Irandhir Santos) se aprofunda no sertão para estudar as condições de transposição de um rio. Enquanto filma as pessoas e paisagens com que cruza em seu caminho, o protagonista (que jamais aparece) fala em off sobre a mulher que o abandonou. Do contraponto entre o que se vê e o que se ouve, os diretores constroem um híbrido de ficção e documentário que tira o máximo proveito estético e poético da precariedade das imagens.

SERRAS DA DESORDEM, de Andréa Jonacci(2006). Partindo da história real de um sobrevivente do massacre de uma aldeia indígena, Tonacci se vale de imagens de arquivo e da reencenacão do crime para tentar compreender o conflito entre duas culturas.

O INVASOR, de Beto Brant (2002). Um assassino de aluguel chantageia os empresários que o contrataram para matar um terceiro sócio. No filme, as ligações perigosas entre o capital e o crime aparecem em cenas de densidade psicológica e muita ação.

O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO, de Paulo Sacramento (2004). Meses antes da implosão do presídio do Carandiru, em São Paulo, os detentos recebem equipamentos do diretor para filmar seu próprio cotidiano, revelando a vitalidade do humano sob condições desumanas.

BICHO DE SETE CABEÇAS, de Laís Bodanzky (2007). Inspirado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano, o filme narra o drama de um rapaz internado pelo pai num hospício por fumar maconha. Veemente libelo antimanicomial, com atuação visceral de Rodrigo Santoro.

TROPA DE ELITE 1 e 2,de José Padilha (2007 e 2010). De modo pouco usual no cinema brasileiro, Padilha aborda o narcotráfico e a corrupção sob a ótica de um policial. Acusados de apostar no maniqueísmo – concepção da realidade através de dois princípios opostos - os filmes atraíram mais de 12 milhões de espectadores.

Dez filmes estrangeiros fundamentais da década:

DOGVILLE, de Lars Von Trier (2003). Partindo de uma situação singela, o dinamarquês Lars Von Trier construiu uma das parábolas mais originais sobre a sociedade norte-americana, vista como uma rede cruel de relações de dominação. No enredo, uma jovem forasteira (Nicole Kidman), perseguida por gângsteres, busca refúgio em um vilarejo próximo às Montanhas Rochosas dos Estados Unidos, na época da Grande Depressão. Todo o filme se passa num único cenário, um enorme palco sem paredes, com marcações no chão que re¬presentam objetos e lugares. A inusitada forma antinaturalista da encenação potencializa o olhar crítico do cineasta.

CIDADE DOS SONHOS, de David Lynch (2001). Nesse longa-metragem perturbador, de narrativa elíptica, uma garota sonhadora (Naomi Watts), recém-chegada a Hollywood, acolhe uma mulher (Laura Harring) que perdeu a memória depois de um acidente. Seqüências desconexas, apoiadas numa densa atmosfera de mistério, embaralham personagens e situações, colocando em xeque as noções de sonho e vigília, de real e imaginário. Uma brilhante reflexão do diretor norte-americano sobre as crises de identidade que atormentam o homem contemporâneo.

O PÂNTANO, de Lucrecia Martel (2007). O filme de estréia da cineasta argentina evidencia seu talento para a observação sutil das relações humanas e das pulsões contraditórias dos indivíduos. Entre relações decadentes e o desconforto de um intenso verão, duas famílias convivem numa casa próxima a um pântano. A embriaguez (alcoólica ou não) dos personagens é traduzida em movimentos de câmera muitas vezes desconfortáveis, que incorporam tropeços, e acentuada pelos ruídos que se sobrepõem às falas. O clima geral de pasmaceira e inconsequência foi visto como uma metáfora da Argentina.

OS SONHADORES, de Bernardo Bertolucci (2003). Enquanto os incêndios e as barricadas das revoltas estudantis agitam as ruas de Paris em maio de 1968, três jovens vivem um insólito triângulo amoroso e mergulham em jogos eróticos e intelectuais. O italiano Bertolucci transforma o relacionamento entre um estudante norte-americano e dois irmãos anglo-franceses no núcleo narrativo de todo um contexto cultural, promovendo a intersecção entre política, arte e sexualidade. Uma visão crítica e amorosa do sonho utópico de mudar o mundo e transformar o homem.

ELEFANTE, de Gus Van Sant (2003). O norte-americano Gus Van Sant traça nesse filme um retrato cruel da juventude como um momento de incompreensão e incompletude. Toda a trama gira em torno de um colégio dos Estados Unidos onde dois alunos promovem um assassinato em massa de colegas e professores. As chacinas reais ocorridas em Columbine e outras escolas do país serviram de inspiração para o diretor. A narrativa, fragmentada no olhar subjetivo de cada personagem, confere veracidade à trama e rendeu a Van Sant a Palma de Ouro em Cannes.

TIO BOONMEE, QUE PODE RECORDAR SUAS VIDAS PASSADAS, de Apichatpong Weerasethakul (2010). À beira da morte, Boonmee recebe o fantasma da esposa e vê o filho metamorfoseado em símio. O diretor tailandês faz do realismo fantástico matéria-prima da vida cotidiana.

BASTARDOS INGLÓRIOS, de Quentin Tarantino (2009). Durante a Segunda Guerra Mundial, na França ocupada, judeus norte-americanos especializados em caçar e escalpelar nazistas planejam matar Adolf Hitler. Audacioso, o diretor norte-americano inverte os papéis e transforma vítimas em algozes.

VINCERE, de Marco Bellocchio (2009). O cineasta italiano investiga o fascismo através do drama de Ida Dalser, amante de Benito Mussolini. Entre a história e a ficção, o personagem do ditador (Filippo Timi) é aos poucos substituído por imagens reais do tirano. Impressionante.

PONTO FINAL - MATCH POINT, de Woody Allen (2005). Um ex-tenista se apaixona pela namorada do amigo rico e precisa optar entre a paixão e o dinheiro. Nesse competente suspense do diretor nova-iorquino, escolhas mundanas e questões metafísicas interferem em igual medida na vida dos personagens.

CACHÊ, de Michael Haneke (2005). Apresentador de talk-show encontra na caixa de correio vídeos com imagens roubadas de sua vida privada. Exemplo precioso do chamado "cinema da crueldade", em que o alemão Haneke sobrepõe a violência psicológica à física.

Dez discos nacionais fundamentais da década:

VENTURA, do Los Hermanos (BMC, 2003). Em seu terceiro álbum, a banda carioca alcança o ápice criativo e traduz com originalidade as angústias dos jovens recém-chegados à fase adulta. Dá, assim, um passo importante para se consolidar como o grupo que melhor associou o rock à MPB nos primeiros dez anos do século. Pouco depois do lançamento do disco, as canções de Marcelo Camelo e as de Rodrigo Amarante – líderes do conjunto, que hoje se apresenta esporadicamente – começaram a ser ouvidas nas vozes de outros talentos da mesma geração e também de veteranos, alçando a dupla à elite dos compositores brasileiros.

, de Caetano Veloso (Universal, 2006). Quando ninguém imaginava que Caetano conseguisse se reinventar novamente, surge . Os méritos do álbum têm de ser divididos com os jovens músicos que acompanharam o cantor: Pedro Sá (guitarra), Ricardo Dias Gomes (baixo e teclado) e Marcelo Callado (bateria). Digerindo as referências roqueiras do trio, o baiano cria seu disco mais áspero, altamente influenciado pelos ruídos e pela concisão dos norte-americanos do Pixies. Até nas letras, Caetano é direto, transformando em versos saborosos a sua separação da empresária Paula Lavigne e questões sobre o envelhecimento.

OURO NEGRO, de Moacir Santos (MP,B, 2001). Graças à persistência do violonista Mario Adnet e do saxofonista Zé Nogueira, Orfeu e outras composições geniais - mas um tanto esquecidas - de Moacir Santos (1924-2006) puderam reaparecer. A dupla de músicos, que assina a produção do disco, reuniu a nata do maestro pernambucano, num comovente trabalho de resgate histórico. Gilberto Gil, Ed Motta, Joyce, Milton Nascimento, João Bosco e Djavan contribuem com suas vozes. No entanto, quem brilha mesmo é o belo time de instrumentistas - do piano de Cristóvão Bastos ao sax alto de Nailor Proveta.

À PROCURA DA BATIDA PERFEITA, de Marcelo D2 (Sony, 2003). Os manos de São Paulo tiveram praticamente duas décadas para tentar abrasileirar o hip hop. Mas foi um carioca oriundo da cena rock quem tirou a idéia do papel. O ex-Planet Hemp Marcelo D2 acreditou na mistura de rap com samba e gravou um álbum (o segundo da carreira solo) que defende essa alquimia da primeira à última rima. O impacto acabou sendo tão forte que D2 ainda não conseguiu mudar de assunto - ou "virar o disco". Ele segue refém do estilo que criou, o que só reforça a importância de À Procura da Batida Perfeita.

...E O MÉTODO TÚFO DE EXPERIÊNCIAS, do Cidadão Instigado (Trafore, 2005). Após um álbum de estréia impressionante, mas de difícil digestão (O Ciclo da Dê.Cadência, de 2002), a banda cearense Cidadão Instigado ressurgiu mais amena em seu segundo trabalho. O abrandamento, porém, não tirou a força das letras quilométricas e extremamente pessoais do líder Fernando Catatau (guitarra e voz), exímio em criar baladas ultra-românticas, que se aproximam do brega. Tampouco enfraqueceu o principal achado do grupo: a fusão do rock progressivo e do rock psicodélico com ritmos nordestinos.

LUZ DA AURORA, de Yamandú Costa e Hamilton de Holanda (Eldorado, 2009). Gravado ao vivo, o álbum registra o encontro entre o violonista gaúcho e o bandolinista carioca. Dois virtuoses que conseguem exibir seus dotes sem se anularem mutuamente, uma combinação raríssima. Destaque para a faixa-título, uma das três composições escritas pela dupla.

TRIBALISTAS, de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte. (Phonomotor/EMI, 2002). "O tribalismo é um anti-movimento / Que vai se desintegrar no próximo momento", prometia Tribalistas, a faixa que explicava a junção dos três parceiros musicais neste álbum. E assim foi. Não houve show nem segundo CD, mas ficaram os sucessos Velha Infância e Já Sei Namorar.

RUBINHO e FORÇA BRUTA, de Rubinho Jacobina (Nikita Music, 2005). O cantor carioca, autor de letras debochadas, já se destacava como um dos motores da Orquestra Imperial. Com seu disco de estreia, também se mostrou capaz de belos vôos solos. O álbum oferece as deliciosas Dr. Sabe Tudo e Artista É o K, canções-símbolo da orquestra.

SEM NOSTALGIA, de Lucas Santtana (YB Music, 2009). Baiano radicado no Rio de Janeiro, Lucas iniciou sua trajetória como músico de Gilberto Gil. Experimentou o funk carioca e o dub até atingir a plenitude neste quarto álbum, que desconstrói e recombina o estilo de tocar violão de ícones como João Gilberto e Baden Powell.

...DE ÁRVORES E VALSAS, de André Mehmari (Estúdio Monteverdi/Tratore, 2008). Neste primeiro disco, totalmente dedicado às suas composições, Mehmari se exibe em 17 instrumentos. A valsa é o gênero que domina o repertório, ainda que ela apareça amalgamada com outros estilos. Mônica Salmaso contribui para o ótimo resultado.

Dez discos estrangeiros fundamentais da década:

KALA, de M.l.A. (XL/Interscope, 2007). Desde o ótimo Arular (2005), seu primeiro disco, a inglesa M.I.A. ameaçava virar uma voz influente no universo pop. Mas foi só com Kala que o sucesso chegou. Ajudada por produtores do primeiro time, como Diplo e Timbaland, a filha de guerrilheiros cingaleses provou que suas rimas funcionam em cima das mais distintas bases, sejam ritmos indianos e africanos, seja o punk rock. Na essência, ela pinçou sons dos guetos, das periferias do mundo inteiro, e os transformou em algo absolutamente novo. Sem dúvida, um marco da música contemporânea.

SOUND OF SILVER, do LCD Soundsystem (EMI, 2007). Neste início de século, Nova York voltou a ser o lugar mais interessante do mundo para o rock e para a eletrônica. E quem melhor captou o espírito vibrante da cidade foi o grupo liderado pelo produtor norte-americano James Murphy. A metrópole, tema constante do LCD, aparece no título da balada que encerra seu segundo e ótimo álbum: New York, I Love You but You're Bringing Me Down. O disco também traz North American Scum, espécie de pedido de desculpas pelas ações internacionais do governo Bush.

THE GREATEST, de Cat Power (Matador, 2006). Até o lançamento de The Greatest, a norte-americana Cat Power não podia ser levada muito a sério. Seus discos tinham boas idéias, mas execuções pífias. Tudo mudou quando a gravadora Matador descolou os músicos que acompanham Al Green para gravar com a cantora. O que antes parecia esboço virou obra de arte e a carreira de Cat tomou novo rumo. Ela extrapolou a platéia alternativa, atingindo exigentes fãs de soul e gospel. O diretor chinês Wong Kar-Wai também foi tocado pelo disco, peça fundamental na trilha do seu Um Beijo Roubado (em que a cantora faz uma ponta).

ANYTHING GOES, de Brad Mehldau (Warner, 2004). Apesar de ser um compositor de raro talento, Brad Mehldau atingiu seu ponto máximo como intérprete nesse disco de músicas alheias. Acompanhado de baixo e bateria, o pianista norte-americano lapida em dez faixas a fórmula que começou a burilar na década de 1990. Trata com a mesma reverência standards do jazz e rocks de bandas veteranas ou mais novas. Para dar nome ao trabalho, ele escolheu um tema de Cole Porter. Mas as duas melhores recriações do álbum são Still Crazy After These Years, de Paul Simon, e Everything in Its Right Place, do Radiohead.

DIMANCHE À BAMAKO, de Amadou e Mariam (No-nesuch, 2005). O francês Manu Chão tem papel imprescindível na música pop global. No fim dos anos 80, como vocalista do Mano Negra, ele ajudou a adulterar o DNA branco do punk rock, adicionando ritmos árabes e caribenhos ao estilo. No final da década de 1990, transformou suas andanças sem fim num clássico contemporâneo (Clandestino). Sua terceira estocada foi a produção do quarto disco dessa dupla do Mali, que ele conheceu escutando rádio. O trabalho catapultou os cantores cegos ao estrelato, algo que não costuma acontecer com artistas africanos.

SOVIET KITSCH, de Regina Spektor (Sire/Warner, 2005). Em seu primeiro registro por uma grande gravadora, a pianista e cantora russa equilibra influências da seara erudita, do jazz e do rock alternativo. Canções como Us, Carbon Monoxide e The Ghost of Corporate Future estão entre as melhores que ela já escreveu.

SHOW YOUR BONES, do Yeah Yeah Yeahs (Universal, 2006). Os holofotes na vocalista Karen O não impediram que os ouvintes mais atentos percebessem a bela carpintaria sonora do guitarrista Nick Zinner e do baterista Brian Chase nesse segundo CD da banda nova-iorquina. Se a idéia é fazer barulho, que seja com charme e perspicácia.

BACK TO BLACK, de Amy Winehouse (Universal, 2006). Os desdobramentos do êxito comercial deste disco se revelaram os piores possíveis: a cantora londrina aceitou virar o personagem drogado de sua própria canção (Rehab) e sem prognósticos de uma volta gloriosa. Mas a soul music ganhou mais um item na discoteca básica.

FATHERFUCKER, do Peaches (XL, 2003). Em The Teaches of Peaches (2000), a provocadora banda canadense já insinuava ter o poder de mexer com tabus sexuais usando bases eletrônicas minimalistas. No segundo álbum, o grupo só fez confirmar sua vocação anárquica, convidando Iggy Pop para uma ponta.

YOSHIMI BATTLES THE PINK ROBOTS, do Flaming Lips (Warner, 2002). O disco é o segundo capítulo da reinvenção de uma instituição do indie rock norte-americano. O Flaming Lips das guitarras sujas e das alucinações sonoras fica ainda mais distante desse novo grupo, que achou um jeito de soar psicodélico sem se perder.

*Um agradecimento especial aos consultores da revista BRAVO! que montaram as listas apresentadas acima – a qual achamos uma ótima contribuição cultural, que não deve ficar oculta nas páginas fechadas de uma revista já recolhida – a nossa reverencia à: Cássio Starling Carlos, Ismail Xavier, José Geraldo Couto, Ricardo Calil, Carlos Calado, José Flávio Junior e Pedro Alexandre Sanches.

Todas as paixões nos fazem cometer faltas,
porém o amor nos faz cometer as mais ridículas.
La Rochefoucauld

domingo, 20 de fevereiro de 2011

As Escolhas e O Destino

Aquilo que você resiste, persiste.
Carl Gustav Jung


_ Jucks, o que é destino para você?

_ Destino é tudo que acontece conosco cujo fator não depende de nós.

_ Sartre se revira no túmulo cada vez que alguém diz algo assim!

_ Se apenas ele estiver certo, significa que todos os outros filósofos estão errados. O velho Issa não tem te ensinado nada? Ele te pediu para interpretar o que significa destino?

_ Não. Ele pediu que eu tirasse um tempo para pensar em como superar os obstáculos que surgem em nosso caminho e que por vezes resistem as nossas ações. Aí isso me fez pensar no destino.

_ Da próxima vez que vocês forem à Cultura, vou com vocês. Você não entendeu o espírito da coisa. Você precisa se focar na solução, não no problema. Vou lhe contar uma parábola dum feito realizado por um tal Alexandre da Macedônia: 

"Alexandre, precisava cruzar a Tessália com seu exército, mas havia um problema. Os tessálios haviam fechado o vale onde ficava a cidade, à esquerda e à direita do rio, impossibilitando a passagem do seu exército. Ele então se aproximou de um mapa feito por Aristóteles e apontou para a montanha Ossa, que se precipitava do mar, e disse: 'Passaremos por aqui.'
_ E como? - perguntou um de seus generais. – Nenhum de nós tem asas que eu saiba.
_ Cortaremos uma escada na rocha – replicou Alexandre.
_ Está falando sério? – perguntou o general.
_ Eu nunca brinco em dever – respondeu Alexandre.
Os presentes entreolharam-se quase incrédulos: estava claro que nenhum obstáculo, nenhuma barreira feita pelo homem ou natural, jamais iria deter Alexandre. A 'escada de Alexandre' ficou pronta em sete dias e, com a ajuda das sombras da noite, seu exercito penetrou na planície da Tessália sem desferir um só golpe."

"Alexandre da Macedônia jamais duvidou que fosse possível realizar este feito e tantos outros, por isso os realizou.

"Quis o destino que Alexandre sucumbisse a "Febre do Nilo" e Sartre diria que Alexandre sucumbiu a "Febre do Nilo" por resultado de todas as escolhas que ele fez durante a vida. Mas eu te pergunto, poderia Alexandre, saber que uma de suas escolhas o levaria a contrair um vírus? Isso seria a capacidade de prever o futuro. Eis porque não é possível haver 100% de retidão no pensamento de Sartre, o que não quer dizer que ele não esteja certo.

"E aí se encontra a razão de por que às vezes por mais que façamos, os obstáculos parecem ser intransponíveis. Porque olhamos para eles como obstáculos, quando deveríamos fazer um exercício que dá 100% de retidão ao pensamento de Sartre. O exercício de buscar "prever o futuro". Ao realizarmos o exercício de buscar "prever o futuro" e tomarmos uma ação; se não alcançarmos o resultado esperado, realizamos novamente o exercício e tomamos outra ação e assim sucessivamente até que o impossível se torne possível."

_ Não sei quem é mais louco Jucks, você ou o mestre Issa!

_ Por quê? Ele te deu alguma dica para te ajudar com sua interpretação?

_ Ele falou para eu ler Manuel Bandeira.

_ Definitivamente o velho Issa é mais louco do que eu!

Ser Como o Rio que Fluí
(poesia de Manuel Bandeira)

Ser como um rio que fluí
Silencioso no meio da noite
Não temer as trevas da noite

Se há estrelas no céu, refleti-las
E se o céu se encher de nuvens
como o rio, as nuvens são água;

Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranquilas.

--

_ Ah, Mirtu. Não esquece de publicar meu poema. Não pode se comparar a Bandeira, mas é o meu poema. E tem haver com o que conversamos.

_ Pode deixar Jucks.

As Escolhas e O Destino
(poesia de Nótlim Jucks)

Noto certa confusão,
que temporariamente
parece permanente.
Idéias confusas
que se misturam
com coisas absurdas.
A razão parece ter fugido
abrindo espaço

à emoções sem sentido.
Por estranhos caminhos
meus pensamentos seguem,
por muitas vezes
eles me comprometem.
Loucura, insanidade,
o que são senão
a perversão da realidade.
Penso quase enlouqueço,
paro repenso
me reconheço.
Escolho e sigo,
construo meu destino
e identifico meu caminho.
A confusão se vai,
os pensamentos engrenam.
Nada mais pode ser
o que já foi,
mas pode ser melhor.
A confusão já não impera,
estou de pé,
o mundo me espera.


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Paladino

O termo paladino (paladim), em linhas gerais remete a nobreza e bravura, qualidades atribuídas aos antigos guerreiros medievais, que trajavam armaduras brilhantes e sempre lutavam por uma causa elevada. Paladino é então um lutador heróico. Aquele que protege os mais fracos. Que combate a injustiça e não pensa duas vezes em arriscar a própria vida para defender seus ideais. Muitos dos cavaleiros do imperador Carlos Magno (747-814 d.C.) ficaram conhecidos como paladinos e tiveram suas façanhas imortalizadas nas "Canções de Gesta" – poemas épicos narrativos – cuja obra mais famosa é a "A Canção de Rolando". Um paladino é, por definição, um cavaleiro andante, um sujeito de grande bravura, um lutador valoroso, um campeão – e assim se denomina este confiante redator que vos escreve.
A canção de Rolando
Sobre "A Canção de Rolando" foi realizado um filme, "The Song of Roland (La Chanson de Roland)" de 1978, que infelizmente não foi lançado no Brasil; infelizmente, pois ele é considerado primorosamente fiel a obra que se baseia e de extraordinária apresentação da história da Idade Média. Porém, confesso que não o assisti, mas já o encontrei para baixar, sendo assim pretendo fazer um esforço intelectual – chique isso não!? =) esforço intelectual – de assistir um filme francês, sem legenda. Se eu conseguir depois conto para vocês.
  
Estou escrevendo sobre isso porque, como parte do projeto "Plenitude" que estou realizando, o mestre Issa me propôs pensar sobre o significado da honestidade, o que é ser verdadeiramente honesto. E ele me deixou uma "chave" para pensar nisso: "Com relação à honestidade, o fundamental é ser honesto consigo mesmo. É ter consciência dos seus propósitos de vida e de que forma são alicerçados os seus princípios. É realizar com freqüência um exame pessoal, com intuito de buscar o conhecimento de si mesmo. Sem iludir, nem criar vãs esperanças, para você ou para os outros. Basicamente é usar o que te moldou até chegar a este momento e se for preciso, mudar o que achar necessário, mas sempre sendo fiel a quem você É."
  
Sendo assim, EU SOU um paladino, cujas façanhas são empreendidas nas "batalhas" dos dias, entre feras, belas e heróis incógnitos; meu escudo é minha formação e minha espada a minha experiência. Apesar de algumas vezes eu (me) iludir e/ou esperar que aconteça – esperança – tento fugir do fútil e realizar o útil. Se isso parecer arrogância, ou falta de humildade, não é um nem outro, é apenas confiança – honestidade. Sei também, que você sendo quem você É, também é um(a) paladim.
  
Para concluir esta publicação, um poema de Nótlim Jucks; baseado na história de um paladino que se tornou rei, um personagem que resume em si muito dos ideais que eu e o poeta carregamos pela vida:

O Filho do Dragão

Ele amou a terra,
amou seus amigos,
e como amou aquela mulher!

Ele guerreou e venceu,
e quando foi insuportável
ele também chorou.

Amou tanto que perdoou
e mesmo assim o traíram,
mesmo assim o culparam.

Por amar a terra ele sempre lutou,
por amar seus amigos ele sempre tentou,
por amar aquela mulher ele chorou.

Por aquela mulher de cabelos vermelhos
e olhos verdes penetrantes,
ele caminhou sobre o fogo e venceu.

Ele jamais gostou de guerras,
mas as guerras o amaram
e como uma fera ele as agradou.

Ele libertou sua terra natal,
e a seus amigos defendeu sem igual.

Guerreou e venceu,
indo além do imaginável.

Amou tanto que perdoou,
mas isso simplesmente não bastou.

Por aquela mulher ele se entregou.

Ele amou a terra,
amou seus amigos,
e como amou aquela mulher! 

*do romance de Arthur e Guinevere
---
Para meditar:

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Aquilo que você acreditar

Sempre que pensamos em mudar, queremos tudo o mais rápido possível. Não tenha pressa, pois as pequenas mudanças são as que mais importam. Por isso, não tenha medo de mudar lentamente, tenha medo de ficar parado.
Provérbio Chinês

Montanhas do Tibet
"Carregando toda poeira acumulada de um longo caminho e um sorriso de vitória no rosto, cheguei a Lhasa no Tibet, em Maio de 1947" – Foi desta forma que Ibrahim Issa Talmur, nascido na Alemanha em 24 de Março de 1916 – cujo nome verdadeiro eu desconheço – começou a me contar sobre sua primeira grande viagem.

Minha amizade com o senhor Talmur começou mais ou menos há um ano, quando eu tomava um café no aeroporto de Cumbica em São Paulo. Eu tinha acabado de chegar de uma viagem de trabalho e estava exausto – e ainda mais, eu estava considerando o final do ano de 2009 terrível, devido uma porção de coisas que estavam me acontecendo. Então o simpático senhor da mesa ao lado, que comia biscoitos, pareceu notar meu desanimo e me ofereceu um biscoito. Agradeci e continuei com meu café, mas ele insistiu sorrindo: "Aceita. Esse é o melhor biscoito do mundo; comprei na Bélgica." – aceitei então a "bolacha", que é como se diz na minha terra, e descobri então que aquele simpático senhor também tinha mais um trecho de viagem a cumprir e que íamos cumpri-lo juntos, pois estávamos aguardando o mesmo translado para Campinas.

Hoje me sinto mal pelo pensamento que tive logo em seguida a descobrir que ele tinha decidido sentar-se num banco próximo ao meu, para que pudéssemos conversar durante o caminho de São Paulo a Campinas: "A morenaça da semana passada se sentou o mais longe que pode, com o fone pra não ser incomodada; o tiozinho quer 'trocar idéia' e eu com sono!" – mal sabia eu, que aquela amizade seria a mais valiosa que eu conseguiria desde muito tempo.

Quem me conhece, sabe que eu tenho um sonho antigo de conhecer o Tibet. E não sei qual o motivo, mas o senhor Talmur naquele dia, me contou que estava planejando uma viagem ao Tibet e que ele já havia estado lá, há 60 anos. Eu desacreditei, mas devido ao tema da conversa, o senhor Talmur conseguiu espantar meu sono e conseguira minha atenção. Um ano antes eu tinha comprado o livro "Os Anos Ocultos de Jesus" de Elizabeth Clare Prophet, pois eu queria embasar um conto que eu estava escrevendo, sobre alguns acontecimentos da viagem de Jesus ao Tibet.

Durante o trajeto de São Paulo a Campinas, o senhor Talmur me explicou que ele havia se mudado para Genebra durante a segunda guerra mundial e que após sua viagem ao Tibete, ele havia decido adotar um novo nome, acrescentando "Issa" como nome do meio, em homenagem ao homem santo das histórias dos monges tibetanos.

Bom, resumindo um pouco a história, Issa é nome pelo qual – segundo alguns trabalhos – Jesus ficou conhecido entre os monges do Tibet, durante os anos de suas viagens - que durou de seus 13 até os seus 29 anos. Santo Issa foi exultado pelos homens da montanha por muitas vezes se valer de um tratado poético de Píndoro, que dizia: "ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar" – e assim, o maior dos Homens, aprendeu e ensinou nas montanhas do Tibet.

Ao fim de nossa viagem, o senhor Talmur me entregou um cartão de visitas com seus contatos, o que não pude retribuir, pois não tinha um, então ele pegou um dos próprios cartões e anotou meu celular e disse: "Qualquer dia te ligo pra gente tomar um café e eu poder te contar como foi minha viagem de volta para Genebra." – e se despediu sorrindo e eu o cumprimentei dizendo: "Até mais, mestre!"

Até hoje não sei qual o motivo – mas desconfio que seja por influencia do livro "O Senhor dos Anéis" de J.R.R.Tolkien – mas de vez em quando, eu 'classifico' algumas pessoas com "mestre", como se fosse uma gíria, algo como: "Até mais, brother!", "Até mais, campeão!", "Até mais, princesa!", etc.

Quis o destino – se assim pode ser dito – que eu e o senhor Talmur compartilhássemos um grande gosto: café; então não foi difícil tomarmos aquele café que pareceia ter sido apenas um pretexto de despedida. Durante um desses "cafés", enquanto o senhor Talmur me explicava algo sobre algumas filosofias que conheceu em suas viagens, ele comentou que tinha acessado o Mirtu's Blog e que tinha gostado – o que muito me agradou - então eu olhei aquele senhor de 90 e poucos anos e disse: "Quero criar um personagem em sua homenagem, para colocar no blog. O senhor permite?" – ele sorriu e disse: "Desde que você me mande às publicações para eu ler antes."

E assim nasceu o mestre Issa. Que se tornou meu mais enigmático personagem e um dos meus melhores amigos.

Ano passado comentei com o mestre Issa que eu queria fazer um curso de Coaching, mas que estava sem tempo e sem dinheiro. Então, entre uma conversa e outra ele me disse: "Olha, Coaching é um nome bonito que deram para uma atividade realizada desde as antigas escolas Egípcias. Que em suma é: Tutoria. Um professor que lhe ajuda a descobrir o que você realmente deseja, em cada uma das áreas da sua vida e lhe ajuda a analisar as possibilidades que você tem de alcançar o que deseja. Geralmente isso é feito com base em questionamentos filosóficos e analise de como você age, ou se disporia a agir diante da 'questão' proposta." – ele me olhou demoradamente como se tomasse uma decisão, então concluiu: "Vamos fazer o seguinte. Eu lhe proponho alguns temas filosóficos que podem te ajudar nesse aprimoramento pessoal e você escreve a respeito. Você me manda o que escrever e a gente conversa a respeito. Eu te dou umas aulas e você passa a pagar os meus cafés." – topei na hora.

Esse ano, decidi transformar as aulas do mestre Issa, em um projeto, que em principio ia se chamar "Self-Coaching", mas o nome foi recusado pelo mestre =), então virou "Plenitude - A arte de ser tudo o que se pode ser".

E vocês podem acompanhar o andamento deste projeto, aqui no Mirtu's Blog.

É isso aí, como diria o Gaguinho: "Po-po-por hoje é só, pe-pe-pessoal!" ... Ah, tem mais! Tem o poema que Nótlim Jucks me mandou para postar no blog =D

Aquilo que você acreditar
 
Se o que você sente é triste,
não se preocupe pois acabará.
Assim como aquele sorriso que parecia não ter fim.
 
Havia uma princesa que reinava nos sonhos
e ela não entendia como certos sentimentos libertam
enquanto outros sentimentos prendem.
 
Ela tinha medo de se ferir.
Sem saber que certas coisas simplesmente
não podem ser controladas.
 
Lágrimas correram
pela face corada da linda princesa,
e não havia quem pudesse salvá-la.
 
Ela precisava entender,
que o coração às vezes
sente seu pequeno fogo se apagar.
 
Mas que esta chama
pode arder e se transformar
e o que estava destruído pode se renovar
 
Pois tudo é simplesmente
aquilo que você acreditar.
 
Lágrimas não devem ser mais que lágrimas.
Mas um sorriso não deve ser apenas um sorriso...
pois ele pode ser um sinal de felicidade.



domingo, 23 de janeiro de 2011

Imaginação

Quantas árvores!
Quantas flores!

O mundo existe!
Mas quem garante?

Aqui são árvores,
lá são flores.

Aqui são homens,
lá seus amores. 

A gente existe!
Mas quem garante?

Podemos ser apenas...
apenas ... apenas ...

Frutos de uma imaginação.
(Imaginação - poesia de Nótlim Jucks)


Segundo Napoleon Hill existem duas formas de imaginação:

A imaginação sintética – que consiste na organização e reunião de idéias reconhecidas, conceitos e fatos arranjados em uma nova combinação. Isso, pois, muito raramente alguém tem uma idéia ou cria qualquer outra coisa absolutamente nova. Praticamente tudo que é conhecido na civilização, nada mais é do que uma recombinação de algo que existe de alguma forma há muito tempo.

A imaginação criativa – nasce da intuição, servindo como o meio exclusivo através do qual, basicamente, todas as novas idéias ou fatos são originados.

"Inovar é muito mais descobrir novas maneiras de realizar as coisas, do que criar novas coisas de alguma maneira."

Em seu livro "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", Sthepen R. Covey condensa algumas atitudes que se aplicadas no cotidiano, tendem a levar as pessoas a se tornarem eficazes. Mas o que é ser eficaz?

Plenitude, é buscar o que há de melhor em si mesmo; eficácia, é usar o melhor de si mesmo da melhor maneira possível.

O que Covey aborda em seu livro - como diaria  Napoleon Hill - não é uma idéia absolutamente nova, mas sua eficácia reside na maneira como ele combina os conceitos e os apresenta de forma a concretizar uma tese sobre a excelência das pessoas; pessoas que fazem as coisas de uma determinada maneira, ou  praticam determinado hábito cotidiano que as leva ao sucesso.

Agora, um resumo dos "Hábitos da Eficácia":

Proatividade
Proatividade
Ser proativo é mais do que ter iniciativa. É aceitar a responsabilidade por nosso próprio comportamento (passado, presente e futuro) e fazer escolhas baseadas em princípios e valores, e não em humores ou circunstâncias. As pessoas proativas são agentes de mudança e optam por não serem vítimas, nem reativas ou viver culpando os outros. Elas realizam isso desenvolvendo e utilizando os quatro singulares dons humanos — autoconsciência, consciência, imaginação e vontade independente —, e obtêm uma abordagem "de dentro para fora", realizando mudanças. Elas decidem ser a força criativa de suas próprias vidas, a decisão mais fundamental que alguém pode tomar.

Definição de Propósito 
Definição de Propósito
Todas as coisas são criadas duas vezes — primeiro mentalmente, depois fisicamente. Pessoas, famílias, equipes e empresas moldam seu próprio futuro ao criar uma visão e um propósito mentais para qualquer projeto. Eles não vivem apenas o dia-a-dia, sem um propósito claro em mente. Após identificá-los mentalmente, comprometem-se com os princípios, valores, relacionamentos e propósitos que mais lhes interessam. Uma missão é a forma mais ampla de elaboração mental para uma pessoa, uma família ou uma empresa. Trata-se de uma decisão primordial, pois governa todas as outras decisões. Gerar uma cultura por trás de uma missão, de uma visão e de valores compartilhados é a essência da liderança.

Prioridades
Prioridades
Considerar primeiro o mais importante é a "segunda parte", ou a criação física. É organizar e executar a criação mental (seu propósito, visão, valores e as prioridades mais importantes). As coisas secundárias não vêm em primeiro lugar. O mais importante não vem em segundo lugar. As pessoas e as empresas devem se focar naquilo que é mais importante, seja isso urgente ou não. A coisa mais importante é considerar a coisa mais importante como sendo a mais importante.

Benefício Mútuo
Benefício Mútuo
A estratégia ganha/ganha é uma moldura da mente e do coração que procura o benefício mútuo e que se baseia no respeito mútuo em todas as interações. Significa pensar em termos de abundância — uma "torta" que sempre se expande e é suficiente para todos, uma cornucópia de oportunidades, de saúde e de recursos — em vez da escassez e competição adversária. Não é pensar egoisticamente (ganha/perde) ou como mártir (perde/ganha). Em nosso trabalho e na vida familiar, as pessoas pensam interdependentemente — em termos de "nós", e não "eu". Pensar ganha/ganha encoraja a resolução de conflitos e ajuda as pessoas a procurar soluções de benefício mútuo. É compartilhar informação, poder, reconhecimento e recompensas.

Procurar Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido
Procurar Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido
Quando ouvimos com a intenção de compreender os outros, em vez de manter a intenção de apenas responder, iniciamos a verdadeira comunicação e a construção de um relacionamento. Quando os outros se sentem primeiro compreendidos, sentem-se firmes e valorizados, abaixam as defesas, e as oportunidades de falar mais abertamente e de ser compreendido surgem muito mais fácil e naturalmente. Procurar compreender requer gentileza; procurar ser compreendido requer coragem. A eficácia reside no equilíbrio entre essas duas coisas.

Sinergia
Sinergia
A sinergia diz respeito à criação de uma terceira alternativa — não a minha maneira, nem a sua, mas uma terceira maneira que seja melhor do que aquela sugerida individualmente. É o fruto do respeito mútuo — da compreensão e até da valorização das diferenças individuais na resolução de problemas, na geração de oportunidades. Equipes e famílias sinergéticas prosperam a partir das forças individuais, de modo que o todo se torna maior do que a soma das partes. Essas relações e equipes renunciam ao antagonismo defensivo (1 + 1 = 1 1/2) ou à mera cooperação (1 + 1 = 2). Eles buscam a cooperação criativa (1 + 1 = 3 ou mais).

Depuração
Depuração
Depuração se refere à renovação constante das quatro áreas básicas da vida: física, social/emocional, mental e espiritual. É o hábito que aumenta nossa capacidade de viver todos os outros hábitos da eficácia. Em uma empresa, a depuração promove visão, renovação e aprimoramento contínuo, evita o risco de falência e de entropia e coloca a organização em um novo caminho de crescimento. Em uma família, aumenta a eficácia por meio de regulares exercícios pessoais e familiares, tal como o de estabelecer tradições que norteiem o espírito de renovação familiar.

"Inovar é muito mais descobrir novas maneiras de realizar as coisas, do que criar novas coisas de alguma maneira."
-- 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Potencialidade na Morte

A invenção, devo modestamente admiti-lo, 
não consiste em criar disciplinadamente, 
mas sim em criar a partir do caos. 
Mary Shelley

Transformação (Ilustração de Ma Deva Padma)
Olá amigos. O mestre Issa tem me deixado aturdido com o "Projeto Plenitude", pois ele tem absoluta certeza que quando eu terminar este projeto, terei conseguido chegar a plenitude de mim mesmo. E tenho que reconhecer que não tem sido fácil, pois antes de publicar as interpretações aqui no blog o mestre tem exigido que eu faça uma reflexão a respeito do tema que ele me passa para redigir.

O tema que ele me deixou em nosso último encontro, foi: a morte – e apesar de eu o ter questionado sobre de que maneira refletir sobre a morte poderia me tornar melhor, ou, um ser humano mais pleno, ele assim me instigou a pensar:

"Quando você pensa sobre a morte, o que lhe vem em mente é apenas o fim da vida. Um momento, em suma, triste. Que se for pictorizado, é a visão de um dia chuvoso, com um grupo de pessoas chorando, todas vestindo negro e lamentando algo. Mas expandindo sua visão, você pode acolher o significado puro da morte, que é o fim natural das coisas, que nos traz a significância de que algo se esgotou de maneira inevitável – veja, de maneira inevitável; fora do seu controle –, que para Osho, essa inevitabilidade é a transformação daquilo que não pode mais ser – que se esgotou – na potencialidade, o tudo que pode ser. Sendo assim, a morte é mais do que simplesmente o fim, é o inicio da potencialidade de tudo, de tudo.

"Uma coisa interessante, é que aquilo que ocorre de maneira inevitável, pode ser praticado no processo de melhoria pessoal; podemos, por exemplo, matar a imagem que fazemos das outras pessoas. Permitindo assim o direito que cada um tem de se reinventar diariamente, eliminando estigmas e idéias pré-concebidas, realizando nosso ato de integração Universal, colhendo o melhor de cada um. Viver isso, é expandir o potencial do ser humano. Quando alguém diz que investe em potencial humano, se em primeiro lugar não investir no aculturamento da 'morte' de conceitos prévios, não há como alcançar a potencialidade, não há como alcançar tudo que o ser humano pode ser."

Bom, acho que ainda tenho muito a pensar.

Mas, hoje abri a publicação com uma frase de Mary Shelley, pois ela traz duas particularidades concisas, a inventividade e o caos (e porque a autora escreveu um romance sobre vida e morte). E nessa última semana me vi em meio ao caos dos meus pensamentos (longe de querer parecer prejudicado, diante do caos que tem ocorrido pelo Brasil – muito devido a nossa displicência no trato com o mundo) e da tecnologia, pois minha internet esteve 'morta' esses dias – paráfrase horrível :S – então neste período de ausência tecnológica (noturna – durante o dia me enfastio de tanto usar a dita cuja) eis que houve certa ociosidade criativa, que me permitiu revisitar "Frívolo", meu livro inacabado (alguns diriam "eternamente inacabado", mas eu sempre vejo a luz no fim do túnel) e encontrar seu pré prefacio =) que está assim escrito:

"Certa vez houve um homem de nome Nathan Niel Aureos Kon, cuja genialidade poderia ser comparada nos dias de hoje a de Nikola Tesla. Um homem que em seu tempo, concebeu maquinas maravilhosas que revolucionaram as vidas das pessoas. Mas, foi também uma dessas maravilhosas maquinas que desafortunadamente ceifou a vida da pessoa que Nathan mais amava.

"Desde o fatídico acontecimento, os sentimentos se tornaram coisas sem valor para Nathan, então sua genialidade o levou a criar uma maquina que seria sua maldição definitiva, ele criou uma maquina para remover os próprios sentimentos, num ato de autoflagelação; com intuito de expurgar seus pecados; mas ele não sabia quão terrivel seria o resultado – quando ele se negou a sentir, ele se negou a ser... assim, Nathan Niel Aureos Kon se tornou Frívolo, o homem sem alma."

Finalizo a publicação de hoje com o pequeno trecho de algo que ei de terminar e com um poema de Nótlim Jucks, sobre algo inevitável, pois sempre que converso com Jucks e acabamos falando alguma coisa relacionada a morte – e desta vez por causa do tema que o mestre Issa me propôs refletir – nos lembramos de nossa amiga Nínive, a Nininha, que faleceu em 2009 e ainda nos traz muito pesar. Mas, mesmo assim...

... se permita, se permita sentir, aprenda com cada sentimento, sinta com plenitude; viva com intensidade. Como diria um conhecido meu: "... vá a luta com determinação, abrace a vida e viva com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida, a vida é MUITO para ser insignificante. Viva! Não passe pela vida."

Rosas Azuis
(poesia de Nótlim Jucks)

Sentado aqui sob nossa árvore,
ainda consigo ver o céu.

As nuvens brancas ainda estão lá,
com as mesmas formas
que minha mente quiser dar.

Movendo-se e escondendo o sol,
movendo-se e mostrando a lua.

Aquelas palavras ainda estão aqui,
as mesmas que um dia escrevemos.
Ainda estão gravadas na árvore.

"Para todo o sempre,
pelo tempo que isso for."

Eu esperaria você voltar algum dia,
se fosse possível eu juro que ficaria,
nem que fosse preciso esperar outra vida.

Outra vida não bastaria,
para me devolver o tempo longe de você.

Eu lhe daria uma rosa azul
se elas ainda brotassem
e não fossem de papel.

E de papel parece feito meu coração
depois que Deus te levou para junto Dele. 

domingo, 9 de janeiro de 2011

Plenitude de Princípios

Sei Agora o seguinte. Todo homem da a sua vida pelo que ele acredita. Toda mulher da a sua vida pelo que ela acredita. Há pessoas que acreditam em pouco ou em nada e, ainda assim, dão suas vidas por estes poucos ou nada. Tudo o que temos é nossa vida, e a vivemos como acreditamos que devamos vive-la, e então ela se vai. Mas renunciar ao que se é e viver sem acreditar em nada é mais terrivel do que morrer - mais terrivél até do que morrer jovem.
Joana D'Arc

Como você está? Espero que bem! É um prazer e uma felicidade receber sua visita em nossa humilde casa. Reiniciamos hoje nossa jornada de atividades no Mirtu's Blog e decidimos fazê-la da maneira mais positiva que conseguirmos.

Para 2011, eu e o mestre Issa traçamos um projeto especial a ser apresentado aqui no blog, durante os próximos 6 meses, o chamamos de "Plenitude - A arte de ser tudo o que se pode ser"; cujo objetivo é apresentar uma compilação de interpretações sobre o ser humano e como este pode usufruir de todo seu potencial. 

Além do "Projeto Plenitude", continuaremos trazendo os contos e poesias de Nótlim Jucks, bem como, todo tipo de publicação que possua em si algo relevante.

Agora, abrindo o "Projeto Plenitude" apresentamos uma interpretação do mestre Issa (redigida por Milton Junior - seu aprendiz) sobre:

Plenitude de Princípios

Durante nossa vida, desde os nossos primeiros momentos até o fim de nossa existência, agregamos atributos que vão formar nossa personalidade, nosso caráter e tudo que somos. Esses atributos podem ser definidos como sendo nossos princípios. Aquilo que aprendemos com nossos pais, a instrução proveniente da família e do meio em que estamos inseridos, a educação que temos acesso, as crenças que muitas vezes nos são passadas ou adquirimos ao longo do tempo, etc.
Princípios Universais
O que nos torna indivíduos, ou seja, o que nos dá nossa individualidade consciente perante a sociedade, é o que fazemos com esses atributos.

Desde os primórdios o Homem tem se preocupado em tentar delinear estes princípios, atribuindo-lhes características que buscam defini-los dentro de um contexto: moral, ético, doutrinal, etc. Em verdade, é uma busca por traçar limites para o ser humano; para que dentro destes limites este possa viver harmoniosamente com seus semelhantes. Porém, acaba acontecendo de estes "princípios morais, éticos, ou doutrinais" se tornarem imposições regimentarias, que tolhem a liberdade do ser humano de ser tudo que pode ser.

A maioria das pessoas encontra grande dificuldade de vislumbrar com facilidade quais os princípios que regem suas ações diárias, isso acontece, pois dificilmente param para pensar a respeito; vivem suas convicções, crenças e opiniões, quase sempre no automático, dentro de limites impostos, ou de um condicionamento inconsciente. 

Para vivermos em plenitude, devemos de vez em quando, parar, tomar uma respiração acalmada e avaliar quais os princípios que tem nos movido.

O Mestre dos mestres disse: "Ama teu próximo como a ti mesmo. Não faça a Ele aquilo que não queres que Ele te faça." – Assim, a "Plenitude de Princípios" se dá através do amor. Pois o amor é equilíbrio, o amor é moderação, o amor é viver todos os seus princípios sem causar prejuízos aos seus semelhantes, é ser satisfeito com simplicidade, é ser sereno com paciência, é ser diligente com presteza, é ser generoso com largueza, é ser humilde com respeito, é ser pleno em si mesmo e integral com o Universo.

Hoje, tome 10 minutos para refletir sobre os princípios que tem permeado as suas ações diárias e se necessário, mude algum princípio que você tem carregado há muito tempo.

Fique com Deus.