segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Como os antigos cowboys...

Acho que vale comentar aqui no Mirtu's Blog sobre minha amizade com Nótlim Jucks. Nós nos conhecemos há mais de 30 anos; (Uau! O tempo voa!) compartilhamos vitórias e nos sustentamos nas derrotas. Assim como o Super-Homem tem o apoio e a lealdade de Clark Kent, o Homem-Aranha tem a inteligência e a sagacidade de Peter Parker, Nótlim Jucks tem a mim =)

O que não chega a ser um super-herói, mas é um alterego para os momentos em que ele não pode estar presente. E se alguém estiver se perguntando, se não seria o contrário, a premissa é verdadeira.

Enquanto Deus me proveu as pessoas maravilhosas que encontrei pelo caminho, Jucks encontrou alguns amigos que não pude ter, ou conhecer; que não vem ao caso no momento, senão este "post" fica muito louco.

Jucks sempre foi muito amigo de Johnny, um cara cabeludo e esquisito que chamava as "garotas" de "baby". Johnny levava jeito com as garotas e Jucks achava isso o máximo. Hoje podemos dizer que as garotas viraram mulheres, mas porque não manter aquele ar de juventude... algo surreal às vezes caí bem.

Durante as filmagens do documentário "Access All Areas - A Rock & Roll Odyssey", Jucks perguntou a Johnny como ele se via viajando pelo mundo e conhecendo tantos lugares diferentes, e ele lhe respondeu: "Isso pra mim é como andar pelo velho oeste de saloon em saloon, igual nos filmes de John Wayne. Gosto de acreditar que sou como os antigos cowboys... que chegam à cidade na calada da noite, tomam o dinheiro dos ricos, dormem com suas mulheres e caem fora antes da polícia chegar!"

Nótlim Jucks sempre gostou dessa resposta que recebera; ela sempre lhe pareceu tão fantasiosa quanto à vida que Johnny levava. Porém Jucks nunca gostou, ou achou cabível chamar alguma garota de "baby", então quando teve a oportunidade ele chamou uma garota de "princesa" e assim nasceu algo como uma marca nas poesias de Nótlim Jucks. Ele escreveu diversos poemas referenciando sua "princesa". Depois de muitos anos ele descobriu um sentido pejorativo para "princesa", mas sempre que "ela" for citada aqui no Mirtu's Blog será no sentido de "esplêndida", "magnífica", "deslumbrante", etc.

O poema que está sendo publicado aqui hoje, é uma despedida ao maior amor que Nótlim Jucks já viveu, considerando-se (tempo * amor / intensidade) = maior amor, não que ele tenha amado menos das outras vezes, mas diferente, em intensidade, tempo e/ou significância. Características, deste fenômeno insondável, que por vezes não damos atenção, mas que em se tratando de amor, são o que são.

Desta forma então...

Talvez eu tenha que ir

Minha princesa, já é noite.
É hora de eu voltar para casa.
E apesar de você me pedir
eu não posso ficar esta noite

Você me convida para ver o mar
e andar ao redor da lua,
mas eu não tenho as respostas
que você precisa esta noite.

Quero dizer que você está maravilhosa
e que seu olhar brilha como as estrelas,
mas é tempo de eu voltar para casa,
de eu lhe dizer Adeus pela ultima vez.

Princesa, você está tão maravilhosa,
mas não posso ficar esta noite,
talvez eu não possa mais ficar,
talvez seja assim que as coisas
tenham que acontecer conosco.

Eu já aceitei o que me foi reservado,
espero que o tempo possa mostrar
aquilo que há muito eu não quero ver.
Mas tudo bem, está uma noite maravilhosa hoje.

Quero que saiba que eu vi as estrelas,
e em todas elas eu encontrei o brilho
do teu olhar, a luz do teu sorriso.
Mas isso foi há muito tempo.

Hoje eu tenho que lhe dizer,
não posso ficar esta noite
e talvez eu não possa mais ficar,
talvez eu tenha que ir...

Talvez eu tenha que ir para onde
eu não possa mais te encontrar.

Um comentário: