domingo, 15 de novembro de 2009

O poema incompreendido

Hoje trago para vocês um poema incompreendido, isso, pois até hoje quem o leu não mostrou muito gosto por ele. O poema foi escrito num momento difícil e ao mesmo tempo revelador, pois o poeta estava tentando encontrar a si mesmo, e como ficará notório aos que persistirem, não foi um momento, mas, momentos que construíram tudo que Nótlim Jucks é hoje e o que será amanhã.

Para o poeta, o amor é sublime, é a essência do ser humano, é como uma parábola celeste: "Todo aquele que ama, continue amando, pois será amado e ao ser amado, sentir-se-á maravilhado e ao sentir-se maravilhado reinará no mundo.".

Antes de lhes apresentar o poema incompreendido, vou transcrever alguns pensamentos do poeta que não viraram poesia, mas que podem ajudar a entender sua poesia. Primeiro um texto inspirado em alguns ensinamentos:

"Nas palavras do mago eu pude entender a verdade que alguém invejoso ocultou; que a mulher é o sorriso do Criador, contente de si próprio e que tendo a feito Ele se regozijou e descansou; e que só na cegueira da paixão foi dado ao homem o direito de conhecer aquilo em que Deus tanto se esmerou, sendo maldito quem nunca as amou. Já houveram anjos escultores e pintores geniais, mas nenhum ser capaz de reproduzir a beleza que reside em cada mulher; talvez seja possível encontrar entre eles aqueles que amaram e assim se tornaram criaturas mais próximas do Criador e por assim dizer criadores, mas ainda assim meros copiadores. "

Segundo, a carta não enviada:

"Quero dizer, que eu te amei, que eu te amo e vou te amar, enquanto me for permitido caminhar por este mundo. Talvez eu não devesse simplesmente ter deixado você partir, mas com certeza foi a melhor coisa que eu pude fazer por você. Estou dizendo isso porque eu quero que você saiba que não foi uma aventura, ou o que possam dizer por aí, foram momentos de uma vida para mim.

"Eu sempre soube que você teria sucesso em cada coisa que se propusesse a fazer, e sabia que você conseguiria tudo que sempre quis, pois se tem uma coisa que eu acredito, é que quando desejamos muito uma coisa, o Universo conspira para que a consigamos.

"E mesmo distante eu tenho orado com muito carinho, para que Deus te dê tudo o que você merece e Ele sabe que você merece muito. Eu sempre soube que você era mais do que eu merecia ou teria coragem de pedir a Ele, então agradeço em silêncio a oportunidade que me foi dada e reconheço que eu realmente não estava preparado para você.

"Eu fiz o meu melhor, sei também que poderia ter sido melhor em muitos aspectos, mas eu perdi a fé na magia que permeia o amor e por isso eu espero que você me perdoe. Desejo de toda minha alma que você seja muito feliz."


Agora sim o poema incompreendido:

Aqueles olhos verdes

Mesmo sob a chuva eu consigo ver
aqueles olhos verdes chorando.
Não importa a distância entre nós,
dá pra sentir que ela está triste.

A chuva caí forte com suas gotas frias,
indiferente aos sentimentos dela.
E não há nada que eu possa fazer
para livrá-la do que está sentindo.

Pois se fosse possível eu faria;
eu abriria estas nuvens,
acenderia cada estrela e traria a lua;
apenas para vê-la voltar a sorrir.

Mas ali parada sob a chuva gelada,
ela tenta se livrar de algo
que há muito morreu em pensamento,
mas continua vivo em sentimento.

Ela espera que a chuva faça parar,
esta coisa que tem lhe tirado o ar.
Ela espera ter feito a coisa certa,
sem saber ao certo o que foi feito.

E não há nada que eu possa fazer.
Pois se aqueles olhos verdes tem chorado
buscando entender e achar um culpado,
eu sou parte do que ela quer esquecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário